19.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Universidade de Milão
Universidade de Milão tem grandes instalações logo na entrada (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Universidade de Milão traz exposições sobre o futuro e design brasileiro

calendar-blank-line
19.04.2023
Mostra Temporal apresenta mobiliário do Brasil com profissionais de diferentes partes do país
minutos de leitura

*Editado por Archtrends, com informações de Lufe Gomes e Ale Disaro, diretamente de Milão

Como é de costume, a Universidade de Milão foi tomada por exposições de design na programação do Fuorisalone. Logo na entrada, grandes estruturas metálicas de formas geométricas evidenciam a dimensão da intervenção armada pela revista de design Interni. Os fotógrafos Lufe Gomes e Alexandre Disaro incluíram a universidade como prioridade na programação de seu segundo dia de cobertura da Semana de Design.

O evento Interni Design Re-Evolution ocorre também em outros pontos na cidade, e vai até o dia 26 de abril. A proposta da mostra é a reflexão sobre o papel do pensamento evolutivo como ferramenta para projetar territórios conhecidos e desconhecidos, físicos e digitais, contemporâneos e futuros. 

Leia também: 

Instalações Momentum
Instalações Momentum e detalhe de teatro itinerante feito com contêineres (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Entre as instalações na Universidade de Milão, aparece um teatro itinerante, feito com seis contêineres pelo arquiteto Andrea Boschetti. A ideia é criar uma estrutura sustentável, de fácil transporte e instalação. No gramado central, um cubo inserido no solo eleva-se a mais de 12 metros, com uma inclinação de 45 graus. Nomeado como Momentum, e desenhado pela MAD Architects, a estrutura representa o poder que se forma na ação, e a consciência que desemboca no conhecimento. 

Painéis coloridos, designer Jacopo Foggini, Universidade de Milão
Painéis coloridos feitos de policarbonato são do designer Jacopo Foggini (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)
Universidade de Milão
Estrutura de madeira abraça vegetação em criação do designer Massimo Iosa Ghini. No canto inferior direito, parte da instalação The Synesthetic Swirl, do Odile Decq Studio com Whirlpool (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

L'Oasi, do designer Massimo Iosa Ghini, é descrita como uma microarquitetura biofílica, formada por ripas de madeira que abraçam a vegetação. É um local de descanso e privacidade, em íntima ligação do artifício com a natureza. Por fim, vale citar os painéis de policarbonato, justapostos e entrelaçados entre si, bem coloridos que partem de colaboração entre Jacopo Foggini e a empresa Dott.Gallina.

Design brasileiro em Milão 

Também na Universidade de Milão, nomes do design brasileiro se reúnem na exposição Temporal, de curadoria de Bruno Simões. O nome da mostra faz referência a chuvas que agitam o ar, assim como algo passageiro, temporário. “São perspectivas do design brasileiro como um temporal chegando, com novidades”, analisa Lufe. 

universidade de Milão, exposição de design
Exposição reúne design nacional em universidade de Milão (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Ainda do lado de fora da universidade, eles puderam enxergar grandes letras pintando a fachada escrevendo Brasil, indicando a exposição. “É emocionante entrar num espaço como a Universidade de Milão, um lugar que estava explodindo de design no pátio central, e na fachada vimos escrito Brasil de todos os tamanhos”, disse Lufe. 

Estrutura abriga banco Sertão, de Patrick Afornali, e luminárias Campana, de Bruno Vidal (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

No interior, fileiras de móveis, luminárias e objetos apresentavam peças de designers como Bruno Vidal (lustre Campana, para La Lampe); Patrick Afornali (banco Sertão); Leandro Garcia (espelho Aro); Estúdio Dentro (poltrona Brisa) e Maurício Arruda (luminárias da coleção Litoral, da Geo Luz e Cerâmica). 

“Tivemos a oportunidade de ver luminárias de cerâmica da coleção do Mauricio Arruda para a Geo Cerâmica, foi muito legal ter visto porque têm a cor exata que eu usei na pousada Vagalume, em Tiradentes”, disse Lufe. 

Poltrona Caré, do designer Leo Ferreiro
Poltrona Caré, do designer Leo Ferreiro (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

O designer cearense Leo Ferreiro apresentou sua premiada poltrona Caré, inspirada na estrutura de uma jangada. “É incrível estar aqui junto com vários designers, podendo mostrar meu trabalho”, disse ele em entrevista exclusiva para Lufe e Ale. “A cadeira tem o mesmo sistema estrutural que tem o barco, que é encaixe de madeira e corda tracionada. Nenhuma peça é colada, são só encaixadas. Ela é totalmente desmontável, você carrega na bolsa. O que segura a estrutura é uma corda torcida que dá pressão necessária para encaixe firme”. 

O designer e artista cearense Erico Gondim exibiu a poltrona Sucuri, feita com uma corrente de palha enroscada como uma cobra no assento. “É feita com palha de carnaúba, que eu coloco em evidência por ser do nordeste, é um elemento característico da nossa ancestralidade”, disse o designer. “Ela tem esse nome, Sucuri, justamente para enfatizar o abraço da corda, o envolvimento com a peça, que pode ser modificado”. Lufe ressalta a conexão entre o artesanal e industrial visto no trabalho de ambos designers. 

“Outra coisa foi ver a quantidade de brasileiros presentes na Semana de Design de Milão como espectadores. Mostra a preocupação, capacidade e interesse do profissional brasileiro de se aprimorar, se aperfeiçoar”, disse. 

Como enviados especiais do Archtrends a Milão, Lufe e Ale já passaram também por Alcova, pela exposição comemorativa da cadeira Beetle, pela ocupação de design em uma igreja histórica e muitas outras programações. Acompanhe em real time no Instagram.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Universidade de Milão traz exposições sobr...

Universidade de Milão traz exposições sobre o futuro e design brasileiro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. éÉ5 estrelas . Uma oportuniade pra nós "só" amantes da Arquitetura apreciarmos também.

  2. É muito emocionante e traz um quentinho ao coração ver o Brasil tão bem representado nesse evento internacional tão importante!

  3. Amando tudo. Obrigada pela live ao vivo, foi maravilhoso! O texto casa perfeitamente com as fotos e o quê vimos na live. Obrigada @Archtrends, quero mais!

Lufe Gomes e Ale Disaro
Colunista

Enviados especiais do Archtrends a Milão, para a cobertura da Semana de Design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies