04.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Crédito: ©Paola Lenti / Foto: Sergio Chimenti)

Os highlights do circuito Fuorisalone de Milão 2023

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.04.2023
Em preparação para a Semana de Design de Milão, o colunista Marcelo Lima revela destaques da programação do Fuorisalone, o circuito que acontece fora da feira, nas ruas da cidade
minutos de leitura

Durante os dias de realização do Salão do Móvel - assunto já abordado pela minha última coluna -, cada um desenha, e realiza, sua própria Milão. Mas, para isso, é essencial estar bem informado para fazer as melhores escolhas. Especialmente no circuito Fuorisalone. Ou, em outras palavras, os quase 300 eventos correlatos que acontecem, paralelamente, à mostra oficial. 

Saiba mais sobre a Semana de Design de Milão:

Para tanto, com base nos meus mais de vintes anos de visitas à capital do design mundial, trago nesta coluna um resumo com os eventos da non perdere, ou imperdíveis, como diriam os italianos. A hora é de organizar a agenda, providenciar seu calçado mais elegante (e confortável), para desvendar tudo que a Semana de Design de Milão 2023 tem a oferecer:

La Machina Impossible, instalação de Piero Lissoni na Universidade de Milão

pátia com exposição de máquinas
(Foto: Sanlorenzo Studio)

Como parte da exposição-evento Interni Design Re-Evolution, na Universidade de Milão, Sanlorenzo, estaleiro italiano pioneiro no desenvolvimento responsável do setor, apresenta La Machina Impossible, uma instalação de Piero Lissoni que interpreta a busca incansável do estaleiro por soluções tecnologicamente inovadoras para reduzir o impacto ambiental de seus iates. La Macchina Impossibile será uma imponente escultura de metal: uma máquina complexa e tecnológica, mas definida por um trabalho manual hábil, como no interior de um iate. Posicionada no centro de um pátio do século 18, toda a estrutura será assentada sobre uma plataforma iluminada que vai realçar ainda mais o seu mecanismo feito de hélices e rodas serrilhadas. Simbolicamente, Sanlorenzo insere-se num projeto que mira o futuro e expressa uma nova interação entre os seres humanos e o meio ambiente.

LOCAL: Università degli Studi di Milano, Cortile del '700, Via Festa del Perdono, 7

Brera Design District

O coração pulsante da Semana de Design de Milão, propõe um extenso calendário de exposições, instalações, mostras coletivas e novos produtos. Promovendo o tema proposto pelo Fuorisalone, Future Lab, o Brera Design District pretende estimular uma reflexão sobre os desafios da contemporaneidade, dando espaço a projetos e práticas capazes de desencadear ações de mudança. Para os organizadores, o futuro não é mais algo abstrato e intangível, mas se constrói no nosso presente e o design é uma ferramenta valiosa para enfrentar os desafios de amanhã. Entre as atrações, a mega instalação Dry Days Tropical Nights (Dias Secos, Noites Tropicais), no Largo Treves, a cargo do artista Agostino Iacurci, que pretende levar o espectador a ver como podemos construir um amanhã melhor se trabalharmos todos juntos. 

LOCAL: Largo Treves, Brera   

FOTO: Brera Design District

The Secret Garden, instalação da Cotto d'Este

Em plena Piazza Castello, a poucos passos do Duomo, em uma das áreas mais exclusivas do centro histórico da capital do design, o showroom da Cotto d'Este, um dos mais tradicionais fabricantes de pisos porcelânicos da Itália, apresentará a instalação The Secret Garden (O Jardim Secreto), projeto que pretende transformar o espaço expositivo da marca em um lugar onírico e imaginário, onde esculturas de cerâmica e espetaculares paredes verdes vão sugerir novos mundos, feitos de matéria viva e arquitetura. Uma metáfora visual para inspirar projetos e aventuras criativas nas mais diversas áreas, e, ao mesmo tempo, um espaço para descansar e relaxar, graças a grandes volumes feitos de grés, pensados para recepcionar os visitantes que estiverem em giro pelos circuitos Fuoisalone de Milão, durante a semana de design.

LOCAL: Piazza Castello, Angolo Via Quintino Sella, 5

FOTO: Cotto d'Este

Alcova

tapetes artesanais, terracota, orgânico
(Foto: Delfino Sisto Legnani / Alcova)

Sensação no ano passado, a Alcova retorna ao seu cenário idílico - um bloco de edifícios do começo do século 20 em ruínas, invadido pela vegetação silvestre -, para apresentar a vanguarda do design contemporâneo. Para a próxima edição, os monumentais espaços do Ex-Macello, de Porta Vittoria, serão revividos por nada menos que 70 projetos. A edição 2023 também pretende destacar o florescente campo do artesanato contemporâneo e as novas possibilidades abertas pelo design sensorial. Segundo os promotores do mais novo pólo de design de Milão, Valentina Ciuffi e Joseph Grima, o convívio e o encontro continuarão sendo dois pilares essenciais da Alcova. Além da praça de alimentação, Alcova contará com dois bares pensados para ativar alguns dos mais belos recantos do histórico matadouro.

Em sua estreia no circuito Fuorisalone, Art+Loom e Bea Pernia, duas das principais marcas de design experimental de Miami, uniram forças para apresentar, no âmbito da Alcova, The Art of Formation. Uma instalação conjunta que explora a interseção entre escultura e função, tendo como base um elemento natural moldado pelo tempo, pela força dos elementos, e pela própria formação do nosso planeta: as rochas, base sobre a qual nos apoiamos. Únicas em suas estrutura, forma e evolução, o simples passar do tempo imprime a cada uma delas uma beleza muitas vezes negligenciada. Centrados na biofilia, Art+Loom e Bea Pernia apresentarão peças que evocam uma sensação de beleza crua e intocada, tendo como cenário os espaços da Alcova, plataforma reconhecida por seu design inovador e pensamento livre em Milão.

LOCAL: Viale Molise, 62

Coleção Mottainai de Paola Lenti

Coleção Mottainai de Paola Lenti, cortina colorida, sala com mesa redonda azul e cadeiras estampadas
(Crédito: ©Paola Lenti / Foto: Sergio Chimenti)

Em suas novas e inspiradas criações, a ubber designer Paola Lenti recupera as sobras do processamento dos tecidos e materiais utilizados na produção de seus produtos e lhes confere vida nova através de Mottainai. Segundo ela, a coleção que melhor personifica suas escolhas. Por meios de um patchwork contemporâneo, e de forte personalidade, Paola dá vida a móveis coloridos, versáteis, tridimensionais. Os têxteis recuperados da produção de sua empresa foram desviados do aterro para estofar novos móveis ou para reinterpretar peças icônicas de suas coleções passadas. Para o próximo Fuorisalone, que marcará a pré-abertura de sua flagship em Milão, a coleção Mottainai será enriquecida com novos materiais, além de novos têxteis, e contará com criações exclusivas da artista siciliana Marella Ferrera.

LOCAL: Via Bovio, 28

Yayoi Kusama na Louis Vuitton

A poucos passos da Piazza San Babila, a antiga garagem urbana Traversi abriga hoje um dos mais bem guardados segredos de Milão. Em uma cidade reconhecida como capital do design  – e indiscutível polo da moda internacional  –, um espaço capaz de conter, em tão grande estilo, as duas vertentes criativas, por si só, já seria um programa obrigatório. Durante a Semana de Design, porém, o apelo é ainda mais forte. Desde a fachada, com suas janelas especiais, até seu terraço, no qual três abóboras, em cores vivas, inspiradas no tema Abóboras, da  artista japonesa Yayoi Kusama, dominam a cena. Até os interiores, que se desenvolvem em três níveis: o térreo e o segundo piso, dedicados à moda, e o primeiro piso, destinado a acolher projetos especiais, com vocação artística e cultural. Como a mais nova coleção Objets Nomades, que você poderá conferir por lá.

LOCAL: Via Bagutta, 2

FOTO: Louis Vuitton / divulgação

Mostra de decoração The Apartment

residência milanesa dos anos 1930, design com arte de Artemest
(Foto: ©Artemest_NB Milano)

Já a Artemest apresenta The Apartment (O Apartamento), projeto no qual os interiores de uma elegante residência milanesa dos anos 1930, localizada em um edifício histórico no coração do circuito de design 5Vie – que este ano está de volta com uma proposta dedicada ao design de autor e à contaminação do design com a arte – , serão totalmente reestruturados por seis prestigiados estúdios internacionais de design de interiores, que pretendem imprimir a um único apartamento, diferentes visões criativas, capazes de dialogar entre si. Assim, cada cômodo da casa será mobiliado por um designer de interiores diferente, à semelhança do que acontece em nossa CASACOR, utilizando, para tanto, apenas móveis, acessórios, equipamentos de iluminação e peças artísticas criadas por uma seleção de artesãos, marcas e artistas italianos. 

LOCAL: Via Cesare Correnti, 14

Design Variations

Evento com curadoria da Mosca Partners, que apresenta todos os anos uma seleção aprimorada de peças de jovens designers contemporâneos, nesta edição contará com uma atração a mais: a reestruturação completa da fachada clássica do edifício do Circolo Filologico Milanese. Batizada de Breath (Respiro), a intervenção, projetada pelo estúdio Zaven, vai dotar o edifício de um frontão de extrema pureza formal, por meio de uma membrana de silicone especial. A ideia é que o impacto produzido por essa nova configuração formal leve os visitantes a refletir sobre como o design hoje não está mais focado apenas na pesquisa estética dos produtos. Mas, em vez disso, representa uma ferramenta multidisciplinar. A espinha dorsal de um sistema econômico e social fundado na ideia de inovação.

LOCAL: Circolo Filologico, Via Clerici, 10 | Palazzo Visconti, Via Cino del Duca, 8

FOTO: MoscaPartners

Casa Mutina em Brera

casa mutina, casa de cerâmica, Milão
(Fonte: ©Casa Mutina / Maaike Canne)

Por fim, uma das principais empresas italianas do setor cerâmico, a Mutina apresentará um projeto de grande impacto, no qual a superfície cerâmica ganha vida por meio da intervenção da ubber designer Patricia Urquiola, presença consolidada no time Mutina, e do recém-chegado Michael Anastassiades, designer cipriota, baseado em Londres, famoso por suas luminárias minimalistas, e que nesta edição inaugura uma nova colaboração com a empresa italiana. Como palco cênico, o espaço expositivo Mutina, no coração de Brera, em Milão. Lugar onde a cerâmica se torna o protagonista dentro de uma casa real. Para esta edição, os elementos das novas coleções serão exibidos em uma instalação especial, projetada pelos designers, na qual as superfícies vão dialogar intensamente com a arquitetura do edifício, numa contínua troca de sugestões.

LOCAL: Casa Mutina Milano, Via Cernaia, 1/A

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Os highlights do circuito Fuorisalone de Mil�...

Os highlights do circuito Fuorisalone de Milão 2023

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Projetos incriveis!
    principalmente da Paola Lenti, gostaria de sentir as poltronas para ver o material.
    As cerâmicas tb me interessa ver. obrigada pelo passeio por Brera

Marcelo Lima
Colunista
Colunista

Formado em Arquitetura pela FAU-USP, é jornalista e crítico de design. Foi colunista da...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies