17.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
fachada da Catedral de Milão
Vem para o Salone del Mobile? Confira dicas imperdíveis de Milão! (Imagem cortesia: Pamela Golin)

Vem para o Salone del Mobile? Confira dicas imperdíveis de Milão!

calendar-blank-line
17.04.2023
Luiza Vegini, correspondente internacional do Archtrends na Itália, separou dicas incríveis para curtir Milão além do Salone, com dicas de programações e restaurantes
minutos de leitura

Milão sempre é um destino inspirador. Mas agora as ruas estão especialmente cheias de pessoas do mundo inteiro sedentas por novidades e tendências. É sinal que chegou a semana mais aguardada do mundo do design! 

Mas vamos aproveitar também o que a cidade oferece de melhor além do Salone del Mobile e do Fuorisalone? Afinal, entre um prato de pasta, um bicchiere di vino e boa arquitetura, o instinto criativo flui ainda melhor! 

Arquitetura contemporânea no CityLife

Começamos pelo CityLife, o novo símbolo da arquitetura contemporânea de Milão. Um projeto de requalificação do antigo bairro Fiera Milano, com 366 mil metros quadrados divididos em obras públicas e privadas, parques e praças. Os arquitetos responsáveis pelo novo bairro? Zaha Hadid, Arata Isozaki, Daniel Libeskind, entre outros. 

prédios do CityLife em Milão
CityLife em Milão (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

O passeio por aqui já vale a pena, mas para ficar ainda melhor reserve uma mesa no novo restaurante badalado da cidade, DaV. A tradição do famoso Da Vittorio chega a Milão, uma proposta informal de jantar casual, mas sempre centrada na mais alta qualidade da matéria-prima. Um estilo acolhedor que representa o carro-chefe do sistema Da Vittorio, um local com atenção aos mínimos detalhes. É imperdível provar o tradicional Paccheri da Vittorio

O famoso Paccheri da Vittorio (Imagem cortesia: Luiza Vegini)
Restaurante DaV no CityLife (Imagem cortesia: DaV da Vittorio)

Os arranha-céus de Milano Porta Nuova

Já que estamos falando de atmosfera moderna e bairros inovadores, outra parada obrigatória é Milano Porta Nuova. Aqui encontramos os protagonistas do skyline de Milão, os arranha-céus. Tão vertiginosos quanto fascinantes, podem ser admirados em sua beleza e majestade durante um agradável passeio ao ar livre. Chegue à icônica Piazza Gae Aulenti, levante a cabeça e você descobrirá o perfil da Torre Unicredit, assim como o Diamantone e o Bosco Verticale - uma das arquiteturas mais fotografadas da cidade, famosa em todo o mundo e projetada pelo italiano Stefano Boeri.

Milano Porta Nuova, prédio sustentavel, prédio coberto com plantas
Milano Porta Nuova (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Fuorisalone em Brera

Arquitetura admirada, descemos sentido ao coração do Fuorisalone, o bairro de Brera! Pausa para descansar e aproveitar a boa gastronomia italiana? Nossa dica é o restaurante da concept store mais cool da cidade, 10 corso como – aproveite também para conferir a curadoria incrível da loja. Prefere algo um pouco mais tradicional? O restaurante La Gioia na vizinhança é sempre uma ótima pedida! 

É em Brera que tudo acontece, o local mais badalado para conferir os showrooms das grandes marcas de design. Vale a pena um dia inteiro por aqui para se perder entre as ruas, lojas e antiquários. Dicas imperdíveis de arquitetura e gastronomia: os hotéis Bulgari e Mandarin Oriental – esses são para os amantes de menu degustação.

Arte na Fondazione Prada

A arte é uma fonte de inspiração para quem trabalha com criatividade, e em Milão a Fondazione Prada está no topo da lista.  Um complexo de edifícios museológicos, com uma galeria permanente de arte contemporânea, com obras de artistas como Jeff Koons, Walter De Maria, Pino Pascali, Damien Hirst, Carsten Höller, e que acolhe frequentemente muitas exposições temporárias. Além da arte, a arquitetura do lugar é incrível e a vista do restaurante Torre localizado no topo da estrutura  é de tirar o fôlego! 

Restaurante Torre na Fondazione Prada (Imagem cortesia: Restaurante Torre)

Dicas anotadas? Aproveitem a incrível e inspiradora semana de design em Milão! Nós estaremos por aqui compartilhando todas as tendências e novidades com vocês, acompanhem com a gente. 

Buon viaggio, ci vediamo presto!

Para mais dicas de Milão acesse:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vem para o Salone del Mobile? Confira dicas i...

Vem para o Salone del Mobile? Confira dicas imperdíveis de Milão!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies