18.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bagni Misteriosi, piscina pública de Milão
Bagni Misteriosi, piscina pública de Milão em estilo art déco (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Um mergulho no design

calendar-blank-line
18.04.2023
A icônica cadeira Beetle está completando 10 anos desde que foi apresentada pela primeira vez no Salone del Mobile. Em comemoração, releituras artísticas da peça estão sendo exibidas na piscina pública de Milão
minutos de leitura

*Editado por Archtrends, com informações de Lufe Gomes e Ale Disaro, diretamente de Milão

Qual imagem vem à sua mente quando você pensa em piscina pública? Certamente, a piscina pública de Milão surpreende por sua arquitetura. Os fotógrafos Lufe Gomes e Alexandre Disaro tiveram a oportunidade de visitar esse equipamento de lazer da cidade, onde está acontecendo uma exposição em comemoração aos 10 anos da cadeira Beetle, como parte da Semana de Design de Milão.

A arquitetura da piscina é um capítulo à parte. Ela foi batizada de Bagni Misteriosi, que significa banhos misteriosos, mesmo nome da obra de arte do pintor Giorgio de Chirico, exposta no Museo del Novecento. Localizada no vibrante bairro de Porta Romana, faz parte do patrimônio histórico e artístico de Milão, no estilo art déco. Ela foi construída na década 1930, ficou um período fechada e agora foi reformada, retomando seu esplendor original. No verão, é possível passar o dia curtindo a piscina.

Construída na década de 1930, a piscina foi recentemente restaurada a seu esplendor original (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

E agora, na primavera, o espaço recebe exposições, como Ten, da Semana de Design de Milão. Com curadoria de Marco Sammicheli, a exposição celebra os 10 anos da cadeira Beetle, apresentada pela primeira vez no Salone del Mobile de 2013. Despretensiosamente, com a Beetle, o estúdio de design ítalo-dinamarquês GamFratesi entrou para a história do design.

cadeira Beetle no salão do móvel de milão 2023
A cadeira Beetle é um ícone consolidado do design há 10 anos (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Descoberta e produzida pela marca Gubi, a cadeira Beetle se tornou um clássico do design moderno, um sucesso por suas curvas orgânicas, silhueta refinada e conforto ergonômico. A exposição Ten é um tributo para esse ícone, que foi criado não exatamente para ser um produto comercial, mas muito mais uma experimentação criativa. Dez profissionais criativos multidisciplinares de todo o mundo foram convidados para recriar a Beetle.

As releituras são exageradas, engraçadas, visionárias e inovadoras, tirando a Beetle do funcional e a levando para o campo da poesia.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Um mergulho no design...

Um mergulho no design

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lufe e Ale são fora de série pessoas sensacionais, com olhar diferenciado Lufe consegue captar o melhor da paisagem.
    Amo muito.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies