17.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Alexandre Disaro e Lufe Gomes em Alcova
Ale Disaro e Lufe Gomes em Alcova (Foto: Ale Disaro e Lufe Gomes)

Encontros com o design em Alcova

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.04.2023
Em seu primeiro dia em Milão, Lufe Gomes e Ale Disaro visitaram Alcova, um dos lugares mais desejados e recomendados da Semana de Design
minutos de leitura

*Editado por Archtrends, com informações de Lufe Gomes e Ale Disaro, diretamente de Milão

Os fotógrafos Lufe Gomes e Alexandre Disaro escolheram Alcova como destino para aproveitar o primeiro dia em Milão – diga-se de passagem, um belíssimo dia de sol para receber os milhares de visitantes que estão chegando para a Semana de Design. “Alcova era um dos lugares que estávamos mais ansiosos para conhecer”, contou Ale. 

Alcova é uma exposição de design experimental que ocupa um antigo matadouro, preservado a estética original (Foto: Ale Disaro e Lufe Gomes)

A exposição de design experimental ocupa um antigo matadouro de animais, que durante alguns anos ficou fechado. A ocupação da Semana de Design abraça e valoriza esse cenário de abandono, criando uma experiência surreal. A partir desse evento, uma série de reformas serão realizadas para revitalizar o local, assim como toda a região Porta Vittoria está sendo revitalizada.

A estética do prédio abandonado foi preservada e valorizada pelas exposições de design (Foto: Ale Disaro e Lufe Gomes)
Lufe conversa com Bea Pernia, designer americana que criou móveis de pedra (Foto: Ale Disaro e Lufe Gomes)

Porém, mais do que o cenário, o que encantou Lufe e Ale foram os encontros proporcionados por Alcova. Eles tiveram a oportunidade de conversar com vários dos designers expositores, que estavam lá recebendo os visitantes de maneira muito acessível. “As oportunidades de trocas são o melhor que Milão proporciona. E isso ocorreu de maneira muito natural aqui em Alcova”, contou Lufe.

Atelier Areti

Um dos designs que mais encantaram Lufe e Ale foram as luminárias da Reflection Collection, do Atelier Areti, das irmãs Gwendolyn e Guillane Kerschbaumer, que se dividem entre Londres e Itália. A exposição das luminárias valoriza a textura do edifício, no contraste com as paredes descascadas. “Acho linda essa textura que se cria com o tempo e valorizar isso como um cenário para ambientar uma obra”, comentou Ale.

Bea Interiors

Lufe também se encantou com os móveis feitos com pedra pela designer venezuelana Bea Pernia, com base em Miami. Ela apresentou uma série de mobiliário composto por madeira e pedras naturais: mesa lateral, cadeira e aparador. “A essência da pedra faz conexão com madeira de forma genial”, avaliou Lufe.

Touch Wood, por Yuma Kano e Sho Ota

Somos apaixonados por granilite! Então é claro que essa releitura de granilite inspirada pela floresta encantou Lufe e Ale. A exposição Touch Wood foi criada da colaboração dos designers Yuma Kano, baseado em Tóquio, e Sho Ota, baseado na Holanda. Kano criou um material sustentável, que incorpora galhos e folhas de árvores em uma resina ecológica. Enquanto isso, Ota criou uma técnica de esculpir a madeira, também sustentável por evitar desperdício. Em Touch Wood, eles trabalharam juntos para criar peças únicas.

Cengiz Hartmann

Alemão de origem turca, o artista Cengiz Hartmann chamou a atenção com sua exposição de esculturas de madeira na área externa de Alcova. Ele enterra as peças durante três meses no solo, para que o material perca todos os seus minerais e chegue nessa cor. O resultado são esculturas que capturam o olhar.

Leia também:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Encontros com o design em Alcova...

Encontros com o design em Alcova

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies