Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Tipos de porcelanato: quais os melhores para usar em toda a casa

Tipos de porcelanato e suas variações tornam o material a melhor opção para ambientes internos e externos (Projeto: Portobello)

Graças aos diferentes tipos de porcelanato, é possível levar beleza, resistência e segurança a todos os ambientes. Inclusive atendendo ao desejo de ter o mesmo porcelanato na casa toda.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

No entanto, na hora de escolher um porcelanato, você deve pensar tanto nas questões estéticas quanto nas técnicas. Esse é o caso da resistência mecânica, absorção de água, escorregamento, resistência a manchas e inúmeras outras.

Como cada ambiente tem uma necessidade específica, os tipos de porcelanato variam em suas características.

A Portobello, por exemplo, criou linhas de porcelanato com a mesma reprodução de materiais, mas acabamentos diferentes. Escolhendo o revestimento correto, você pode deixar a casa ainda mais linda e segura.

Entendendo os diferentes tipos de porcelanato

Selecionamos as principais dúvidas sobre os tipos de porcelanato para te ajudar a entender melhor sobre o tema. Nas linhas a seguir, você confere os seguintes tópicos:

Quais tipos de porcelanato existem no mercado?

Ao longo desse post você verá os melhores tipos de porcelanato disponíveis e os detalhes de cada um deles. Podemos começar a explicação dividindo esse revestimento em duas categorias:

porcelanato que reproduz concreto
Clássico e atemporal, concreto em porcelanato pode aparecer em diferentes cores e formatos (Projeto: Portobello)

Porcelanato técnico

Os porcelanatos técnicos são aqueles que não recebem nenhuma camada de esmalte na sua superfície. Por isso, são conhecidos popularmente como “toda massa”.

Esse tipo de revestimento conta com alta resistência mecânica, sendo mais recomendado para áreas de maior tráfego de pessoas. Entre os exemplos estão varanda, área de lazer ou garagem, quando o acabamento é natural.

Por causa da sua resistência e da baixa absorção de água (menor ou igual a 0,1%), ele também é muito usado em espaços comerciais, como shoppings ou lojas de departamento.

Na Portobello, todas as peças de um porcelanato técnico são retificadas. Isso significa que suas bordas são perfeitamente retas. Com isso, diminui a aparência do rejunte entre as placas.

Portanto, o porcelanato técnico ajuda a dar uma sensação de maior amplitude a um ambiente, pois dá uma impressão de continuidade entre as peças, sem o destaque ao rejunte.

Porcelanato esmaltado

Os porcelanatos esmaltados recebem uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho (estampa) desejado. A indicação técnica para o seu uso é obtida através da superfície, que pode ser lisa ou áspera, brilhante ou mate, e o PEI.

PEI é a resistência do esmalte do porcelanato e só serve para esta tipologia. Quanto maior o PEI, mais resistente é o esmalte do porcelanato. Quanto à segurança, é importante ressaltar que os porcelanatos mais brilhantes são os mais escorregadios.

Quais os diferentes tipos de acabamento do porcelanato?

Usar o mesmo porcelanato na casa toda pode implicar ter um ótimo desempenho do produto em um determinado ambiente e um desempenho não tão bom em outro.

A diferença no desempenho pode ocorrer até em um mesmo ambiente como o banheiro, por exemplo.

Nesse local, a área do box tem maior tendência a escorregamento e manchas do que a área de fora. Sobretudo devido ao contato direto com a água e substâncias como xampu, condicionador, sabonetes.

Portanto, dentro dos dois tipos de porcelanato que apresentamos anteriormente, existem algumas variações. É o que chamamos de acabamento. Confira:

Porcelanato polido

Os tipos de porcelanato com superfície mais lisa são conhecidos como polidos. Após a finalização da massa, as peças recebem um polimento e uma camada de impermeabilizante.

Portanto, todo porcelanato polido é mais liso. Por isso, este tipo de revestimento é indicado para áreas secas da casa como salas, corredores e quartos.

Eles podem ser usados em outros ambientes. Mas é importante ressaltar que, principalmente quando entra em contato com água, este porcelanato pode se tornar bastante escorregadio.

Se for usá-lo em uma sala que tenha contato com áreas externas, como um hall de entrada ou áreas próximas da piscina ou do parque, use um capacho para evitar escorregões.

Porcelanato natural

A maioria dos tipos de porcelanato, quando tem sua produção quase finalizada, recebe um acabamento com algum material. O esmaltado, por exemplo, leva uma camada de esmalte. Já o polido recebe o impermeabilizante.

O porcelanato natural, como o nome indica, não recebe nenhum acabamento no fim da sua produção, pois ele é, em outras palavras, “neutro”.

Este porcelanato é bastante resistente e pouco escorregadio. Por este motivo, pode ser usado em qualquer área de espaços comerciais e residenciais. 

Ele ainda conta com superfície fosca, sem brilho, o que traz para os ambientes onde é aplicado maior aconchego e conforto.

porcelanato que reproduz mármore
Em versão natural, porcelanato marmorizado também pode ser usado no piso do banheiro (Projeto: Portobello)

Porcelanato EXT

Indicado para áreas externas, como terraços e rampas, e que também tenham frequente contato com água, esse é um dos tipos de porcelanato com superfície abrasiva. Portanto, é resistente ao escorregamento.

De certa forma, o porcelanato EXT é como se fosse uma versão mais parruda e resistente desse tipo de revestimento.

Para começar, ele é altamente resistente à abrasão, então sua durabilidade é muito grande. 

Apesar disso, não é indicado para fachadas e paredes externas por conta da limpabilidade. Afinal, quando o coeficiente de atrito é mais alto, fica mais difícil de remover a sujeira.

Em segundo lugar, ele tem resistência ao escorregamento. Isso o torna ideal para áreas descobertas, como piscinas, varandas ou escadas externas. Além disso, também é impermeável, o que faz com que ele não manche com facilidade.

Basicamente, esse é um dos tipos de porcelanato que é muito versátil. Portanto, pode ser aplicado em vários ambientes, embora ele seja sempre usado no exterior da casa.

Quais são as opções de bordas de porcelanato?

Na hora de escolher entre os tipos de porcelanato disponíveis, você também pode se deparar com a especificação sobre as bordas. De maneira geral, os porcelanatos podem apresentar duas variações nas bordas:

tipos de porcelanato com borda retificada
Porcelanato retificado permite a aplicação com menos rejunte (Projeto: Portobello)

Porcelanato bold

Esses são aqueles tipos de porcelanato que não sofrem nenhum tipo de corte após o seu processo de produção. Portanto, suas bordas são arredondadas.

Quando saem do forno, as peças podem apresentar pequenas variações, que são parte do resultado natural desse processo.

Por isso, o porcelanato bold requer um espaço maior entre as peças, para que essas diferenças não fiquem aparentes. Ou seja, será necessário usar uma junta maior e preencher com mais rejunte.

Como não tem um resultado final muito elegante, esse tipo de borda não tem sido muito usada atualmente.

No entanto, para quem quer um visual mais rústico ou vintage, pode ser interessante apostar no porcelanato bold.

Porcelanato retificado

Já no caso do porcelanato retificado, suas bordas são cortadas com discos de diamante para que fiquem exatamente do mesmo tamanho.

Com as peças padronizadas, dá para usar juntas menores e, consequentemente, menos rejunte. O visual com as placas mais próximas é uma das formas de fazer os espaços parecerem maiores.

Além disso, usar menos rejunte ajuda na hora da limpeza. Sobretudo em ambientes externos ou molhados, escolher entre os tipos de porcelanato retificado vai ajudar a evitar mofo ou limo, por exemplo.

Leia também:

Como escolher o porcelanato certo?

Com tantos tipos de porcelanato disponíveis, algumas pessoas sentem dificuldades na hora de selecionar a opção correta para as reformas ou construções. Isso é natural: são tantas alternativas que pode ser estressante escolher.

Mas não precisa ser assim. Afinal, o fato de haver vários tipos de porcelanato e muita variedade de design e estilo deveria deixar a reforma mais fácil.

Para isso, basta manter em mente algumas diretrizes sobre a escolha de porcelanato. Não sabe como? Nós listamos as principais dicas abaixo. Siga a leitura!

Considere o local da aplicação e a segurança

tipos de porcelanato no piso e bancada
Diferentes tipos de porcelanato podem ser usados tanto no piso quanto nas paredes, em bancadas e outros móveis (Projeto: Portobello)

É seguro presumir que na vasta maioria das decisões que você toma na reforma ou construção, você pensa na segurança da família em primeiro lugar. 

Por exemplo, você nunca instalaria uma escada sem corrimão na residência em que o projeto será efetivado, certo?

Com o porcelanato, é a mesma coisa. Em primeiro lugar, vem a segurança e os riscos que a peça errada pode trazer para o dono da casa.

Como vimos até aqui, os diferentes tipos de porcelanato permitem a aplicação em todas as superfícies. Tudo isso garantindo a segurança necessária. No entanto, você precisa saber exatamente qual escolher.

O fato de ser técnico ou esmaltado, além das diferenças entre as bordas, não interfere muito nesse caso. Geralmente, a escolha vai de acordo com o objetivo estético, por exemplo.

Contudo, é importante se atentar ao acabamento. Em áreas externas ou piscinas, o piso precisa ser EXT. Já fachadas e muros podem receber outros tipos de porcelanato. E isso, inclusive, facilita na limpeza.

Já ambientes internos podem receber porcelanato polido ou natural no piso. Lembrando que áreas cobertas, como varandas, e ambientes molhados precisam do acabamento natural para evitar o escorregamento.

Nas paredes internas, móveis e outros detalhes internos, é possível usar tanto o porcelanato polido quanto o natural.

Para deixar mais clara essa versatilidade, listamos algumas das possibilidades de aplicação dos diferentes tipos de porcelanato:

Pense na manutenção e limpeza

diferentes tipos de porcelanato na parede e no piso
Limpeza dos diferentes tipos de porcelanato é simples (Projeto: Portobello)

Não importa qual escolha você fizer entre os tipos de porcelanato. É preciso tomar alguns cuidados na hora da limpeza para preservar a durabilidade e a beleza das peças.

A limpeza diária do porcelanato é relativamente simples. Essa é, aliás, uma das grandes vantagens desse material.

No dia a dia, use uma vassoura com cerdas macias para tirar a maior parte da sujeira. Isso é importante para não riscar a peça. Afinal, os tipos menos resistentes à abrasão, como o polido, esmaltado ou acetinado, são os mais vulneráveis, nesse caso.

Depois, pegue uma colher de sopa de sabão ou detergente neutro e dilua em cinco litros de água. Molhe um pano ou esponja nessa solução e passe no porcelanato. Para finalizar, seque tudo com um pano limpo e pronto.

Já para limpezas mais pesadas ou em momentos específicos (como no pós-obra), é necessário seguir algumas orientações do fabricante. 

Para não haver dúvidas quanto à realização dessa tarefa, criamos este post especial com dicas de como limpar porcelanato.

Leve em conta o estilo do ambiente

O piso da casa é especialmente importante pela função que exerce, claro. Mas isso não significa que ele não seja relevante para a decoração do ambiente. Pelo contrário: é de extrema importância!

É por isso que o porcelanato tem ficado mais e mais popular nos últimos anos: esse material permite alta customização e diversos modelos, com muitas cores, padrões e desenhos para deixar a casa muito mais bonita.

Existe no mercado uma ampla variedade de modelos, e até porcelanatos que reproduzem materiais naturais. Assim, criam efeitos bem bonitos em cada ambiente e ainda ajudam a tornar os espaços mais aconchegantes.

Afinal, graças à tecnologia de impressão digital, é possível obter efeitos muito parecidos aos materiais naturais. Tanto na aparência quanto no toque, com texturas que fazem toda a diferença na decoração.

O segredo é harmonizar a peça escolhida com o restante da decoração. Entre as principais opções de “estampas”, estão as que listamos na sequência.

Madeira

porcelanato que reproduz madeira
Porcelanato amadeirado traz aparência muito parecida com o material natural (Projeto: Portobello)

O porcelanato amadeirado é uma forma mais prática e sustentável de ter esse material na decoração. Permite escolher entre diferentes cores e espécies, inclusive aquelas raras ou em extinção.

Assim, é possível ficar livre da manutenção frequente que a madeira natural requer. Sem falar que os diferentes tipos de porcelanato permitem a aplicação até em áreas externas, inclusive formando um deque no entorno da piscina.

Mármore

Outra matéria-prima natural que tem reprodução fiel em porcelanato é o mármore. Ele mantém sua aparência sofisticada e ainda garante a boa durabilidade e resistência.

É possível encontrar a reprodução de diferentes tipos desse material, indo desde os clássicos até os mármores coloridos, por exemplo.

Pedra

porcelanato que reproduz pedra
Reprodução de pedra em porcelanato torna a manutenção da superfície mais simples (Projeto: Portobello)

No caso do porcelanato que reproduz pedra, ele traz benefícios semelhantes à madeira. Afinal, o revestimento cerâmico é mais fácil de limpar e manter. Sem falar que é mais sustentável e pode ter um custo-benefício melhor.

O porcelanato com aspecto de pedra é bem parecido com o material natural e pode interpretar superfícies que vão das mais trabalhadas e claras até aquelas mais rústicas.

Concreto

O concreto em porcelanato é alternativa certa para quem está atrás de uma decoração rústica ou industrial.

Além disso, pode aparecer em projetos contemporâneos e modernos. Ou seja, é um dos tipos de porcelanato bastante versáteis.

Entre as principais vantagens de preferir a cerâmica ao concreto ou cimento queimado está a maior resistência e a facilidade de limpeza.

Decorado

porcelanato decorado na parede
Estampas podem ajudar a levar personalidade aos ambientes (Projeto: Martin Corullon)

Outro destaque entre os principais tipos de porcelanato é o decorado. Ou seja, aqueles modelos com estampas de diferentes tipos e estilos.

São ótimos para formar paredes personalizadas, ou mesmo para aplicar em um piso cheio de estilo e autenticidade.

Pode trazer diferentes padrões como geométrico, abstrato, floral ou orgânico, por exemplo.

Destonalizado

porcelanato destonalizado
Revestimentos com diferenças entre tons são bons para projetos autênticos (Projeto: Portobello)

Quanto aos revestimentos destonalizados, são aqueles que apresentam uma variação de tons da mesma cor, de forma intencional.

Como essa variação de tonalidade é limitada, proporciona uma superfície harmônica e única.

Preste atenção ao tamanho da peça

Existem tipos de porcelanato de todos os tipos nos mais variados tamanhos. Algumas peças são grandes, com 120x120cm. Nesse caso, são conhecidas como Lastras. Já outras são bem menores, chegando a ter 30x60cm, por exemplo.

Como selecionar o tamanho ideal do porcelanato? Vai depender de onde ele será aplicado, claro. Um ambiente menor, como um quarto ou uma sala de um apartamento pequeno, não deve receber um porcelanato grande no chão.

Isso porque esse piso daria a impressão do cômodo ser ainda menor do que ele realmente é, além de ser necessário cortar algumas peças para encaixar no chão, o que gera desperdício e não dá um acabamento legal.

Por isso, em ambientes pequenos, o ideal é usar porcelanato de formatos menores. Já em lugares mais amplos, uma peça de 120x120cm fica excelente.

Leve em conta a qualidade do material

piso de porcelanato cinza
De maneira geral, porcelanato é material de qualidade, resistente e durável (Projeto: Portobello)

O piso é parte importantíssima de cada ambiente da casa. Afinal, é onde se passa o maior tempo. Sem falar que as pessoas pisam com diferentes tipos de sapatos.

Há ainda que se considerar o peso dos móveis, que provavelmente serão arrastados por aqui e por ali durante os anos.

Se uma das peças quebrar, você terá uma grande encrenca nas mãos. Em primeiro lugar, porque terá dificuldades de encontrar um substituto com a mesma cor. Muitas vezes, há contraste de tonalidade em diferentes lotes do mesmo modelo. 

Em segundo, porque terá de fazer uma reforma não planejada na casa novamente.

Por isso, vale a pena lembrar que, em muitos casos, o barato pode sair muito caro. Prefira escolher um porcelanato de qualidade, feito com bons materiais e de uma marca confiável. Isso poupará problemas no futuro.

Conheça os diferentes tipos de porcelanato da Portobello

A Portobello é a maior marca de revestimentos cerâmicos da América Latina e oferece muitas opções para decorar a casa.

Sua especialidade é o porcelanato, que apresenta grandes formatos, superfície uniforme e uma aparência elegante. Conheça algumas das principais opções na sequência.

Mineral é opção de porcelanato técnico

pisco com porcelanato técnico
Linha da Portobello traz porcelanato técnico neutro e atemporal (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

A Linha Mineral sintetiza o Pantone básico da Portobello. Atual e urbana, a linha é ideal para compor ambientes de todos os estilos, com diferentes materiais, unindo funcionalidade com elegância e sofisticação.

Os produtos da coleção são tecnicamente adequados para todas as áreas da casa. Contudo, funcionam melhor em áreas externas — como a garagem, calçada, varanda ou churrasqueira. Mas também trazem refinamento para a cozinha, banheiro, sala ou quarto.

Borghini Viola é porcelanato esmaltado que reproduz mármore

borghini viola é um tipo de porcelanato esmaltado
Diferentes estampas podem aparecer em superfície de porcelanato esmaltado (Projeto: Portobello)

Da linha Unique, que traz mármores cheios de personalidade, Borghini Viola é a reprodução de uma pedra branca entre as mais clássicas e raras.

Sua inspiração vem da Itália, em um território pequeno, mas repleto de cavas com mármores brancos. Eles se apresentam de formas diferentes, graças à ação da natureza, que vai desenhando veios e cores em suas superfícies.

Na superfície esmaltada de Borghini, veios orgânicos se apresentam em formas arredondadas. Eles trazem uma tonalidade semelhante ao vinho, chamada de burgundy. Assim, enche os espaços de sofisticação.

Alpissimi tem acabamento polido e elegante

alpissimi é um tipo de porcelanato polido
Ideal para ambientes internos e secos, porcelanato polido confere elegância ao projeto (Projeto: Portobello)

Um ótimo exemplo de superfície polida são os porcelanatos marmorizados. Afinal, esse material geralmente é brilhoso, ainda que também possa aparecer em versões com acabamento natural e EXT.

No caso de Alpissimi, é a reprodução do mármore do Vale d’Aosta. Traz a combinação do verde intenso com veios brancos e pretos que passeiam pelo grande formato das peças.

Considerado uma joia das superfícies minerais, é ideal para uma decoração autêntica e exclusiva.

Creta, com acabamento natural, é ideal para áreas molhadas

creta é um tipo de porcelanato polido
Menos escorregadio que o polido, porcelanato natural pode ser usado até em banheiros (Projeto: Portobello)

A linha Creta reúne produtos com tonalidades naturais, inspiradas na paisagem mediterrânea da ilha de mesmo nome, na Grécia.

Portanto, são tipos de porcelanato para transformar o básico em extraordinário. Suas cores trazem matizes cromáticas em variação quase aquarela da técnica do cimento artesanal pigmentado.

Com isso, provoca um jogo de escalas que é arrojado e demonstra personalidade forte em qualquer ambiente interno. 

Afinal, seu acabamento natural permite a aplicação tanto em pisos quanto em paredes, seja de áreas secas ou molhadas, como o box do banheiro.

Superquadra tem versão EXT para usar do lado de fora

tipo de porcelanato EXT
Por ter resistência ao escorregamento, porcelanato EXT é ideal para usar do lado de fora (Projeto: Hr Arc Arquitetura e Interiores)

Ideal para a aplicação em áreas externas, a linha Superquadra traz ainda a versão natural. Portanto, é ideal para projetos in and out, em que se usa a mesma superfície dentro e fora de casa.

O produto traz linhas livres e orgânicas que formam desenhos contemporâneos. Assim, atualiza o conceito de ladrilhos tradicionais.

Sua superfície traz ainda movimento de tons com pequenos pontos que são impressos de forma aleatória pelo ferro da fôrma do produto.

Como deu para ver, são muitos os tipos de porcelanato. Cada um com suas particularidades e indicado para um ambiente diferente da casa. Alguns até podem ir na parede! O que todos têm em comum é que são ideais para a sua obra.

Agora que você já sabe como escolher um bom revestimento para o seu projeto, acesse o site da Portobello e encontre diferentes tipos de porcelanato!

Sair da versão mobile