Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Tijolinho branco: 5 revestimentos para usar a tendência de forma clean

Tijolinho Branco é versátil, atemporal e permite diferentes paginações (Projeto: Portobello)

Quando pensamos em arquitetura e design de interiores, muitos elementos vêm à mente, mas poucos são tão versáteis e atemporais quanto o tijolinho branco.

Essa tendência de design tem ganhado cada vez mais destaque, transformando espaços comuns em ambientes charmosos e elegantes.

Nas linhas a seguir, vamos explorar um pouco da história por trás do tijolinho branco, além de mostrar como combinar esse material. Confira ainda 5 produtos da Portobello para incluir no seu projeto!

Tijolinho branco ganhou popularidade em estações de metrô

A história do tijolinho branco remonta ao final do século XIX, quando grandes cidades como Nova York e Londres estavam em pleno crescimento.

Com isso, seus sistemas de metrô estavam em construção e logo se tornaram referência não só de transporte público, como também de design.

Em Nova York, por exemplo, a primeira estação foi revestida com o tijolinho branco desenvolvido por George Heins e Christopher Grant La Farge.

No formato 8x22, o material tinha qualidades que ajudavam a manter a higiene e a clarear os túneis subterrâneos.

Afinal, o tijolinho branco é durável, resistente à umidade e fácil de limpar. Sendo assim, é perfeito para o ambiente desafiador do metrô.

À medida que as estações de metrô de Nova York adotaram o tijolinho branco, a tendência logo se espalhou para outros espaços urbanos e projetos de design de interiores em todo o mundo.

O chamado azulejo de metrô se tornou um elemento-chave em lojas, restaurantes e residências. Tudo isso graças à sua capacidade de adicionar um toque de elegância e nostalgia moderna a qualquer ambiente.

Leia também:

O que combina com tijolinho branco?

tijolinho branco na parede
Com toque rústico, tijolinho branco complementa revestimento amadeirado (Projeto: Vanessa Bottini)

O tijolinho branco é um elemento de design versátil que pode combinar bem com uma variedade de estilos e materiais.

Sua aparência limpa e atemporal faz com que seja uma escolha popular para muitos tipos de decoração de interiores.

É possível combinar o tijolinho branco com outros revestimentos, cores e móveis, formando um projeto cheio de autenticidade. Entenda:

Madeira

A combinação de tijolinho branco e madeira cria um contraste agradável e uma sensação de calor e aconchego no espaço. Você pode usar móveis de madeira, pisos ou vigas expostas para alcançar uma aparência com toque rústico.

Se a ideia é combinar tijolinho branco com outros revestimentos, uma dica é optar pelo porcelanato amadeirado. Afinal, é resistente, durável, fácil de limpar e com aparência muito parecida com o material natural. Portanto, dá para usar em todos os ambientes. Seja no piso ou nas paredes.

Metal

Detalhes em metal, como luminárias de ferro forjado, torneiras de aço inoxidável ou detalhes em latão, adicionam um toque do estilo industrial ao ambiente quando combinados com tijolinho branco.

Para seguir nessa pegada industrial, uma dica é optar por porcelanato que reproduz cimento no piso ou complementando o revestimento de parede.

Vidro

Superfícies de vidro, como mesas de centro de vidro ou espelhos decorativos, refletem a luz e ajudam a abrir o espaço. Ótima opção para ampliar ambientes pequenos!

Essa dica vale também para janelas grandes de vidro, que ajudam a aproveitar melhor a iluminação natural. Inclusive, isso aproxima a estética do espaço ao estilo industrial.

Plantas

Adicionar plantas em vasos ao ambiente pode criar um contraste visual interessante e trazer vida para o espaço. O verde das plantas complementa bem o branco do tijolinho.

Arte e decoração de parede

Quadros, fotografias ou esculturas podem adicionar personalidade e cor a uma parede de tijolinho branco.

Você pode ainda brincar com a paginação do tijolinho. Pode ser chevron, diagonal, dama, vertical ou em escamas, por exemplo.

Usar rejunte colorido ou combinar tijolinho branco e de outros tons também pode ser uma solução interessante para adicionar um toque de arte e personalidade às paredes.

Móveis modernos

Se você preferir um estilo mais contemporâneo, móveis de design moderno, com linhas limpas e formas geométricas, podem ser uma excelente escolha para combinar com o tijolinho branco.

Lembre-se de que a chave para uma decoração de sucesso é equilibrar diferentes elementos e criar um ambiente que reflita seu estilo pessoal.

Qual cor combina com parede de tijolinho branco?

cozinha com tijolinho branco
Cores pastel, como verde, dão toque vintage a ambientes com tijolinho branco (Projeto: Juliana Abad)

Uma parede de tijolinho oferece uma base versátil para o design de interiores. Portanto, muitas cores podem combinar, dependendo do estilo desejado e do ambiente em questão.

Separamos algumas combinações que tendem a funcionar bem. Acompanhe:

5 opções de tijolinho branco para usar na decoração

Agora que você já sabe como o tijolinho branco surgiu e como é possível usar na decoração, que tal descobrir 5 opções da Portobello para todos os gostos?

1. Paddington

tijolinho branco portobello
Duas versões de tijolinho branco da linha Paddington são ideais para um ambiente clean (Projeto: Portobello)

A linha Paddington chega com duas opções de tijolinho branco para compor paredes atemporais, mas com um toque de modernidade.

Uma delas é Paddington White Glossy, que tem superfície lisa e opções com e sem brilho. Também é possível escolher entre o formato 10x40 e o filete 1x20.

Paddington Station White Glossy é a opção decorada que dá a impressão de que uma peça traz quatro tijolinhos brancos. O produto, no formato 10x40, também pode ser encontrado nas opções brilho e mate.

2. Cambridge White

tijolinho branco na área externa
Cores neutras ajudam a ampliar os espaços (Projeto: Juliana Faria)

Da linha All Bricks, esse é um tijolinho branco com aspecto mais rústico. Inspirado em construções da Inglaterra, é capaz de adicionar contemporaneidade ao material que nunca sai de moda.

Com acabamento mate, Cambridge White tem formato 7x26 e pode aparecer em paredes de projetos de diferentes estilos.

3. Liverpool White

tijolinho branco portobello
Tijolinho branco é opção certeira para rodabanca de cozinha (Projeto: Debaixo do Bloco Arquitetura)

Já a linha Liverpool é o clássico da Portobello, chega para reproduzir os azulejos retangulares usados no “The Tube” - como é conhecido o metrô de Londres - do século XIX.

A releitura contemporânea traz uma cartela de cores básicas e neutras, com superfície brilhante e um relevo bastante sutil. Assim, é possível atualizar o tijolinho branco, mantendo sua essência.

Entre as opções está Liverpool White, que é branco e tem formato 7x24. Ideal para compor diferentes paginações e, inclusive, combinar com outras cores da linha, como rosa, azul, preto e grafite.

4. Liverpool Matt White

tijolinho branco no banheiro
Baixa absorção de água faz tijolinho branco ser ideal para áreas molhadas (Projeto: Debaixo do Bloco Arquitetura)

Prefere uma versão sem brilho do tijolinho branco? Então, Liverpool Matt White é a opção ideal. Da mesma linha do produto anterior, também traz a essência do metrô de Londres para diferentes projetos.

5. Horizontes Santorini

parede de tijolinho branco na sala
Ambientes ganham mais elegância com tijolinho branco (Projeto: Mariana Maran)

Cocriação entre o jornalista Pedro Andrade e a Portobello, a linha Horizontes reflete o espírito viajante dele.

Os produtos trazem a essência das viagens, que vão muito além de locomover de um lugar para o outro. Na verdade, elas são um desejo incontrolável de entender outros pontos de vista. De conhecer e aceitar o que parece diferente e absorver novas realidades.

E mais do que isso: olhar para dentro de nós mesmos, expandindo horizontes.

Refletindo alguns dos locais especiais pelos quais Pedro passou, Horizontes Santorini é o tijolinho branco com diferentes opções de textura. Todas inspiradas na paisagem dessa ilha na Grécia.

Com 6,5x23cm, é possível fazer diferentes aplicações nas paredes para obter superfícies personalizadas.

E que tal combinar o tijolinho branco com outras tonalidades? Entenda como usar e conheça opções de revestimento colorido!

Sair da versão mobile