13.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O porcelanato é a melhor opção de revestimento para sala por der durável e versátil (Projeto: Portobello)

Qual o melhor revestimento para sala?

calendar-blank-line
13.09.2023
Listamos opções de porcelanato de todos os estilos, para usar no piso e na parede. Confira e escolha o seu revestimento para sala preferido
minutos de leitura

A escolha do revestimento para sala é uma das decisões mais importantes na hora de decorar esse ambiente. Afinal, a ideia é que ele fique lá por bastante tempo, compondo o espaço.

Também por isso, o revestimento para sala precisa ter algumas características, como resistência e durabilidade. Nesse sentido, cerâmicas - como porcelanato - se destacam como a melhor opção.

Nas linhas a seguir, entenda como um revestimento para sala deve ser, seja para o piso ou para a parede. Descubra ainda as vantagens do porcelanato e conheça produtos que são ideais para a decoração da sala!

Como deve ser o revestimento para sala?

O revestimento para sala desempenha um papel crucial na criação da atmosfera do espaço. Ele deve ser funcional, esteticamente agradável e durável.

Além disso, deve ser fácil de limpar e manter, já que as salas são frequentemente usadas para atividades sociais e familiares.

Os revestimentos para piso e parede da sala podem ser:

  • madeira;
  • mármore;
  • concreto;
  • cerâmica;
  • porcelanto;
  • entre outros.

Em se tratando do revestimento do tipo porcelanto, veja algumas dicas para escolher o melhor revestimento para sala:

  • Acabamento: o polido é bastante conhecido pelo seu brilho. Já o natural tem aspecto mate e é menos escorregadio. Outra opção é o TACT, acabamento que pode ser usado dentro e fora dos projetos.
  • Formato: o porcelanato para sala pode ter diferentes tamanhos, adequando-se perfeitamente a cada projeto. Entre as tendências estão as Lastras, que têm grandes formatos e ajudam a levar sofisticação e amplitude.

Porcelanato é ideal para salas

O porcelanato se encaixa perfeitamente nos critérios que listamos anteriormente. Além disso, oferece uma série de vantagens que a tornam a escolha ideal para revestir salas.

Aqui estão algumas das principais características que um revestimento para sala deve ter e como o porcelanato atende a esses requisitos:

  1. Durabilidade. O porcelanato é extremamente resistente e não se desgasta facilmente, mesmo em áreas de alto tráfego. Basta escolher o produto com a indicação correta para cada ambiente.
  2. Facilidade de manutenção. É simples de limpar e não requer cuidados especiais para manter sua aparência.
  3. Variedade de estilos. O material está disponível em uma ampla gama de cores, texturas e padrões. Portanto, permite que você escolha o estilo que melhor se adapta à sua sala.
  4. Reprodução de outros materiais. Vale mencionar ainda que o porcelanato é capaz de reproduzir diversas superfícies, inclusive as naturais, como madeira e mármore. Tudo isso com muita fidelidade e beleza.
  5. Resistência à água. É uma escolha excelente para áreas suscetíveis a respingos de água, como salas de estar próximas a cozinhas ou banheiros.
  6. Custo-benefício. O porcelanato é mais vantajoso financeiramente do que muitos outros materiais de revestimento, como mármore e madeira.
  7. Sustentabilidade. Usando argila como principal matéria-prima, o porcelanato tem produção mais sustentável em comparação com a extração da madeira ou de pedras na natureza, por exemplo.

Revestimentos ideais para o piso da sala

Agora que entendemos por que o porcelanato é uma escolha tão vantajosa, vamos explorar opções de revestimento para sala que podem ser ideais para o seu projeto.

Madeira

piso amadeirado
Piso amadeirado leva aconchego para sala (Projeto: Portobello)

A madeira é a opção certeira para quem quer projetos aconchegantes. Contudo, o ideal é usar em áreas secas e manter os cuidados que esse material natural requer.

Já o porcelanato amadeirado oferece a beleza natural da madeira, mas com a durabilidade e facilidade de manutenção da cerâmica. Ele cria um ambiente acolhedor e pode ser combinado com diversos estilos de decoração.

Uma ótima opção é a linha Araucaria, inspirada em espécies nativas da Mata Atlântica, principalmente na região sul do Brasil.

As tábuas texturizadas têm um toque natural da madeira. Isso acontece graças à aplicação de microgrânulos de quartzo durante a queima do produto.

Outra opção é a linha Avantgarde. Com três opções de cores, reproduz carvalho e usa tecnologia de impressão digital super touch para garantir um toque natural.

Mármore

piso de mármore para sala
Mármores de diferentes tipos podem ser reproduzidos em porcelanato com fidelidade (Projeto: Portobello)

Se você busca um toque de luxo, o mármore é uma excelente opção. Entretanto, esse é um material que pode encarecer bastante a obra.

Uma alternativa é o porcelanato que reproduz mármore, que também é uma escolha elegante. Ele adiciona sofisticação e um toque clássico à sua sala.

Quem prefere um revestimento para sala neutro vai gostar das opções da linha Timeless. São porcelanatos marmorizados com fundo branco, reproduzindo materiais clássicos como calacata.

Já a linha Unique é para quem busca por uma decoração autêntica e cheia de personalidade. Afinal, ela traz a reprodução de mármore verde, preto, carrara e mármore marrom, por exemplo.

Leia também:

Pedra

piso de pedra para sala
Reprodução de pedra pode levar toque rústico à sala (Projeto: Carlos Pardal / Foto: Favaro Fotografia)

Quer um revestimento para sala com visual rústico e natural? A pedra pode ser um ótimo caminho!

Para quem está em busca de praticidade, o porcelanato que reproduz piso de pedra pode ser ideal. Eles são duráveis e resistem bem ao desgaste.

Com visual bem característico de pedra, os kits da linha Ipanema levam um ar carioca para a sala, sob o olhar de Oskar Metsavaht.

Agora, se você procura por uma alternativa mais elegante e moderna, a linha Pietra Lombarda tem ótimas opções de revestimento para sala. Com diferentes tonalidades, reproduz Ceppo di Gré, uma pedra cinza com outros pedaços de rocha em sua composição.

E dá até para ter um piso de pedra neutro e atemporal. Basta escolher uma das opções de revestimento para sala da linha Ms. Barcelona. A proposta é elevar o design minimalista, com uma mistura de texturas e materiais.

Cimento queimado ou concreto

piso de cimento queimado
Estilos como moderno e industrial se beneficiam do piso de concreto ou cimento (Projeto: Pluria Multidesign)

O cimento queimado ou concreto oferecem uma estética moderna e minimalista. É uma escolha ideal para quem deseja uma sala contemporânea e industrial.

Tais materiais também podem ser reproduzidos em porcelanato, levando mais sofisticação, praticidade e facilidade de limpeza.

Com a linha Superquadra, é possível ter opções atualizadas do concreto. Sua superfície tem movimento de tons e pontos bem pequenos impressos aleatoriamente para formar um visual mais interessante.

Quem busca por opções com mais personalidade e autenticidade pode encontrar o revestimento para sala ideal na linha Salt Lake. São peças destonalizadas que reproduzem concreto e podem ser usadas dentro e fora de casa.

Já a linha Soma é um prato cheio para os amantes da arquitetura e do design. Afinal, é uma cocriação da Portobello com Paulo Mendes da Rocha e sua filha, Nadezhda Mendes da Rocha. Trata-se de uma releitura do ladrilho em grande escala, misturando modernidade e contemporaneidade.

Outra cocriação da Portobello é a linha Oh!Take. Dessa vez, com Ruy Ohtake. A reprodução de concreto inclui opções coloridas de revestimento para sala.

Revestimentos para sala ideais para paredes

Além das opções acima, as paredes da sala podem receber ainda mais elementos, como texturas e desenhos. Conheça opções interessantes na sequência.

Texturizado

porcelanato texturizado para parede
Texturas servem como elemento decorativo na sala (Projeto: Portobello)

Os revestimentos texturizados adicionam dimensão e profundidade às paredes da sala. Eles podem ser usados como um ponto focal ou para criar uma sensação acolhedora.

A linha Creta, por exemplo, traz peças esculpidas para dar um toque de sofisticação. Além disso, conta com cores atemporais que transformam o básico em extraordinário.

Outra opção de revestimento para sala que é básico, mas com toque de estilo, é a linha Bloomy. Com cores claras e iluminadas, traz relevos suaves, capazes de levar mais conforto ao ambiente, convidando a ficar.

Por fim, a linha Solar, desenhada por Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, traz peças em tons terrosos, feitas usando casca de sururu em uma proposta brutalista e contemporânea.

Decorado

porcelanato decorado para sala
Desenhos e formas geométricas personalizam revestimento para sala (Projeto: Paola Navone)

A cerâmica decorada permite que você adicione padrões e cores à sua sala. É uma opção versátil para criar uma atmosfera única.

E se a ideia é ter um revestimento para sala exclusivo, a linha Shibori é um prato cheio. Uma parceria entre a Portobello e a arquiteta Paola Navone, o produto reproduz a técnica japonesa de tingir tecidos.

Já a linha Athos Bulcão traz diversas possibilidades criativas de revestimento para sala. Diferentes produtos com desenhos geométricos em cores variadas proporcionam uma mistura original e contemporânea.

Além disso, a já citada linha Soma traz opções decoradas que podem formar mosaicos modernos e muito elegantes.

Madeira para paredes

painel de madeira para sala
Painel de madeira é tendência e pode ser criado em porcelanato (Projeto: Portobello)

Se você deseja um visual acolhedor com as paredes, o porcelanato que reproduz madeira é uma alternativa durável e resistente, inclusive à umidade.

Entre as opções, estão os revestimentos amadeirados que já citamos anteriormente, e que também podem ser aplicados nas paredes da sala.

Além disso, há ainda outras boas alternativas na Portobello, como a linha Boreal, inspiradas nas florestas do hemisfério norte.

Para quem prefere uma tonalidade mais clara, com cara de casa do campo, a linha Cottage pode ser ideal.

Mármore para paredes

revestimento para parede da sala
Elegância do mármore também pode aparecer nas paredes da sala (Projeto: Portobello)

Como mencionamos, o porcelanato marmorizado oferece a elegância do mármore, mas sem os custos e a manutenção elevados. Portanto, é uma escolha sofisticada também para paredes da sala.

As linhas Timeless e Unique reúnem opções para todos os gostos quando o assunto é revestimento para sala. Mas a Portobello tem ainda mais opções para quem quer levar a beleza do mármore para as paredes.

Reproduzindo um verdadeiro clássico, a linha Calacatta Blanc traz não só um revestimento, como também um acessório que é ideal para formar paredes exclusivas.

A linha Travertini é outra que reúne a reprodução de um mármore atemporal e cheio de sofisticação. Os tons naturais ajudam a criar um ambiente acolhedor, ideal para salas.

Como vimos, o revestimento para sala desempenha um papel fundamental na definição do estilo e da funcionalidade do espaço.

Além disso, o porcelanato se destaca como uma escolha superior devido à sua durabilidade, facilidade de manutenção e variedade de opções de estilo.

Quer ver exemplos de como usar os revestimentos na decoração do ambiente? Continue conosco e confira inspirações para sala!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Qual o melhor revestimento para sala?...

Qual o melhor revestimento para sala?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies