Top 5 salas com lastras para você se inspirar
Peças imponentes e cheias de elegância. Assim são as lastras, superfícies gigantes em porcelanato. Eles podem decorar parede, piso, formar painéis, cubas e até móveis, levando para as salas com lastras mais sofisticação e modernidade.
As lastras Portobello reproduzem de maneira fiel vários materiais, como o mármore, a madeira, o concreto e a pedra. Para além da estética, são uma excelente opção para quem busca também por versatilidade, sustentabilidade e praticidade.
Conheça a seguir alguns projetos de salas com lastras e descubra como as peças da Portobello fazem a diferença!
Salas com lastras para se inspirar
Em formatos como 90x180, 120×240, 120×260, 120×270, 160x320 e 120×278, as lastras são deslumbrantes por si só. Mas, claro, com a decoração certa, podem ganhar ainda mais destaque. Confira 5 lastras da Portobello em projetos de salas que vão te inspirar:
1. Oro Bianco
Salas com lastras já são elegantes por si só, mas o uso de peças claras, que reproduzem mármore, dão um toque a mais de requinte. É o que acontece no projeto em destaque.
Com 120X260cm, Oro Bianco é uma lastra elegante. Tem acabamento polido, um dos queridinhos de quem preza pela sofisticação.
A sala ainda traz uma combinação entre os veios da lastra marmorizada com a mobília e outros detalhes, como as luminárias.
Para se destacar no ambiente, as poltronas trazem a estampa clássica de pied de poule em cores que contrastam e se sobressaem.
Outro ponto interessante é observar a versatilidade das lastras nas salas. Ela pode aparecer nas paredes, no piso, em móveis e até formar um painel para a televisão, por exemplo.
2. Or de Cacau
Inspirada nos mármores espanhóis, Or de Cacau é uma lastra da Portobello que traz veios dourados que iluminam o fundo achocolatado. Seu tom escuro traz todo o aconchego que as salas com lastras pedem.
Inclusive, o clima acolhedor ganha reforço com a lareira revestida com o porcelanato marmorizado marrom, que chama a atenção no ambiente neutro, porém elegante.
Apesar da escolha de tons básicos, a lastra marrom é fácil de combinar com outras cores e materiais, como tons terrosos e madeira, por exemplo. Assim, é possível criar salas com lastras de diferentes estilos.
E além do formato 90x180, Or de Cacau também conta com uma versão 120x120, ideal tanto para paredes quanto para o piso.
No projeto em destaque, as duas peças foram usadas. A retangular para a lareira, no fundo da sala, e a quadrada para os cortes, como nos detalhes entre o piso Bianco Covelano (lastra de 120x270).
3. Nero Venato
Outra opção para salas com lastras escuras é Nero Venato. O modelo petit (90x180) tem inspiração no mármore encontrado na cordilheira do Himalaia, onde fica o Everest.
Considerado a esmeralda paquistanesa, o mármore preto com veios dourados conquistou a decoração de luxo quando começou a ser usado na Itália.
Atualmente, as lastras que reproduzem esse material são uma ótima opção para obras e reformas no Brasil, já que têm preço mais acessível, são versáteis e mais sustentáveis.
Por falar em versatilidade, uma das salas com lastras que destacamos traz a combinação com cores terrosas para um ambiente mais aconchegante. Os tons remetem à natureza e criam uma atmosfera de bem-estar.
Melhor ainda quando encontram combinação com outros elementos naturais, como plantas, ou ainda tecidos de algodão e linho.
No entanto, a lastra que interpreta o mármore preto também pode aparecer em projetos de outros estilos. Por exemplo na arquitetura contemporânea ou em ambientes cheios de brasilidade. Basta usar a criatividade e combinar os elementos certos!
4. Calacatta Puro
Para quem prefere salas clean com toque de sofisticação, Calacatta Puro pode ser a opção ideal. Em conjunto com suas outras faces, criam sensações de superfícies contínuas, pela sequência dos desenhos dos veios do mármore.
O fundo branco e os veios cinzas formam uma combinação atemporal. A reprodução é do mármore calacatta, que remete ao dinamismo e à tranquilidade.
A pedra de origem italiana é cheia de elegância e combina com diferentes estilos, o que faz dela uma das mais usadas por arquitetos e decoradores.
Um ótimo exemplo é a sala em destaque. Para começar, observe como a lastra ganha protagonismo ao formar uma espécie de painel na parede da escada. Agora, repare na combinação com outros materiais como metal, madeira e têxteis.
Já o piso neutro em porcelanato permeia todo o ambiente e interliga os elementos da decoração da sala. Resumindo: é um exemplo de como usar a lastra na sala de maneira que ganhe destaque, mas também se integre com outros recursos visuais.
5. Siena Chianti
Uma ideia de decoração para transformar os espaços é formar um painel de porcelanato ou lastra. Ele pode formar uma espécie de divisória entre os ambientes, ficar atrás da televisão ou simplesmente destacar uma parede do ambiente.
Seja qual for a sua escolha, certamente vai chamar a atenção e transbordar sofisticação. No caso da escolha de salas com lastras formando painéis, a elegância fica ainda mais evidente, já que as peças se unem perfeitamente, como se fossem uma só. Portanto, o efeito é muito parecido com o mármore natural.
No caso da sala em destaque, a escolha foi por Siena Chianti, que tem 120x270. O painel com seis peças se destaca em um fundo de espelhos que confere leveza às lastras.
Para criar unidade visual, o piso é revestido com a mesma lastra. Já a parede lateral ganhou ripas de madeira, que conversam com a poltrona e a mesa de centro.
Além de lastras para um ambiente chique e elegante, a Portobello também conta com outras opções para a obra ou reforma, como para a etapa do pós-obra. Conheça a solução completa para a sala na Portobello Shop!
Imagem principal: Elegância é marca das salas com lastras, que formam superfícies contínuas nos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)