07.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Nero Venato se inspira nos melhores temperos históricos de sua terra natal, o Paquistão, para ser criado (Foto: Portobello S.A.)

Nero Venato: lastra versátil inspirada em clássico paquistanês

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.07.2021
Conheça o Nero Venato, a petit lastra da Portobello que reproduz com alta fidelidade o mármore paquistanês de veios dourados.
minutos de leitura

Robustez, um convite à história da Terra e uma grande inspiração paquistanesa. Essa mistura de ingredientes traduz um pouco a essência do Nero Venato, um dos mais novos modelos de lastras da Portobello. A peça, no formato de "petit lastra", de 90x180cm, comparada ao padrão tradicional de porcelanato imenso, carrega mais bons atributos do que só proporções versáteis.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Boas fontes de inspiração, muita história e estudos para criar um porcelanato foram contemplados com um resultado acima de expectativas. A novidade chamada Nero Venato importa um dos materiais mais naturais do planeta, extraído do Paquistão.

Neste post você vai conhecer a história, singularidades, possibilidades e dicas de decoração para usar o Nero Venato, o mais novo membro da família das lastras Portobello. Acompanhe!

As origens do Nero Venato, o mármore paquistanês

Nero Venato, moodboard
Mistura de essências que conferem o tom, a textura e a solidez do Nero Venato (Foto: Portobello S.A.)

Nas montanhas gélidas ao norte do Paquistão, a Portobello e sua equipe de produto foram buscar a fonte de inspiração para criar algo surpreendente. O país do Oriente Médio, com sua beleza, cultura e geografia singulares, é a terra natal de uma preciosidade chamada Nero Venato.

Esse é um mármore encontrado em meio à cordilheira do Himalaia, famosa cadeia de montanhas que tem o Everest, pico mais alto do mundo. A joia natural que ganha projetos é resultado de milhões de anos de trabalho da mãe natureza, provocado por mudanças climáticas constantes e a própria alteração geológica da região.

O Himalaia cresce 4 milímetros por ano. Ou seja, ele está sempre em expansão e querendo tocar o céu. Desse crescimento natural, que também recebe a lava e atividade vulcânica próxima, brota o Nero Venato.

Nero Venato é o mármore preto e brilhoso, com veios dourados. Toda essa beleza é natural e confere o apelido pelo qual ele é conhecido no mundo das joias marmorizadas: a esmeralda paquistanesa.

Do Paquistão ao mundo, o Nero Venato foi amplamente incorporado à arquitetura e decoração na Itália. E foi este país europeu, com sua tradição em moda e artes decorativas, e capaz de transformar o que é ordinário em arte, que alçou a esmeralda paquistanesa ao luxo.

Nero Venato, sala grande com lareira
Ambientes amplos agraciados com a petit lastra e poucas decorações carregam um ar de minimalismo (Projeto: Portobello S.A.)

Os benefícios de aplicar a esmeralda paquistanesa em formato petit

A história do Nero Venato chega às mãos da equipe Portobello e se transforma na petit lastra mais nova da Coleção Unlimited. Com isso, dá continuidade às possibilidades ilimitadas que as superfícies imensas garantem em todos os sentidos.

Nero Venato é a lastra em tamanho 90x180cm, que transborda todas as qualidades das maiores lastras da coleção, com um design singular, agraciando ambientes com esse tempero oriental e raro.

Versatilidade

Versátil é uma qualidade essencial das lastras. Nessa versão 90x180, o modelo confere todas as possibilidades para decorar ambientes de forma otimizada e com o máximo acabamento.

Paredes, pisos, cantos, todos os ambientes podem e merecem receber essa joia do Paquistão, que ganha seu design e criação em porcelanato, 100% fiel à original.

Acessibilidade

O que era distante se tornou acessível. A lastra Nero Venato consegue traduzir com perfeição todas as nuances da esmeralda do Paquistão. Do tom preto e brilhoso, sem exageros, com seus veios dourados que percorrem cada pedra de forma orgânica.

Se antes o Nero Venato era restrito ao mercado europeu no quesito acessibilidade, com o porcelanato ele pode ser usado em diversos projetos. Amplia-se assim as opções para a decoração de interiores e cria-se mais experiências para quem busca um décor sóbrio e elegante.

Nero Venato, pia de cozinha
Portas de móveis e revestimentos: o Nero Venato prova a sua versatilidade para qualquer projeto (Projeto: Portobello S.A.)

Sustentabilidade

A forma como o porcelanato é produzido não afeta o meio ambiente da mesma maneira como a fabricação de peças de mármore. Este é extraído de grandes montanhas e pedreiras, afetando região e comunidade locais.

Já para a produção de porcelanato são utilizadas as camadas superficiais de áreas com argila. Assim, a zona não é afetada profundamente, e seu entorno pode seguir com seus ciclos de vida de fauna e flora, sem riscos.

Já o outro ponto que torna o Nero Venato sustentável — assim como qualquer porcelanato Portobello —, é sua aplicação. Esta se dá de forma a evitar o desperdício de materiais, reduzindo ao máximo o descarte de entulho de construções.

Possibilidades

Lastras em formato menor continuam a garantir o amplo preenchimento de espaços. Por esse atributo, as placas agilizam a escolha de materiais, a paginação de ambientes e a aplicação dos revestimentos.

Por também exigir pouco rejunte quando comparado a revestimentos menores, o visual de grandes paredes e áreas fica mais limpo. O resultado é um design de luxo, com um pé no minimalismo.

Nero Venato, painel em cozinha
Grandes painéis parecem feitos de uma só placa (Projeto: Portobello S.A.)

Adaptabilidade

Um dos maiores benefícios do uso de lastras é sua grande adaptação a diversos projetos e ambientes. Com o Nero Venato, é possível elaborar obras contemporâneas, clássicas e com outros estilos arquitetônicos.

Além disso, as peças podem ser cortadas conforme o projeto requer, facilitando a adaptação do revestimento a diversos perfis e metragens de ambientes.

Além disso, peças como a petit joie Nero Venato, de tamanho 7,5x40cm, ampliam as vantagens de decorar espaços com arcos, como portas e janelas. Além de conferir um design diferenciado desse revestimento ao ambiente.

Destaque

As peças Nero Venato têm acabamento retificado, que dão um destaque ainda maior à decoração. Esse tipo de borda da lastra é totalmente reta, entregando mais precisão na montagem dos revestimentos e outras peças com o porcelanato.

No conjunto, o acabamento retificado acompanhado da textura, brilho e o tom do Nero Venato, entrega mais destaque ao ambiente. Um ponto a favor das combinações e contrastes com o décor de cada área, com muito luxo.

Nero Venato, lavabo
Grandes espaços ficam ainda mais imponentes com lastra Nero Venato (Projeto: Portobello S.A.)

As dicas para aplicar Nero Venato em diversos ambientes

O Nero Venato pode ser aplicado em diversos ambientes, sempre agregando alto padrão e essência de arte.

Mesmo para projetos que prezam pela brasilidade, em que o uso de madeiras e cores claras é reforçado, a lastra tem sua chance de ser usada, trazendo exclusividade ao todo.

Cozinha

Em cozinhas, o Nero Venato pode ser aplicado por toda a superfície de paredes e pisos, criando uma atmosfera mais fechada.

Contudo, é bom observar a quantidade de luz que incide nesse espaço. Se quiser ir por esse caminho de decoração, quanto mais luz natural entrar, será melhor.

Cozinhas também podem receber a nova petit lastra da Portobello em apenas uma parede ou em bancadas, conferindo bom destaque ao ambiente.

Sala

Para projetos que primam pelo clássico, a interpretação do mármore paquistanês fica perfeita em salas que seguem essa linha de design. Criando uma sensação de serenidade, típicas da natureza onde o Nero Venato nasce, mas com o luxo de uma pedra lapidada pelos melhores processos industriais.

Fazer painéis de Nero Venato em salas e usar objetos decorativos em tom dourado contribuem para uma combinação ainda mais chamativa, remetendo ao estilo art déco.

Nero Venato, sala com lareira
Faixas em salas e outros espaços marcam com muita expressão o ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Quarto

Quartos amplos ou compactos recebem bem o Nero Venato. Nesses casos, a esmeralda do Paquistão fica bem posicionada em paredes e pisos.

O uso de Nero Venato com revestimentos de tom cinza também cria uma sensação de tom sobre tom. Isso graças ao porcelanato que imita pedras naturais cinzas e cimento queimado, que seguem o clima que o mármore paquistanês carrega em seu DNA.

Banheiro

Usar lastras em banheiros é uma forma de, além de entregar luxo e exclusividade, também otimizar ao máximo a criação de um ambiente original.

O motivo é que o Nero Venato e outras peças de porcelanato em tamanhos acima de 90x180cm podem ser aplicadas de forma inteira nas paredes do ambiente.

Essa vantagem de preencher os espaços com a petit lastra ajuda a entregar um ambiente com as mínimas marcas de rejuntes. O que além de uma estética limpa, reforça que o ambiente fique o menos úmido possível e livre de infiltrações.

Nero Venato reveste banheiro
Nero Venato reveste banheiro por completo, com peças em madeira para complementar o tom natural da pedra (Projeto: Portobello S.A.)

Living

O Nero Venato é perfeito para livings, os ambientes em que a máxima é socializar e manter em dia as amizades e relações entre familiares e amigos, sempre climatizado por boas sensações.

A regra para usar essa pedra do Oriente Médio na decoração de interiores é seguir o perfil do projeto e a personalidade de seus moradores. Com esse equilíbrio de lados, a escolha da localização das peças e demais componentes será excepcional.

Muito em breve, todos poderão desfrutar de um living com esse clima de alto luxo, repletos de pessoas queridas. Mas a decoração não precisa ficar para depois, afinal, é preciso seguir com o dia a dia em casa, com muito conforto e bem-estar.

Porcelanato esculpido

O uso do porcelanato se desdobra dos revestimentos em paredes e pisos para peças esculpidas. Uma prova de que o material reserva verdadeiras joias em diversos temas, acabamentos e texturas, ao lado de boas inspirações e peças disponíveis.

Exemplos de peças que podem ser esculpidas com o Nero Venato são as pias, cubas e bancadas. Por conta de o material ter um acabamento retificado, ele proporciona o encaixe perfeito entre as peças para formar obras de arte na decoração de interiores.

Nero Venato, pia de banheiro
Linhas cruzadas: Nero Venato e Sonatta, ambas traduzindo o alto padrão em projetos (Projeto: Portobello S.A.)

Fachada

Uma das maiores vantagens do porcelanato é que ele é um material que pode ser exposto a intempéries do clima, garantindo as mesmas qualidades de quando aplicado em áreas internas.

Em fachadas, o material é cada vez mais usado tanto por sua beleza e diversidade de temas, como o Nero Venato, como por sua vantagem de climatização. Esse revestimento consegue reduzir as temperaturas internas, ajudando a economizar energia e conferir uma temperatura mais agradável.

Lastra Nero Venato
Lastra Nero Venato pode ser aplicada nas fachadas das residências (Projeto: Portobello S.A.)

Tornar os ambientes mais luxuosos sempre foi possível com o porcelanato. Contudo, elevá-los a novos patamares é uma tarefa que apenas algumas peças conseguem realizar. É o caso do Nero Venato, uma joia com origens remotas e desconhecidas do grande público, que agora se solidifica em projetos com a naturalidade do mármore paquistanês.

Conheça as inspirações que fazem peças como o Nero Venato irem além do ordinário e se transformarem em obras de arte. Viaje às origens da matéria que dá luz ao porcelanato com veios dourados!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Nero Venato: lastra versátil inspirada em cl...

Nero Venato: lastra versátil inspirada em clássico paquistanês

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies