09.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bilgen Coskun em seu apartamento na Turquia
Bilgen Coskun em seu apartamento em Istambul, que Lufe visitou durante sua viagem pela Turquia (Foto: Lufe Gomes)

Cobertura centenária em Istambul

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.01.2023
Em sua viagem pela Turquia, o fotógrafo Lufe Gomes visitou o apartamento de um curador de design, com decoração inspirada na cultural local
minutos de leitura

Sou realmente apaixonado por renovações que honram as histórias de imóveis antigos.

varanda com vista para cidade de Istambul
Vista para Istambul da varanda do edifício antigo (Foto: Lufe Gomes)

Em minha recente passagem por Istambul, na Turquia, fui visitar o apartamento cobertura de Bilgen Coskun, curador de design, decoração e arquitetura, que modernizou seu novo lar se inspirando na própria cultura da cidade na época da construção do edifício, valorizando a arte manual de artesãos locais e objetos garimpados.

porta colorida em apartamento
A porta de entrada é nova, mas inspirada no desenho das portas originais do edifício histórico. Destaque para a planta gigante (Foto: Lufe Gomes)

Quando cheguei no predinho modesto, de apenas cinco andares, já na porta de entrada notei que ali existia um cuidado com detalhes.

E foi isso mesmo que o Bilgen me contou. Depois de mais de um século de vida, o prédio já tinha passado por muitas renovações e a porta de entrada do seu apartamento já não era original. Então ele replicou o desenho da época, inspirado em outras poucas portas remanescentes do prédio, e deu a ela o tom azul claro.

sofá azul e tapete colorido em sala de apartamento na turquia
Sofá azul na sala ampla e iluminada (Foto: Lufe Gomes)

Essa cor faz um complemento interessante com sofá da sala ampla e iluminada. Aliás, quem vê essa sala espaçosa e com pé-direito alto, nem imagina que ali, originalmente, figuravam três quartos pequenos.

sala com sofá azul em apartamento
Janelas em arcos e telhado aparente branco são elementos arquitetônicos que encantaram Lufe (Foto: Lufe Gomes)

Dois pontos fizeram eu me apaixonar por essa arquitetura: o telhado aparente branco e as janelas em arcos, que levam a uma charmosa sacada contínua com vista para as mesquitas de Istambul.

Os arcos são inspirados na arquitetura original usada na época da construção. Já o telhado aparente foi uma grata surpresa quando removeram o forro existente, revelando um pé-direito de mais de 4,5 metros - morada perfeita para sua planta vistosa e alta, que é o maior destaque do ambiente.

lareira e estante com livros em sala de estar
Lareira de ferro, com moldura em mármore rosa (Foto: Lufe Gomes)

A lareira centenária era de um antigo hotel, toda em ferro. Para valorizar ainda mais essa peça rara, ele coloriu a parede acima no mesmo tom dos desenhos dos azulejos que foram pintados à mão.

mesinha pequena com objetos decorativos
Mesa de apoio com design de Bilgen Coskun em mármore rosa, aproveitando o bloco de mineral utilizado na lareira (Foto: Lufe Gomes)

O bloco de mármore rosa usado na lareira foi também aproveitado em diversas peças criadas por Bilgen, como as mesinhas em frente ao sofá e o aparador na entrada do apartamento.

Aquecedor decorado em apartamento
Detalhe do aquecedor, fabricado pela mesmo empresa desde o início do século 20 (Foto: Lufe Gomes)

Os aquecedores de parede são obras de arte admiráveis, com seus desenhos em alto relevo, que ganham ainda mais destaque pintados de branco. Eles parecem antigos, mas foram feitos há apenas cinco anos. Porém, atenção: pela mesma empresa que os produzem desde o início do século 20, e que ainda está em plena atividade. Isso não é incrível? São antigos, originais, mas sem ser ao mesmo tempo.

mesa de jantar sobre tapete em apartamento na Turquia
Na sala de jantar, o mesmo modelo de cadeira, mas com cores diferentes (Foto: Lufe Gomes)

Adorei a utilização do mesmo modelo de cadeira, mas de cores diferentes, ao redor da mesa de jantar, além da brincadeira de usar pequenas cúpulas cor de rosa nas arandelas garimpadas.

porta colorida em apartamento na turquia
O armário espelhado funciona como uma janela, inclusive no mesmo formato de arcos, por refletir a luz (Foto: Lufe Gomes)

O armário espelhado na entrada da casa foi inspirado no desenho das janelas e portas e pensado também para refletir a luz que vem de fora. É quase uma janela extra no ambiente.

O que me chamou atenção no corredor foram as luzes acima, e não entre as portas. Achei essa ideia genial e ajuda a valorizar ainda mais o pé-direito alto.

Micro cozinha com piso colorido
Micro cozinha funcional e branca, com destaque para o piso estampado e colorido (Foto: Lufe Gomes)

A cozinha é micro. Super pequena e funcional em branco. O destaque fica então para o piso nos tons de branco, cinza, bordô e preto. Acho sempre essa solução uma excelente ideia para se pensar em projetos. Transformar o piso em uma obra de arte. Assim, mesmo nesse caso, onde a cozinha é neutra, o piso é o destaque, o elemento principal, o charme do ambiente.

Lavabo pequeno com detalhes em dourado e piso colorido
No banheiro social, a mesma estratégia de tudo branco, menos o piso estampado (Foto: Lufe Gomes)

No banheiro social, também comprido e pequeno, ele usou as cores branco e preto, na mesma ideia de valorizar o piso, e o dourado nos detalhes.

quarto com cabeceira azul
Quarto espaçoso com tons esverdeados (Foto: Lufe Gomes)

O quarto enorme ganhou tons esverdeados com um armário fazendo as vezes de divisória do closet, que leva a uma suíte delicada e muito charmosa, nos tons de rosa claro e verde.

banheiro com banheira e móvel de textura canelada
Sala de banho em rosa claro e verde escuro, inspirada no Hamam (Foto: Lufe Gomes)

O tom verde escuro do revestimento da área de banho lembra um Hamam, tradicional casa de banho turco. O móvel oval faz mais uma vez uma ligação com toda a estética adotada no apartamento, inspirado nas portas e janelas.

vista da sala de estar com tapete vermelho, poltronas amarelas e Eames Lounge chair
Paredes brancas, mas muita cor na decoração, com destaque para as almofadas de pura seda (Foto: Lufe Gomes)

Bilgen ama cores, precisa de cores na vida, mas fez um apartamento com a base toda branca. Sobre isso, ele me contou que usa as cores sabiamente nos detalhes, como sofá, poltronas, cadeiras, planta imensa e pisos. Assim, se mantém conectado à energia das cores, como nas almofadas de sua marca Tangere, que são de pura seda, super coloridas e inspiradas no Expresso do Oriente.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cobertura centenária em Istambul...

Cobertura centenária em Istambul

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. È realmente lindo, que bom gosto em saber dosar o antigo e o contemporaneo !!! Lindo lindo. Adorei Lufe a sua reportagem e como conta tudo 😊✌️

  2. Lindo!!!!Amei as cores e aquela cristaleira majestosa parecendo uma janela!!Maravilhosas fotos meu amigo virtual Lufe Gomes!!!

  3. Adoro o olhar do Lufe para os detalhes. Nossa observação se aguça e vamos aprimorando nosso senso estético não só para a decoração, mas para tudo que se mostra aos nossos olhos. O apartamento de Bilgen tem vários belos detalhes em harmonia.

  4. Estou encantadissima com essa coluna do Lufe que fala sobre esse ap cob em Istambul !
    Que lugar lindo, que visão contemporânea de arquitetura em um lugar cheio de histórias … muito rico, principalmente quando vem ilustrado com fotos que te transportam para o lugar e a gente consegue entender tudo o que está sendo mostrado.
    Na minha opinião o Lufe Gomes é um dos melhores fotógrafos de arquitetura que eu conheço.
    Parabéns.

  5. Eu queria marcar 5 estrelas e não consegui com a marcação de tres disparou o enviar…😢

    1. Amei o estilo claro do teto e parede , explorando bem a energia das cores na decoração . Perfeito sou também apaixonada pelo universo das cores bem usadas sem muito exagero . Parabéns!!!!!

Lufe Gomes
Colunista
Colunista

Lufe Gomes é fotógrafo especializado em arquitetura e interiores, criador do projeto Life by...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies