10.01.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Casa rústica reúne elementos em cores terracota, palha, linho, pedra e madeira, que cria uma conexão com a natureza (Projeto: Portobello S.A.)

Casa rústica: chegou o momento de ter um lar acolhedor

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.01.2022
Elementos naturais e luz indireta ajudam a deixar casa rústica e aconchegante. Veja como transformar cada ambiente do seu lar!
minutos de leitura

A busca por aconchego e bem-estar ganhou novo significado desde o início da pandemia, pois precisamos passar mais tempo dentro dos nossos lares. E é aí que a casa rústica se destaca. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Ela faz um contraponto com os espaços modernos onde vivemos. Dessa forma, cria memórias afetivas, que geram o conforto de lembrar como tudo era antigamente. 

Isso acontece em um ambiente vivo e orgânico, que se conecta às pessoas, criando uma casa-refúgio ideal para descansar e, claro, receber. 

Se você deseja ter um lar mais acolhedor, está no lugar certo. Nas linhas a seguir, vamos contar o que é uma casa rústica e dar dicas específicas para cada cômodo. Acompanhe! 

O que é uma casa rústica? 

Seja na arquitetura ou na decoração, o estilo rústico é aquele que remete à natureza. Ele é marcado pelo uso de materiais orgânicos, como madeira, pedra, vime e palha. 

Aliás, essas são ótimas escolhas porque são cheias de texturas e relevos, o que ainda contribui para uma arquitetura sensorial.

Além disso, o estilo rústico se aproveita do aconchego proporcionado pelos tons terrosos, escuros ou neutros. 

Atualmente, também é possível ter uma casa rústica com materiais contemporâneos, como concreto aparente, cimento queimado e até mesmo porcelanato. 

Diferentes materiais podem se combinar em uma casa rústica, como madeira e cimento queimado
Diferentes materiais podem se combinar em uma casa rústica, como madeira e cimento queimado (Projeto: Marcelo Rosenbaum

Ao incluir elementos rústicos em uma decoração moderna, o ambiente se torna mais convidativo. Já quando acontece o contrário, é como se o lar tivesse um elemento surpresa. 

Além da versatilidade para adaptar e combinar diferentes estilos, a casa rústica pode estar em qualquer lugar. 

Geralmente, ela é vista no interior, mas também tende a ser encontrada em regiões litorâneas ou cidades grandes.

A verdade é que não há um local certo para se ter uma construção nesse estilo. O importante é seguir as preferências dos moradores. 

Como ter uma casa rústica? 

Muita gente imagina uma decoração antiga ou antiquada quando pensa em casa rústica. Mas a verdade é que esse estilo pode ser bonito e até sofisticado.

Casa rústica também pode ser moderna e sofisticada
Casa rústica também pode ser moderna e sofisticada (Projeto: Ana Paula Moreira / Foto: Alessandro Gruetzmacher) 

Há várias formas de tornar sua casa rústica por meio da arquitetura e da decoração. Por exemplo, é possível incorporar alguns dos itens abaixo:

  • objetos decorativos de metal, principalmente pintados de preto, como luminárias, abajures, esculturas e porta-retratos; 
  • itens artesanais como mantas, capas de almofada, trilhos de mesa etc.; 
  • móveis de madeira de demolição ou antiga; 
  • mobiliário e cestos em vime ou rattan; 
  • móveis de pallets ou caixotes; 
  • utensílios e metais em cobre; 
  • plantas, folhas e flores; 
  • vasos de cerâmica;
  • plantas secas; 
  • velas. 

No entanto, há outras dicas específicas para cada ambiente da casa rústica que podem inspirar você. Confira a seguir! 

Sala 

Esse é um ambiente propício para receber e relaxar. Portanto, precisa refletir todo o aconchego de uma casa rústica. 

Isso pode ser representado de diferentes formas, como por meio de sofás e poltronas em materiais como linho ou couro.

Em alguns casos, jogar uma manta ou algumas almofadas por cima do assento já vai dar o tom da rusticidade à decoração.

Para dar um toque especial, você ainda pode usar uma luminária que se destaque, de ferro, sisal, madeira, com fibra natural ou corda. São muitas as opções! 

Agora, se está na fase de concepção do projeto, construção ou reforma, há outras maneiras de tornar a sala rústica. 

Por exemplo, é possível deixar tijolos aparentes nas paredes, incluir vigas de madeira no teto, usar janelas de vidro com acabamento em madeira e por aí vai. 

Se a casa rústica estiver em uma região fria, vale investir em uma lareira. Além de trazer o estilo campestre, ela é aconchegante e convidativa para reuniões em volta do fogo nos dias mais gelados. 

Um bom exemplo de sala para casa rústica é o projeto mais abaixo, que mistura elementos naturais com minimalismo

O revestimento com aspecto de madeira é usado tanto no piso quanto na parede, dando continuidade. Para as superfícies pintadas, a escolha do cinza remete ao cimento, que reforça a rusticidade. 

Há ainda outros elementos na decoração que tornam a casa rústica, como a mesinha e a escultura em ferro, o tapete de sisal e a luminária em madeira e vidro.

Mistura de estilos moderno, minimalista e rústico cria ambiente cheio de personalidade
Mistura de estilos moderno, minimalista e rústico cria ambiente cheio de personalidade (Projeto: Portobello S.A.

Quarto 

Em uma casa rústica, o quarto é um dos ambientes onde dá para inserir diversos elementos desse estilo com facilidade. 

Para aderir rapidamente, é possível apostar nos têxteis certos, como uma cabeceira e cortinas em cores como cinza ou bege.

Além disso, dá para aplicar elementos em couro, como uma poltrona ou um sofá pequeno. Você também pode investir em um tapete de juta ou sisal. 

Móveis em madeira de cor natural são boas opções para o quarto de uma casa rústica. Entram para a lista mesa de cabeceira, cômoda, guarda-roupa, prateleira, estante e por aí vai. 

Para inspirar você, o projeto mais abaixo foi além e incluiu o estilo na arquitetura. O teto em madeira é uma das formas de deixar o ambiente acolhedor. 

Já o piso em porcelanato natural cinza-claro chega para equilibrar a decoração, de modo que não fique muito escura. 

As paredes em pedra são outro destaque, pois marcam o estilo da casa rústica facilmente. Repare ainda nos móveis em madeira e na iluminação indireta, que têm tudo a ver com o décor.

Quarto reúne diversos elementos rústicos, como madeira, pedra e iluminação indireta
Quarto reúne diversos elementos rústicos, como madeira, pedra e iluminação indireta (Projeto: Larissa Dias Arquitetura / Foto: Clausem Bonifácio) 

Banheiro 

Em uma casa rústica, até o banheiro pode contribuir para o estilo de decoração escolhido! Nesse caso, não há muitos móveis para inserir os elementos naturais. Mesmo assim, é possível trabalhar esses aspectos nos objetos decorativos, além da arquitetura.

Sobre os móveis, uma alternativa interessante é optar por uma bancada de madeira tratada com uma cuba de louça apoiada em cima. Também dá para criar prateleiras de madeira rústica ou outros detalhes, como gancho para toalha. 

Na decoração, o uso de plantas naturais ou secas dá um charme a mais para a casa rústica. Escolha peças em tons terrosos ou acinzentados. Se quiser um ponto de cor, opte pelas quentes, como vermelho, amarelo e laranja.

Quando o assunto é a arquitetura, é possível abusar da criatividade. Dá para escolher um porcelanato que reproduz madeira para usar tanto no piso quanto na parede. 

Há ainda boas opções de revestimentos cerâmicos com aspecto de cimento queimado, ideais para áreas molhadas. 

Nas partes secas, você pode utilizar o próprio cimento queimado. Ele traz contemporaneidade e contribui para uma casa rústica. 

É possível aderir ao estilo sem abrir mão da sofisticação da lastra que reproduz mármore, como é o caso do projeto logo abaixo. Ele faz um contraponto com a parede que parece feita em barro. 

Para completar, folhas de capim-dos-pampas enfeitam a bancada. 

No banheiro de uma casa rústica, uso de revestimentos que reproduzem materiais naturais é boa opção
No banheiro de uma casa rústica, uso de revestimentos que reproduzem materiais naturais é boa opção (Projeto: Doma Arquitetura

Cozinha 

Quando o assunto é cozinha, muita gente deixa o estilo rústico de lado na fase da construção. Isso geralmente acontece pela associação das matérias-primas àqueles porosas, que são menos resistentes e estragam com facilidade. 

No entanto, hoje em dia há diferentes opções de porcelanato para atender a essa demanda. Afinal, esse revestimento pode reproduzir materiais naturais e rústicos, como madeira e pedra. Garantindo, claro, a resistência a riscos e manchas.

Sendo assim, a cozinha se torna um prato cheio para quem quer uma casa rústica. Dá para incluir revestimentos com características naturais no projeto e ainda brincar ao misturar e combinar diversas peças. 

É o caso do projeto mais abaixo, que combina quatro tipos de revestimento. Além do toque rústico desses elementos, o teto tem a estrutura de madeira aparente. Na decoração, os móveis planejados em cor escura têm um design moderno, que se contrapõe à mesa rústica ao lado do fogão. 

Os utensílios em inox e cobre pendurados na parede trazem um ar de casa da fazenda. A prateleira vazada de ferro presa ao fundo reforça essa ideia.

A cozinha é um ótimo ambiente para dar vida à casa rústica. Elementos como madeira e inox são combinados facilmente
A cozinha é um ótimo ambiente para dar vida à casa rústica. Elementos como madeira e inox são combinados facilmente
(Projeto: CasaCam Arquitetura / Foto: Felipe Araújo)

Aliás, a cozinha é um prato cheio para mesclar elementos rústicos e modernos, como peças de madeira e utensílios de inox. 

Mais uma ideia interessante é incluir vasos com temperos na decoração. Assim, você incorpora plantas no ambiente de um jeito útil. 

Como vimos, em uma casa rústica, o aconchego é fundamental. E quando falamos em design de interiores, a conexão e o bem-estar estão entre as tendências para 2022. Saiba como aderir! 

Foto de destaque: Casa rústica reúne elementos em cores terracota, palha, linho, pedra e madeira, que cria uma conexão com a natureza (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa rústica: chegou o momento de ter um lar...

Casa rústica: chegou o momento de ter um lar acolhedor

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies