06.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato Portobello
Porcelanato Portobello é versátil. Pode aparecer em pisos e paredes de diferentes ambientes (Projeto: Portobello)

Porcelanato Portobello: o melhor revestimento para os seus projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.06.2023
Qualidade, design e sustentabilidade se unem no porcelanato Portobello, marca que é referência na América Latina e está presente em mais de 60 países
minutos de leitura

O porcelanato Portobello é reconhecido por sua qualidade e por seu design. Com presença global, a marca acredita que a estética dos seus produtos é o que a torna única e inovadora.

Dessa forma, é capaz de transformar a vida das pessoas por meio dos ambientes, que são a essência do seu negócio.

Afinal, os espaços geram experiências com a marca. Por isso, existe o cuidado de refletir o contexto local em cada lançamento.

Tudo converge para a criação e distribuição do design do porcelanato Portobello. A cultura, a estratégia e a gestão ajudam a gerar valor para todos os públicos.

O resultado são produtos bonitos e com alta qualidade, distribuídos em cerca de 60 países. Para isso, são produzidos anualmente 30 milhões de metros quadrados, com a ajuda de mais 3 mil colaboradores.

A história do porcelanato Portobello

Porcelanato Portobello, história
Com mais de 43 anos de história, marca foi pioneira em diversos produtos no Brasil, como o porcelanato
(Projeto: Portobello)

Referência no Brasil, a Portobello é, hoje, a maior empresa de revestimentos cerâmicos do país. 

No entanto, a história do porcelanato Portobello começou em 1979, com a produção em sua primeira fábrica, em Tijucas, Santa Catarina. O local ainda é a sede da companhia.

Em 1981, houve uma expansão das atividades com o início da exportação. Sempre inovando, em 1984 a marca lançou a primeira linha de revestimentos para alto tráfego, chamada de Carga Pesada.

Os anos se passaram e, em 1991, além de anunciar os primeiros revestimentos para fachada, a Portobello também abriu capital.

Porém, foi em 1992 que começou de fato a história do porcelanato Portobello. Isso porque a marca trouxe para o Brasil essa tipologia cerâmica, importada da Itália.

No ano seguinte, uma importante ação contribuiu para a sustentabilidade. Com a construção da nova Estação de Tratamento de Efluente Industrial, foi possível começar a separar partículas sólidas para serem recicladas, voltando à cadeia produtiva como matéria-prima.

Em 1995, foi a vez de implementar uma tecnologia para recuperação de calor. Foi uma forma de economizar energia e reduzir o impacto ambiental da produção.

Outro passo para a popularização do porcelanato Portobello foi o lançamento da rede de franquias Portobello Shop.

E, em mais uma iniciativa voltada para a sustentabilidade, em 2000 houve a implementação do gás natural nas fábricas. O uso da energia limpa se deu início em fornos e secadores.

Leia também

Fabricação do porcelanato Portobello teve início em 2001

Porcelanato Portobello, fabricação
Marca cresce a cada ano, trazendo inovações em cerâmica (Projeto: Portobello)

Foi em 2001 que teve início a produção do porcelanato Portobello. Daí em diante, a marca continuou a crescer. No ano de 2005, por exemplo, ela alcançou 60% da exportação das vendas.

Mais uma vez inovando, em 2010 lançou o porcelanato de espessura reduzida (extra fino). A novidade foi anunciada ao mesmo tempo que no mercado italiano.

No ano seguinte, começou a produção com a tecnologia de impressão digital, que confere desenhos mais reais ao porcelanato Portobello.

Graças a essa trajetória, a marca se tornou a maior fabricante de revestimentos cerâmicos da América Latina em 2012. Logo após, em 2013, houve o lançamento de produtos em grandes formatos

Com o intuito de levar a qualidade Portobello para um público com poder aquisitivo menor, em 2015 a empresa lançou a Pointer, que nasceu para democratizar o design.

Já em 2017, chegou o projeto Officina Portobello, responsável por oferecer mobília em porcelanato, serviços e uma seleção de metais.

Em 2018, foram lançados novos grandes formatos, além da abertura da Portobello America, nos Estados Unidos.

No ano de 2020, aconteceu a inauguração da Fábrica Lastras, que são gigantes superfícies de porcelanato.

Dois anos mais tarde, começou a construção da fábrica da Portobello America, no Tennessee, Estados Unidos.

Também em 2022, a marca levou o Prêmio iF Design Awards, considerado o Oscar do design, na categoria Produto. A premiação veio graças ao Cobogó Mundaú.

Portobello é uma marca internacional

Há diversas Portobello Shops espalhadas pelo Brasil. Seus produtos ainda estão disponíveis nas lojas de revendedores parceiros, sejam elas físicas ou online.

Sem falar na presença nos cinco continentes e do canal de vendas para construtoras. Portanto, é uma marca brasileira, mas com reconhecimento global.

Marca que une design, inovação e sustentabilidade

Entre os pilares da Portobello, encontramos pontos importantes como sustentabilidade, design e inovação.

Quanto ao primeiro aspecto, fica mais claro quando falamos sobre o processo de produção do porcelanato, que respeita o meio ambiente.

Além disso, a marca se preocupa em manter um olhar para o futuro, com equipes focadas no design e na inovação.

Assim, é capaz de trazer sempre novidades para o mercado, tanto em termos estéticos quanto de produtos e processos.

O resultado é o reconhecimento por ditar tendências. Isso reforça o foco em construir um futuro onde todos evoluem juntos.

Porcelanato Portobello vai além de revestimentos

Porcelanato Portobello, produtos
Além de revestimentos, porcelanato Portobello também aparece em móveis, bancadas e nichos, por exemplo (Projeto: Officina Portobello)

Grande parte das pessoas conhece o porcelanato Portobello, mas não sabe que a marca produz outros produtos.

Além de revestimentos de diferentes formatos e aspectos, a empresa também fabrica móveis e complementos.

No primeiro caso, são bancadas, nichos, mesas, objetos e acessórios como bandejas.

Já os complementos, junto a marcas parceiras, comercializa banheiras, cubas, metais como torneiras e chuveiros, além de ralos, que tornam as instalações ainda mais bonitas e harmônicas.

A fabricação do porcelanato Portobello

O processo de produção do porcelanato Portobello é um dos pontos que chamam a atenção e destacam a marca.

Afinal, há uma busca constante por processos mais sustentáveis, respeitando a biodiversidade e otimizando o uso dos recursos naturais.

De maneira geral, a produção do porcelanato Portobello se divide em quatro principais etapas, que você confere nas linhas a seguir.

Jazidas

As jazidas são onde ocorre a extração da matéria-prima do porcelanato Portobello. 

Para que essa atividade cause menos impacto ao meio ambiente, a marca cuida da regeneração desses locais. Dessa forma, respeita a vocação natural de cada área.

Essa é uma das principais vantagens do porcelanato Portobello em relação a materiais naturais como madeira, pedra e mármore.

Até porque, a extração da principal matéria-prima da cerâmica — a argila — acontece de maneira superficial.

Há ainda critérios para a gestão de impactos sociais e de licenças das jazidas. Para garantir que as regras pré-estabelecidas sejam seguidas, acontecem auditorias periódicas que ajudam a preservar a biodiversidade.

Além disso, existe uma preocupação com o controle da qualidade da água e com a redução da emissão de gases poluentes, como o CO2.

Valorização da água

Por falar nisso, a Portobello conta com fontes próprias para a captação de água. Também reutiliza 100% da água do processo de produção por meio de um circuito fechado.

Assim, evita o uso desenfreado de um dos recursos mais importantes para a manutenção da vida no planeta, que é limitado.

Energia limpa

Porcelanato Portobello, produção
Adoção de práticas sustentáveis durante a produção tornam porcelanato Portobello alternativa a materiais naturais (Projeto: Portobello)

Reduzir o consumo de energia também é uma prática sustentável que faz parte do processo produtivo do porcelanato Portobello.

Uma das medidas adotadas nas fábricas é o aproveitamento do calor da própria produção das cerâmicas como fonte limpa.

A marca ainda investe em gás natural (88%) e eletricidade (12%). Além disso, adota princípios e tecnologias que ajudam a garantir o uso racional desses recursos naturais.

Resíduo zero

A geração de resíduos é uma das grandes preocupações em termos de sustentabilidade. 

Pensando nisso, a marca reutiliza ou recicla 99,9% dos resíduos gerados com a produção do porcelanato Portobello.

Essa é uma forma de promover a economia circular e responsável dentro das fábricas. Mas a empresa vai além, incentivando o reuso de resíduos de terceiros.

Entre os exemplos estão vidros e plásticos de embalagens — que, em vez de serem descartados, servem como matéria-prima para sacos de lixo.

As principais linhas de porcelanato da Portobello

Porcelanato Portobello, linhas
Com diferentes linhas, porcelanato Portobello se encaixa e todos os estilos (Projeto: Portobello)

Quem quer usar porcelanato Portobello nos projetos conta com diversas opções. Assim, é possível utilizá-lo em qualquer ambiente, seja interno ou externo; seco ou molhado.

Além disso, os revestimentos podem ser aplicados em paredes, para formar detalhes como painéis, cabeceiras e até lareiras em porcelanato.

No entanto, há três tipos de produtos que se destacam no portfólio da Portobello, como você confere na sequência.

Lastras

As Lastras são porcelanatos em formatos gigantes. Elas chegam para levar requinte, sofisticação e elegância para os projetos.

Podem ser usadas tanto em pisos quanto em paredes, como acontece com os produtos da linha Unique, como Verde Alpi e Or de Cacau.

Reprodução de materiais naturais

Como o porcelanato Portobello é mais sustentável do que matérias-primas naturais, é uma boa alternativa a esse tipo de produto.

Até porque, a qualidade dos revestimentos da marca garante uma aparência muito semelhante à natural, tanto em design quanto em textura.

A linha Boreal, por exemplo, reúne opções de porcelanato amadeirado. Contudo, também há produtos com aspecto de mármore, pedra e metal.

Decorados

Porcelanato Portobello, decorado
Porcelanato Portobello pode aparecer em diferentes cores, estampas e texturas (Projeto: Nadezhda Mendes da Rocha)

Além das opções acima, o porcelanato Portobello pode aparecer com diferentes estampas, ideais para quem deseja uma decoração personalizada.

Como exemplo, podemos citar os produtos da linha Soma. Ela foi criada em uma parceria entre a marca, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e sua filha, Nadezhda Mendes da Rocha. A linha ganhou, inclusive o prêmio 2023 da Elle Deco Brasil Design Awards, na categoria Revestimentos.

Agora que você já sabe mais sobre o porcelanato Portobello, que tal conferir as opções disponíveis no site da marca? Acesse e fique por dentro de todas as novidades!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato Portobello: o melhor revestimento...

Porcelanato Portobello: o melhor revestimento para os seus projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies