13.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Escolher a cadeira certa para a bancada da cozinha garante conforto e praticidade (Projeto: Carla Felippi)

Como escolher a cadeira para bancada de cozinha ideal? Confira as dicas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.05.2022
Se você está decidindo sobre os móveis para seu projeto e não sabe como decidir qual a melhor cadeira para a bancada de sua cozinha, está no lugar certo. Veja as melhores dicas para acertar na escolha
minutos de leitura

Escolher a cadeira para bancada de cozinha requer a análise de diferentes fatores de seu projeto e também o conhecimento sobre as diversas opções que existem no mercado. Apenas assim você poderá decidir por uma opção que garanta segurança, conforto e harmonia para o ambiente – sem deixar de lado a estética do espaço que pode ser completada por esse elemento.

É claro que escolher o modelo e material certo para sua bancada da cozinha é o primeiro passo para acertar na composição desse espaço. Entretanto, pensar no design dos assentos também fará uma grande diferença no resultado final do ambiente. E, se quiser aprender como selecionar a opção de banqueta certa para sua cozinha, confira o conteúdo de nossos especialistas!

Qual a diferença entre banqueta e cadeira para bancada da cozinha?

Ao falarmos sobre os assentos para adicionar próximo à bancada da cozinha, é normal que nos perguntemos sobre a diferença entre esses dois tipos de peça. Na verdade, a grande distinção entre esses os elementos é a altura média de cada um deles:

  • As cadeiras normalmente possuem cerca de 50 cm de altura e são usadas para mesas ou bancadas de até 70 cm;
  • As banquetas possuem, em média, 75 cm ou mais, e podem ser aplicadas para móveis a partir de 1m de altura.

Essas medidas são pensadas para garantir o conforto de quem irá utilizar esses assentos, e analisar este fator lhe permitirá escolher mais assertivamente qual dessas opções incluir em seu projeto.

Por exemplo, se sua bancada é do modelo ilha e você deseja utilizar parte dela para o preparo dos alimentos e a outra para refeições rápidas, não dá para incluir assentos baixos no projeto. Caso fizesse isso, quem desejasse comer ficaria muito para baixo do nível do tampo, sendo desconfortável e pouco ergonômico.

Portanto, se sabe que terá uma bancada alta, opte pelos modelos de banqueta maiores, que permitam que o tronco de quem está a utilizando fique bem acima do tampo. Sabendo disso, descubra quais outros pontos deve pensar para decidir a cadeira ou banqueta ideal para sua cozinha.

O que considerar para escolher a cadeira para bancada da cozinha?

Para encontrar a cadeira ideal para a bancada de sua cozinha, é preciso tomar cuidado com alguns fatores que podem interferir diretamente na usabilidade do espaço em que esses elementos serão alocados. Selecionamos os principais pontos a considerar e te explicaremos o que observar para acertar na compra!

Tamanho do ambiente

O tamanho de seu ambiente é o primeiro tópico a observar quando quiser escolher a cadeira ou banqueta para usar em sua bancada. Afinal, se houver pouco espaço para a passagem, precisará adquirir um modelo mais compacto para que essas peças não fiquem no meio do caminhoe aumentem as chances de os moradores esbarrarem na hora de passar.

Entretanto, se sua cozinha possuir bastante espaço, é possível optar por banquetas maiores, desde que sejam confortáveis, funcionais e que não sobrecarreguem visualmente o ambiente. Dessa forma dá até mesmo para ter uma mesa de jantar e uma bancada sem que ambas as partes da composição disputem a atenção.

Cozinha em tons claros com banquetas marrons e elementos amadeirados.
Com a banqueta correta para sua bancada você aproveita melhor o ambiente (Projeto: Incomum Arquitetura Singular)

Material da banqueta

É indispensável pensar também no material de que será feito a banqueta para garantir conforto aos usuários sem comprometer a durabilidade das peças. Por isso, se estiver planejando uma cozinha interna e de uso diário, invista em elementos com materiais mais resistentes e impermeáveis que aguentarão tranquilamente o fluxo de moradores e serão de fácil limpeza.

Já para cozinhas e espaços gourmet, cadeiras e banquetas com materiais estofados tornam-se uma opção interessante, uma vez que serão menos utilizadas e sua aparência não será prejudicada. Essas peças adicionarão um toque mais luxuoso ao ambiente, diferenciando-o de um local que se utiliza no dia a dia.

Estilo da decoração do ambiente

Assim como os demais móveis e elementos de seu ambiente,as cadeiras usadas na bancada precisam estar de acordo com o estilo de decoração escolhido para aquele espaço. Dessa forma uma peça que é essencialmente funcional se torna também um item de ornamentação, deixando a composição ainda mais completa.

Existem bancos, cadeiras e banquetas de diversos modelos, com materiais e designs muito diversos. Por conta disso, você não terá problemas para encontrar um que harmonize exatamente com a proposta de sua cozinha, e com a escolha certa dos móveis, a decoração de sua casa ficará ainda melhor.

Dentre os variados modelos que existem, é interessante que escolha um que contraste com o revestimento da bancada para que os assentos fiquem destacados, criando um senso de profundidade no ambiente.

Cozinha com design moderno e banquetas estofadas com partes de metal próximo a bancada.
O design das banquetas combinando com o estilo do projeto enriquece a decoração (Projeto: Carla Felippi)

Disposição dos outros móveis da cozinha

Como falamos no item de tamanho do ambiente, é importante que, em qualquer local da casa, os moradores consigam andar livremente pelo espaço, sem que nenhum móvel fique atrapalhando. Quando pensamos em locais de uso diário como a cozinha, esse cuidado torna-se indispensável.

Pense em que local colocará a pia, a bancada, a geladeira, os armários e os demais elementos para que possa dispor as banquetas da melhor forma sem atrapalhar o tráfego ou a abertura de alguma porta. Esse aspecto também ajudará definir qual o modelo que poderá escolher para aplicar em seu projeto, então não deixe de considerá-lo!

A cadeira correta para sua bancada contribui para a mobilidade no ambiente (Projeto: MN Arquitetura e Interiores)

Estilos de cadeiras e banquetas para bancada de cozinha

Existem banquetas e cadeiras feitas de diferentes materiais e com os mais diversos designs. Conheça algumas dessas opções para entender quais combinam melhor com seu projeto.

Banqueta de metal

A banqueta de metal é uma alternativa que combina perfeitamente com ambiente de estilo moderno ou até com um toque de decoração industrial. Dessa forma, é possível criar uma composição dinâmica, com elementos super atuais e de acordo com algumas das principais tendências no setor.

Caso o revestimento de seu espaço seja colorido e com um visual contemporâneo, os assentos de metal prateado são a melhor pedida. Entretanto, para ambientes com predominância do preto e branco, num estilo requintado, a escolha do dourado pode valorizar ainda mais a composição e ser o ideal para elevar o nível de requinte.

As banquetas de metal preto são ideais para uma decoração industrial. Nesse caso, escolha um revestimento que remeta ao tijolo ou ao concreto, e, para não sobrecarregar o visual, aposte em um piso de porcelanato claro, que é resistente e fácil de limpar.

Cozinha branca com bancada ampla, coifa e banqueta em metal.
Peças em metal acrescentam um toque moderno ao ambiente (Projeto: Carla Felippi)

Banqueta de plástico

Existe uma enorme variedade de designs disponíveis para quem opta pelas banquetas de plástico para cozinha. Há modelos que possuem encosto para as costas e assentos ergonômicos, enquanto outros são mais simples. Por ser feito de derivado de petróleo, esse mobiliário pode ser super resistente e ter um ótimo custo-benefício.

Essa alternativa combina bem com ambientes de decoração minimalista, principalmente se possuir apenas uma cor na extensão de toda a peça. Existem também as opções de plástico transparente, que deixam a composição ainda mais moderna e com menos elementos chamativos.

Cadeira de madeira para bancadas baixas

As cadeiras de madeira para bancadas baixas de cozinha são uma opção para quem deseja um visual aconchegante e confortável. Elas podem ser aplicadas principalmente em projetos que possuam uma ilha central e que a bancada integrada seja um pouco mais baixa, criando um local para as refeições ligado ao espaço de preparo da comida.

Além do mais, as cadeiras de madeira combinam com um estilo rústico e também são ótimas alternativas para incluir em uma área gourmet, que está cada vez mais presente em projetos de casas.

Vale ressaltar que nossa dica foi acerca de bancadas baixas por conta da altura média das cadeiras, que não passa de 50 cm, o que seria muito baixo para alguém se alimentar apoiado no tampo de uma bancada tradicional. Entretanto, nada impede que escolha bancadas de madeira mais altas e que possam ser utilizadas em móveis com altura maior.

Cozinha com bancada em ilha e outra bancada mais baixa com cadeiras ao redor.
Bancadas baixas permitem investir em cadeiras com design mais amplo (Projeto: Marina Mariani P. De)

Cadeira ou banqueta de fibra

As cadeiras ou banquetas de fibra natural são opções que podem compor um visual rústico, pois combinam muito bem com as peças em madeira.

Você ainda pode combinar as peças de fibra com uma mobília clara para trazer um aspecto mais natural e minimalista, sem pesar tanto na composição. Nesse caso, aposte também em cestos ou organizadores de fibra para incluir na cozinha e aumentar a harmonia da decoração desse espaço.

Lembre-se de investir apenas em peças de alta qualidade para que as fibras não se deteriorem rapidamente e você precise trocar as banquetas em pouco tempo.

Banqueta de tecido

As banquetas de tecido são uma das opções mais confortáveis em nossa lista por possuírem um estofamento em seus assentos. Elas podem ser encontradas em designs dos mais diversos tipos e normalmente são combinadas com outros materiais. Por exemplo, com um revestimento em tom claro, é possível escolher peças off white que tenham detalhes em metal prata, o que traz um ar de maior sofisticação.

No entanto, as banquetas e cadeiras de tecido também podem ser coloridas e estampadas, uma opção que tem tudo a ver com ambientes de decoração boho chic ou maximalista. Dessa forma, os assentos para bancada da cozinha se tornam parte de destaque da composição sem perder sua funcionalidade. Essa alternativa combina com projetos contemporâneos e com estilo criativo.

Você também pode decidir inovar ainda mais e incluir banquetas com tecidos de tons diferentes em sua cozinha para manter o visual harmônico sem ser tão básico. Para esses casos, os designs mais simples são os mais indicados para não acrescentar tanta informação de uma só vez nesse espaço.

Cozinha com bancada americana de madeira e mesa de jantar ampla.
Banquetas de tecido trazem sofisticação ao ambiente (Projeto: Patricia Ieno)

Inspirações de cadeiras para sua bancada da cozinha

Agora que sabe sobre o que deve considerar para decidir o assento ideal para a bancada da cozinha, bem como os estilos que existem, confira inspirações para escolher o melhor para seu projeto!

1. Cadeira para ilha de cozinha

Como a ilha da cozinha é um elemento que fica bem ao centro do ambiente, definindo o espaço de passagem que os moradores terão dentro da copa, é importante escolher cadeiras ou banquetas que não ocupem tanto espaço além da peça central. Para isso, aposte em designs mais simples e compactos – o que não quer dizer que precisará abrir mão da beleza de cada elemento.

Uma dica é fazer o tampo da ilha um pouco maior que o restante do móvel, para que aquela parte a mais possa servir como uma área em que os moradores façam suas refeições, e os assentos possam ser encaixados abaixo do tampo. Assim, você e sua família terão conforto sem comprometer a mobilidade dentro desse ambiente.

Quando não estiverem utilizando os bancos, basta voltá-los para a parte de baixo da bancada.

Cozinha branca com diversos elementos em metal e banquetas em couro marrom
Aumente a funcionalidade da ilha de sua cozinha adicionando banquetas altas (Projeto: Nathália Montans)

2. Banqueta para bancada de cozinha americana

Quando um projeto tem uma cozinha americana, esse elemento serve como uma divisória entre ambientes. Por conta disso, ao escolher as cadeiras ou banquetas que serão inclusas nesse local, é preciso considerar a decoração de sua copa tanto quanto a do outro espaço com o qual a bancada faz divisa.

Se o conceito de sua residência estiver harmônico e coeso, não será difícil pensar no design e nos tons que deseja para os assentos. No entanto, sua atenção deve ser focada em planejar a disposição dos elementos, para que nenhum dos dois ambientes fique sobrecarregado com mobílias e tenha sua mobilidade comprometida.

Por exemplo, se sua cozinha americana fizer divisa com a sala de estar, busque deixar um bom espaço entre as cadeiras da bancada e o sofá ou rack, para que se crie um corredor para passagem fácil de qualquer um que esteja na casa. Caso não queira que o visual fique carregado, aposte em banquetas do mesmo tom do revestimento de sua bancada, tornando esse elemento ainda mais neutro.

3. Banquetas para cozinha com bancada em "L"

As bancadas em "L" são modelos que têm mais espaço para integrar eletrodomésticos ou divisórias em sua parte inferior. Por conta disso, é importante pensar na disposição dos bancos de maneira que não atrapalhem o acesso a nenhum elemento incluso abaixo do tampo.

Como esse modelo de bancada normalmente é mais alto que as mesas, é importante escolher assentos altos e que permitam os moradores utilizarem esse elemento com conforto para fazer suas refeições rapidamente. Até mesmo é possível tornar esse o único espaço para alimentação da família, dispensando a mesa de jantar .

Lembre-se de escolher modelos de banquetas que não pesem visualmente no ambiente, pois as bancadas em "L" já são elementos que ocupam maior espaço e podem acabar sobrecarregando a decoração se unida com outras peças muito chamativas.

4. Cadeira para cozinha espaçosa

Se o seu projeto possui muito espaço nos ambientes, inclusive na cozinha, não é necessário pensar apenas em peças altas e compactas. Nesse caso, você pode escolher uma bancada mais baixa que a ilha de sua copa e investir em cadeiras mais espaçosas ou até no modelo de poltrona – aqui as dicas sobre assentos de tecido que falamos anteriormente também são válidas.

Esse estilo de cadeira ajuda a preencher o ambiente de maneira elegante e proporciona aos moradores um local aconchegante e bonito, como uma cozinha projetada deve ser. Assim, toda a família pode se reunir na copa e conversar enquanto preparam a comida, tendo um momento especial com muito conforto.

Cozinha espaçosa com elementos em tons escuros e banquetas de metal próximos a bancada de ilha.
Aproveite o espaço de sua cozinha para escolher banquetas com designs arrojados (Projeto: Fernanda Villefort)

5. Banqueta para cozinha com bancada e mesa

Quando uma cozinha possui bancada e também uma mesa pequena, pensar na mobilidade pelo espaço se torna ainda mais importante. Afinal, com essas duas peças o ambiente se torna ainda mais preenchido, e escolher os assentos errados pode fazer com que a mobilidade seja dificultosa.

Nesses casos, opte por modelos mais simples e compactos, para que estes itens não ocupem tanto espaço ou sobrecarreguem a decoração do local. No entanto, teste diferentes tons entre as banquetas para bancada da cozinha e cadeiras das mesas, para que esses elementos se destaquem sem destoar tanto entre si.

Cozinha com ilha e mesa de jantar, uma decoração maximalista e elementos em madeira, cinza e azul.
Varie entre os modelos de cadeira e banqueta para trazer mais elementos à composição (Projeto: Incomum Arquitetura Singular)

Una todas nossas dicas e inspirações para acertar no momento de adquirir as cadeiras para a bancada de sua cozinha! Acesse também a seção de referências de ambientes feitos por profissionais de arquitetura e disponíveis na vitrine virtual do Archtrends Portobello para ter mais ideias de como decorar sua casa com elegância e funcionalidade!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como escolher a cadeira para bancada de cozin...

Como escolher a cadeira para bancada de cozinha ideal? Confira as dicas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies