16.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Área com piscina faz parte de um dos projetos mais favoritados no Archtrends em 2022 (Projeto: Deisy Rigotto / Foto: Fábio Grison)

7 projetos arquitetônicos que se destacaram no Archtrends em 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.01.2023
Reunimos os projetos arquitetônicos mais acessados e vencedores de concursos, entre outros critérios que deram destaque a eles em 2022
minutos de leitura

Há milhares de projetos arquitetônicos no Archtrends para você conferir. Mas, claro, sempre tem aqueles que chamam a atenção de alguma forma.

Alguns são vencedores de concursos, outros são muito visualizados pelos visitantes do portal… São várias as maneiras de se destacar.

Listamos aqueles que se sobressaíram em 2022 para você se inspirar. Acompanhe!

1. Living integrado foi vencedor do concurso Archtrends e Casoca

Projetos arquitetônicos, Living Integrado
Ambiente integrado foi vencedor do concurso Archtrends e Casoca
(Projeto: Anderson Nogueira)

Profissionais e estudantes de arquitetura de todo o Brasil participaram do concurso Archtrends e Casoca com projetos arquitetônicos de convivência social.

Os trabalhos ainda precisavam ser uma residência familiar e levar em consideração princípios de sustentabilidade.

Três desses projetos arquitetônicos se destacaram e foram premiados. Outros sete receberam menção honrosa por sua relevância.

Os três primeiros colocados visitaram a fábrica da Portobello com o Casoca. Eles também foram convidados para participar do Archtrends Summit, assim como os participantes que tiveram menções honrosas.

Anderson Nogueira, de Feira de Santana (BA), foi um dos vencedores do concurso com o Living Integrado.

De acordo com o arquiteto, o espaço é “sexy e aconchegante”, proporcionando o convívio de toda a família. Sala de estar, de jantar e cozinha são integradas e permitem passar mais tempo junto de quem se ama.

Nesse projeto arquitetônico, produtos da Portobello ganharam destaque. Afinal, aparecem no piso, no painel, no aparador e até na mesa de jantar. Ou seja, ele demonstra toda a versatilidade das Lastras e do porcelanato.

Os outros dois vencedores do concurso foram os trabalhos Living Luar do Sertão, de Daniel Carneiro (Caruaru, PE), e Projeto CT, de Natalia Serain (São José dos Campos, SP).

2. Banheiro VN foi destaque na Batalha de Tendências

Projetos arquitetônicos, Banheiro VN
Em tons de cinza, banheiro conta com elementos que geram acolhimento
(Projeto: Portobello Shop Umuarama)

No início de 2022, foi lançado um desafio para as lojas Portobello Shop de todo Brasil: criar ambientes usando produtos da linha Unlimited Experience e publicar no Archtrends para concorrer a prêmios.

Os projetistas se dedicaram. Afinal, foram quase 550 projetos arquitetônicos recebidos e mais de 1.200 imagens compartilhadas.

Desse total, oito lojas tiveram um projeto concorrendo à Batalha de Tendências. A edição especial teve Vinicius Alves Cheron, da loja Portobello Shop Umuarama, como grande vencedor.

Sua criação foi o Banheiro VN, em tons de cinza. Apesar do tom frio, o ambiente consegue proporcionar aconchego, sobretudo pela escolha dos materiais.

Para a parede, a bancada e o nicho, por exemplo, ele usou revestimento que reproduz pedras francesas. A cerâmica na parede de fundo o complementa.

O contraste é feito pelo box e pelos metais em preto, o que aumenta a sensação de conforto e relaxamento.

Para tornar o ambiente ainda mais intimista e elegante, a madeira e as plantas completam o visual e dão charme.

3. Doma Arquitetura destacou projetos arquitetônicos preferidos

Projetos arquitetônicos, Apartamento Perdizes
Ao longo ao ano, Doma Arquitetura selecionou seus projetos preferidos no Archtrends
(Projeto: Robert Robl)

Em 2022, a Portobello estreitou a parceria com a Doma Arquitetura, levando ainda mais conteúdo de qualidade para os seus canais.

Uma das iniciativas foi a série de vídeos “Meus Projetos Favoritos”, em que Patricia Pomerantzeff selecionou e comentou seus ambientes preferidos no Archtrends.

Ela listou salas, cozinhas, banheiros e piscinas. Além disso, mostrou projetos arquitetônicos que usam porcelanato na bancada e que combinam o material com a madeira.

Entre eles, uma das salas com porcelanatos que se destacou foi o ambiente do Apartamento Perdizes.

O projeto, de Robert Robl, traz revestimento neutro e elegante. Assim, a reforma e decoração da área social ganhou toques de cor e estampas, mas sem que o visual ficasse “pesado”.

Inclusive, alguns detalhes foram pensados para aumentar o bem-estar e o relaxamento nesse espaço.

Além do uso do verde nos estofados e em estampas, as plantas levam a natureza para dentro de casa, contribuindo para um clima acolhedor.

4. Braun House é um dos projetos arquitetônicos mais favoritados

Projetos arquitetônicos, Braun House
Projeto de casa contemporânea está entre os mais favoritados de 2022
(Projeto: Bruno Brandini Arquitetos / Foto: Daniel Santo)

No Archtrends, é possível encontrar inspirações para todos os ambientes, tamanhos e estilos. Sem falar que o portal oferece funcionalidades ideais para quem quer reunir as melhores ideias.

Por exemplo, dá para favoritar diversos projetos arquitetônicos para servir de referência para as suas criações.

Em 2022, um dos mais favoritados foi a Braun House, de Bruno Brandini. Entre as fotos estão a área de lazer com piscina, o banheiro com bancada em porcelanato e a escada com uma luminária que ganha a cena.

A fachada da casa também teve detalhes revelados nas imagens do projeto. Com arquitetura contemporânea, traz materiais como madeira e porcelanato, além de fazer contraste de tons claros e escuros, chamando a atenção.

5. Casa B&D também está entre as mais favoritadas de 2022

Projetos arquitetônicos, Casa B&D
Com imagens de diferentes ambientes, Casa B&D também serviu de inspiração para muita gente
(Projeto: Deisy Rigotto / Foto: Fábio Grison)

A Casa B&D é uma residência de alto padrão projetada por Deisy Rigotto. Com fotos de diferentes ambientes, ela encantou os visitantes do Archtrends em 2022, ficando entre as mais favoritadas do ano.

Na cozinha, cores claras e madeira levam aconchego. Um toque vintage surge com os armários em verde-menta.

O painel ripado também aparece no lavabo, que traz ainda toda a elegância do porcelanato marmorizado.

Já o “banheiro da menina” conta com detalhes rosados, como a meia parede em cerâmica destonalizada.

Agora, um dos maiores destaques desse projeto arquitetônico é o hall de entrada. Para começar, ele traz piso em Lastra que reproduz mármore, dando a impressão de que a superfície é coberta por uma só peça.

A elegância fica completa com detalhes, como a porta principal e o aparador em madeira. Inclusive, logo ao entrar na casa, a vista é para a parte de fora, com direito a uma piscina para relaxar olhando para as copas das árvores.

6. Apto 504 é o projeto arquitetônico mais acessado em 2022

Projetos arquitetônicos, Apto 504
Projeto de apartamento pequeno está entre os mais acessados do ano
(Projeto: Helena Marcon / Foto: Pizzo Fotografia)

Casas e apartamentos pequenos são cada vez mais comuns. Mas ideias não faltam para decorar esses espaços e torná-los bonitos e funcionais.

Um dos projetos arquitetônicos de destaque em 2022 chega para mostrar, na prática, como isso funciona. E fez sucesso: foi visualizado mais de 22 mil vezes!

Cozinha, sala de estar e de jantar são integradas em um espaço reduzido, mas cheio de charme. Uma das técnicas para fazer com que o ambiente pareça maior é a preferência por cores claras.

Isso tanto nas madeiras quanto em pinturas, revestimentos, bancadas e estofados. Contudo, para quebrar a monotonia, foram usadas diferentes texturas.

Para não deixar o ambiente muito frio com o uso de tantas cores claras, o piso de madeira e os outros detalhes nesse material fazem a diferença.

Ainda pensando na otimização dos espaços, móveis planejados, gavetas e prateleiras ajudam a tornar a cozinha mais prática.

7. Casa Verde é um dos projetos arquitetônicos visitados pelo Archtrends

Projetos arquitetônicos, Casa Verde
Integração com a natureza e vista privilegiada são destaques de projeto que ganhou vídeo no canal do Archtrends
(Projeto: Diego Espirito Santo / Foto: Everson Martins)

Sabe aqueles projetos arquitetônicos que são realmente diferenciados? A Casa Verde, de Diego Espirito Santo, é assim.

Tanto que o Archtrends foi até lá para conferir de perto, além de produzir um vídeo especial sobre o trabalho.

Localizado na orla de Jurerê Internacional, em Florianópolis, o projeto arquitetônico explora a conexão do exterior com o interior.

Um dos destaques, claro, é a vista panorâmica. Além disso, a criação levou em consideração a necessidade dos moradores.

O casal, que tem dois filhos e quatro netos, costuma receber com frequência. Sendo assim, a cozinha conta com uma bancada grande e uma mesa de jantar com muitos lugares, para acomodar a todos.

Logo ao entrar, a sensação é de estar em um corredor verde, que explica o nome desse projeto, além de evidenciar a intenção de gerar aconchego por meio da natureza.

Usando estrutura metálica, a casa foi construída em menos de três meses. O material diminui os desperdícios na obra, revelando ainda preocupação com a sustentabilidade.

Para o fechamento, foram usados vidros, que permitem a entrada de muita luz natural, deixando vista livre para a área externa e a praia.

Os projetos arquitetônicos que se destacaram em 2022 certamente servem como inspiração daqui para frente.

Aliás, foi pensando nisso que listamos algumas características que aparecem com frequência no Archtrends. Confira 18 tendências de arquitetura e decoração para 2023!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

7 projetos arquitetônicos que se destacaram ...

7 projetos arquitetônicos que se destacaram no Archtrends em 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies