02.08.2022
Avaliação
()
5

Archtrends Summit: Nossa natureza é coletiva

Archtrends Summit é o principal evento de conteúdo da DW! 2022, com conversas com grandes criativos e reflexões sobre o futuro. Inscrições abertas!
minutos de leitura

Com o tema Me Is We: Nossa Natureza é Coletiva, a 5ª edição do fórum de conhecimento Archtrends Summit, organizado pela Portobello, quer provocar reflexões sobre o poder das ações colaborativas e ressaltar a importância de pensar no futuro de forma conjunta.

O encontro terá formato híbrido: no dia 8 de setembro, a partir das 10h, uma plateia de 600 arquitetos e designers de interiores, convidados pelas 150 lojas Portobello Shop distribuídas pelo Brasil, acompanha as conversas no hotel Rosewood. Ao mesmo tempo, a transmissão online gratuita multiplica o alcance de um conteúdo de alto interesse.

Faça sua inscrição para garantir sua participação.

No palco, o apresentador Pedro Andrade e o chef Alex Atala conversam sobre inovação; a curadora Taissa Buescu e o designer Humberto Campana tratam da manualidade no trabalho do Estúdio Campana; as arquitetas Patricia PomerantzeffGab de Matos e a designer Nina Talks compõem uma mesa de discussão a respeito de representatividade feminina; o artista plástico Vik Muniz profere uma palestra sobre criatividade; e as empreendedoras italianas Paola e Anna Lenti fazem uma participação em vídeo exclusivo. 

Semana de Design de São Paulo

O Archtrends Summit será um dos eventos âncora do DW!, a semana de design de São Paulo, que acontece entre os dias 4 e 11 de setembro. O festival, que é realizado desde 2012, é um dos três maiores eventos urbanos de design, arquitetura, decoração e economia criativa do mundo.

Enquanto o evento acontece, as Portobello Shop funcionam como um ponto de reverberação das ideias apresentadas no Archtrends Summit: será possível assistir à transmissão ao vivo nos endereços da marca em todo o país. 

Além disso, ao longo da DW!, quatro unidades da Portobello Shop organizam mostras de ambientes projetados por arquitetos. Leonardo Zanatta assina as intervenções na alameda Gabriel e no D&D Shopping, Carlos Carvalho muda o visual da loja da Vila Olímpia e Patricia Pomerantzeff criou a cozinha da Portobello Shop Pacaembu.

ME IS WE 

O tema deste ano do Archtrends Summit é Me Is We: Nossa natureza é coletiva. Entendemos que somos movidos por um profundo senso de comunidade. Ser humano é ser social, é ser parte de algo maior e perceber que estamos todos conectados. Analogicamente mesmo. Qualquer coisa que fazemos ou criamos interfere na vida de muitas pessoas aqui, em outra cidade, outro país e, em especial, no futuro.

O profissional de arquitetura exerce um papel fundamental na construção de novos tempos. Projetar é sempre uma experiência aberta a diálogos. Nasce da troca: um projeto nunca é feito por uma única pessoa. Promover esses diálogos é respeitar a própria natureza da arquitetura.

Essa é a atmosfera que guiará toda a programação do Archtrends Summit e, com a qual, pretendemos inspirar profissionais e estudantes de arquitetura de todo o Brasil.

Nossa natureza é coletiva

alex atala no archtrends summit 2022
Alexa Atala fará a abertura do Archtrends Summit (Retrato: Marcus Steinmeyer)

No tema Me Is We, vamos começar o Summit com um bate-papo entre o chef de cozinha Alex Atala e o jornalista Pedro Andrade. Atala falará sobre criatividade e inovação. O chef está cocriando uma linha de cozinhas em porcelanato com a Portobello.

As italianas Anna e Paola Lenti participam com um DOC exclusivo (Retrato: Maurizio Natta)

Em seguida, teremos a exibição de um DOC UNLTD com as empresárias italianas Anna e Paola Lenti. Paola é um grande destaque do design internacional, com colaborações com os convidados do próximo talk: os irmãos Campana.

Humberto Campana no archtrends summit 2022
Humberto Campana falará sobre a arte da transformação (Retrato: Bob Wolfenson)

Humberto Campana falará sobre a arte como ferramenta de transformação, em bate-papo com a curadora de design e colunista do Archtrends Taissa Buescu.

Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura
Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, participará da mesa Desenvolvendo Comunidades (Retrato: Mariana Orsi)

Em seguida, teremos uma mesa de debate formada exclusivamente por mulheres da Arquitetura e do Design: Patricia Pomerantzeff, arquiteta da Doma Arquitetura, Gab de Matos, arquiteta e apresentadora de tv, e Nina Talks, UX designer. Sob o tema Desenvolvendo Comunidades, elas falarão sobre representatividade e diversidade em suas áreas profissionais e como souberam usar o digital para ampliar seu alcance.

arquiteta Gab de Matos
A arquiteta Gab de Matos é outro nome feminino do Archtrends Summit (Retrato: divulgação)
Nina Talks
Nina Talks trará uma outra visão do design, com foco no digital

Para finalizar, o artista Vik Muniz fará uma palestra sobre criatividade, apresentando suas principais obras. Todas as apresentações levarão em conta a importância do coletivo para a construção do futuro que queremos.

Vik Muniz fará a palestra de encerramento do Archtrends Summit (Foto: divulgação)

Rosewood recebe o Archtrends Summit

Rosewood, na Cidade Matarazzo (Foto: divulgação)

A Portobello caprichou na escolha do local para o Archtrends Summit. Rosewood, o empreendimento que está movimentando São Paulo, é a cara do Archtrends! O hotel faz parte do complexo do antigo Hospital Maternidade Matarazzo, localizado a 150 metros da Avenida Paulista.

O empreendimento está sob comando do empresário francês Alexandre Allard, que, em 2020, participou do Archtrends Summit falando sobre o projeto Cidade Matarazzo, que agora recebe o evento.

Os responsáveis pela arquitetura deste renascimento são o arquiteto Jean Nouvel, ganhador do Prêmio Pritzker de 2008, e o designer Philippe Starck.

O novo hotel marca a entrada da rede de hotéis Rosewood na América do Sul. Estão em funcionamento no local, por enquanto, um hotel, seis espaços gastronômicos, ambientes para eventos, e uma surpreendente coleção com 450 obras de arte.

Além de incrível e desejado, o Rosewood São Paulo é também um projeto sustentável. Foram plantadas 250 árvores, distribuídas pelo jardim e entorno do edifício, e existe a política de zero utilização dos plásticos de uso único.

Inovação está no DNA da Portobello 

Última edição presencial do Archtrends Summit, em 2020 (Foto: Guto Campos)

Plataforma de conteúdos da Portobello, o Archtrends trata de tendências, inovação e conhecimento. O Archtrends Summit surgiu desse movimento. Relembre as edições anteriores:

Archtrends Summit 2018

Na primeira edição, em 2018, o tema foi Inovação da arquitetura e do design no Brasil e no mundo.

Archtrends Summit 2019

A segunda edição do Archtrends Summit, em 2019, teve importantes diálogos sobre Autenticidade como atributo essencial no design e na arquitetura. Assim como a primeira edição, foi realizado durante a Expo Revestir, maior feira de revestimentos da América Latina.

Archtrends Summit 2020

Em março de 2020, quando o mundo ainda não sabia exatamente o que aconteceria com a pandemia, a terceira edição do fórum reuniu mais de dois mil participantes em São Paulo. O encontro enalteceu a verdadeira versão de produtos, marcas e, principalmente, pessoas.

Archtrends Summit 2021

Durante o ano de retomada das atividades, e mostrando toda sua capacidade de adaptação, a Portobello promoveu o Archtrends Summit em um evento 100% online, gratuito e aberto ao público. A quarta edição trouxe o tema Um mundo mais sustentável, colaborativo e plural e reuniu mais de quatro mil pessoas de forma virtual.

Edição Especial 2021

Em outubro de 2021, a Portobello promoveu o Archtrends Summit Edição Especial Paulo Mendes da Rocha, um tributo ao arquiteto brasileiro ganhador de um Prêmio Pritzker. Em 2020, Paulo Mendes da Rocha palestrou no Archtrends Summit, e a edição especial foi uma homenagem ao grande nome do país, que faleceu no começo de 2021, aos 92 anos.

Participe da 5ª Edição do Archtrends Summit

Gostou de relembrar o que já aconteceu e está animado com o que está por vir? Então faça sua inscrição agora mesmo para participar da transmissão online e gratuita no dia 8 de setembro: acesse o link de inscrição aqui.

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. A Portobello sempre saindo à frente em inovação e tecnologia, presenteia a nós profissionais com o fórum Archtrends Summit. Obrigada mais uma vez por essa oportunidade.

  2. Olá! Sou arquiteta e morei um tempo fora do Brasil. Já trabalhei na Portobello Shop aqui em São Paulo e fui premiado como uma das melhores vendedoras da época. Como faço para conseguir convite para o evento presencial aqui em São Paulo?

    1. Olá, Ale,

      Agradecemos seu interesse em participar da edição 2022 do Archtrends Summit! Realmente, será um evento muito especial, com conteúdo relevante.

      O evento presencial tem número limitado de participantes, devido à capacidade física do espaço. Os profissionais de Arquitetura serão convidados pelas unidades Portobello Shop, dependendo de sua parceria com a loja.

      Porém, todos os interessados estão convidados a assistir o Archtrends Summit de maneira online e gratuita. Faça sua inscrição (acontece hoje, às 10h!): https://www.portobello.com.br/form/archtrends-summit

      Aguardamos você!
      Equipe Archtrends Portobello



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies