08.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Salas com porcelanato são bonitas e práticas. Revestimento é duradouro, fácil de limpar e manter (Projeto: Robert Robl)

5 projetos de salas com porcelanato indicados pela Doma Arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.12.2022
Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, listou seus 5 projetos de salas com porcelanato preferidos no Archtrends. Conheça!
minutos de leitura

O Archtrends está recheado de projetos para se inspirar. E ainda tem dica de especialista! A arquiteta Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, fez seu top 5 de salas com porcelanato em um vídeo especial.

Entre os projetos, você encontra salas com porcelanato neutro, imponente, reproduzindo materiais como pedra, mármore e até cimento queimado.

Quer conferir as escolhas de Patricia Pomerantzeff? Acompanhe as linhas a seguir para assistir ao vídeo e ver cada detalhe dessas 5 salas com porcelanato!

1. Casa Ponto de Encontro está entre salas com porcelanato que reproduz pedra

projeto de salas com porcelanato
Em ambientes integrados, ideal é usar o mesmo porcelanato (Projeto: Flávia Tavares / Foto: Cintia Figueiredo)

No projeto de Flávia Tavares, a ideia foi usar padrões naturais, que ajudam a aumentar o aconchego. Ideal para ambientes de estar.

Além disso, tem integração total entre os ambientes. Não só da sala com porcelanato e a cozinha, mas também com o exterior, que é o ponto de encontro de família e amigos.

Para dar a ideia de espaço ampliado no interior, o piso se mantém o mesmo nos ambientes. Aliás, o escolhido é um dos queridinhos de Patricia: Pietra Lombarda Off White.

Ideal para salas com porcelanato, ele reproduz pedra e tem acabamento natural, ou seja, não é brilhante.

Contudo, para criar a separação entre os ambientes, alguns elementos em madeira foram usados. Um deles é o painel da TV.

Porém, a mesma madeira aparece em outros pontos, como nos nichos da cozinha. Isso faz com que os ambientes conversem entre si.

2. Apartamento PG+A traz ambientes integrados

projeto de salas com porcelanato
Salas com porcelanato podem receber o revestimento em diferentes áreas, como no painel da TV (Projeto: STUDIOLAR / Foto: Laura Sá)

Foram os detalhes que chamaram a atenção de Patricia Pomerantzeff, colocando esta entre as suas salas com porcelanato preferidas.

Os pontos de cor se destacam no ambiente com o revestimento Oro Bianco. É uma opção de porcelanato marmorizado, desta vez, com acabamento polido.

Ele aparece no painel da TV, que se estende até a parede ao lado, com um nicho de porcelanato que enfeita o ambiente integrado.

A escolha do revestimento faz com que o apartamento seja leve. E era essa mesma a intenção no projeto do STUDIOLAR, que buscou refletir a personalidade dos moradores.

Para morar, receber e curtir o lar, essa é mais uma das salas com porcelanato integrada à sala de jantar.

Aliás, neste ambiente, Patricia destaca a porta embutida no painel de madeira. Além de seguir a tendência hide or slide, esse recurso ainda ajuda a destacar a mesa de jantar branca, já que há contraste.

3. Casa Manuel traz revestimento que é ideal para pets

projeto de salas com porcelanato
Reprodução de cimento é ideal para salas com porcelanato contemporâneas (Projeto: Juliana Loffi Arquitetura)

Essa é uma das salas com porcelanato que segue o estilo contemporâneo. Ela traz revestimento com aspecto de cimento queimado, o Brasília Concreto Cinza. Assim, mistura modernidade e sofisticação nessa área integrada da casa.

Cheia de detalhes, a sala também traz detalhes em madeira. Para Patricia, o destaque no projeto de Juliana Loffi Arquitetura é o painel que continua no forro.

Mas não foi só nos detalhes da arquitetura e da decoração que Patricia prestou atenção. Como a imagem traz um cachorro, ela destacou a praticidade de salas com porcelanato para quem tem pet.

Isso porque o material é fácil de limpar, não é poroso e, por isso, não tende a manchar. No caso do porcelanato natural, tem resistência ainda maior a arranhões.

4. Casa CM: salas com porcelanato que vão além do piso

projeto de salas com porcelanato
Painel preto em porcelanato ganha destaque na sala (Projeto: CUBO3 Arquitetura / Foto: Ronald Pimentel)

Salas com porcelanato podem aproveitar a estética sofisticada desse material de diversas formas. Sobretudo porque ele pode ter texturas, cores e relevos diferentes.

No caso do projeto da CUBO3 Arquitetura, Patricia destacou o uso do revestimento na parede ao fundo do sofá, como se fosse um quadro.

Para causar impacto e destacar essa área da sala, a escolha foi por Nero Venato. O mármore preto, de origem paquistanesa, tem veios brancos e dourados que formam contraste.

Aliás, para dar ainda mais destaque a essa verdadeira obra de arte em porcelanato, o projeto traz uma moldura em madeira.

Ela também ajuda a formar contraste, o que destaca o bar, que fica ao lado do sofá sobre um móvel de madeira.

Em resumo, essa é uma das salas em porcelanato que mostra, na prática, como é possível usar esse revestimento muito além do piso.

Além da possibilidade de criar painéis interessantes, ainda dá para fazer móveis como bancadas e mesas em porcelanato, por exemplo.

5. Apartamento Perdizes é uma das salas com porcelanato neutro

projeto de salas com porcelanato
Neutralidade do porcelanato contrapõe cores e estampas (Projeto: Robert Robl)

Para quem prefere revestimentos neutros, essa é uma das principais salas com porcelanato para se inspirar.

O piso Mineral Portland tem tom de cinza e formato versátil: 90x90. Sem falar que, por ter acabamento natural, pode ser usado em toda a casa. Do quarto ao banheiro.

Para Patricia, a escolha foi acertada, levando em consideração o restante da decoração da sala. Afinal, ela traz diversos elementos como estampas e cores.

O verde aparece tanto no sofá maior quanto na decoração com plantas, que ajuda a aumentar o bem-estar nesse espaço.

A combinação é com o laranja das poltronas, que também contrasta com o biombo estampado que está na frente delas.

No entanto, esse é um ambiente que não parece neutro demais, e nem carregado. Isso porque o arquiteto soube equilibrar todas as informações presentes no projeto.

Patricia destaca essa harmonia, ressaltando que a decoração marcante ganha equilíbrio com o revestimento neutro do piso.

Aliás, Patricia Pomerantzeff é parceira da Portobello e já participou de outros projetos por aqui. Que tal continuar no Archtrends para conferir a cozinha acolhedora criada pela Doma Arquitetura?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

5 projetos de salas com porcelanato indicados...

5 projetos de salas com porcelanato indicados pela Doma Arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies