Para o verão: piscina!
Com a chegada do verão e a alta nas temperaturas, sempre estamos buscando alternativas para aplacar o calor. Quem mora nas cidades sabe bem o que é um calor abafado. Longe do litoral não temos aquele ventinho soprando, tampouco temos o mar perto para tomar um banho e dar uma boa refrescada no corpo. O que nos resta é tentar recriar essas delícias nas nossas casas e condomínios por meio das áreas de lazer com piscina.
Mesmo sabendo que ter uma piscina requer cuidados e uma manutenção constante com ela e com a água, isso não afasta o desejo de termos uma piscina para desfrutar de momentos de relaxamento e diversão.
Hoje, existem muitos tipos de piscina que podem ser compradas ou feitas; existe piscina de lona, de areia, vinílica, de container e de vidro, por exemplo, porém as mais conhecidas e utilizadas são as de fibra de vidro ou de alvenaria e concreto.
As piscinas de fibra de vidro se destacam pelo preço acessível e rápida instalação. São produtos pré-fabricados de fácil limpeza e baixa manutenção. Se deseja enterrar a piscina, tudo que precisa fazer é preparar o terreno para recebê-la e ajustar as conexões hidráulicas e elétricas. Atualmente existem diversos modelos e formatos com profundidades variadas, o que permite que você escolha um que melhor caiba na sua casa.
Leia também:
- Sauna residencial: vantagens, tipos e recomendações para seu projeto
- 50 ideias de piscina para inspirar e ousar na sua área de lazer
- Jacuzzi: banheiras e piscinas em harmonia com o porcelanato
Visualmente elas são mais padronizadas, geralmente em tons de azul ou até mesmo branco, porém as marcas mais elaboradas já possuem produtos que podem receber um revestimento cerâmico ou de pedra sobre a fibra da estrutura do tanque. Esse diferencial aproxima a piscina de fibra das convencionais em alvenaria e concreto, e garante uma ótima estanqueidade ao tanque base da piscina.
Por sua vez, as piscinas feitas de alvenaria e concreto armado costumam vir a nossa mente quando queremos uma piscina personalizada ou em tamanhos mais generosos para ser implantada em prédios e condomínios. A grande versatilidade de formatos e revestimentos possuem o limite de sua imaginação, deixando o projeto dela um show à parte pois podemos agregar áreas de relaxamento, como um spa integrado, ao volume principal da piscina, como também criar elementos visuais como as famosas e desejadas bordas infinitas.
Para os acabamentos internos, podemos criar um efeito bem natural como o caso das revestidas de cerâmicas especiais para piscina, as de pedras naturais específicas (pois não é qualquer material que resiste ao cloro) ou até mesmo fazer uma piscina ousada toda vermelha como a do Hotel Unique em São Paulo, projeto de Ruy Ohtake (1938-2021).
A maior desvantagem desse modelo é o custo de execução da mesma pois requer, além do projeto de design, um planejamento estrutural e muita atenção na impermeabilização. Para esse tipo de piscina, a escolha do revestimento quase que em sua totalidade é pelas peças cerâmicas; e foi baseado nisto que as empresas de cerâmica investiram no desenvolvimento de diversas linhas e produtos especiais para forrar as piscina, tendo em mente não só a parte estética, como também a técnica.
A Portobello tem a linha Barlavento, que dispensa comentários. Os produtos foram inspirados nas pedras naturais Hijau e Hitam, de origem vulcânica, que são extraídas na Indonésia e arredores, e reproduzem as cores e texturas com perfeição. Há muito tempo esse produto se tornou o queridinho para os mais lindos projetos Brasil afora.
Leia também:
- Pisos externos: confira 3 modelos que vão transformar a sua casa!
- Revestimento de muros e paredes externas: dicas para escolher o melhor
- Paisagismo para piscina: confira como escolher as melhores plantas
Já para os projetos que preferem um produto sem estampa, mas com textura e cores igualmente interessantes, a linha Sunset traz uma superfície contemporânea e seis lindas cores, inclusive o sucesso da peça em preto batizado de Fairbanks, inspirada no sol da meia-noite, que é um fenômeno natural (no Alasca) caracterizado pela presença constante da estrela que não se põe, de abril a agosto. Essa linha reforça mais uma vez o compromisso da Portobello com o design atemporal e a inovação.
Retomando para a questão do modelo ideal de piscina e independente do modelo escolhido eu recomendo que você invista numa linda área de lazer com piscina. As vantagens são muitas, principalmente o prazer de chegar em casa num dia de verão, trocar de roupa e dar um mergulho naquela água refrescante ou então chamar a família e amigos para confraternizar num almoço de domingo na beira de sua linda área de lazer onde a piscina será a grande vedete.