02.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
projeto de piscina reta contemporânea
Piscina requer cuidados e manutenção constante, mas vale a pena ter uma em casa (Projeto: Fernanda Villefort | Foto: Jomar Bragança)

Para o verão: piscina!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.02.2023
Vamos descobrir mais sobre piscinas e quais tipos de revestimentos são os mais indicados? O texto é do arquiteto Marcelo Minuscoli, especialista no assunto e colunista do Archtrends
minutos de leitura

Com a chegada do verão e a alta nas temperaturas, sempre estamos buscando alternativas para aplacar o calor. Quem mora nas cidades sabe bem o que é um calor abafado. Longe do litoral não temos aquele ventinho soprando, tampouco temos o mar perto para tomar um banho e dar uma boa refrescada no corpo. O que nos resta é tentar recriar essas delícias nas nossas casas e condomínios por meio das áreas de lazer com piscina. 

Mesmo sabendo que ter uma piscina requer cuidados e uma manutenção constante com ela e com a água, isso não afasta o desejo de termos uma piscina para desfrutar de momentos de relaxamento e diversão. 

Hoje, existem muitos tipos de piscina que podem ser compradas ou feitas; existe piscina de lona, de areia, vinílica, de container e de vidro, por exemplo, porém as mais conhecidas e utilizadas são as de fibra de vidro ou de alvenaria e concreto. 

paisagismo na piscina
Hoje, existem diversos modelos e materiais para projetos de piscina (Projeto: Carlos Pardal)

As piscinas de fibra de vidro se destacam pelo preço acessível e rápida instalação. São produtos pré-fabricados de fácil limpeza e baixa manutenção. Se deseja enterrar a piscina, tudo que precisa fazer é preparar o terreno para recebê-la e ajustar as conexões hidráulicas e elétricas. Atualmente existem diversos modelos e formatos com profundidades variadas, o que permite que você escolha um que melhor caiba na sua casa. 

Leia também:

Visualmente elas são mais padronizadas, geralmente em tons de azul ou até mesmo branco, porém as marcas mais elaboradas já possuem produtos que podem receber um revestimento cerâmico ou de pedra sobre a fibra da estrutura do tanque. Esse diferencial aproxima a piscina de fibra das convencionais em alvenaria e concreto, e garante uma ótima estanqueidade ao tanque base da piscina. 

Piscina elevada de alvenaria
Piscina de alvenaria pode ter inúmeros formatos (Projeto: Claudia M B Grassano Ortenzi)

Por sua vez, as piscinas feitas de alvenaria e concreto armado costumam vir a nossa mente quando queremos uma piscina personalizada ou em tamanhos mais generosos para ser implantada em prédios e condomínios. A grande versatilidade de formatos e revestimentos possuem o limite de sua imaginação, deixando o projeto dela um show à parte pois podemos agregar áreas de relaxamento, como um spa integrado, ao volume principal da piscina, como também criar elementos visuais como as famosas e desejadas bordas infinitas

Para os acabamentos internos, podemos criar um efeito bem natural como o caso das revestidas de cerâmicas especiais para piscina, as de pedras naturais específicas (pois não é qualquer material que resiste ao cloro) ou até mesmo fazer uma piscina ousada toda vermelha como a do Hotel Unique em São Paulo, projeto de Ruy Ohtake (1938-2021). 

A maior desvantagem desse modelo é o custo de execução da mesma pois requer, além do projeto de design, um planejamento estrutural e muita atenção na impermeabilização. Para esse tipo de piscina, a escolha do revestimento quase que em sua totalidade é pelas peças cerâmicas; e foi baseado nisto que as empresas de cerâmica investiram no desenvolvimento de diversas linhas e produtos especiais para forrar as piscina, tendo em mente não só a parte estética, como também a técnica. 

piscina cinza
Linha Barlavento, da Portobello, é inspirada em pedras naturais (Projeto: Portobello)

A Portobello tem a linha Barlavento, que dispensa comentários. Os produtos foram inspirados nas pedras naturais Hijau e Hitam, de origem vulcânica, que são extraídas na Indonésia e arredores, e reproduzem as cores e texturas com perfeição. Há muito tempo esse produto se tornou o queridinho para os mais lindos projetos Brasil afora. 

Leia também: 

piscina preta
Fairbanks, da linha Sunset, da Portobello, é inspirada no sol da meia-noite (Projeto: Portobello)

Já para os projetos que preferem um produto sem estampa, mas com textura e cores igualmente interessantes, a linha Sunset traz uma superfície contemporânea e seis lindas cores, inclusive o sucesso da peça em preto batizado de Fairbanks, inspirada no sol da meia-noite, que é um fenômeno natural (no Alasca) caracterizado pela presença constante da estrela que não se põe, de abril a agosto. Essa linha reforça mais uma vez o compromisso da Portobello com o design atemporal e a inovação. 

Retomando para a questão do modelo ideal de piscina e independente do modelo escolhido eu recomendo que você invista numa linda área de lazer com piscina. As vantagens são muitas, principalmente o prazer de chegar em casa num dia de verão, trocar de roupa e dar um mergulho naquela água refrescante ou então chamar a família e amigos para confraternizar num almoço de domingo na beira de sua linda área de lazer onde a piscina será a grande vedete. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Para o verão: piscina!...

Para o verão: piscina!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies