13.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
De formatos bem pequenos às lastras (grandes tamanhos), o porcelanato segue como opção elegante para diferentes cômodos (Projeto: Portobello S.A.)

Tamanhos de porcelanato: quais existem e qual deles escolher?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.09.2021
Uma das dúvidas na hora de criar ou tirar um projeto do papel é quanto aos tamanhos de porcelanato. E a gente te ensina a escolher a peça certa. Confira!
minutos de leitura

Entrar em uma loja de material de construção ou consultar o catálogo online são jeitos fáceis de se perder se você não sabe muito bem o que procura. Na hora de escolher os revestimentos de piso e parede, por exemplo, tenha em mente os tamanhos de porcelanato disponíveis e qual é o ideal para o seu ambiente.

Se preferir, aperte o play abaixo para ouvir todo este artigo:

E sim, são mesmo muitas as opções! Mas com um pouco mais de conhecimento e planejamento, essa tarefa vai ficar bem mais fácil. 

Para te ajudar, vamos falar um pouco sobre os tamanhos de porcelanato mais comuns no mercado e te dar ideias de como usar as peças na sua obra. Acompanhe!

tamanhos de porcelanato
Diferentes formatos, acabamentos e tamanhos de porcelanato podem se combinar para um ambiente personalizado (Projeto: Patricia Pomerantzaff)

Como escolher o tipo de porcelanato ideal

O porcelanato é um tipo de cerâmica composta de rochas e argilas. Uma das suas características é a maior resistência, e ainda a baixa porosidade. Além disso, as peças retificadas podem ser assentadas mais próximas umas das outras, deixando o visual requintado.

E tem ainda outros aspectos para ficar de olho antes de falarmos sobre os tamanhos de porcelanato. É que existem acabamentos diferentes, como natural (fosco), polido (brilhoso) e externo (características antiderrapantes).

Os dois primeiros são ideais para ambientes internos. Como o polido tende a ser mais escorregadio, não é indicado para pisos de áreas molhadas, como banheiros.

Já o porcelanato externo, apesar de ter uma textura que evita escorregões, não é poroso e tem acabamento requintado como os demais. E se você quiser seguir o mesmo padrão dentro e fora da construção, há opções com a mesma estampa, mas acabamentos diferentes.

tamanhos de porcelanato
Tamanhos de porcelanato podem variar na mesma peça, ampliando suas possibilidades. Esse é o caso do Pietra Di Firenze, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Também há várias opções de aparência dos porcelanatos para você escolher. Todas são cerâmicas, mas podem reproduzir pedra, madeira, mármore e até concreto. Tudo vai depender do estilo do seu ambiente e das suas preferências.

Conheça os principais tamanhos de porcelanato

Depois de definir como vai ser o acabamento e a aparência do seu porcelanato, é a hora de procurar por peças no tamanho ideal. Entre os principais tamanhos de porcelanato que encontramos por aí, estão:

  • 4,5x4,5cm
  • 6,5x23cm
  • 15,5x15,5cm
  • 30x35cm
  • 15x60cm
  • 60x60cm
  • 80x80cm
  • 20x90cm
  • 30x90cm
  • 90x90cm
  • 20x120cm
  • 30x120cm
  • 60x120cm
  • 120x120cm
  • 90x180cm (chamada na Portobello como "petit lastra")
  • 120x270cm (dimensão de lastra)

Além dessas opções mais comuns, a Portobello oferece muitas outras. Isso sem falar das lastras, que são porcelanatos em formatos gigantes. Exclusivamente na Portobello, pode chegar a medir 180x360cm! E além de revestimento, elas também são uma boa opção para quem quer construir mobiliário com porcelanato, como bancadas de pia e ilhas de cozinha.

A lastra é uma opção à pedra, e vem sendo cada vez mais utilizada. Dá para fazer bancadas sem emendas para cozinha ou banheiro, além de estantes e mesas. Por isso, são chamadas de superfícies contínuas. E se você tem dúvidas sobre a resistência do porcelanato ou das lastras, não se preocupe: as peças da Portobello são robustas o suficiente.

Passo a passo para saber qual tamanho de porcelanato usar

Agora, para saber qual tamanho escolher, você precisa conferir as dimensões do piso ou da parede. Então, faça um estudo de paginação para descobrir quais os tamanhos de porcelanato ideais e em que sentido ele deve ser assentado.

tamanhos de porcelanato
Escolha da paginação pode dar ar sofisticado, moderno ou divertido ao projeto (Projeto: Portobello S.A.)

Existe uma conta relativamente simples que você pode fazer para descobrir quais tamanhos de porcelanato ficam melhor no seu ambiente. Isso, claro, levando em consideração as peças que vão precisar de menos emendas, o que é ótimo para dar amplitude ao ambiente.

  1. Tire as medidas da parede ou do piso que pretende revestir.
  2. Divida o maior lado por 2. Por exemplo, em uma sala 4x3m, divida 4 por 2 (4/2=2m).
  3. Depois, divida o resultado por dois novamente, até chegar a um número parecido com os de tamanhos de porcelanato que são padrão. Nesse caso, 2/2=1m.
  4. Encontre um porcelanato que tenha medidas mais próximas o possível, como 90x90cm ou 120x120cm, por exemplo.

Dicas para escolher o tamanho de porcelanato para cada ambiente

Não importa se você tem um ambiente grande ou pequeno, se quer revestir o piso ou a parede. O fato é que sempre há uma peça que vai se adequar perfeitamente ao seu projeto. Isso porque o tamanho do porcelanato vai depender do seu objetivo. E aqui vão algumas dicas para te ajudar na escolha:

Para cozinhas, considere tamanhos de porcelanato maiores

Nem sempre a decisão pelo tamanho do porcelanato se dá pela estética. Em alguns casos, questões práticas precisam ser levadas em conta. Em cozinhas, por exemplo, há grande circulação de pessoas. Fora o preparo dos alimentos, que pode gerar sujeira e até acumular gordura.

E é aí que entra a escolha entre os tamanhos de porcelanato. Quanto maior ele for, melhor. Isso porque vai haver menos rejunte para acumular sujeira, facilitando a limpeza do ambiente.

tamanhos de porcelanato
Formato 120x120cm como o Araxa, da Portobello, traz mais praticidade na limpeza da cozinha (Projeto: Portobello S.A.)

Tamanhos menores também permitem mais personalização

Quem quer ter um ambiente único, que reflita sua personalidade e seu estilo, pode preferir tamanhos de porcelanato menores. É que eles permitem brincar mais com as peças, mesclando diferentes formatos, tons e texturas.

tamanhos de porcelanato
Porcelanatos menores e pastilhas são ideais para um visual único (Projeto: Portobello S.A.)

Por exemplo, você pode investir em pastilhas e usar rejunte colorido para um visual descolado ou moderno, dependendo das suas escolhas. O mesmo acontece com os relevos das cerâmicas, que também podem ser combinados.

Outra maneira de fugir do lugar comum com o porcelanato é testar paginações diferentes, ou seja, fazer aplicações na diagonal, transpassada, e até em forma de espinha de peixe.

Tábuas que reproduzem madeira conferem aconchego

A madeira é um elemento natural que traz mais proximidade com a natureza. Principalmente se os tons forem mais escuros e quentes, aumentam a sensação de bem-estar e aconchego.

Para quem busca por esse aspecto na decoração, uma ideia é preferir tamanhos de porcelanato em torno de 20x120cm que reproduzam madeira.

tamanhos de porcelanato
Tábuas como a Araucaria, da Portobello, são boas opções para espaços acolhedores (Projeto: Portobello S.A.)

Lastras dão amplitude aos espaços

E elas aparecem aqui novamente: as lastras. Elas proporcionam mais amplitude para o espaço, principalmente se forem em cores claras. Isso acontece porque a peça tem mais continuidade com menos emendas e rejuntes.

Sendo assim, até quem tem espaços pequenos pode usar peças grandes com o objetivo de fazer o ambiente parecer maior.

As lastras ainda podem ser combinadas com porcelanatos de outros tamanhos ou formatos, como filetes, que trazem um aspecto mais moderno para a decoração.

tamanhos de porcelanato
Lastra pode ser usada tanto em piso quanto em parede para ampliar espaços (Projeto: Portobello S.A.)

Viu como escolher entre os tamanhos de porcelanato é mais simples do que parece? Agora, mesmo depois de conhecer os principais formatos e saber como usar da melhor forma no seu projeto, você pode estar na dúvida de como usar as lastras.

Isso é comum, já que esse formato vem fazendo sucesso de uns tempos para cá. Mas para te inspirar, confira a primeira obra no Brasil com lastra Portobello 1,60x3,20m!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tamanhos de porcelanato: quais existem e qual...

Tamanhos de porcelanato: quais existem e qual deles escolher?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi,me tire uma dúvida,por favor!
    Minha parede tem aproximadamente 11 metros quadrados.Que tamanho de porcelanato devo usar?

  2. Li matéria bem por acaso . Muito boas as dicas . Faço alguns trabalhos de reforma .

  3. Olá, Débora!

    Pode usar o formato que mais lhe agrada, desde mosaicos até as grandes lastras.

    Visite uma de nossas lojas mais próximas e verifique qual a melhor opção para sua parede.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies