24.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Móveis, revestimentos e objetos de decoração podem ter as cores para área externa 2023 (Projeto: Frederico Bicalho)

Cores para área externa 2023: conheça as tendências

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.01.2023
Tons quentes e que podem ser usados em ambientes físicos e virtuais estão entre os destaques. Conheça as cores para área externa 2023.
minutos de leitura

Todos os anos, empresas e consultorias estudam fatores como comportamento, cultura e economia para definir quais serão os tons que vão dominar o ano. E, claro, dentre elas estão também as cores para área externa em 2023.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Ficar de olho nessas tendências é uma maneira de ter ambientes modernos, sem abrir mão do conforto e do bem-estar.

Há diversas formas de aderir às cores para área externa que vão se destacar em 2023. Inclusive, aquelas que não marcam a decoração no tempo e podem ser trocadas com facilidade.

Quer descobrir quais são as cores para área externa em 2023, qual a sua importância e como aplicar na decoração? Fique conosco até o fim e tire suas dúvidas!

Como são definidas as cores do ano?

ambiente com cores para área externa
Comportamento, cultura e até política ajudam a definir cores para área externa 2023 (Projeto: Heignne Jardim)

Cada empresa tem a sua metodologia. Contudo, de maneira geral, esses são estudos globais, que envolvem colaboradores de diferentes continentes.

Afinal, ao definir as cores para área externa em 2023, é necessário garantir que elas estarão ao alcance de todos. Além de serem aplicadas rapidamente nos mais diversos setores.

Para chegar ao resultado, são ouvidas pessoas de áreas como moda, design de interiores, beleza, tecnologia e por aí vai.

Os especialistas contribuem com as percepções de suas áreas de atuação com relação a acontecimentos como política, eventos, movimentos sociais, novas marcas, entre outros aspectos.

Essa troca entre profissionais de diferentes partes do mundo evidencia tendências globais, que começam a moldar a paleta de cores para área externa que será tendência em 2023.

Então, as empresas consultam seus acervos de cores para encontrar aqueles tons que mais se adequam ao momento.

Ainda é necessário entender se as cores são realmente usuais, se podem ser aplicadas em diferentes mercados e produtos. Do contrário, podem não fazer sentido.

Por que acompanhar as cores para área externa em 2023?

O uso das cores influencia no nosso psicológico. E como as cores para área externa em 2023 são pensadas levando em consideração o momento atual do mundo, são ótimas para proporcionar sensações e sentimentos que têm alta demanda no período.

Portanto, o uso das cores para área externa é ótimo para proporcionar bem-estar e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Sem falar que deixa os espaços modernos, com uma decoração atual. E é fácil encontrar itens com as cores para área externa que vão se destacar em 2023.

Isso porque os principais fabricantes de móveis, revestimentos, metais e outros itens para casa e construção também estão de olho nessas tendências e lançam produtos nas cores do ano rapidamente.

Principais tendências em cores para área externa em 2023

ambiente em tons de azul, uma das cores para área externa em 2023
Tranquilidade do azul aparece na paleta de cores para área externa 2023 da WGSN (Projeto: Carla Bertuol)

Como mencionamos, são eleitos novos tons que vão nortear a indústria no ano corrente. Elas são escolhidas para refletir sentimentos e emoções globais. Aquilo que as pessoas buscam no período.

Por exemplo, para a cor do ano 2021, a Pantone elegeu dois tons: Illuminating (amarelo vivo) e Ultimate Grey (cinza).

A escolha levou em consideração o momento pelo qual todos passavam, com o início da vacinação contra a Covid-19, doença que afetou todo o mundo em diversos aspectos.

O amarelo representava o otimismo. Já o cinza veio para trazer resiliência em um ano que também foi difícil, com uma disparada no número de casos da doença.

Já em 2022, a cor Very Peri (lilás levemente azulado) veio trazendo “confiança despreocupada e uma curiosidade ousada”. O tom já mirava o mundo digital e foi pensada para englobar a aplicação virtual.

O mesmo acontece com as cores do ano 2023, que levam em consideração a fusão entre os mundo virtual e físico, como vemos no metaverso, por exemplo.

Além disso, elas chegam para elevar sentimentos como otimismo de dias mais seguros do que os vistos durante a pandemia.

Contudo, depois desse período difícil, valores e percepções mudaram. Agora, os consumidores estão em busca de conexão, bem-estar e equilíbrio. E as cores podem contribuir com isso.

Para você entender melhor, separamos as cores eleitas pelas principais empresas e entidades para o ano de 2023. Acompanhe!

Pantone

cor do ano 2023 na decoração de varanda
Viva Magenta é cor do ano 2023, segundo a Pantone. Tonalidade pode aparecer em áreas externas, incluindo varanda (Projeto: Luísa Macêdo)

A Pantone é a principal consultoria quando se fala de tendências de cores. Nesse período, a escolha para a cor do ano em 2023 foi Viva Magenta (18-1750).

É um tom de vermelho rosado que reflete energia e força para iniciar novos tempos, deixando para trás toda a dificuldade.

Tal como outras empresas, a Pantone escolheu um tom que proporciona a interação entre a criatividade humana e a inteligência artificial.

Apesar da inspiração no mundo digital e no metaverso, Viva Magenta surgiu a partir da natureza, de um inseto chamado cochonilha. Ele produz ácido carmínico, que dá origem a um corante vermelho muito usado em todo o mundo.

WGSN

lilás é uma das cores do ano em 2023 para decorar área externa
Tom de lilás é principal aposta da WGSN entre as cores para área externa 2023 (Projeto: Hilla Portela)

Junto com a Coloro, a WGSN (Worth Global Style Network) elegeu 5 cores para 2023, que também podem ser usadas em áreas externas dos mais diversos projetos. São elas:

  • Digital Lavender: considerada a principal cor do ano, a tonalidade de roxo tem ligação com a espiritualidade, sendo muito usada em rituais de diferentes religiões. Acredita-se que ela proporcione equilíbrio e bem-estar. Como não é muito encontrada na natureza, é capaz de conectar os mundos físico e digital.
  • Luscious Red: vermelho intenso, essa é uma das cores para área externa em 2023 que é sensorial e consegue contribuir para a imersão nos ambientes. Como é um tom quente, proporciona conforto e aconchego.
  • Sundial: outro tom quente, é um amarelo fechado que faz referência ao relógio de sol. Como é mais escuro, com fundo marrom, é uma alternativa interessante para quem quer levar cor, mas prefere as menos vibrantes.
  • Tranquil Blue: essa é uma das cores para área externa em 2023 que lembra elementos como ar e água. Portanto, tem tudo a ver com espaços externos, podendo aparecer em piscinas, móveis e revestimentos. Ela representa tranquilidade, sentimento que muitos buscam nesse momento.
  • Verdigris: outra cor vibrante e revigorante, o tom de verde é mais uma opção para colorir as áreas externas. Também é uma alternativa interessante para uma decoração com pegada retrô, seja em móveis ou revestimentos.

Coral

área externa decorada com cor do ano 2023
Estofados trazem a cor eleita pela Coral como o tom do ano 2023 (Projeto: Victor Romansini)

Uma das maiores produtoras de tinta do Brasil, a Coral também dá sua contribuição para as cores para área externa que serão tendência em 2023.

Como já é responsável pelo produto, facilita o uso das tendências na decoração de diversos espaços por meio da pintura.

A eleita pela Coral em 2023 é a Silêncio de Inverno. Essa é mais uma opção quente entre as cores para ambientes nesse ciclo.

Traz uma perspectiva mais natural para os espaços, em um tom de nude acolhedor e bastante versátil.

Por ser uma cor clara, também transmite leveza e, dependendo dos demais elementos, pode tornar os ambientes sofisticados.

Inclusive, para ajudar na combinação, a Coral lançou quatro paletas de cores, cada uma com 10 tons cada. Elas se chamam:

  1. Foco na Saúde Mental.
  2. Pensamento Coletivo.
  3. Bioinspiração.
  4. Ciclos da Vida.

Suvinil

cor laranja e azul na área externa
Para a Suvinil, cor do ano proporciona reconexão com a natureza (Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores / Foto: Edgard Cesar)

Outra marca importante que dita tendência é a Suvinil. Entre as cores para área externa em 2023, o destaque é a Calcita Alaranjada.

Apesar de ser diferente dos demais tons que vimos, conversa com as demais definições. Sobretudo por ser quente e remeter ao acolhimento nos espaços.

O laranja terroso parece com a cor original da pedra que dá nome ao tom. Sua inspiração é na sensação de aterramento, da criação de raízes para proporcionar segurança.

Sem falar que representa a energia da transição desses momentos, como os que estamos vivendo atualmente.

Pensando na conexão com a natureza e na sustentabilidade, a Suvinil preparou uma tinta na cor do ano com pigmentação 100% mineral.

O produto é feito a partir de uma combinação de argilas. Sendo assim, dispensa o uso de pigmentos sintéticos.

Tal como a Coral, a Suvinil também preparou paletas de cores para área externa em 2023, que também podem ser usadas em interiores. Elas reúnem os seguintes tons:

  1. Amarelos e Laranjas.
  2. Vermelhos.
  3. Violetas.
  4. Azuis.
  5. Verdes Azulados.
  6. Verdes Amarelados.
  7. Neutros.

4 dicas para usar as cores para área externa 2023

Como vimos, há cores para área externa que serão tendência em 2023 para todos os gostos. E elas podem ser usadas de diferentes formas, deixando os espaços modernos e aconchegantes. Para te ajudar, separamos algumas ideias

1. Nas paredes e muros

Muros, fachadas de casas e paredes da área de lazer podem traz as cores para área externa dentre as eleitas para 2023. Isso pode acontecer, principalmente, das seguintes formas:

  • Revestimentos. Cerâmicas e porcelanatos são ótimas opções para a área externa, já que são resistentes à umidade e muito resistentes. Marcas como a Portobello estão sempre de olho nas tendências para oferecer o que há de mais moderno para os ambientes.
  • Pintura. Como vimos, as principais marcas de tinta do Brasil já definiram suas cores para área externa 2023. Elas podem ser usadas tanto do lado de fora quanto na parte de dentro desses espaços.

2. Nos móveis

magenta nos móveis da área externa
Os móveis estão entre os itens decorativos mais usados para entrar nas tendências das cores (Projeto: Singular Arquitetos Associados)

Os móveis para área externa também estão entre as maneiras de usar as cores do ano na decoração.

Como são mais fáceis de trocar e substituir, são uma ideia interessante para quem não quer ou não pode investir em obra no momento.

3. No paisagismo

paisagismo com cores para área externa
Revestimentos, móveis e até paisagismo podem ter as cores para área externa 2023 (Projeto: Patricia Ieno)

As cores para área externa eleitas como tendência em 2023, no geral, prezam pelo acolhimento e pelo bem-estar. Elas ajudam na conexão com a natureza por meio de tons quentes e que remetem ao meio ambiente.

Portanto, nada melhor do que incluir essas cores na decoração por meio do paisagismo. Flores, folhas e árvores podem aparecer plantadas no solo, em vasos ou em um jardim vertical, por exemplo.

4. Em objetos de decoração

Assim como no caso dos móveis, os objetos de decoração também são uma alternativa para quem não quer investir muito dinheiro nas cores para área externa em2023.

É possível incluir almofadas coloridas, vasos e até quadros fixados em áreas cobertas nesse espaço.

Além das cores para área externa 2023, há outras tendências para ficar de olho. Confira 50 ideias de piscina para curtir com a família e com os amigos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cores para área externa 2023: conheça as te...

Cores para área externa 2023: conheça as tendências

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adorei o trabalho de vocês. Quero fazer a área de garden e quero sugestões e pareceres da Pat. Amei a maneira como ela trabalha. Moro em Florianópolis.
    Sucesso sempre!!

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies