08.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
piso permeável
Piso permeável não requer argamassa colante nem rejunte para a instalação (Projeto: Portobello)

Como instalar piso permeável?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.04.2024
Aprenda como instalar piso permeável em um passo a passo simples e prático. Confira ainda dicas para o assentamento desse material
minutos de leitura

Saber como instalar piso permeável é fundamental para garantir que ele cumpra seu papel drenante. E pode acreditar: é muito fácil garantir que o revestimento seja assentado da forma correta.

A primeira indicação, claro, é seguir as recomendações do fabricante. No caso da Portobello, a linha Sidewalk é a que inclui opções de piso drenante

Conheça melhor sobre esse produto na sequência e confira o passo a passo para a instalação desse piso permeável.

Sidewalk traz piso permeável de alta qualidade

Para quem está em busca de uma boa opção de piso permeável, a linha Sidewalk traz o design e a qualidade Portobello no produto Across Drain.

Mas, antes, é importante entender que o piso drenante é um tipo de pavimento permeável projetado para permitir que a água passe através dele, em vez de se acumular na superfície.

Ele é comumente utilizado em áreas externas, como estacionamentos, calçadas, pátios e áreas de lazer. Assim, garante o escoamento adequado da água, sendo essencial para evitar alagamentos e enchentes.

Alguns dos materiais comuns usados para criar pisos drenantes incluem concreto poroso, blocos intertravados, pedras naturais ou artificiais, entre outros.

No caso da linha Sidewalk, traz composição sem queima de cimento, mas com pequenos agregados naturais. Isso permite o assentamento até mesmo em rampas e bordas de piscina, onde é necessário garantir atrito suficiente para evitar o escorregamento.

Além dessa vantagem, os pisos drenantes da linha Sidewalk ainda contam com uma cartela de cores que traz tones acetinadas e propriedades atérmicas. 

Sendo assim, mantém o conforto em espaços expostos ao sol e ao calor. É a junção da beleza e da funcionalidade em um só produto.

Leia também:

Características e recomendações de como instalar piso permeável Portobello

O piso drenante da Portobello tem formato 80x80 cm e espessura de 60 mm. Sua indicação de uso é para área externa. Já a composição é em concreto.

Além disso, tem superfície com pouca variação de tonalidade, o que faz com que receba a classificação V4.

Entretanto, com o passar do tempo, pode haver variação de cor, tonalidade, brilho e textura na superfície do piso permeável. Isso acontece por causa da interação com o produto, além da cura do concreto, que dura por tempo indeterminado.

Contudo, vale reforçar que tem alto poder de drenagem e o mesmo aspecto de outros produtos da linha como o Sidewalk Out, Pool e Line. Assim, é possível usar e abusar das opções em toda a área externa do projeto.

Inclusive, é possível instalar esse piso permeável no jardim. E ele ainda permite alterações no futuro de forma prática.

Entre as principais recomendações para quem quer saber como instalar piso permeável, estão:

  • Instalar o piso permeável sobre camada de terra ou brita, permitindo a drenagem da água.
  • Não usar argamassa colante e nem rejunte, pois isso compromete a capacidade drenante do piso.
  • Garantir que o declive máximo seja de 5%. O piso drenante tem essa limitação pela norma NBR 16416.
  • Para manter a capacidade drenante, não armazene areia ou material granular e pulverulento sobre o piso permeável. Isso pode saturar os espaços da placa de concreto.
  • Recomenda-se que o assentador use luvas durante o trabalho. Elas precisam estar limpas, livres de resíduos como óleo, barro, lama, graxa, tintas, corantes ou outros produtos químicos.

Como preparar o local para instalar piso permeável? Confira as instruções

Antes de saber como instalar piso permeável, é essencial entender como preparar o local que irá receber esse tipo de revestimento.

Antes de tudo, o assentador que irá realizar o serviço de instalação dos revestimentos deverá ser qualificado para essa atividade e ter experiência em assentamento de pisos drenantes e em pisos de grandes formatos. Assim, evitará danos aos revestimentos e oneração da instalação.

O revestimento deverá ser assentado sobre camada drenante, composta por materiais conforme especificação da ABNT NBR16416:2015.

O preparo da base e da sub-base são muito importantes para a capacidade drenante da instalação como um todo. 

Bases mal executadas podem ter sua permeabilidade reduzida e com isso a capacidade de drenagem da instalação como um todo será afetada e limitada pela permeabilidade da base e não do revestimento.

Ao preparar o local para iniciar a instalação do piso permeável, siga as instruções abaixo:

1. Escavar o local de assentamento até a profundidade de 16cm, sendo 10cm para as camadas de base e sub-base e 6cm para a camada do revestimento.

2. Nivelar o caimento da instalação para garantir a drenagem de águas pluviais dessa camada de base e de sub-base conforme definição de projeto de 1% a 4%.

3. Realizar o travamento do perímetro da área permeável no nível da face inferior do revestimento utilizando miniguias, blocos aderidos com concreto ou outras estruturas definidas em projeto. Esse travamento prévio irá reduzir a perda de material de base e sub-base por escorregamento.

4. O travamento poderá ser realizado ao final do assentamento, porém esta prática pode não assegurar o alinhamento e nivelamento das peças perimetrais da instalação.

5. Espalhar e compactar o material da sub-base (brita 2) de forma que, quando compactada, tenha espessura de 5cm. Essa compactação poderá ser manual com soquete ou mecanizada com compactador de percussão (sapo). Caso o projeto preveja rede de dutos de drenagem, os dutos deverão ser instalados embutidos nesta camada.

6. Espalhar e compactar o material da base (brita 0) de forma que quando compactada tenha espessura de 5cm. Essa compactação poderá ser manual com soquete ou mecanizada com placa vibratória. Esta camada deve ter nivelamento checado e ajustado para garantir o adequado assentamento das placas de concreto evitando que fiquem bambas e mal apoiadas, o que pode resultar na quebra dos produtos sem cobertura de garantia legal.

Como instalar piso permeável? Siga o passo a passo

instruções de como instalar piso permeável
Confira o passo a passo para instalar piso permeável (Imagem: Portobello)

As instruções de como instalar piso permeável não têm mistério. Para você entender como funciona, vamos explicar o passo a passo recomendado pela Portobello para os produtos Across Drain da linha Sidewalk. Acompanhe.

Passo 1

Estabeleça uma paginação para o projeto e comece a colocar as peças manualmente, seguindo a direção definida.

Caso não haja uma paginação estabelecida, comece por um canto e siga o alinhamento de um dos lados retos da instalação.

Passo 2

Então, nivele cada uma das peças de forma cuidadosa. Siga as seguintes recomendações para evitar danos no revestimento:

  • Não use marretas e martelos para o nivelamento.
  • Nunca compacte o revestimento. Portanto, não use equipamento de compactação ou vibração.

Para o assentamento, leve em consideração a relação da talisca da cota final da instalação. Ou ainda o travamento do perímetro, quando começar por ele.

Isso evita que haja degraus entre as peças. Caso esses desníveis não sejam corrigidos, podem causar pequenas quebras nas arestas da camada de acabamento dos pisos no longo prazo. Se isso acontecer, a estética da superfície vai ficar comprometida. Entretanto, o piso ainda terá sua capacidade permeável preservada. 

Passo 3

Calce todas as peças pela base inferior. Certifique-se de que elas estão totalmente firmes. Isso vai evitar fissuras e quebras quando a área receber tráfego.

Passo 4

Instale todas as peças umas encostadas nas outras. Faça com que elas fiquem o mais juntas possível e não use rejunte.

Passo 5

Caso tenha optado por um espaçamento maior e queira melhorar o acabamento, é possível rejuntar usando areia grossa ou outro material semelhante.

No entanto, o piso permeável tem melhor desempenho quando os vãos de espaçamento entre as peças não são preenchidos com nenhum material.

Passo 6

Será necessário cortar as últimas peças ao assentar piso permeável. Isso vai garantir um acabamento mais bonito para a superfície.

O corte deve ser feito usando serra mármore, ou ainda serra clipper com disco diamantado ventilado. Ambas devem ser manuais.

É possível ainda fazer o corte seco ou úmido. Nos dois casos, você precisa limpar a peça logo após o corte. Isso vai evitar que o pó do corte fique impregnado nos vãos do revestimento. Por sua vez, isso pode interferir tanto na estética quanto no desempenho do piso.

Passo 7

Ao fim de cada jornada de trabalho, é importante cobrir os pisos permeáveis assentados usando uma lona de proteção. Mantenha assim até o fim da obra para evitar que sujeiras prejudiquem o desempenho do piso no futuro.

O ideal é manter o piso coberto até o fim de todos os trabalhos, sejam eles de reboco, pintura ou mesmo paisagismo.

Cuidados após instalar piso permeável

piso permeável portobello
Piso drenante é capaz de absorver a água e ainda tem resistência ao escorregamento (Projeto: Portobello)

Agora que você já sabe como instalar piso permeável, confira algumas dicas e recomendações para manter a superfície conservada e bonita ao longo do tempo.

  • Faça a instalação do piso permeável somente depois que serviços que geram poeira, respingos ou outros detritos chegarem ao fim.
  • Limpe imediatamente sempre que houver derramamento de produtos que possam impregnar na superfície permeável. Isso inclui aqueles com corantes, pois podem causar manchas irreversíveis no revestimento.
  • Não apoie diretamente sobre as peças equipamentos como andaimes. É importante que o piso seja protegido com tábuas de madeira sob os pés dos andaimes. Inclusive se os pés tiverem rodízio.
  • O piso permeável não deve ser usado como base para fogueiras ou braseiros. Afinal, o calor em excesso degrada o concreto. Com isso, o revestimento pode soltar granilhas da sua superfície.
  • Não use como piso elevado, ou como base para depósito de materiais. Essa prática não é recomendada mesmo se for paletizada.
  • Materiais granulares como areias não devem ser armazenados sobre o piso permeável para não comprometer sua capacidade drenante.

Linha Sidewalk tem outras opções para compor áreas externas

piso permeável portobello
Diferentes produtos chegam para compor a área externa, levando beleza, segurança e conforto (Projeto: Portobello)

Além do piso permeável, é possível encontrar outras ótimas opções para áreas externas na linha Sidewalk.

A principal delas é o piso fulget Sidewalk Out. No formato 80x80, chega em três opções de cor: White, Sand e Graphite.

Sua aparência é natural, com pedra aparente. O material ajuda a tornar o piso resistente ao escorregamento mesmo quando molhado. Portanto, pode ser usado no entorno de piscinas.

Inclusive, nas cores claras ele é atérmico, o que quer dizer que não esquenta em excesso, como acontece com outros materiais quando expostos ao sol. Também é durável e muito resistente, sendo adequado para áreas de alto tráfego.

Para acompanhar, a linha traz Sidewalk Pool, que chega nas mesmas três opções de cores, mas no formato 40x80. Esse é o produto ideal para formar bordas de piscina. Outra maneira de usar é para formar escadas externas.

Tal como outros produtos da linha, tem resistência ao escorregamento e é muito durável. Além de ser atérmico nas cores claras.

E você já pensou para onde vai escoar a água absorvida pelo piso permeável? Para ter um acabamento uniforme em toda a superfície, a Portobello traz o ralo canal e o produto Sidewalk Line, que cobre o ralo de forma homogênea e discreta.

O ideal é instalar o ralo linear perto de piscinas, evitando que a água se acumule. Assim, é possível evitar ainda mais que acidentes aconteçam nos momentos de lazer e diversão com amigos ou familiares.

Agora, se você tem pouco espaço e está em busca de inspiração para o seu espaço externo, continue com a gente! Selecionamos dicas para sua área de lazer pequena.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como instalar piso permeável?...

Como instalar piso permeável?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies