04.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Quadros de diferentes tamanhos e estilos podem ser combinados para uma composição autêntica (Projeto: Clara Cruz)

Parede de quadros: como chegar à composição perfeita?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.03.2024
Não sabe como montar sua parede de quadros? Confira dicas para escolher a composição adequada e transformar os ambientes da sua casa!
minutos de leitura

A parede de quadros ou Gallery Wall é uma forte tendência decorativa. Ela ajuda a criar um foco para o olhar, ao mesmo tempo em que traz mais personalidade aos ambientes, reforçando o estilo e as preferências dos moradores.

Mas para montar a parede de quadros perfeita é preciso, primeiro, definir a composição. Ou seja, analisar quais imagens serão usadas, as molduras, a disposição e, claro, o efeito junto aos demais itens decorativos do ambiente.

Parece uma missão muito complicada? Continue a leitura e veja como é mais simples do que você imagina!

Como organizar os quadros na parede?

Antes de sair às compras e selecionar os quadros, é preciso pensar em alguns detalhes. Afinal, eles vão ajudar a dar destaque a esse ponto da decoração e, por isso, é preciso que ele seja relevante. Confira as principais dicas na sequência.

Analise o estilo decorativo do ambiente

O primeiro passo é considerar o estilo decorativo do local onde a sua parede de quadros será montada. Afinal, é de suma importância que a Gallery Wall e o restante do espaço conversem entre si.

Pense no estilo predominante (clássico, moderno, rústico etc.), nas cores mais usadas, nos materiais presentes em móveis e demais detalhes decorativos. Incluindo estampas, objetos usados e em tudo o que compõe o ambiente.

Dessa forma, será mais fácil encontrar maneiras de fazer com que a sua parede de quadros valorize o espaço e tenha sintonia com ele.

Leia também:

Escolha a sua parede de quadros

parede de quadros
É possível criar uma parede de quadros em diferentes locais, basta usar a criatividade (Projeto: Seferin Arquitetura)

Onde você montará a sua Gallery Wall? A escolha adequada — tanto do ambiente quanto da parede — faz toda a diferença.

Portanto, opte por uma parede que tenha destaque dentro do espaço, ou seja, que atraia naturalmente o seu olhar. Pode ser, por exemplo, atrás do sofá da sala, próximo à mesa de jantar ou outros locais.

Em geral, os espaços de transição são os mais usados para uma parede de quadros, como corredores e halls. Mas nada impede que você crie uma parede de quadros na sala de estar, no home office ou sobre a cabeceira da cama.

Saiba qual a medida certa para colocar quadros na parede

composição de parede de quadros
Quadros podem ser fixados próximos a móveis para criar uma composição (Projeto: Eliane Ventura)

Há diferentes medidas para levar em consideração na hora de montar sua parede de quadros. Por exemplo, em ambientes menores, utilize quadros de um só tamanho ou opções pequenas e delicadas.

Já em espaços maiores, prefira quadros imponentes agrupados, com molduras mais dramáticas.

Outras dicas importantes quanto às distâncias, são:

  • É sempre bom pendurar os quadros de forma que os seus respectivos centros fiquem entre 1,40 e 1,60 m do chão. Dessa maneira, todos vão conseguir apreciá-los de uma maneira agradável. Tanto os mais altos quanto os mais baixos;
  • Se o quadro estiver acima de um sofá, fique atento para que a parte de baixo da moldura fique de 20 a 25 cm mais alta que o encosto, para não atrapalhar quem estiver sentado;
  • Quando estiver acima de uma cama, o quadro deve ficar a 60 cm do chão, caso ela não tenha cabeceira. Se tiver, a 20 cm da cabeceira;
  • Ainda sobre quadros pendurados acima de móveis, garanta que eles tenham um terço da largura do móvel. Há ainda a opção de usar dois quadros que fiquem quase na mesma largura do móvel, ou mais quadros que sejam da mesma largura, ou ultrapassem esse tamanho;
  • Evite montar sua parede de quadros em uma área com incidência direta de sol, para não danificar pinturas e molduras;
  • Deixe, em média, 10 cm de distância de rodapés, tetos e outros móveis próximos;
  • Mantenha entre 5 e 10 cm de distância entre os quadros, caso crie uma composição.

Qual a distância entre 3 quadros na parede?

Essa é uma dúvida bastante comum. Por isso, vale reforçar o que mencionamos no tópico anterior.

Se a composição for de três quadros, mantenha uma distância entre 5 e 10 cm entre eles. Já se ele for colocado acima de um móvel, garanta cerca de 20 cm de distância entre o quadro e o móvel.

Entenda quantos quadros colocar na parede

parede de quadros
Não há regra para quantidade de quadros em uma parede, basta que eles estejam em harmonia (Projeto: Adriane Lins Arquitetos Associados)

Leve em consideração o tamanho da parede para escolher a quantidade de quadros e o tamanho deles.

Afinal, dependendo do caso, será necessário fazer uma composição com mais de um quadro para conseguir preencher todo o espaço.

Quanto aos formatos, os quadros podem ser em paisagem, retrato, panorâmico ou quadrado.

A escolha do formato, do tamanho e da quantidade vai depender muito do estilo do ambiente, do tamanho da parede, das imagens e molduras que você escolheu e da sua personalidade.

É muito comum as pessoas perguntarem se os quadros precisam ficar centralizados na parede ou em cima dos móveis.

Nós respondemos: quando não tiver nada abaixo, é preferível que ele fique centralizado na parede. Mas se houver uma mesa de jantar, um sofá ou qualquer outro móvel, ele deve ficar centralizado com a peça.

De qualquer forma, isso não é uma regra. Você pode ousar ao deixá-los descentralizados e criar um ambiente bastante original.

Algumas opções de alinhamento são:

  • Eixo central: cria-se uma linha imaginária que deverá estar na altura dos olhos e funcionará como um eixo central. Os quadros ficam dispostos em proporções iguais, tanto em cima quanto embaixo dela;
  • Criativos: você pode ousar criando formatos inusitados para sua parede de quadros, como todos na vertical, em formato de coração etc.;
  • Forma maior: os quadros menores ficam dispostos ao redor dos quadros maiores, formando um desenho redondo ou oval;
  • Simétrico: os quadros ficam enfileirados na vertical ou na horizontal. Todos são do mesmo tamanho;
  • Escadas: os quadros nas paredes de escadas devem acompanhar o formato dos degraus.

Crie uma composição harmônica na sua parede de quadros

Você pode agrupar os quadros por similaridade de temas, cores ou molduras. Também pode criar uma composição com obras totalmente diferentes — o que pode unificá-las é a presença de uma cor mais forte ou até de tons análogos ou complementares.

Confira as principais dicas a seguir:

Temas

parede de quadros
Fotografias podem levar significado à decoração (Projeto: Pietro Terlizzi / Foto: Guilherme Pucci)

Escolha de acordo com o que te representa melhor, e com aquela sensação que quer passar no ambiente. Por exemplo, os geométricos tendem a ser mais contemporâneos.

Já a fotografia remete a lembranças e pode até te transportar para algum lugar especial. Vale mencionar também a colagem, que está em alta e pode adicionar humor, dando um toque lúdico à decoração.

Contudo, você também pode misturar os temas para uma parede de quadros mais ousada.

Cores

parede de quadros
Quadros coloridos sobressaem em decoração cinza (Projeto: Escritório Fontoura Grasselli)

Esse também pode ser um ponto de partida para a escolha das artes. Afinal, o quadro pode ser um ponto de cor na decoração.

Para escolher a cor ideal para a sua parede de quadros, comece olhando para as grandes superfícies da casa. Por exemplo, revestimentos ou móveis, como sofá e armário.

Se os tons predominantes forem de cinza, usar cores mais saturadas pode ser uma boa opção. Afinal, os neutros ajudam a equilibrar os tons fortes.

Agora, se a predominância for pelo bege e tons terrosos, como madeira, mantenha essa paleta também nos quadros. Pode ser ainda uma foto que tenha um desses tons.

Já se for tudo branco, usar tons mais escuros pode ajudar a criar um contraste interessante, levando vida ao ambiente por meio da parede de quadros.

Para quem gosta de móveis coloridos, é importante ficar de olho na escolha da cor dos quadros. É interessante escolher artes que tenham ou a cor do móvel, ou detalhes na mesma tonalidade. Isso vai fazer com que haja harmonia na decoração.

Outra dica é não escolher uma arte que tenha a mesma cor de fundo da parede. Afinal, isso vai fazer com que o quadro “suma”. Para quebrar esse efeito, é possível usar molduras.

E na dúvida entre quais cores combinar entre si, use o círculo cromático. Parta de uma cor que já exista no seu ambiente e busque por tons complementares ou opostos.

É possível ainda apostar em uma decoração monocromática, usando vários tons da mesma cor.

Molduras

decoração com parede de quadros
Molduras brancas realçam fundo claro de quadros (Projeto: Andrea Eiras)

Geralmente, as molduras são definidas de acordo com o tipo de impressão do quadro. A tela, ou o canvas, é um tecido de algodão que pode receber impressão ou pintura manual. Elas não precisam de vidro. Podem ser emolduradas na chamada canaleta, que é uma moldura que encaixa nas bordas da tela.

Tem ainda a impressão em papel fotográfico, que precisa de vidro para proteger a arte. E ele pode ser comum ou antirreflexo. No segundo caso, é ideal para paredes de quadros perto de janelas.

As fotos também podem ser emolduradas com o chamado paspatur, que é uma parte branca que fica entre a arte e a moldura. Isso ajuda a destacar a imagem, além de evitar que a impressão encoste no vidro, protegendo melhor.

E o pôster só precisa de um filete. Uma moldura bem fina e que geralmente é preta.

Já para escolher a cor da moldura, preste atenção na cor de fundo da arte ou na cor da borda, e também na cor da parede. Geralmente, as opções de moldura são preto, branco e madeira.

O ideal é sempre destacar os quadros. Portanto, é importante formar contraste. Se a parede for branca e a arte também, use uma moldura preta ou em madeira, por exemplo.

Contudo, se a arte for escura e a parede for branca, você pode optar pela moldura branca para iluminar o quadro.

Se a parede for clara e o quadro colorido, a madeira pode tornar a composição mais suave. Já se a parede for colorida, use moldura branca para destacar a obra.

A madeira mais clara deixa o quadro mais informal. Já o tom médio costuma combinar com o material presente na decoração, enquanto a escura deixa as artes mais sóbrias.

Teste a sua parede de quadros

decoração com quadros
Simular como os quadros vão ficar na parede evita erros (Projeto: Vanessa Kimye / Foto: Marina)

Não fure a parede sem antes testar para ter certeza que a sua composição ficará bacana. Você pode agrupar todos os quadros da forma que pretende usar e colocá-los no chão. Assim, saberá se eles funcionam juntos ou não.

Para ver como eles ficarão na parede, uma dica é usar moldes. Recorte papéis de acordo com o tamanho e o formato de cada quadro e os pendure com fita crepe. Dessa maneira, você conseguirá visualizar o efeito que as diferentes obras darão.

Nesse momento, pense na distância que cada quadro ficará dos demais. O ideal é entre 5 e 10 cm. Meça também o tamanho total da composição, avaliando a largura e a altura e o quanto ela ocupará de espaço na parede.

Se a ideia é que a sua parede de quadros cresça aos poucos, comece centralizando as primeiras obras escolhidas. Assim, é possível expandir a composição para os lados a cada nova aquisição.

Cuidado ao furar a parede de quadros

parede de quadros
Há diversas maneiras de fixar quadros na parede, inclusive sem fazer furos (Projeto: Victor Romansini – Studio Roma)

E claro, não se esqueça do básico: verifique se não passa nenhum encanamento pela parede escolhida. Não use aquelas que sejam divisórias com banheiros ou cozinha.

Caso a única parede legal da sua casa para montar a parede de quadros seja uma dessas, confira antes a planta detalhada do imóvel.

Outra possibilidade é investir em soluções que não envolvam furar a parede, como aplicar fitas dupla face ou até usar uma estante, um rack ou outro móvel para apoiar os quadros.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil montar sua parede de

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Parede de quadros: como chegar à composiçã...

Parede de quadros: como chegar à composição perfeita?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótima matéria, para trazer mais opção de decoração aqui tem vários quadros abstratos lindos de uma olhada:

  2. Ótima matéria, para completar a decoração aqui tem vários quadros abstratos lindos de uma olhada:

  3. Agora você tem um grande parceiro que vai ajudar você a escolher a melhor opção em financiamento imobiliário. O financiamento.com.br é um site que permite simular, enviar propostas, comparar taxas e condições entre instituições financeiras e até obter seu financiamento, tudo isto sem custo algum adicional, ou seja, é totalmente gratuito. Basta acessar nosso site e/ou curtir a nossa fan page no Facebook.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies