07.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Paola e Anna Lenti
Paola e Anna Lenti estão à frente do escritório italiano que ganhou o mundo com suas peças atemporais e diferenciadas (Foto: Maurizio Natta)

Paola e Anna Lenti mostram as possibilidades do design por metamorfose

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.10.2022
DOCs UNLTD Portobello apresenta o trabalho de Paola e Anna Lenti, irmãs italianas que se consolidaram pela inovação do design com olhar para a sustentabilidade
minutos de leitura

Irmãs e empreendedoras, Paola e Anna Lenti estão à frente do escritório italiano que desenvolve peças internas e externas. São tapetes, móveis, estruturas arquitetônicas, entre outras possibilidades.

Suas obras são mundialmente conhecidas tanto pela qualidade elevada quanto pela inovação do design das coleções.

As peças atemporais, que mesclam funcionalidade e estética, ganham espaço, sobretudo, em projetos de casas e apartamentos. No entanto, o escritório de Anna e Paola Lenti também é conhecido por atuar em iates e navios.

O trabalho é sempre pensando em cada detalhe. Desde a pesquisa até a escolha dos materiais. Isso, claro, adotando práticas sustentáveis e aliando o trabalho artesanal com o uso de novas tecnologias.

Para conhecer melhor o trabalho de Paola e Anna Lenti, a série de documentários DOCs UNLTD, produzida pela Portobello, dedicou seu novo episódio às empreendedoras.

O filme foi lançado no Archtrends Summit 2022, fórum de conteúdo sobre arquitetura e design organizado pela Portobello, que aconteceu de forma híbrida.

Confira os detalhes do trabalho de Paola e Anna Lenti nas linhas a seguir e conheça a coleção Metamorfosi, em parceria com os irmãos Campana.

O início do trabalho de Paola e Anna Lenti

O trabalho das empreendedoras começou a partir do viés criativo de Paola Lenti. A italiana, nascida na Alexandria, mudou-se para Milão para cursar a faculdade.

Na década de 1980, começou a trabalhar para empresas de moda e eventos, na coordenação de imagens e design gráfico. Mas foi em 1994 que Paola Lenti fundou a marca homônima.

No documentário, Paola Lenti conta que começou do zero: “comecei de baixo mesmo, não sabia nada”. Ela atribui seu crescimento à observação da experiência dos outros. Sempre escutando e estando perto das pessoas que a inspiravam.

Foi assim que encontrou seu próprio caminho, além da solução para o que ela ainda não sabia e precisava desenvolver. Contudo, a empreendedora pontua que foi necessário muito empenho.

Afinal, todas as pessoas têm suas dificuldades. E para o trabalho de Paola e Anna Lenti alcançar o sucesso, tiveram que se dedicar, estudar e superar os desafios, sempre com um olhar positivo para o futuro.

as irmas italianas Paola e Anna Lenti
Paola e Anna Lenti formam parceria de sucesso em renomado escritório italiano (Foto: Reprodução Archtrends)

Com sua voz calma e tranquila, a narração de sua trajetória parece simples. Mas ela reforça que o sucesso só foi possível pelas pessoas que encontrou no caminho, como é o caso da sua irmã, Anna Lenti.

“Se a minha irmã não tivesse decidido trabalhar comigo, hoje não existiria essa empresa”, pontua Paola Lenti.

Paola e Anna Lenti se dividem em escritório renomado

Para que o trabalho das empreendedoras Paola e Anna Lenti fosse adiante, elas precisaram se organizar. Enquanto Paola se dedica à parte criativa do negócio, Anna é a responsável pela administração.

“O que nos permite ir adiante é que compartilhamos todas as decisões importantes da empresa”, conta Anna Lenti.

O processo criativo

empreendedora italiana Paola Lenti
Processo criativo envolve a percepção das necessidades das pessoas (Foto: Reprodução Archtrends)

Em seu processo criativo, Paola Lenti conta que prioriza a necessidade. “Os produtos não devem nascer porque queremos fazer uma coisa nova”, completa.

Sendo assim, Paola e Anna Lenti contam com a colaboração do seu time para perceber o que está em falta no mercado e, juntos, desenvolver ideias. Afinal, nem sempre um produto surge de uma ideia, às vezes vem de um pensamento que alguém leva para a equipe.

Entre as provocações feitas para o time na criação do produto estão: como fazer algo que não impacte o meio ambiente, que não seja inútil, ou que seja confortável e traga bem-estar? Para Paola e Ana Lenti, são esses pontos que movem o trabalho.

“Somos contrários, aqui no estúdio, a fazer um produto só por fazer um produto”, completa Paola Lenti, que reforça que o resultado final precisa fazer sentido para as pessoas.

Sustentabilidade é ponto-chave para Paola e Anna Lenti

empreendedora italiana Anna Lenti
Em documentário, Anna Lenti explica a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento do trabalho (Foto: Reprodução Archtrends)

Paola e Anna Lenti entendem que, hoje em dia, todos precisam pensar nas consequências da sua produção para o meio ambiente. Sejam empreendedores ou empresas.

Como exemplo, Paola Lenti cita justamente a coleção Metamorfosi, que para ela foi a maior experiência da sua marca, como veremos em seguida.

A reutilização daquilo que já existe não envolve desperdício de recursos ou de energia, por exemplo. Sendo assim, não agride o meio ambiente para além da produção do produto original.

Mas ela reforça: “desde o começo, já éramos preocupados em usar materiais recicláveis, usar materiais naturais” e, claro, também em buscar causar menos impacto ao meio ambiente, na medida do possível.

“Acredito que todo o ser humano deveria se comportar assim, seja um empreendedor ou qualquer pessoa, com respeito aos outros, aos animais e tudo aquilo que nos circula”, acrescenta Paola Lenti.

Afinal, todos somos parte de uma mesma comunidade. Tudo está interligado. Sendo assim, não é possível que uma parte esteja bem e a outra esteja mal.

Coleção com irmãos Campana reforça compromisso com a sustentabilidade

coleção metamorfose
DOCs UNLTD Portobello mostra imagens da coleção Metamorfosi (Foto: Reprodução Archtrends)

A coleção Metamorfosi nasceu de um pensamento anterior à colaboração com os irmãos Campana. Ela surgiu da necessidade do estúdio de criar seus próprios tecidos.

Ou seja, a matéria-prima é comprada, mas são eles que tecem e produzem as coleções com um design totalmente exclusivo.

Logo, existe uma cadeia de descarte de materiais que sobram das produções. Antes, eles não tinham uma finalidade específica, mas ganharam um destino muito especial.

Isso porque da tecelagem, da exaustão do fio, até o revestimento de um sofá, há uma série de processos que geram o descarte de materiais que não são aproveitados.

No entanto, percebeu-se que esses rejeitos, que antes eram jogados no lixo, poderiam dar vida a novos produtos. Afinal, qualquer pedacinho de tecido ou metro de corda pode ser reaproveitado, desde que a aplicação seja no produto certo.

Com o desafio de dar nova vida a esses materiais, como fios, cordas e tecidos, foi que surgiu uma nova coleção.

O objetivo era de fato fazer com que o produto parecesse algo novo. E para tirar essa ideia do papel, começaram a pensar em designers que pudessem ajudar no processo de criação.

Foi então que chegaram ao nome dos irmãos Campana, com quem ainda não haviam trabalhado. Os dois toparam a colaboração logo de cara.

Porém, havia uma dificuldade em criar a coleção, já que ela nasceu bem no período da pandemia da Covid-19.

Ou seja, muito do desenvolvimento aconteceu a distância, por telefone e chamadas de vídeo online. Contudo, Paola Lenti conta que o processo se deu de uma maneira muito natural, sobretudo pela semelhança de pensamento e linha criativa dos envolvidos.

processo de produção de Paola Lenti
Coleção em parceria com os irmãos Campana reaproveita materiais antes desperdiçados (Foto: Reprodução Archtrends)

Estéticas das peças foi um desafio para Paola e Anna Lenti

No documentário, Paola Lenti também fala mais sobre o processo criativo. Isso porque era importante que as peças tivessem estética agradável.

“A grande dificuldade era dar um aspecto estético importante a um objeto feito com descartes”, conta Paola Lenti.

Para Paola e Anna Lenti, grande parte dos produtos reciclados disponíveis no mercado não têm uma aparência muito agradável. Por exemplo, as cores não são valorizadas. O resultado é como se os materiais fossem reaproveitados de qualquer forma, sem um apelo estético.

Contudo, para a coleção de Paola e Anna Lenti, a equipe fez testes com diferentes amostras de descartes. Ao costurar os pedacinhos, era sempre uma grande surpresa, pois ninguém poderia imaginar qual seria o resultado.

“E não foi tão difícil. Foi simplesmente um modo de ver as coisas, que já tinham em si uma forma, mas não demonstraram ainda”, complementa Paola Lenti.

Reutilização é contribuição para a sustentabilidade

Anna Lenti explica a importância da coleção do ponto de vista da sustentabilidade. Afinal, a reutilização dos materiais evita o seu descarte. Portanto, a empresa contribui para a redução de lixo que se acumula na natureza.

Contudo, ela pontua que essa iniciativa é diferente da reciclagem, que seria um passo adiante na sustentabilidade.

Isso porque reciclar significa transformar os materiais em sua fibra original. Porém, isso requer um grande gasto de energia. Nesse caso, reforça ser um grande problema para o mundo.

Por outro lado, reutilizar significa pegar o material como está e usar de outra forma, transformando sua estética. Além disso, é um trabalho manual, que não necessita de energia elétrica ou água para funcionar.

Já o preenchimento interno das peças da coleção Metamorfosi é feito de material reciclado. Contudo, Anna Lenti explica que a empresa pesquisa maneiras de também reaproveitar materiais nesse processo.

Isso permitiria usar até pedacinhos bem pequenos de tecido que sobram de outros produtos, por exemplo.

Se você se interessa pelo trabalho de Paola e Anna Lenti, vai gostar de conferir outros conteúdos aqui no Archtrends. Continue com a gente para descobrir tudo sobre o design de móveis!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Paola e Anna Lenti mostram as possibilidades ...

Paola e Anna Lenti mostram as possibilidades do design por metamorfose

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies