28.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A destonalização é uma forma intencional de variar cores e desenhos da cerâmica (Projeto: STUDIO CASULOARQ / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

O que é destonalização? Entenda essa característica dos revestimentos

calendar-blank-line
28.03.2023
Descubra o que é destonalização e como esse efeito pode te ajudar a ter superfícies personalizadas, para uma decoração única
minutos de leitura

Mesmo que você não saiba exatamente o que é destonalização, já deve ter visto revestimentos cerâmicos que têm variação de cor de forma intencional.

A ideia é justamente criar superfícies que tenham um aspecto personalizado. Pode ser por meio de uma aparência mais natural ou de um mix de estampas, por exemplo.

Portanto, uma das respostas para “o que é destonalização” é: não é um defeito, mas justamente a graça desse tipo de produto.

Ainda tem dúvidas sobre o que é destonalização? Continue a leitura para descobrir mais e conhecer uma linha da Portobello que serve como exemplo para esse efeito.

O que é destonalização?

Antes de descobrir o que é destonalização, vamos te contar um pouco sobre uma particularidade da fabricação de revestimentos.

Durante o processo de produção de qualquer revestimento, alguns aspectos são definidos, como brilho, cor, textura e nuances.

Contudo, o resultado final sempre vai depender da matéria-prima usada. Por exemplo, o mármore extraído de uma jazida específica vai ser diferente do que vem de outra fonte, mesmo que o material seja muito parecido.

Essas variações podem ser maiores ou menores. Porém, elas também acontecem com o revestimento cerâmico, como o porcelanato. Isso porque ele é fabricado a partir de um processo físico-químico.

É por isso que o ideal é ficar de olho no lote do produto que você comprar. Dessa forma, consegue garantir que todos tenham o mesmo padrão e, portanto, as peças serão todas praticamente iguais.

variação de cor no revestimento
Revestimentos têm variação de cor, podendo ser maior ou menor, dependendo do produto
(Projeto: Doma Arquitetura)

No entanto, se você quer entender o que é destonalização, saiba que existem processos que visam deixar os revestimentos diferentes de forma proposital. Inclusive mesmo quando são do mesmo lote.

Esse é um aspecto interessante na cerâmica, principalmente, nos casos em que se quer produzir algum material ou textura natural.

Afinal, as peças que vêm da natureza não costumam manter um padrão homogêneo. Esse é o caso da madeira, da pedra e até do mármore. Só para citar alguns exemplos.

Porém, desenhos e cores podem variar também em revestimentos de outros tipos, que não têm a intenção de reproduzir qualquer outro material.

A ideia, então, é ter uma superfície personalizada, cheia de estilo e com um visual único, que só você vai ter.

Como é feita a destonalização?

destonalização
Para uma destonalização harmônica, é preciso planejamento
(Projeto: Barlô Arquitetura)

Você pode até ter entendido o que é destonalização, mas pode estar se perguntando como é possível produzir cerâmicas assim, e elas ainda terem uma aparência agradável.

Apesar de ter variação, o processo de destonalização dos produtos não acontece de forma aleatória. E é justamente isso que garante que a composição entre as cerâmicas de uma mesma linha possa gerar superfícies bonitas.

Para isso, a destonalização precisa ser intencional, ou seja, não acontece por acaso. Portanto, a variação é calculada e planejada por profissionais qualificados, sempre pensando em um design harmônico.

Além disso, a destonalização precisa ser contínua. Significa dizer que não há uma infinidade de variações de um mesmo produto. Os lotes tendem a ter um número específico de peças diferentes, que em uma composição vão combinar entre si.

O processo de destonalização ainda é controlado, para que não haja uma sequência que não faça sentido algum.

Seguir um padrão também é outro critério importante para a destonalização. Dessa maneira, evita-se que os produtos fujam da proposta inicial de design.

Leia também:

Saiba o que levar em consideração em revestimentos destonalizados

Além de entender o que é destonalização, você precisa ficar de olho em alguns aspectos na hora de comprar revestimentos assim.

Variação de tonalidade

o que é destonalização
Entender a variação de tonalidade entre as peças ajuda a visualizar resultado final
(Projeto: Fernando Neri / Foto: TO Home)

Essa especificação corresponde à variação de tons encontradas em um mesmo revestimento cerâmico.

Ela está presente em todos os produtos desse tipo, seja cerâmica comum, porcelanato ou Lastra, por exemplo.

São quatro classificações de variação de tonalidade que podem aparecer por meio das seguintes siglas: V1, V2, V3 e V4.

  • V1: é ideal para quem quer uma aparência uniforme após o assentamento do porcelanato. Isso porque não há diferenças entre as peças ou elas são mínimas, quase imperceptíveis;
  • V2: há pouca variação entre as peças, sendo ainda difícil de perceber as diferenças;
  • V3: quando há uma variação moderada. Ou seja, mesmo as peças sendo da mesma cor, a intensidade dos tons pode variar;
  • V4: nesse caso, há grande variação. Pode acontecer até de ter peças totalmente diferentes do mesmo produto. A ideia é criar composições únicas e personalizadas.

Número de faces

o que é destonalização
Composição de uma parede destonalizada também depende do número de faces da cerâmica
(Projeto: Isadora Bayer Foresti)

Quem quer saber o que é destonalização também precisa ficar de olho no número de faces de um mesmo revestimento cerâmico.

Esse é um conceito que engloba o que falamos anteriormente. No entanto, indica o número de peças diferentes que um mesmo produto tem.

Quanto mais faces tiver, maior será a variação de tonalidade, o que é bom para quem busca por um aspecto mais natural.

O que é destonalização na prática: Gouache e Salt Lake

A Portobello tem duas linhas que apostam na destonalização de revestimentos para gerar efeitos únicos e ampliar as possibilidades de personalização. Conheça mais sobre elas a seguir:

Gouache

o que é destonalização
Portobello tem linha com cerâmica destonalizada ideal para paredes
(Projeto: Vento Arquitetura / Foto: Robson Salgado)

A linha Gouache, da Portobello, é um ótimo exemplo para quem quer entender o que é destonalização.

Ela traz uma grande variação entre as peças, chegando a 50 faces. Além disso, há 13 cores diferentes que podem ser combinadas entre si, tornando a decoração ainda mais personalizada.

Como sugere o nome, a ideia da linha é reproduzir uma pintura em guache. Afinal, o movimento do pincel revela nuances e forma camadas de cor que são surpreendentes e únicas.

O produto traz superfície com relevo suave. É ele que intensifica a cor e destaca a beleza da técnica produzida em cerâmica.

Todo o charme da pintura pode aparecer em paredes com uma camada de brilho que se destaca. As peças podem aparecer em dois formatos – 15,5 x 15,5 e 7,5 x 15,5 -, o que também permite brincar com a paginação.

Salt Lake

o que é destonalização
Os contrastes de tons e a fluidez dos detalhes de coloração oxidada do revestimento, garantem personalidade
(Projeto: Portobello)

A linha Salt Lake foi inspirada nas fascinantes lagoas de sal, por isso, trazem consigo uma incrível mistura de cores e texturas.

Além disso, outro grande destaque desta coleção são os contrastes de tons e a fluidez dos detalhes de coloração oxidada. Assim, garante uma personalidade marcante ao produto.

A composição de cores de uma salina muda com as estações do ano, devido à presença de diversos minerais que criam uma brilhante paleta de tons claros no início da primavera. Esses tons se escurecem no outono e no inverno, passando para padrões terrosos no verão.

Assim, as peças seguem esse belo padrão da cor das lagoas de sal, de acordo com o clima, fluindo desde um tom mais claro até uma coloração mais escura.

Essa variação traz contrastes que tornam cada peça singular, propiciando combinações únicas. Afinal, estamos falando de revestimentos destonalizados.

No formato 20 x 20, as peças da linha Salt Lake contam com acabamento mate e podem ser aplicadas em paredes e pisos. Vale ressaltar ainda que são cinco opções de cor: Spring, Autumn, Summer, Equinox e Winter.

Como usar a linha Salt Lake

Salt Lake traz a possibilidade de levar a tendência da destonalização para áreas internas e externas, secas ou molhadas.

Assim, qualquer ambiente poderá ser transformado com a personalização que o porcelanato destonalizado é capaz de proporcionar.

o que é destonalização de revestimento
A Linha Salt Lake pode ser usada em diferentes ambientes, internos e externos, e também em piscinas
(Projeto: Portobello)

Na sala, as peças podem ser usadas para trazer uma maior sensação de bem-estar, além de deixar o ambiente acolhedor e tranquilo, apostando na aplicação de Salt Lake nas paredes.

A natureza também pode ser levada para a cozinha, paginando o piso com as variações de tonalidade características da linha. Um efeito moderno e ao mesmo tempo com personalidade.

Salt Lake também se destaca quando usada na área da piscina. Com os diferentes tons e texturas da linha, é possível criar um verdadeiro ambiente de spa.

Enfim, é uma paleta de cores ampla e várias possibilidades de aplicação, para levar o charme da destonalização a diversos ambientes.

Além de descobrir o que é destonalização, e como ela pode ser usada em superfícies, continue com a gente para descobrir como ter paredes personalizadas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que é destonalização? Entenda essa carac...

O que é destonalização? Entenda essa característica dos revestimentos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies