26.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Multi Niche chega para compor linha Domateca, oferecendo opções de nicho de cozinha (Projeto: Portobello)

Nicho de cozinha: tendência da Domateca

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.03.2024
Novidade da Officina Portobello em parceria com a Doma Arquitetura traz nicho de cozinha como alternativa prática à combinação bancada + backsplash
minutos de leitura

Na busca por soluções inteligentes, práticas e bonitas, a tendência do nicho de cozinha surge proporcionando modernidade e facilidade para o dia a dia.

O nicho de cozinha chega para substituir o tradicional casamento entre bancada e backsplash. E com a assinatura da Doma Arquitetura em parceria com a Portobello, essa se torna uma solução ainda mais interessante para os ambientes.

Nas linhas a seguir, entenda melhor sobre essa tendência que vem ganhando destaque. Além disso, conheça Multi Niche, lançamento da Domateca, que oferece inovação e versatilidade para a organização e o design de interiores da cozinha.

Nicho de cozinha em porcelanato
Grande nicho de porcelanato à esquerda trouxe mais uma superfície de apoio à cozinha, na marcenaria (Projeto: Portobello)

Nicho de cozinha é sofisticado e funcional

Esqueça aquele visual clássico da rodabanca e bancada da cozinha. Agora, surge uma nova tendência para deixar o ambiente mais moderno, além de facilitar o dia a dia.

Os nichos de cozinha vêm ganhando popularidade devido à sua capacidade de integrar elementos práticos e estéticos em um único espaço.

Em vez de optar por uma bancada convencional, muita gente vem escolhendo criar um nicho estrategicamente posicionado para proteger a parede, servir como área de trabalho, além de receber elementos como a cuba.

Vale reforçar ainda que o nicho de cozinha pode ser adaptado para abrigar utensílios de cozinha, especiarias, plantas ou objetos decorativos. Dessa forma, agrega personalidade ao ambiente enquanto mantém a funcionalidade essencial.

Integração à marcenaria proporciona unidade na decoração

Um detalhe interessante do nicho de cozinha é que, no geral, é integrado à marcenaria. Isso é bom, sobretudo, para cozinhas pequenas, em que é necessário otimizar os espaços.

Afinal, combina a beleza com o planejamento para que todos os cantinhos sejam aproveitados, e que as necessidades dos moradores sejam atendidas. Sem falar que a aparência contínua pode dar a impressão de que o espaço é maior.

Em casos de ambientes integrados, o nicho de cozinha também pode ajudar a criar transições mais suaves.

Leia também:

Nicho de cozinha em porcelanato
Nicho de cozinha pode ser funcional ou decorativo (Projeto: Portobello)

Vantagens de optar pelo nicho de cozinha

Usar nicho em vez de bancada com backsplash na cozinha apresenta várias vantagens, que vão desde aspectos estéticos até funcionais. Separamos alguns dos principais benefícios para você entender melhor.

Estética contemporânea e minimalista

O nicho de cozinha apresenta uma estética contemporânea e minimalista. E isso pode transformar completamente o visual do espaço.

Em comparação com bancadas extensas e backsplashes tradicionais, os nichos proporcionam uma aparência mais limpa. Assim, cria uma sensação de espaço aberto e organizado.

Otimização do espaço

Além disso, o nicho de cozinha permite uma melhor utilização do espaço disponível. Ele pode ser projetado sob medida para se encaixar em áreas específicas da parede.

Dessa maneira, maximiza o armazenamento e a exibição de itens essenciais da cozinha. Por exemplo utensílios, temperos, livros de receitas e decorações.

Personalização e versatilidade

Outra vantagem é que o nicho de cozinha pode ser personalizado de acordo com as necessidades e preferências individuais.

Suas dimensões podem ser configuradas para atender a diferentes tamanhos e formas de objetos. Assim, oferece flexibilidade na organização e na apresentação dos itens na cozinha.

Ênfase em pontos focais

O nicho de cozinha ainda pode servir como ponto focal, permitindo que itens decorativos, como louças bonitas, plantas ou obras de arte, sejam exibidos.

Isso adiciona interesse visual e personalidade ao espaço, criando uma atmosfera acolhedora e convidativa na cozinha.

Nicho de cozinha em porcelanato
Porcelanato é ideal para nicho de cozinha por ser fácil de limpar e resistente (Projeto: Portobello)

Por que usar porcelanato para o nicho da cozinha?

Usar porcelanato para formar nicho na cozinha oferece uma série de vantagens. Portanto, vale a pena considerar esse material para ter um projeto inteligente e prático. Entre os benefícios da cerâmica, estão:

Variedade de cores e texturas

O porcelanato está disponível em uma ampla gama de cores, padrões e texturas. Isso permite escolher opções que complementam perfeitamente o estilo e a estética da cozinha. Seja ela moderna, tradicional, minimalista ou rústica, por exemplo.

Sustentabilidade

Em comparação com o mármore e outras pedras naturais, o porcelanato é considerado um material mais sustentável.

Isso porque é produzido a partir de materiais como argila e minerais, que têm extração menos agressiva ao meio ambiente. Sem falar que as jazidas podem ser recuperadas.

Já o processo de fabricação é geralmente mais eficiente em termos de energia e recursos do que a extração de pedras naturais. Sobretudo em empresas comprometidas com a sustentabilidade, como é o caso da Portobello.

Manutenção simples e facilidade de limpeza

Além disso, o porcelanato é conhecido por sua resistência a manchas e sua superfície fácil de limpar.

Basta um pano úmido e, em casos de sujeira mais resistente, detergente diluído em água para manter os nichos de porcelanato limpos e brilhantes

Resistência e durabilidade

Uma das principais características do porcelanato é sua resistência e durabilidade. Ele é altamente resistente a riscos, impactos e abrasões. Portanto, é uma escolha ideal para áreas sujeitas a uso intenso, como a cozinha.

Sendo assim, o nicho de porcelanato é capaz de suportar o peso de objetos pesados sem rachar ou quebrar, garantindo uma vida útil prolongada.

Resistência à umidade e alta temperatura

O porcelanato é um material com baixa absorção de água, o que o torna altamente resistente à umidade.

Isso é particularmente vantajoso na cozinha, já que a exposição a respingos de água e vapor é comum.

Além disso, o porcelanato é resistente a variações de temperatura, o que o torna adequado para uso em ambientes sujeitos a mudanças climáticas.

Inclusive, muita gente não sabe, mas o porcelanato é resistente a altas temperaturas. Significa dizer que você vai poder apoiar uma panela ou travessa quente no porcelanato que ele não vai sofrer danos.

Multi Niche é solução ideal para nicho de porcelanato

Nicho de cozinha em porcelanato
Na Domateca, nicho de cozinha pode ter cuba de inox embutida (Projeto: Portobello)

Única, prática e funcional. Assim é a linha Domateca, que traz sistemas para compor cozinhas de forma inteligente.

Desenvolvida em uma parceria entre a Portobello e a Doma Arquitetura, a linha visa tornar a cozinha personalizada, atendendo às necessidades de cada um. Contudo, a funcionalidade vem sempre acompanhada pelo design em forma e função.

À frente do escritório de arquitetura, Patrícia Pomerantzeff colocou sua essência nessa linha, sempre em busca de soluções especiais para esse espaço-chave de nossas vidas.

Para complementar a linha, Multi Niche chega para proporcionar maior integração com os ambientes.

O produto tem estética contemporânea para redefinir a funcionalidade e a versatilidade nos projetos de arquitetura.

Inclusive, Multi Niche pode ser usado não só como nicho de cozinha. É também uma expansão natural de DOMATECA para outros espaços.

Quer saber mais sobre essa linha? Confira todos os detalhes de DOMATECA!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Nicho de cozinha: tendência da Domateca...

Nicho de cozinha: tendência da Domateca

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies