06.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Doha é o destino do próximo Coletivo Criativo
Doha é o destino do próximo Coletivo Criativo (foto: Pixabay)

Tudo sobre o Coletivo Criativo Doha

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.10.2022
Fique por dentro do roteiro do grupo de profissionais de arquitetura e design que viajam com o Portobello+arquitetura para o Qatar
minutos de leitura

Nos próximos dias, um grupo de profissionais de arquitetura e design brasileiros embarcará para uma viagem inesquecível. O Coletivo Criativo Doha acontece entre 8 e 15 de outubro e promete oferecer experiências únicas, em uma das capitais internacionais da arquitetura contemporânea. Inspiração e aprendizado são garantidos nessa grande oportunidade propiciada pelo programa de relacionamento Portobello+arquitetura.

O Coletivo Criativo é formado por um grupo de profissionais de arquitetura e design parceiros da Portobello, que viajam a um destino para pesquisar tendências e arquitetura e design locais. Inspirados pela experiência, os profissionais cocriam um produto com a Portobello. Outras edições do Coletivo Criativo já visitaram Dinamarca, Islândia e Berlim, na Alemanha. As próximas edições, já anunciadas, visitarão Tel Aviv, em Israel, e Casablanca, no Marrocos.

Mas por que a Portobello escolheu Doha, no Qatar, como destino para este Coletivo Criativo? Doha é uma das capitais internacionais da arquitetura contemporânea. Lá se encontram projetos de vários arquitetos vencedores do Pritzker: de Zaha Hadid a I. M. Pei, de Jean Nouvel a Frank Ghery. Ainda, oferece cultura e tradições do Oriente Médio. 

Doha é uma cidade exótica, apaixonante.Além de ser a capital, é a maior cidade do Qatar e apresenta uma mistura vibrante de modernidade e tradição em cada um de seus cantos e expressões multiculturais. Uma das sedes da Copa do Mundo 2022, impressiona por sua arquitetura peculiar, marcada por arranha-céus e edificações futuristas, além de paisagens encantadoras. Parece outro mundo. E é.

Doha foi fundada em 1825 como uma vila de pescadores. Hoje, é uma das cidades mais fascinantes do Oriente Médio. O marco de sua modernização se deu em 1995, com a ascensão de um sheik progressista e inovador. Desde então, a cidade se tornou um verdadeiro parque de diversões para arquitetos de todo o mundo. A abundância financeira originada de suas reservas de petróleo permite que criatividade e engenharia andem juntas. Em Doha, os sonhos e projetos mais incríveis se tornam realidade.

Confira a seguir, os incríveis locais que o Coletivo Criativo vai visitar em Doha.

Banyan Tree Doha At La Cigale Mshaireb

Complexo do hotel Banyan Tree Doha
Complexo do hotel Banyan Tree Doha (foto: divulgação)

Este é o hotel 5 estrelas onde o Coletivo Criativo ficará hospedado. O projeto arrojado é do designer de interiores francês Jacques Garcia. O Banyan Tree Doha At La Cigale Mshaireb oferece opções de restaurante, piscina na cobertura, jacuzzis, spas (masculino e feminino) e academia. Além disso, localizado no nível 28 do edifício, o Vertigo Doha é um dos clubes mais altos da área de Mshaireb, com incríveis vistas de 360° do skyline de Doha.

Para quem gosta de aventura, o complexo do hotel possui um imenso parque de diversões indoor, o Doha Oasis Quest, onde fica a maior montanha-russa indoor do mundo, com 56,736 metros de queda.

Fanar – Qatar Islamic Cultural Center

Spiral Mosque
A Spiral Mosque será o primeiro ponto visitado pelo Coletivo Criativo (foto: Pixabay)

Um dos pontos turísticos mais marcantes de Doha é o centro de cultura islâmica. Esse edifício pode ser visto de vários pontos da cidade e tem a função de disseminar e preservar os ensinamentos e costumes do islamismo. Também conhecido como Spiral Mosque – ou mesquita em espiral -, traz elementos arquitetônicos tradicionais do islamismo. Seu minarete é uma metáfora a um farol, importante para um país de origem pesqueira.

National Museum of Qatar

National Museum of Qatar
National Museum of Qatar, projeto de Jean Nouvel (foto: Iwan Baan/divulgação NMoQ)

Um marco na arquitetura mundial, uma obra-prima do arquiteto francês Jean Nouvel, com muita beleza, delicadeza e respeito ao entorno e à natureza local. O museu tem a missão de abrigar toda a herança histórica do Qatar, que remonta há 50.000 anos e que vem sendo esquecida pelo ímpeto de modernização do país. É uma ponte do passado com o presente.

Seu exterior é composto por cerca de 500 discos sobrepostos, que fazem referência a uma rara formação de cristais de sal do deserto qatari conhecida como rosa do deserto. O resultado é de um equilíbrio e leveza incomuns na arquitetura. Uma obra que mimetiza os desenhos feitos pelo vento nas areias do deserto. 

Se o exterior tem a assinatura de Jean Nouvel, seu interior é composto por um trabalho coletivo de inúmeros arquitetos, como o nipo-australiano Koichi Takada, que teve total liberdade para projetar parte das galerias e a loja.

>>>>>> Saiba mais sobre o Museu Nacional do Qatar

Msheireb

O conceito de smart city é a tônica desse distrito. Há 10 anos, passa por intensas obras de revitalização, que privilegiam ecoeficiência e mobilidade. É um laboratório para a urbanização do futuro. A ideia do plano diretor dessa área, desenhado em conjunto pelos escritórios AECOM e Allies and Morrison, é constituir uma pegada urbana consciente em Doha. Um contraponto ao crescimento meteórico e desenfreado de outras áreas.

Souq Waqif

Souk Wakif, o principal mercado de Doha (foto: Pixabay)

Os souks são tradicionais centros de comércio, muito comuns em países de cultura islâmica, sobretudo árabe. Neles, é possível encontrar um sem número de itens, que vão desde objetos de decoração a especiarias, passando por ouro, tecidos e alimentos frescos.

O Souq Waqif passou por uma renovação recente, mas se encontra no mesmo local de um antigo souq qatari. Ele é formado por vários mercados segmentados, como o Gold Souq e o Falcon Souq (a falcoaria é um esporte com forte raiz no país). A intenção da visita é observar a cultura, inspirar-se com as cores que contrastam com a aridez e paleta neutra da arquitetura, além das texturas, padrões e aromas das mercadorias.

>>>> Saiba mais sobre o Souk Wakif

Qatar Education City

A materialização do esforço do Qatar para ser percebido não apenas como um país rico devido ao petróleo, mas rico também pelo seu investimento em educação, pesquisa e cultura. 

A Qatar Education City é um distrito moderno e impressionante, com inúmeras instituições de ensino locais e internacionais, laboratórios, hubs de start ups, equipamentos culturais e muito mais. É um dos principais investimentos da Qatar Foundation, uma organização do governo com foco em desenvolvimento.

Os edifícios grandiosos foram projetados por grandes arquitetos locais e internacionais e mostram que para se tornar uma knowledge economy, o oil Money é fundamental.

Alguns dos destaques de arquitetura desse distrito: 

Education City Mosque, parte da Qatar Faculty of Slamic Studies, com seus minaretes fluidos e composição com cinco grandes colunas, que representam os pilares do Islã. Projeto do arquiteto e calígrafo iraniano Taha al-Hiti.

Ceremonial Court, espaço de eventos a céu aberto projetado pelo arquiteto japonês vencedor do Pritzker Arata Isozaki.

Qatar National Convention Centre, mais uma obra impressionante do arquiteto Arata Isozaki, com destaque para as colunas externas que mimetizam o entrelaçamento de duas árvores de cidra.

The Miraculous Journey, um conjunto de 14 esculturas de bronze criadas pelo artista inglês Damien Hirst. Controversa, ficaram cobertas por mais de cinco anos antes de serem reveladas ao público.

Sidra Medical & Research Center, um hospital para mulheres e crianças projetado por Pelli Clark Pelli Architects. Em sua fachada, o edifício faz referência à tradição pesqueira de Doha.

Education City Stadium, uma das arenas da Copa do Mundo.

Aspiral Zone

Uma inovadora área multi-propósito e planejada com foco em entretenimento, equipamentos esportivos e parques. Além da presença de mais um estádio construído para a Copa do Mundo, o Khalifa International Stadium, destaca-se na paisagem o hotel The Torch Doha, projetado pelo escritório local Hadi Simaan. Ainda na região, encontra-se o controverso Villagio Mall, shopping que reproduz a arquitetura e os canais de Veneza.

>>>>>> Saiba mais sobre a arquitetura dos estádios da Copa do Mundo 2022

Museum of Islamic Art

Museum of Islamic Art
O Museum of Islamic Art fica em uma ilha (foto: Pixabay)

Tradição e modernidade andam juntas em um dos edifícios de maior interesse arquitetônico do Qatar. Projetado por um vencedor do Pritzker, o sino -americano I. M. Pei – já aposentado à época, ele foi persuadido a criar esta que foi o primeiro grande projeto de arquitetura de Doha.

Tudo foi projetado para que o edifício fosse realmente um marco no mundo árabe: desde a localização, isolado em uma ilha, ao significado de suas formas e escolhas estruturais. A paleta arenosa que conversa com o entorno demonstra respeito à geografia local e é pensada para o que seu interior guarda: uma das coleções mais importantes de arte islâmica do mundo, tudo o que o dinheiro da família do Emir pôde e pode comprar para demonstrar seu poder e influência na Península Arábica.

The Pearl

As ilhas artificiais impressionam pela engenharia (foto: Pixabay)

É uma das maiores obras de engenharia do Qatar. The Pearl é um extravagante arquipélago de ilhas artificiais com residências de luxo, marinas, hotéis, shoppings e entretenimento. Projetado e construído pela global DAR – Dar Al-Handasah.

>>>>>> Saiba mais sobre The Pearl

Corniche

arranha-céus de Doha
Os vários arranha-céus de Doha (foto: Pixabay)

Sobre uma tranquila e agradável promenade na orla de Doha, estão seus arranha-céus mais futuristas. Feitos de aço e vidro, são mais uma demonstração de poder.

Observados de baixo, nos fazem sentir pequenos, mas com o privilégio de absorver detalhes visíveis apenas a essa distância. O principal destaque é a Burj Doha Tower, projetada por Jean Nouvel.

Katara Cultural Village 

O Qatar é uma pequena nação formada por um caldeirão de culturas. A islâmica pode até ser a predominante, mas, ainda assim, há diversas origens. Estamos falando de um país com poucos qataris e maioria expatriada: indianos, bengalis, filipinos, norte-africanos, além de europeus, norte-americanos e australianos.

O Katara Cultural Village é reflexo dessa mistura e um exemplo do que o dinheiro em excesso concentrado nas mãos de uma família – a do Emir – pode fazer. Nele, há uma variedade de mesquitas, espaços culturais, museus, arte pública, lojas e restaurantes. É uma combinação potente de tradição e modernismo.

Alguns dos destaques de arquitetura desse distrito: 

Katara Mosque, projetada por Zeynep Fadilloglu, turca e primeira arquiteta do mundo especializada em mesquitas. Nessa obra, segue tradições otomanas. É revestida por azulejos turcos e persas em tons de azul e dourado, que contrasta e se destaca da paleta areia do entorno.

Pigeon Towers, torres com orifícios e puleiros para pombos. A criação dessas aves é comum na Península Arábica.

Gold Mosque, o nome já explica, uma mesquita com toda revestida na cor dourada. Também projetada por Zeynep Fadillioglu.

Galleries Lafayette, loja de departamento francesa de alto luxo, tem aqui uma extravagante sede, com um dos mais modernos sistemas de refrigeração para ambientes abertos.

Katara Hills, uma surpreendente área de parque, com extensos gramados e trilhas de caminhada. Uma improvável paisagem feita pelo homem sobre o solo arenoso do deserto.

Se animou com o roteiro do Coletivo Criativo Doha? Conheça os profissionais de arquitetura e design que farão essa viagem:

  • Isabela Velloso Rebello, de Montes Claros
  • Nathalia Montans, de Londrina
  • Mayara Shinya Calister, de Araçatuba
  • Marcelo Diniz, de Franca
  • Bruno Brandini, de Araçatuba
  • Cristiane Trommer, de Capão da Canoa
  • Elaine Zanon, de Curitiba
  • Fernando Antonio Farinazzo, de Maringá
  • Bethania Spies Campos, de Boa Vista
  • Leila de Figueiredo Azouz, de João Pessoa
  • Susane Karine Quesinski, de Barreiras
  • Daiane Melo de Campos, de Balneário Camboriú
  • Washington Granatti Junior, de Balneário Camboriú
  • Ivan Lima, Rocha Filho, de Feira de Santana
  • Fernando Matsucuma Watanabe, de Franca
  • Raquel Quintas Saraiva, de Mogi das Cruzes
  • Fernanda Costa Milcent, de Salvador
  • Sophia Romcy, de Fortaleza
  • Alexsandro Stabelini, de Arapongas
  • Fernanda Triches, de Sorriso

Para participar das próximas edições, é preciso fazer parte do programa de relacionamento Portobello+arquitetura. Inscreva-se aqui!

Acompanhe a cobertura completa do Coletivo Criativo Doha, de 8 a 15 de outubro, nas contas do Instagram @portobello e @archtrends

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tudo sobre o Coletivo Criativo Doha...

Tudo sobre o Coletivo Criativo Doha

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies