28.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Piso cimento queimado traz ar contemporâneo e cool a qualquer ambiente (Projeto: Portobello)

Piso cimento queimado: tudo o que você precisa saber

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.11.2023
Revestimento traz uma pegada cool e contemporânea a qualquer ambiente. Veja ideias para usar o piso cimento queimado no seu décor
minutos de leitura

Seja para dar um toque cool ou garantir uma alta durabilidade, o piso cimento queimado está entre os queridinhos de quem curte decoração.

Versátil, esse tipo de revestimento dá uma pegada urbana e contemporânea a qualquer ambiente. Mas não necessariamente precisa estar atrelado ao estilo industrial, como veremos neste artigo.

A seguir, conheça melhor o piso cimento queimado e veja ideias para usar esse efeito em diferentes espaços da casa!

O que é o cimento queimado?

Ambiente com piso e parede com cobertura de cimento queimado. À frente, há duas cadeiras brancas e uma mesinha
Contemporary living room interior design with luxury armchair (Foto: rawpixel.com)

Calma, não tem nada a ver com fogo!

O cimento queimado é um processo que envolve a aplicação do cimento em pó como finalização no piso em argamassa, quando ele já está praticamente pronto.

Chamada de “queima do cimento”, é essa etapa final que garante o efeito manchado que é o charme dessa técnica. Vale lembrar que o visual também pode ser usado nas paredes da casa.

Como aplicar o cimento queimado no piso?

Na prática, o piso cimento queimado pode ser feito usando materiais básicos de baixo custo, como cimento, água e areia.

Além disso, também é possível utilizar aditivos, que ajudam a evitar rachaduras na superfície a longo prazo.

A argamassa é espalhada sobre o contrapiso em uma camada de cerca de 30 cm, utilizando materiais como a desempenadeira metálica — a famosa “colher de pedreiro”.

Depois, é hora de espalhar o pó de cimento seco sobre a argamassa úmida. O passo final é a aplicação do selante, que garante a durabilidade e o efeito levemente brilhante para o seu piso.

Para garantir que o resultado fique impecável e durável, é essencial contratar profissionais especializados nesse tipo de revestimento.

Apesar de parecer simples, o piso cimento queimado exige técnica para evitar trincas e outros problemas no futuro.

Quais são as vantagens do piso cimento queimado?

Sala de estar em estilo moderno com piso com revestimento que reproduz cimento queimado
No mercado, há revestimentos que reproduzem o efeito cimento queimado, como a linha Nord, da Portobello (Projeto: Portobello)

Se você busca por uma opção estilosa, o piso cimento queimado é uma ótima pedida. Mas há outros motivos para escolhê-lo para o seu projeto, como:

  • opções de cores: não é só de cinza que se faz o cimento queimado. É possível criar versões em tons claros, com o branco, ou até rosados. Para ter o seu, basta recorrer a pigmentos para efeitos especiais na tonalidade desejada;
  • versatilidade: esse tipo de piso é um dos queridinhos do décor contemporâneo, sobretudo em ambientes com pegada industrial. No entanto, com os complementos certos, cai bem com diferentes estilos de decoração;
  • bom custo-benefício: os materiais básicos para fazer o revestimento — como o cimento e a areia — têm valores acessíveis. O custo alto é o de um profissional qualificado;
  • ótima durabilidade: com os cuidados certos na hora de limpar e movimentar móveis, você terá um piso resistente e bonito por muito mais tempo;
  • facilidade de limpeza: basta um balde com água, detergente neutro e um esfregão ou pano de algodão para deixar o revestimento impecável;
  • alta resistência: o piso cimento queimado não costuma ser danificado facilmente.

Leia também:

Quais são os cuidados para ter um piso cimento queimado?

Mesmo que seja bem resistente e exija pouca manutenção, algumas medidas vão ajudar você a deixar o seu piso cimento queimado bonito por muito mais tempo.

Saiba onde pode usar

Antes de optar pelo piso cimento queimado, é preciso saber se ele é adequado para o ambiente que será construído ou reformado.

É que esse tipo de revestimento costuma ser um pouco escorregadio. Por isso, é recomendável evitar o seu uso em áreas molhadas, como o banheiro.

Tenha cautela na hora da limpeza

Ambiente com cozinha, sala de jantar e sala de estar integradas. Cozinha tem ilha com cadeiras claras. Sala de jantar tem mesa e cadeiras brancas com pés em madeira. Piso é de revestimento que reproduz cimento queimado
Por ser fácil de limpar, piso cimento queimado é ótima alternativa para áreas que demandam manutenção frequente, como a sala e a cozinha (Projeto: Frame Arquitetura)

Produtos corrosivos ou abrasivos — como a água sanitária, o álcool e o cloro — não podem ser usados em piso cimento queimado, já que danificam o revestimento.

Evite também utensílios como esponjas de aço, que tendem a arranhar a camada de proteção da superfície.

Para a manutenção e limpeza deste tipo de piso, o básico dá certo: água e detergente neutro costumam ser o suficiente para garantir a higienização.

Antes de começar, a dica é varrer a superfície para evitar que sujidades possam arranhá-la durante a lavagem.

Depois, basta umedecer um esfregão ou pano de algodão na mistura e deslizá-lo com suavidade pelo revestimento.

Se necessitar de uma limpeza mais pesada em algum local, utilize uma escova com cerdas macias e limpe suavemente. No final, não esqueça de secar o piso.

Evite o acúmulo de água

Por ser um material extremamente poroso, o cimento é sensível a líquidos. Portanto, ao limpá-lo, nunca passe o esfregão encharcado — úmido é o suficiente.

Tenha atenção também a vasos de plantas na hora da rega. Isso evita manchas e outros problemas com o passar do tempo.

Cuidado extra ao derramar líquidos coloridos, como o vinho. Caso aconteça, seque rapidamente com um pano macio para prevenir danos permanentes.

Preste atenção ao movimentar os seus móveis

Apesar de ser resistente, o piso cimento queimado pode ficar riscado e sofrer rachaduras com impactos fortes.

Por isso, redobre os cuidados quando for trocar aquele móvel pesado de lugar — o ideal é sempre levantar em vez de arrastar.

Outra alternativa é aplicar feltros autoadesivos nos pés de cadeiras, de modo a evitar o atrito com o revestimento.

Quais são as alternativas ao piso cimento queimado?

Cozinha estilo industrial, com armários em cinza, piso de porcelanato que reproduz cimento queimado e ilha em madeira
Cozinha com pegada industrial recebe porcelanato que reproduz cimento queimado da linha Cement Block, da Portobello (Projeto: RB4 Studio)

Você gosta do efeito cimento queimado, mas prefere uma opção mais prática para o dia a dia? Quer aplicar em áreas molhadas sem medo de escorregões e danos?

Não faltam alternativas para garantir o apelo cool sem investir na versão clássica. Para quem busca praticidade e durabilidade, a sugestão é apostar em revestimentos cerâmicos como o porcelanato.

No mercado, há opções que podem ser aplicadas tanto dentro quanto fora de casa — incluindo banheiros, box, cozinhas, lavanderias, varandas e áreas de lazer.

Na Portobello, você encontra alternativas em diferentes formatos, tonalidades e texturas, para combinar perfeitamente com o seu projeto.

Entre as preferidas de quem escolhe o revestimento cerâmico para a casa estão linhas como a Cement Block (foto acima), que reinterpreta o conceito de Color Block em tons pastel.

Ficou com vontade de conhecer melhor essas e outras coleções que reproduzem o efeito cimento queimado em revestimentos cerâmicos?

Vale a pena passar na Portobello Shop mais próxima ou acessar o catálogo completo pelo nosso site.

Como usar o piso cimento queimado na decoração?

Acha que o efeito combina apenas com ambientes com pegada industrial? Veja, a seguir, algumas ideias para coordenar o piso cimento queimado com diferentes estilos e espaços!

Base neutra para ambientes com cor

Cozinha com paredes claras, revestimento com efeito cimento queimado, prateleiras em madeira e armários em azul
Efeito cimento queimado no piso (com o revestimento Nord Cement Hexa, da Portobello) ajuda a equilibrar tons fortes no ambiente (Projeto: Kenia Azevedo)

Em tons neutros, o piso cimento queimado é a escolha perfeita para equilibrar ambientes que contam com outros pontos de cor.

Na cozinha acima, o efeito aparece em formato hexagonal. Funciona como uma base para deixar os armários em azul brilharem, mas sem pesar no visual.

Cinza como protagonista

Imagem mostra a área gourmet de uma residência, com ilha com revestimento cerâmico azul e armários brancos. Mostra também a área externa da casa, com jacuzzi, mesa de madeira e cadeiras e churrasqueira
Da área gourmet ao espaço externo, o revestimento que reproduz cimento queimado traz harmonia (Projeto: Barbara Debiasi)

Quer deixar o efeito cimento queimado brilhar? Aplique em grandes espaços com tons mais neutros.

Nesta residência de praia, o revestimento aparece tanto no espaço gourmet quanto na área externa. Dá uma sensação de amplitude e deixa tudo mais harmônico.

Mix de estilos

Cozinha com armários claros, ilha com mesa em madeira embutida e cadeiras em estilo clássico em cinza
Cimento Cinza, da linha Essencial, da Portobello, foi a escolha para essa cozinha (Projeto: Eidy Santos / Foto: Favaro Jr)

Aqui está uma prova de que o piso cimento queimado combina com projetos de vários estilos — e não apenas o industrial.

Nesta cozinha, o revestimento cerâmico que reproduz o efeito traz uma pegada moderna ao projeto em estilo neoclássico.

Amplitude extra

Ike and Roy (Projeto: Portobello)

Empregar a mesma tonalidade do piso ao teto tende a aumentar a sensação de amplitude em um ambiente.

Nesse banheiro com pegada moderna, o efeito cimento queimado aparece tanto no piso quanto nas paredes. O espelho grande completa o visual.

Gostou de saber mais a respeito dessa opção para mudar o piso da sua casa? Se você também busca por ideias práticas para renovar as paredes, saiba tudo sobre o boiserie aqui!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Piso cimento queimado: tudo o que você preci...

Piso cimento queimado: tudo o que você precisa saber

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies