06.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala com escada de madeira, mesa de jandar e plantas na decoração
A escada precisa harmonizar com a decoração da sala (Projeto:Thais)

Decoração de sala com escada: dicas e ideias para guiar seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.02.2023
Estrutura pode ser destaque na decoração da casa. Confira dicas e inspire-se
minutos de leitura

Se a sua casa tem dois ou mais pavimentos, uma escada é necessária para transitar entre os pisos. Comumente, ela é erguida na sala de estar e se torna, inevitavelmente, um ponto de foco no ambiente.

Por isso, é preciso pensar com cuidado no seu estilo, cores e revestimentos para que a estrutura se harmonize com o restante da decoração. Somado a isso, a escada deve estar dentro das especificações técnicas exigidas pela lei — que existem para regulamentar e garantir a segurança dos moradores.

Hoje, o Archtrends trouxe algumas dicas quem está em dúvidas de como integrar a escada na decoração da sala. Confira!

Leia também:

Os diferentes modelos de escadas para sala de estar

Uma escada pode ter diferentes formatos para se adaptar à sala. Veja alguns:

  • Escada reta: é um dos modelos mais tradicionais e é indicado para ambientes mais compridos, pois seus degraus seguem apenas uma direção.
  • Escada caracol: possui um formato em espiral e é utilizada em pequenas salas, onde é necessário otimizar o espaço;
  • Escada suspensa: é projetada para que os pontos de apoio fiquem escondidos, gerando a sensação de que os degraus estão flutuando. Esse design é um dos mais escolhidos quando se quer destaque nesta área.
  • Escada em L: é caracterizada por mudar de direção em determinada altura, formando um ângulo de 90º.
Sala ampla com decoração contemporânea, contendo escada reta em porcelanato e corrimão de vidro, iluminação em tom quente e paisagismo central.
A escada reta foi opção escolhida para essa sala grande (Projeto: Lucas Gonçalves Pimenta)

Se você quer saber um pouco mais sobre os tipos de escada, confira o post "5 tipos de escadas: qual deles é melhor para o seu projeto?"

Pode usar o porcelanato para revestir uma escada?

Sim, o porcelanato pode ser usado para o revestimento de uma escada. No entanto, o recomendado é escolher um modelo que ofereça segurança para os moradores da casa, principalmente para crianças e idosos.

O porcelanato natural, também conhecido como acetinado, é ideal para esta função. Ele não passa pelo processo de polimento da superfície, o que o torna um material menos escorregadio.

Outras características vantajosas do material é que ele apresenta maior resistência, durabilidade, é fácil de instalar e de limpar. Do ponto de vista decorativo, é super versátil. Ele reproduz diferentes texturas como a de mármore, pedra, madeira e cimento, que podem fazer a escada integrar qualquer estilo de decoração.

Além disso, o porcelanato pode ter diversos formatos e tamanhos, inclusive, adaptável aos degraus de uma escada.

No caso de uma escada suspensa, por exemplo, a Portobello oferece a opção de produzir o degrau envelopado com qualquer linha do porcelanato natural. Isso traz comodidade e praticidade na execução da sua obra, principalmente em reformas.

Sala com ambiente integrado com escada revestida em porcelanato, sofás brancos, parede que imita madeira e mesa de jantar de madeira.
A escada reta torna o ambiente longilíneo (Projeto: Victor Romansini)

Qual a medida certa para o degrau de uma escada?

O projeto de uma escada precisa estar em concordância com as normas técnicas da ABNT. Confira algumas especificações que a NBR 9050 e NBR 9077 regulamentam:

  • Em construções novas, o primeiro e o último degraus de um lance de escada devem distar, no mínimo, 0,30 m da área de circulação adjacente;
  • A inclinação transversal dos degraus não pode exceder 1% em escadas internas;
  • Em modelos com lances curvos ou mistos, os pisos (parte horizontal da escada) e espelhos (parte vertical) devem ser afastados numa distância de 0,55 m da borda interna da escada.

O recomendado para a largura da escada em residências é de, no mínimo, 80cm. Segundo a ABNT, as dimensões dos pisos e espelhos devem ser contínuas em toda a escada. Para o dimensionamento, devem ser atendidas as seguintes condições:

(a) 0,63 m ≤ piso + 2 espelhos ≤ 0,65 m;
(b) 0,28 m ≤ piso ≤ 0,32 m;
(c) 0,16 m ≤ espelho ≤ 0,18 m.

Sala de estar com escada suspensa sofisticada e contemporânea, com corrimão de vidro.
Escada suspensa com dimensões adequadas para o ambiente (Projeto: Anna Elaine Bertoldo Teodozio)

Como escolher uma escada para a sala?

Na hora de escolher a escada para a sua sala é importante considerar o espaço disponível. Se o ambiente for pequeno, o ideal é optar por modelos que o otimizem. Já em salas maiores, o formato pode variar conforme o design ou gosto do dono da casa.

O material escolhido para estruturar e revestir a escada da sala deve oferecer resistência, durabilidade e segurança aos moradores e visitantes. Opte por revestimentos antiderrapantes e que ainda ofereçam diferentes opções de cores, texturas e estilos.

Outro acessório que deve também ser pensado logo no projeto inicial da escada da sala é o corrimão. Ele é importante tanto no quesito segurança quanto no decorativo. As opções em vidro ou inox são boas para quem deseja um estilo discreto. Por outro lado, um corrimão de madeira pode deixar o ambiente com ar mais rústico e aconchegante.

Pessoa subindo por uma escada sofisticada em porcelanato branco com veios cinza.
O revestimento da escada confere o estilo do espaço (Projeto: Portobello)

Qual escada economiza mais espaço?

A melhor opção para otimizar o espaço de salas pequenas é a escada caracol. Ela possui formato redondo, com uma coluna central que sustenta todos os degraus e pode ser instalada em qualquer local, até mesmo no centro do ambiente. Outra boa opção para economizar espaço é a escada em L. O modelo geralmente é construído aproveitando o canto da parede.

Sala de jantar pequena com escada em formato de caracol.
A escada caracol economiza espaço em ambientes pequenos (Projeto: Portobello Shop Vila Velha)

4 ideias de decoração para sala com escada

Agora que você já conferiu as principais dicas para projetar uma escada na sala, confira algumas inspirações de decoração para o ambiente:

1. Escada com tons discretos

Se você disfarçar a presença da escada na decoração da sua sala, a dica é usar revestimento e corrimão sem texturas, na mesma cor do teto. Para isso, o branco é o tom mais utilizado, pois transmite neutralidade.

No restante do ambiente, opte por uma cor discreta no sofá, como um azul-escuro ou vinho, por exemplo. Assim, o destaque irá para os objetos presentes na sala e a escada ficará imperceptível.

Sala de estar, espelho e escada na cor branca.
A escada em tom branco transmite neutralidade e sofisticação (Projeto: Ulli Almeida Arquitetos Associados)

2. Escada sofisticada com porcelanato

Em um apartamento amplo estilo loft, uma escada com degraus envelopados de porcelanato pode ser o grande protagonista da sala. A decoração com a paleta de cor cinza, madeira e off-white pode ser destacada por alguns pontos sutis em cobre ou dourado, como no lustre pendente e em vasos de plantas, além de objetos.

Sala tem paleta de cores neutras e escada revestida em porcelanato (Projeto: Vanessa Pilatti)

Escada com decorações na parede

A parede próxima a escada pode ser o ponto principal da decoração da sua sala. A sugestão é investir em revestimentos no local para criar diferentes estilos.

Painéis de madeira, assim como quadros, deixam a decoração mais aconchegante e levar um conforto ao ambiente. Já o porcelanato acinzentado que cobre os degraus - no caso, o St Martin, da Portobello -, pode proporcionar um ar mais contemporâneo .

Uma escada com decoração na parede deixa o ambiente mais chique e personalizado (Projeto: Renata Coelho)

Decoração embaixo da escada

Em alguns modelos de escada, é possível aproveitar o espaço livre sob os degraus, como no projeto indicado abaixo. Além de uma adega, é possível também criar um jardim interno e deixar o toque da natureza invadir a decoração.

Criar nichos e prateleiras também é uma ótima opção para guardar livros objetos. É possível ainda deixar o local mais funcional e aproveitar o vão livre de uma escada para montar um mini escritório ou um mini ateliê.

Ambiente com adega abaixo da escada em porcelanato.
A decoração embaixo da escada traz funcionalidade e um toque de aconchego (Projeto: Jessica Gnoatto)

Hoje, o Archtrends trouxe algumas dicas de decoração de sala com escada. Se esse espaço é integrado com a sala de jantar, confira nosso conteúdo com ideias para sala de estar e jantar integradas.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de sala com escada: dicas e ideia...

Decoração de sala com escada: dicas e ideias para guiar seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies