20.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato proporciona infinitas possibilidades de aplicação em sua reprodução de mármore colorido (Projeto: Portobello)

Mármore colorido: tendência para projetos sofisticados e autênticos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.03.2023
Com o porcelanato que reproduz mármore colorido, é possível ter projetos personalizados e sustentáveis. Entenda e conheça produtos
minutos de leitura

O mármore colorido é uma das tendências de arquitetura e decoração. Bonito, sofisticado e autêntico, o material ganha novas leituras para ficar ainda mais acessível e sustentável.

É o que acontece com a reprodução em porcelanato. Graças à tecnologia, é possível imprimir nas peças cerâmicas o mesmo visual e a mesma textura da pedra.

Nas linhas a seguir, entenda as vantagens de usar porcelanato em vez de mármore colorido natural e conheça opções para decorar todos os ambientes!

Por que usar porcelanato em vez de mármore colorido?

Mármore colorido, por que usar porcelanato
Sala contemporânea e aconchegante tem painel de TV em porcelanato marmorizado
(Projeto: Leila C. Klima)

O mármore colorido é realmente uma ótima opção para ambientes cheios de personalidade e estilo. Contudo, essa é uma matéria-prima finita e escassa.

Algumas pedras são encontradas apenas em regiões específicas, como em países europeus, como Itália, França e Espanha.

Portanto, é de se imaginar que um mármore colorido, raro e de qualidade, não seja muito acessível. E isso pode encarecer todo o projeto arquitetônico.

Entretanto, hoje em dia há muita tecnologia disponível para solucionar esse problema. 

No caso do porcelanato, processos muito sofisticados são usados para imprimir estampas e texturas que tornam esses produtos fiéis aos materiais originais.

Isso representa diversas vantagens. Além de tornar o mármore colorido mais acessível (em valor e distância), ainda torna a instalação prática, uma vez que ele é bem menos espesso.

A tecnologia também serve para a criação de peças gigantes, as chamadas Lastras

Com menos recortes e rejuntes, a aparência do mármore colorido em porcelanato se torna ainda mais natural.

Mármore azulado
Mármore cinza-azulado dá toque de personalidade à decoração
(Projeto: Bianca Larissa Krüger)

Além dessa vantagem, o porcelanato ainda conta com os seguintes benefícios:

  • versatilidade, podendo ser usado no piso, na parede, na fachada da casa, revestindo balcões e bancadas, criando móveis como mesa, cabeceira e painel de televisão;
  • sustentabilidade, já que a matéria-prima principal é a argila, explorada em camadas superficiais de jazidas recuperáveis;
  • resistência a arranhões e manchas, uma vez que esse não é um material poroso;
  • facilidade de limpeza, bastando uma vassoura macia e um pano úmido;
  • durabilidade, tal como o mármore colorido natural.

Quais são as opções de porcelanato que reproduzem mármore colorido?

O mármore é um clássico na decoração. Usado há milhares de anos, tem versões mais tradicionais, vistas em obras de todo o mundo.

Se antes o mármore branco, como carrara ou calacata, e o preto, como nero marquina, eram os preferidos, agora chegou a vez de outras cores entrarem em cena.

Verde, marrom, azul e cinza ganham espaço no universo da decoração. E, com isso, também são reproduzidos em porcelanato para ampliar o acesso ao mármore colorido. 

Conheça algumas opções da Portobello na sequência!

Alpissimi

Mármore colorido, verde
Mármore verde, novo produto da Portobello é ideal para ambientes autênticos
(Projeto: Portobello)

Um dos lançamentos da Portobello em 2023, Alpissimi é a reprodução de Vale d\'Aosta. 

Sua superfície em verde intenso acende com os veios pretos e brancos, formando uma combinação cromática autêntica.

O mármore verde é a materialização da capacidade humana de reproduzir a natureza por meio da tecnologia. 

Nesse caso, o resultado são Lastras nos formatos 120x120 cm e 120x270 cm, ideais para levar sofisticação e elegância aos projetos.

Essa joia conta ainda com acabamento polido e natural. Portanto, pode ser usada tanto no piso quanto na parede, incluindo áreas molhadas, como o box do banheiro.

Aliás, pode até não parecer, mas esse mármore colorido é bastante versátil e pode ser usado de diferentes formas na decoração.

Por exemplo, ele é capaz de formar contraste em coordenação com tons neutros, como branco e bege. Se a ideia for criar espaços aconchegantes, aposte na cor quente.

Inclusive, para ter uma atmosfera mais acolhedora, uma das dicas é usar materiais naturais, como o mármore colorido. 

Melhor ainda se a combinação for com porcelanato amadeirado, que pode aparecer em diversas tonalidades, reproduzindo até mesmo espécies de árvores em extinção.

Or de Cacau

Mármore colorido, marrom
Or de Cacau também pode ser usado em banheiros
(Projeto: Dona Arquitetura)

Or de Cacau é um daqueles porcelanatos versáteis, que podem ser usados em diversos ambientes, com muitas possibilidades de aplicação.

Afinal, aparece em diferentes formatos, como 160x160 cm, 90x180 cm e 90x90 cm, podendo ser aplicado em projetos residenciais e comerciais com tráfego leve, paredes internas, externas e até fachadas.

Essa reprodução de mármore marrom ainda pode formar bancadas e mesas. Também nos acabamentos natural e polido, ela é ideal tanto para o piso de salas e quartos quanto de cozinhas e banheiros.

Sua inspiração é nos mármores espanhóis, que trazem tons intensos que resultam em um visual marcante. Portanto, é o produto certo para quem quer ambientes de destaque.

Os veios dourados se cruzam e, assim, iluminam a superfície de tonalidades achocolatadas. É o puro ouro sobre cacau intenso.

Essa joia do portfólio da Portobello é uma das melhores apostas para composições sofisticadas e aconchegantes.

Pode aparecer ainda como destaque nos espaços, sobretudo em combinação com tons neutros. Nas paredes, é capaz de formar painéis, cabeceiras ou prateleiras, se sobressaindo no ambiente.

Leia também

Palissandro

Mármore colorido, azul
Piso azulado aparece em composição de sala integrada e sofisticada
(Projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli)

Reproduzindo o mármore colorido de mesmo nome, Palissandro vem da região de Piemonte, nos Alpes Ocidentais da Itália.

Conhecido como mármore azul, ele é um tesouro natural com características únicas, que não são vistas em outra superfície.

Por causa dessa exclusividade, é um mármore colorido usado em obras requintadas em todo o mundo. Um dos exemplos são as catedrais de Milão e Pavia, ambas na Itália.

Entre suas características cromáticas está o fundo azul-claro. Ele se equilibra com os tons de bege e cinza-claro, que correm com suavidade em sua superfície. Os veios delicados tornam o produto exclusivo.

A explicação para essa característica é o fato desse mármore colorido ser uma rocha carbonatada metamórfica composta, quase que na totalidade, de calcita ou dolomito.

Em estações de tratamento, ela passa por um processo que envolve pressão e calor, fazendo com que sua superfície se torne cristalina.

O resultado é um material elegante e heterogêneo, que chama a atenção e faz desse mármore azul requisitado em projetos de luxo.

A reprodução de Palissandro em porcelanato aproxima a opulência do consumidor brasileiro, permitindo a aplicação em pisos, paredes, fachadas, escadas, móveis e por aí vai.

A combinação pode ser com revestimentos neutros ou com outras pedras, por exemplo. 

Vale mencionar que ele está disponível em formatos gigantes, como 120x270 cm, mas também em clássicos, como 120x120 cm. Além disso, tem as opções de acabamento natural e polido.

Bleu de Savoie

Mármore colorido na sala
Mármore colorido em Lastras proporciona superfícies contínuas e elegantes
(Projeto: Renata Faria Scherer / Foto: Lari Cohen @studiocreatefotografia)

Já pensou ter uma das pedras mais raras do mundo na decoração da casa? É o que possibilita Bleu de Savoie. O porcelanato é a reprodução fiel de Aime na Savoie, que vem da região dos Alpes Franceses.

O produto encanta por ser um mármore colorido que mescla variações de tons de cinza-azulado. A sofisticação dos veios claros, quase brancos, é surpreendente.

Eles passeiam com fluidez pela superfície do revestimento, garantindo um toque de contemporaneidade ao material, que é um verdadeiro clássico da arquitetura.

Aqui, é interessante notar que o mármore colorido aparece em mais opções de acabamento. Além do natural e do polido, ele também conta com o porcelanato externo.

Portanto, pode ser usado no piso de áreas externas, como varandas e quintais. Dessa forma, é possível ter projetos in and out muito requintados.

Graças às propriedades do acabamento EXT, que ajudam a evitar escorregamentos, também dá para usar essa reprodução de mármore colorido na beira de piscinas. O resultado é puro charme.

Em Lastras imponentes, Bleu de Savoie aparece em formatos como 120x270 cm e 160x320 cm. O tamanho é capaz de dar ainda mais evidência para os detalhes da pedra, que ainda pode ser encontrada em 60x120 cm e 120x120 cm.

Dessa maneira, é possível contar com toda a beleza e a elegância do mármore colorido, mas sem extinguir o uso de fontes naturais. Assim, elas se mantêm preservadas para momentos também raros.

Grey Marble

Mármore colorido, cinza
Porcelanato pode levar charme do mármore colorido para fachadas
(Projeto: Portobello)

Clássico, Grey Marble permite composições mais versáteis com mármore colorido. Afinal, traz uma tonalidade de cinza inspirada nas paisagens idílicas da Toscana, na Itália.

Tal como o mármore cinza, o cenário é autêntico e marcante, com fins de tarde cheios de singularidade e arquiteturas icônicas. Sem falar nas obras de arte que encantam na região.

Essa exuberância é impressa no porcelanato que tem tons cinzas muito particulares. 

Na superfície, veios ricos são direcionados e se espalham. Há ainda cristais que transitam entre as escalas de branco e marrom, conferindo elegância.

Para usar em diferentes ambientes, o produto tem acabamento natural e polido. Varia também nos formatos, que podem ser 120x120 cm, 90x180 cm, 90x90 cm e 120x278 cm.

Com esse mármore contemporâneo, é possível criar projetos extraordinários aproveitando que os tons de cinza estão em alta na decoração.

Sem dúvida, a interpretação do meio ambiente ajuda a aumentar o bem-estar. É por isso que o mármore colorido e outros materiais orgânicos são tendências.

Quer entender melhor? Saiba como usar texturas naturais na decoração!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mármore colorido: tendência para projetos s...

Mármore colorido: tendência para projetos sofisticados e autênticos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies