Mármore colorido: tendência para projetos sofisticados e autênticos
O mármore colorido é uma das tendências de arquitetura e decoração. Bonito, sofisticado e autêntico, o material ganha novas leituras para ficar ainda mais acessível e sustentável.
É o que acontece com a reprodução em porcelanato. Graças à tecnologia, é possível imprimir nas peças cerâmicas o mesmo visual e a mesma textura da pedra.
Nas linhas a seguir, entenda as vantagens de usar porcelanato em vez de mármore colorido natural e conheça opções para decorar todos os ambientes!
Por que usar porcelanato em vez de mármore colorido?
(Projeto: Leila C. Klima)
O mármore colorido é realmente uma ótima opção para ambientes cheios de personalidade e estilo. Contudo, essa é uma matéria-prima finita e escassa.
Algumas pedras são encontradas apenas em regiões específicas, como em países europeus, como Itália, França e Espanha.
Portanto, é de se imaginar que um mármore colorido, raro e de qualidade, não seja muito acessível. E isso pode encarecer todo o projeto arquitetônico.
Entretanto, hoje em dia há muita tecnologia disponível para solucionar esse problema.
No caso do porcelanato, processos muito sofisticados são usados para imprimir estampas e texturas que tornam esses produtos fiéis aos materiais originais.
Isso representa diversas vantagens. Além de tornar o mármore colorido mais acessível (em valor e distância), ainda torna a instalação prática, uma vez que ele é bem menos espesso.
A tecnologia também serve para a criação de peças gigantes, as chamadas Lastras.
Com menos recortes e rejuntes, a aparência do mármore colorido em porcelanato se torna ainda mais natural.
(Projeto: Bianca Larissa Krüger)
Além dessa vantagem, o porcelanato ainda conta com os seguintes benefícios:
- versatilidade, podendo ser usado no piso, na parede, na fachada da casa, revestindo balcões e bancadas, criando móveis como mesa, cabeceira e painel de televisão;
- sustentabilidade, já que a matéria-prima principal é a argila, explorada em camadas superficiais de jazidas recuperáveis;
- resistência a arranhões e manchas, uma vez que esse não é um material poroso;
- facilidade de limpeza, bastando uma vassoura macia e um pano úmido;
- durabilidade, tal como o mármore colorido natural.
Quais são as opções de porcelanato que reproduzem mármore colorido?
O mármore é um clássico na decoração. Usado há milhares de anos, tem versões mais tradicionais, vistas em obras de todo o mundo.
Se antes o mármore branco, como carrara ou calacata, e o preto, como nero marquina, eram os preferidos, agora chegou a vez de outras cores entrarem em cena.
Verde, marrom, azul e cinza ganham espaço no universo da decoração. E, com isso, também são reproduzidos em porcelanato para ampliar o acesso ao mármore colorido.
Conheça algumas opções da Portobello na sequência!
Alpissimi
(Projeto: Portobello)
Um dos lançamentos da Portobello em 2023, Alpissimi é a reprodução de Vale d\’Aosta.
Sua superfície em verde intenso acende com os veios pretos e brancos, formando uma combinação cromática autêntica.
O mármore verde é a materialização da capacidade humana de reproduzir a natureza por meio da tecnologia.
Nesse caso, o resultado são Lastras nos formatos 120×120 cm e 120×270 cm, ideais para levar sofisticação e elegância aos projetos.
Essa joia conta ainda com acabamento polido e natural. Portanto, pode ser usada tanto no piso quanto na parede, incluindo áreas molhadas, como o box do banheiro.
Aliás, pode até não parecer, mas esse mármore colorido é bastante versátil e pode ser usado de diferentes formas na decoração.
Por exemplo, ele é capaz de formar contraste em coordenação com tons neutros, como branco e bege. Se a ideia for criar espaços aconchegantes, aposte na cor quente.
Inclusive, para ter uma atmosfera mais acolhedora, uma das dicas é usar materiais naturais, como o mármore colorido.
Melhor ainda se a combinação for com porcelanato amadeirado, que pode aparecer em diversas tonalidades, reproduzindo até mesmo espécies de árvores em extinção.
Or de Cacau
(Projeto: Dona Arquitetura)
Já Or de Cacau é um daqueles porcelanatos versáteis, que podem ser usados em diversos ambientes, com muitas possibilidades de aplicação.
Afinal, aparece em diferentes formatos, como 160×160 cm, 90×180 cm e 90×90 cm, podendo ser aplicado em projetos residenciais e comerciais com tráfego leve, paredes internas, externas e até fachadas.
Essa reprodução de mármore marrom ainda pode formar bancadas e mesas. Também nos acabamentos natural e polido, ela é ideal tanto para o piso de salas e quartos quanto de cozinhas e banheiros.
Sua inspiração é nos mármores espanhóis, que trazem tons intensos que resultam em um visual marcante. Portanto, é o produto certo para quem quer ambientes de destaque.
Os veios dourados se cruzam e, assim, iluminam a superfície de tonalidades achocolatadas. É o puro ouro sobre cacau intenso.
Essa joia do portfólio da Portobello é uma das melhores apostas para composições sofisticadas e aconchegantes.
Pode aparecer ainda como destaque nos espaços, sobretudo em combinação com tons neutros. Nas paredes, é capaz de formar painéis, cabeceiras ou prateleiras, se sobressaindo no ambiente.
Leia também
- Porcelanato marmorizado: conheça as cores e saiba combinar
- Viva Magenta: 4 revestimentos inspirados na cor do ano da Pantone
Palissandro
(Projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli)
Reproduzindo o mármore colorido de mesmo nome, Palissandro vem da região de Piemonte, nos Alpes Ocidentais da Itália.
Conhecido como mármore azul, ele é um tesouro natural com características únicas, que não são vistas em outra superfície.
Por causa dessa exclusividade, é um mármore colorido usado em obras requintadas em todo o mundo. Um dos exemplos são as catedrais de Milão e Pavia, ambas na Itália.
Entre suas características cromáticas está o fundo azul-claro. Ele se equilibra com os tons de bege e cinza-claro, que correm com suavidade em sua superfície. Os veios delicados tornam o produto exclusivo.
A explicação para essa característica é o fato desse mármore colorido ser uma rocha carbonatada metamórfica composta, quase que na totalidade, de calcita ou dolomito.
Em estações de tratamento, ela passa por um processo que envolve pressão e calor, fazendo com que sua superfície se torne cristalina.
O resultado é um material elegante e heterogêneo, que chama a atenção e faz desse mármore azul requisitado em projetos de luxo.
A reprodução de Palissandro em porcelanato aproxima a opulência do consumidor brasileiro, permitindo a aplicação em pisos, paredes, fachadas, escadas, móveis e por aí vai.
A combinação pode ser com revestimentos neutros ou com outras pedras, por exemplo.
Vale mencionar que ele está disponível em formatos gigantes, como 120×270 cm, mas também em clássicos, como 120×120 cm. Além disso, tem as opções de acabamento natural e polido.
Bleu de Savoie
(Projeto: Renata Faria Scherer / Foto: Lari Cohen @studiocreatefotografia)
Já pensou ter uma das pedras mais raras do mundo na decoração da casa? É o que possibilita Bleu de Savoie. O porcelanato é a reprodução fiel de Aime na Savoie, que vem da região dos Alpes Franceses.
O produto encanta por ser um mármore colorido que mescla variações de tons de cinza-azulado. A sofisticação dos veios claros, quase brancos, é surpreendente.
Eles passeiam com fluidez pela superfície do revestimento, garantindo um toque de contemporaneidade ao material, que é um verdadeiro clássico da arquitetura.
Aqui, é interessante notar que o mármore colorido aparece em mais opções de acabamento. Além do natural e do polido, ele também conta com o porcelanato externo.
Portanto, pode ser usado no piso de áreas externas, como varandas e quintais. Dessa forma, é possível ter projetos in and out muito requintados.
Graças às propriedades do acabamento EXT, que ajudam a evitar escorregamentos, também dá para usar essa reprodução de mármore colorido na beira de piscinas. O resultado é puro charme.
Em Lastras imponentes, Bleu de Savoie aparece em formatos como 120×270 cm e 160×320 cm. O tamanho é capaz de dar ainda mais evidência para os detalhes da pedra, que ainda pode ser encontrada em 60×120 cm e 120×120 cm.
Dessa maneira, é possível contar com toda a beleza e a elegância do mármore colorido, mas sem extinguir o uso de fontes naturais. Assim, elas se mantêm preservadas para momentos também raros.
Grey Marble
(Projeto: Portobello)
Clássico, Grey Marble permite composições mais versáteis com mármore colorido. Afinal, traz uma tonalidade de cinza inspirada nas paisagens idílicas da Toscana, na Itália.
Tal como o mármore cinza, o cenário é autêntico e marcante, com fins de tarde cheios de singularidade e arquiteturas icônicas. Sem falar nas obras de arte que encantam na região.
Essa exuberância é impressa no porcelanato que tem tons cinzas muito particulares.
Na superfície, veios ricos são direcionados e se espalham. Há ainda cristais que transitam entre as escalas de branco e marrom, conferindo elegância.
Para usar em diferentes ambientes, o produto tem acabamento natural e polido. Varia também nos formatos, que podem ser 120×120 cm, 90×180 cm, 90×90 cm e 120×278 cm.
Com esse mármore contemporâneo, é possível criar projetos extraordinários aproveitando que os tons de cinza estão em alta na decoração.
Sem dúvida, a interpretação do meio ambiente ajuda a aumentar o bem-estar. É por isso que o mármore colorido e outros materiais orgânicos são tendências.
Quer entender melhor? Saiba como usar texturas naturais na decoração!