06.09.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala_pavilhão

Pavilhão de Mies van der Rohe ganha "cara de casa" em nova intervenção artística

calendar-blank-line
06.09.2018
O projeto do arquiteto alemão é uma das mais importantes obras arquitetônicas do mundo por inovar em várias vertentes: iluminação natural, materiais, simplicidade das formas e conforto ambiental. Mas como seria morar nesse edifício? O que antes era imaginação, hoje se tornou realidade. Durante três dias o pavilhão foi mobiliado e decorado como um lar de verdade. Confira!
minutos de leitura

O Pavilhão Mies van der Rohe, projetado pelo arquiteto modernista, vem sendo palco de grandes debates sobre arte e arquitetura desde a sua criação em 1929, em Barcelona. Até hoje são feitas ali intervenções artísticas, eventos, exposições e workshops para visitantes e profissionais da área.

A Open House é uma revista sobre cultura e lifestyle que serve como guia para o público do setor criativo, como designers, arquitetos e fotógrafos, que buscam abrir seus lares e espaços privados para o público, compartilhando experiências e gerando debates e interações. Em maio deste ano, ela se juntou à empresa suíça de mobiliário USM para fazer uma nova intervenção no pavilhão durante três dias consecutivos.

quarto_pavilhão
Quarto da casa recebendo iluminação natural do pátio interno do edifício (Foto: Niyar El Hage)

A última intervenção que contei por aqui era sobre a desmaterialização do edifício: foram escondidos os principais materiais e texturas da obra, deixando-o totalmente branco e antagônico.

O evento “At home with Mies” foi o oposto disso por transformar o icônico pavilhão em uma casa habitável, com cama, sofá, armários, mesa, cadeiras, entre outros mobiliários, artigos de decoração e objetos pessoais.

LEIA TAMBÉM: Nova coleção HOME & YOU chega para ampliar seu poder de escolha dentro da sua casa

closet_pavilhão
Closet do interior da casa com detalhes de decoração, roupas e acessórios reais (Foto: Niyar El Hage)

As famosas cadeiras Barcelona, desenhadas pelo arquiteto, foram mantidas e acompanhadas de mesas, tapete, cômoda, abajur e artigos de decoração. Para ter coerência com o movimento arquitetônico moderno, mobiliários da USM com estruturas metálicas minimalistas e toques de cores também foram escolhidos para decorar o espaço.

movel_USM
Detalhe do mobiliário da USM (Foto: Niyar El Hage)

Um debate com grandes nomes do design e da arquitetura — como Sabine Marcelis, Alberto Campo Baeza e Jan Utzon — também fez parte do evento de intervenção no ambiente. Foram três dias completos, em que os visitantes podiam usar o espaço público, sentar, conversar com amigos, ouvir música e participar do debate sobre “os limites da casa, arquitetura, arte e design”.

encontro_pavilhão
Debate com arquitetos e designers convidados (Foto: Niyar El Hage)

Ao final do evento, um jantar exclusivo para 50 convidados foi organizado em uma grande mesa ao lado do espelho d'água fora do edifício. A noite terminou com um concerto de jazz.

A arquitetura de Mies van der Rohe sempre gerou muito debate e controvérsia, sendo classificada como fria e minimalista demais. Mas essa intervenção comprova que o pavilhão poderia, sim, ser habitável e transformado em um lar.

Os móveis se adaptam ao espaço modular e recebem muita luz natural por suas aberturas estratégicas e grandes painéis de vidro. Além disso, a intervenção mostra que a arquitetura é feita e pensada para pessoas, e que o toque pessoal do interior deixa o ambiente mais confortável, personalizado e convidativo.

Você conhece alguma boa dica para trazer aconchego às formas da arquitetura? Deixe seu comentário e divida as suas soluções preferidas!

pátio_pavilhão
Pátio interno do pavilhão com vista para a escultura (Fotos: Niyar El Hage)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pavilhão de Mies van der Rohe ganha "cara de...

Pavilhão de Mies van der Rohe ganha "cara de casa" em nova intervenção artística

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies