20.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Instalação Feeling the energy
Instalação Feeling the energy, por Carlo Ratti e Italo Rota para Plenitude (Foto: Divulgação)

12 instalações que marcaram a Semana de Design de Milão 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.06.2022
Entre as mais de 800 participações do Fuorisalone, reunimos uma seleção dos espaços interativos que mais aguçaram os sentidos e entregaram beleza e bem estar
minutos de leitura

Depois de dois anos de reclusão, a vontade de viver intensamente a capital do design era um desejo de todos. Não à toa, na Semana de Design de Milão, que aconteceu entre 6 e 12 de junho, as instalações estavam ainda mais caprichadas do que edições anteriores, favorecendo a interação do público pelas ruas do Fuorisalone com cheiros, formas e cores. 

Estar em casa por tanto tempo nos fez ter vontade de ter mais contato com a natureza. E ela também foi pauta de várias instalações, aproveitando inclusive o momento florido pela primavera, compondo cenários com flores ou estampas florais. Outras aguçaram o olfato, apostaram na música e investiram em tecnologia para deixar tudo ainda mais imersivo. A seguir, destacamos os espaços que criaram as melhores instalações da design week. 

  1. The Art of Dreams by Porsche

A artista botânica Mary Lennox arrancou suspiros no Palazzo Clerici em uma mostra organizada pela Porsche. Um labirinto de espelhos, rodeado por rosas, também recebeu ao longo dos dias um balé de drones que sobrevoaram o local e dançaram com as flores. 

Múltiplas rosas cobertas por uma leve névoa instalações Semana de Design de Milão 2022
Múltiplas rosas cobertas por uma leve névoa e uma passarela espelhada dialogavam com a arquitetura local (Foto: Amanda Sequin)

2. Supercalifragilisticexpialidocious, por Isay Weinfeld para Portobello

O arquiteto brasileiro Isay Weinfeld também ocupou um espaço no jardim da mostra Design Re-Generation, na Universidade de Milão. Como uma sala de cinema, a estrutura com painéis de revestimentos Portobello revelava diversas memórias afetivas do profissional, misturando filmes e músicas preferidas, obras de arte e projetos marcantes.

Memórias afetivas de Isay Weinfeld instalações Semana de Design de Milão 2022
Memórias afetivas de Isay Weinfeld dialogavam com os painéis coloridos da Portobello (Foto: Amanda Sequin)

3. Beni Rugs, em Alcova

Em sua estreia em Alcova, um dos distritos do design experimental na design week que ocupou um antigo hospital militar abandonado, a marca marroquina de tapetes Beni Rugs impressionou pela grandiosidade. O artista convidado Amine El Goitabi brincou com lã crua numa instalação sinuosa que cruzava todo o espaço até pousar num tapete.  

tapetes Amine El Goitabi instalações Semana de Design de Milão 2022
Tapetes dialogavam com a intervenção do artista Amine El Goitabi, no espaço da Beni Rugs em Alcova (Foto: Divulgação)

4. Piero Lissoni na mostra Design Re-Generation

Dentro da mostra Design Re-Generation, organizada pela revista Intern na Universidade de Milão, um dos jardins foi ocupado por um labirinto com espelhos de diferentes alturas, projeto do renomado arquiteto Piero Lissoni. Ao se perder por ele, os visitantes encontravam produtos da parceira Amazon.

labirinto de Lissoni para Amazon instalações Semana de Design de Milão 2022
Uma das entradas do labirinto de Lissoni para Amazon, na Universidade de Milão (Foto: Amanda Sequin)

5. Moooi

Com uma cenografia impecável, mas não só: a Moooi criou uma experiência completa, que iniciava com o show de seu novo robô-difusor, passando por um caminho todo forrado com papel de parede que destacava as novas criações da marca. Um mix que despertava olfato, tato, visão e paladar, com um toque de tecnologia.

sofá de Cristina Celestino e a luminária assinada por Front Design
O sofá de Cristina Celestino e a luminária assinada por Front Design estavam entre os lançamentos apresentados no cenário (Foto: Divulgação)

6. Ögonblick, por Ikea 

Na Zona Tortona, a gigante Ikea criou uma série de instalações "instagramáveis" que abordavam diferentes momentos da vida dos adultos. Nesta, retratava uma casa de alguém que mora sozinho, já tem uma vida estabelecida, e pode finalmente expressar seus gostos. Os visitantes eram convidados a se mimetizar no cenário usando roupas com a mesma estampa floral. 

Tudo estampado nesta sala decorada pela Ikea
Tudo estampado nesta sala decorada pela Ikea (Foto: Divulgação)

7. Temenos, por Studio Pepe  

Só visitar Baranzate Ateliers na antiga fábrica de costuras Necchi já valia como uma grande instalação, uma vez que o coletivo de designers belgas e convidados ocupou esse galpão abandonado com diversos artistas incríveis. Mas ali vale o destaque para o espaço da Galerie Philia feito pelo Studio Pepe, que surpreendeu com música e incensos numa inspiração sacra. Dentro do círculo preto havia uma série de móveis e objetos em tiragem limitada produzidos pela dupla milanesa. 

mostra coletiva Baranzate Ateliers instalações Semana de Design de Milão 2022
Studio Pepe e Galerie Philia na mostra coletiva Baranzate Ateliers (Foto: Amanda Sequin)

8. Dimore Milano

A fila para visitar a obra do estúdio Dimore dobrava a esquina da Via Solferino. Conhecida pelas instalações mais disruptivas da design week, a dupla milanesa formada por Britt Moran e Emiliano Salci não fez diferente este ano e decorou um apartamento como se estivesse abandonado, com muita névoa e panos brancos. Tudo para apresentar a nova coleção autoral da dupla. 

instalação do Dimorestudio
A névoa cobriu as peças na instalação do Dimorestudio (Foto: Paolo Abate/Divulgação)

9. Miss Dior, por Philippe Starck

A cadeira Medalhão ficou famosa no reinado de Luis XVI, na França, e até hoje é usada em projetos de interiores. À convite da Dior, o designer Philippe Starck repaginou a peça numa versão muito mais minimalista, com pernas e braços finos de alumínio em quatro cores. Dispostas num grande palco escuro, um show de luzes destacava as peças e, ao término, os visitantes podiam passear e admirar cada versão da "Miss Dior", novo nome dado pelo designer. 

cadeiras Miss Dior
As cadeiras Miss Dior, em quatro cores diferentes (Foto: Adrien Dirand/Divulgação)

10. Hermés

Mais uma vez a Hermés traz uma instalação de grandes proporções. Quatro espécies de cabanas, feitas com papel de arroz, se autoiluminavam em meio a um amplo salão escuro. Por dentro estavam as louças, tecidos e mais itens da grife. 

Volumes coloridos e iluminados eram feitos de papel de arroz
Volumes coloridos e iluminados eram feitos de papel de arroz (Foto: Divulgação)

11. Feeling the energy, por Carlo Ratti e Italo Rota para Plenitude

O estúdio italiano Carlo Ratti e o arquiteto Italo Rota ocuparam o jardim botânico de Brera com uma instalação composta por 500 metros de tubos de cobre antibacteriano. Essas esculturas interativas possuíam dispositivos que geravam sons e luzes conforme a participação do público, através de energia solar e cinética. 

Público passeava pelo jardim e a cada interação gerava energia (Foto: Divulgação)

12. Divided Layers - Daniel Arsham para Kohler

Painéis empilhados formavam um portal em meio ao Palazzo del Senato nesta instalação da Kohler. A fabricante de louças e metais convidou o artista Daniel Arsham para interpretar uma cuba da marca impressa em 3D de uma forma nada óbvia, na qual os visitantes podiam passear pela passarela e admirar as formas refletidas no espelho d`água. 

estrutura branca desenhada por Daniel Arsham
A gigante estrutura branca desenhada por Daniel Arsham (Foto: Divulgação)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

12 instalações que marcaram a Semana de Des...

12 instalações que marcaram a Semana de Design de Milão 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amanda Sequin
Colunista
Jornalista

Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em marketing digital e redes...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies