01.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A arquiteta Gabriela de Matos é reconhecida por seu estilo único e questionador de produzir arquitetura. (Foto: Levi Fanan)

Gab de Matos compartilha a experiência da Bienal de Veneza no Archtrends Summit 2023

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.08.2023
Conheça a trajetória de Gabriela de Matos. Arquiteta e curadora do premiado Pavilhão Brasileiro na Bienal de Veneza, ela marcará presença no Archtrends Summit 2023
minutos de leitura

Em 2023, o Archtrends Summit, um dos eventos mais aguardados da arquitetura, contará novamente com a presença da arquiteta Gab de Matos. Após participar de uma mesa sobre representatividade feminina no Summit de 2022, Gab volta ao palco para compartilhar uma recente experiência de grande relevância: a curadoria do Pavilhão Brasileiro na Bienal de Veneza, premiado com o Leão de Ouro.

Com uma trajetória profissional inspiradora e acumulando experiências marcantes, Gab traz consigo uma grande bagagem. No Summit 2023, ela estará acompanhada de Paulo Tavares, seu parceiro na curadoria do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza. 

Conheça a trajetória de Gab de Matos

Gab de Matos é uma arquiteta e urbanista brasileira que tem se destacado no campo da arquitetura contemporânea. Com sua abordagem única e engajada, a arquiteta busca promover a cultura arquitetônica e urbanística brasileira. Em seus trabalhos, aborda temas como gênero, identidade e raça.

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, Gab possui uma sólida formação acadêmica. Esta formação se reflete na abordagem prática e conceitual de seus projetos. 

Com especialização em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela UFMG, a arquiteta usa sua paixão pela arquitetura como uma forma de expressão cultural e social. 

Esta especialização ampliou sua visão sobre o impacto dos espaços construídos no meio ambiente e na sociedade.

Gab de Matos tem se envolvido com projetos multidisciplinares, que vão além da arquitetura tradicional. Ela busca integrar diferentes áreas. A arte, o design, a cultura e a sustentabilidade estão sempre em seu radar e não deixam de atravessar seus trabalhos. 

Essa intersecção de temas e áreas de estudo gera ambientes que manifestam identidade e autenticidade.

A Bienal de Arquitetura de Veneza

Um dos marcos mais significativos na carreira da arquiteta foi a sua participação na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2023. 

Em parceria com Paulo Tavares, ela foi responsável pela curadoria do Pavilhão do Brasil. Este projeto curatorial explorou a ancestralidade, a identidade e a autenticidade na arquitetura.

Esta abordagem sensível do pavilhão conquistou o reconhecimento internacional, garantindo o prêmio Leão de Ouro, inédito ao Brasil, por sua contribuição excepcional à Bienal.

Projeto Arquitetas Negras

Além de seu trabalho como arquiteta, Gabriela de Matos é fundadora do projeto Arquitetas Negras, iniciativa que mapeia a produção arquitetônica de arquitetas negras brasileiras. 

O projeto tem como intuito ampliar a representatividade e a diversidade no campo da arquitetura.

Projetos arquitetônicos

Estúdio Fotográfico revestido com porcelanato, muita luz natural e vista para  natureza
Projeto de Estúdio Fotográfico elaborado por Gabriela de Matos para a Mostra UNLTD Dreams 2022 da Portobello (Projeto: Gabriela de Matos)

Entre seus projetos mais marcantes estão a criação de espaços culturais, residenciais e comerciais que combinam harmoniosamente elementos modernos e tradicionais. Gab se destaca por incorporar técnicas construtivas sustentáveis e materiais locais em seus projetos. 

A arquiteta busca o diálogo com a história e identidade do local em que seus projetos estão inseridos. Com isso, cria espaços que conectam as pessoas, culturas e o meio ambiente.

A sua abordagem, sempre comprometida com a transformação social e valorização da diversidade, deixa marcas no campo da arquitetura. Gab de Matos traz uma perspectiva inovadora e inspiradora para os espaços construídos.

Em 2022, Gab desenvolveu o projeto de um estúdio fotográfico para a Mostra UNLTD Dreams, da Portobello.

Sua participação no Archtrends Summit 2023 promete trazer insights valiosos sobre a identidade e autenticidade nos espaços, enriquecendo o diálogo inspirando profissionais da arquitetura e do design.

Leia também:

Bienal de Arquitetura de Veneza

Pavilhão brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza, madeira, grades metálicas e chão em tom terracota
Imagem do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza, que revela a ancestralidade por meio da terra
(Foto: Fundação Bienal de São Paulo/Divulgação)

A Bienal de Veneza, na Itália La Bienale di Venezia, é uma das mais influentes exposições de arte e arquitetura do mundo. 

Sua primeira edição foi realizada em 1895, como uma iniciativa do prefeito da cidade. Riccardo Selvatico, o prefeito de Veneza na época, visava promover a arte italiana e internacional com a mostra.

A Bienal passou a ser realizada a partir de então, abrindo espaço para outras formas de expressão artística. Em 1980, a mostra de arquitetura passou a se estabelecer como uma exposição independente dentro da Bienal. 

A Exposição Internacional de Arquitetura, como se consolidou a vertente arquitetônica da Bienal, ocorre no Giardini di Castello. Neste Jardim, diversos países constroem seus pavilhões nacionais. Durante a exposição, a cidade é tomada por arte e atrai milhares de visitantes de todo o mundo. 

A Bienal é fundamental na divulgação de tendências e inovações no setor. Ela busca trazer discussões relevantes e transformadoras para a prática da arquitetura. As trocas de ideias e a disseminação de conhecimentos são um dos grandes objetivos desse encontro. 

Gab de Matos e o Pavilhão Brasileiro na Bienal

Na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, Gab de Matos se destacou com a curadoria do Pavilhão do Brasil, que ganhou reconhecimento na mostra.

O Pavilhão do Brasil pode ser resumido como provocante e poderoso. Temas como a ancestralidade, a identidade e a autenticidade foram colocados no projeto. 

A exposição elaborada no Pavilhão do Brasil resgata a história do nosso povo. Os povos indígenas, os negros e suas contribuições para a cultura arquitetônica brasileira. 

A terra como fio condutor

Suas histórias são apresentadas e suas memórias requisitadas. Uma busca por desconstruir as narrativas hegemônicas e evidenciar a relação que existe entre arquitetura e as comunidades ancestrais. 

A terra foi o fio condutor que conectou o público com o pavilhão, reforçando a sustentabilidade como ponto central da nossa relação com o meio ambiente.

O Leão de Ouro recebido pelo Pavilhão do Brasil é fruto do trabalho visionário de Gab de Matos e Paulo Tavares. A originalidade e relevância do tema, e o compromisso da curadoria com inclusão, ancestralidade e origem, evidenciaram o papel do Brasil no cenário internacional.

A participação da Gab na Bienal de Arquitetura de Veneza trouxe à tona questões cruciais para pensar o futuro que queremos construir. Ela nos apresenta caminhos para a arquitetura na construção de um futuro mais consciente e harmonioso. 

A parceria com Paulo Tavares

Arquitetos Gabriela de Matos e Paulo Tavares. Gabriela de camisa branca e cabelos trançados. Paulo de camiseta branca e óculos redondos.
Gabriela de Matos e Paulo Tavares foram curadores do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza
(Foto: Fundação Bienal de São Paulo/Divulgação)

Na curadoria da Bienal, Gab teve Paulo Tavares como parceiro. Paulo é outro nome de destaque no cenário da arquitetura e do design. Tem ampla e diversificada atuação, explorando em seus trabalhos as interações entre arquitetura, curadoria, culturas visuais, teoria e direito. 

O arquiteto utiliza diferentes mídias para promover diálogos e reflexões sobre questões como justiça ambiental e narrativas contra-hegemônicas. Uma parceria consonante que une a abordagem colaborativa e engajada de dois novos talentos da arquitetura brasileira.

Archtrends Summit 2023

O Archtrends Summit é um evento anual organizado pela Portobello. Ele reúne grandes nomes da arquitetura e do design para discussões em torno de um tema. 

O Archtrends Summit 2023 traz como tema: O que está dentro importa. Com esta temática, o evento busca abordar a importância da identidade e da autenticidade na arquitetura. A proposta é explorar a relação entre individualidade e comunidade. 

Em 2023, o ciclo de palestras busca destacar como os espaços compartilhados são capazes de expressar a essência de quem os ocupa. Valorizando elementos da identidade, o Summit também pretende revelar os bastidores dos projetos. 

Gab compartilha em 2023 suas experiências com o público do Summit, ao lado de Paulo Tavares. Sua participação na Bienal de Veneza promete enriquecer ainda mais o evento.

Contagem regressiva para o Archtrends Summit 2023

Cinco mulheres sentadas se entreolhando durante palestra
Registro de palestra sobre representatividade feminina na arquitetura, durante o Archtrends Summit 2022 (Foto: Guto Campos)

O Archtrends Summit 2023 promete ser um evento memorável. Esse fórum de conteúdo organizado pela Portobello tem se consolidado como um dos eventos mais aguardados pelos profissionais parceiros da marca. 

É, sem dúvida, uma oportunidade única para refletir melhor sobre as ideias e experiências de talentosos profissionais. Um compromisso da Portobello de impulsionar o setor rumo a um futuro mais consciente, inclusivo e autêntico.

Quer conferir de perto a participação de Gab de Matos no Archtrends Summit 2023?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Gab de Matos compartilha a experiência da Bi...

Gab de Matos compartilha a experiência da Bienal de Veneza no Archtrends Summit 2023

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies