29.08.2022
Avaliação
()
Saia Justa, arquitetura, Gabi de Matos
Gabriela de Matos é uma das participantes de Criando Comunidades, mesa-redonda que acontecerá no Archtrends Summit 2022 (Foto: Divulgação)
0

Mulheres promovem "Saia Justa" da Arquitetura no Archtrends Summit 2022

Em 8 de setembro, o Archtrends Summit 2022 recebe a mesa Construindo Comunidades, com arquitetas e designers que são destaque no mundo digital. Conheça as participantes
minutos de leitura

A arquitetura brasileira é feita por grandes mulheres. Por isso, a Portobello não poderia deixar de reunir algumas profissionais em uma mesa-redonda especial no Archtrends Summit 2022 — uma espécie de "Saia Justa" da Arquitetura.   

Na mesa Construindo Comunidades, Gab de Matos, Nina Talks e Patricia Pomerantzeff vão conversar sobre diversidade e representatividade entre mulheres de destaque na arquitetura e no design.  

Diversidade e representatividade são temas importantes nessa edição do Archtrends Summit, que falará sobre a importância do coletivo. Por isso a programação dá destaque a mulheres de diferentes origens, mas que são destaques em suas áreas e exercem grande influência sobre suas comunidades. 

"Saia Justa" da Arquitetura: conheça as participantes de Construindo Comunidades   

Nesta conversa, Gab, Nina e Patricia vão falar sobre como se sentem como mulheres em suas profissões e como construíram suas comunidades no mundo digital.   

A seguir, conheça as três profissionais que participarão da mesa-redonda totalmente feminina do Archtrends Summit 2022.  

Gab de Matos   

Saia Justa, arquitetura, Gabi de Matos
A arquiteta e urbanista Gabriela de Matos, uma das participantes do "Saia Justa" do Archtrends Summit 2022
(Foto: Divulgação)  

Gabriela de Matos é uma arquiteta e urbanista afro-brasileira. Ela nasceu no Vale do Rio Doce (MG). Seus projetos multidisciplinares destacam a cultura arquitetônica e urbanística do Brasil a partir das lentes de raça e gênero.   

Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, Gab é especialista em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído (UFMG), mestranda do Diversitas — Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e leciona na graduação de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade.   

Ela também é vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no departamento de São Paulo (IAB/SP), sendo a primeira mulher negra a ocupar este cargo. Foi premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB/RJ. Atualmente, é um das apresentadoras do reality Desapegue Se For Capaz, do canal GNT. 

Gab ainda é colunista do Archtrends! Você pode conferir as colunas dela aqui.  

Casa-Camanducaia   

Casa-Camanducaia, projeto de Gab de Matos para a Mostra UNLTD Dreams (Projeto: Gabi de Matos)  

Na Mostra UNLTD Dreams 2022, Gabi de Matos apresentou sua Casa-Camanducaia. O projeto em 3D que virou uma maquete realista utilizou Lastras em todos os seus detalhes, reproduzindo matérias-primas naturais e se mesclando ao meio orgânico no qual está inserido.   

Localizada na Serra da Mantiqueira, sul do estado de Minas Gerais, a casa foi pensada para ser um estúdio de fotografia em um complexo espaço artístico, com galerias e moradias para artistas.    

A construção localiza-se no topo de um morro, sem edificações ao redor. A intenção foi que a arquitetura servisse como coadjuvante para que a natureza brilhasse. Além disso, que o visitante conseguisse mergulhar naquele universo e extrair arte dessa vivência.    

Em entrevista para o canal da Portobello no YouTube, Gabi falou sobre essa relação entre a Casa-Camanducaia e suas imediações:   

“A ideia é fazer ensaios fotográficos que utilizem essa arquitetura, mas também a natureza no entorno. Por isso, é um espaço que sugere alguns usos não convencionais. Num primeiro momento, você olha e fala: ‘Isso é uma residência? O que é essa tipologia?’. Mas a intenção é exatamente essa: para as pessoas que forem usar como estúdio de fotografia entenderem que ele pode ser utilizado de diversas formas”.     

Nina Talks   

Saia Justa, arquitetura, Nina Talks
Nina Talks, product designer e pentacampeã do Apple Scholarship Worldwide Developers Conference (WWDC)
(Foto: Divulgação) 

 

Gosta de UX? Então, provavelmente você conhece Nina Talks. Nina trabalha como designer de produto na Accenture.   

Com apenas 25 anos, a carioca Karina Tronkos acumula cinco prêmios Apple Scholarship WWDC (2017-2021), competição de desenvolvimento de aplicativos que a Big Tech promove anualmente para estudantes do mundo inteiro.    

Seu perfil no Instagram (@nina_talks), aliás, tem como objetivo incentivar pessoas, principalmente mulheres, a desenvolver uma carreira em design e tecnologia. Ela está no caminho certo: atualmente, conta com mais de 110 mil seguidores entusiastas dessas áreas.   

Saia Justa, arquitetura, Nina Talks
Nina será uma das participantes do Construindo Comunidades, o "Saia Justa" do Archtrends Summit 2022
(Foto: Divulgação)  

Patricia Pomerantzeff   

Saia Justa, arquitetura, Patricia Pomerantzeff
A arquiteta Patricia Pomerantzeff, do canal Doma Arquitetura (Foto: Divulgação)  

Patricia Pomerantzeff é arquiteta, artista plástica e youtuber. Mãe de dois filhos, concilia a maternidade e a profissão. Formada em Artes Plásticas e Arquitetura e Urbanismo, fundou o escritório DOMA em 2007 e realizou mais de 300 obras nos últimos 15 anos.  

No canal DOMA Arquitetura, criado em 2017, Patricia descobriu o amor por compartilhar sua experiência do dia a dia das obras. O resultado é que hoje o canal é reconhecido como o maior canal de Arquitetura do Brasil com mais de 1 milhão e cem mil inscritos no YouTube e outros 983 mil no Instagram.  

Projetos com a Portobello   

Saia Justa, arquitetura, Patricia Pomerantzeff
Patricia utiliza produtos da Portobello em diversos projetos e participou da Mostra Unlimited 2020 (Foto: Divulgação)

Patricia utiliza produtos da Portobello em seus projetos. Alguns até apareceram no YouTube da marca. Veja:    

  • apartamento de 100 m²: a arquiteta reformou este imóvel fazendo uma integração. Além disso, fez uma otimização, colocando uma sapateira na lavanderia. Outra técnica para dar a impressão de ambiente maior foi o uso de porcelanatos em tons próximos; 
  • banheiro em apartamento de 35 m²: para promover a sensação de amplitude em um espaço tão pequeno, Patricia utilizou o mesmo revestimento para a bancada da pia e a área do box. Também inverteu ambos para melhorar a ventilação; 
  • cozinha em apartamento de 35 m²: no mesmo imóvel, a arquiteta integrou a cozinha à sala. Para delimitar o cômodo, usou os diferentes tons de azul do porcelanato Casablanca Riviera; 
  • cozinha em apartamento curvo: para as curvas do apartamento da youtuber Karen Bachini, Patricia trabalhou com peças menores nas paredes utilizando a linha Biscuit.  

Mostra Unlimited 2020   

Além de reformas e construções, Patricia colaborou com a Portobello na Mostra Unlimited 2020, evento no qual a marca lançou suas Lastras no Brasil.   

Na ocasião, a arquiteta desenvolveu um lavabo, mostrando que esses produtos podem ser usados em ambientes pequenos, dando a sensação de amplitude.   

Sobre o Archtrends Summit 2022   

A Portobello tem um grande senso de comunidade, presente em tudo o que faz. Cocriações com nomes relevantes do mercado, o Coletivo Criativo e até mesmo as iniciativas sustentáveis mostram que, para a empresa, estamos todos conectados.    

Essa sensação de pertencimento também está no Archtrends Summit 2022, a quinta edição do fórum de conteúdo da marca. Por isso, o tema deste ano é Me is We: : Nossa natureza é coletiva — um jogo de letras que representa o humor, a criatividade e, claro, o trabalho feito a várias mãos.    

Quem vai participar  

O Archtrends Summit 2022 acontecerá em 8 de setembro, no Rosewood, hotel que faz parte do complexo do antigo Hospital Maternidade Matarazzo, localizado a 150 m da Avenida Paulista.   

Além de Gab, Nina e Patricia, também participarão do evento Vik Muniz, Alex Atala e os irmãos Campana.  

A edição terá a presença de 600 profissionais convidados pela Portobello Shop, mas qualquer pessoa pode participar online e gratuitamente da transmissão.  

Pronto para curtir a mesa de debates Construindo Comunidades? Se você quiser conferir o Archtrends Summit na íntegra, faça a sua inscrição agora mesmo!   

Foto de destaque: Gabriela de Matos é uma das participantes de Criando Comunidades, mesa-redonda que acontecerá no Archtrends Summit 2022 (Foto: Divulgação)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies