29.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Saia Justa, arquitetura, Gabi de Matos
Gabriela de Matos é uma das participantes de Criando Comunidades, mesa-redonda que acontecerá no Archtrends Summit 2022 (Foto: Divulgação)

Mulheres promovem "Saia Justa" da Arquitetura no Archtrends Summit 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.08.2022
Em 8 de setembro, o Archtrends Summit 2022 recebe a mesa Construindo Comunidades, com arquitetas e designers que são destaque no mundo digital. Conheça as participantes
minutos de leitura

A arquitetura brasileira é feita por grandes mulheres. Por isso, a Portobello não poderia deixar de reunir algumas profissionais em uma mesa-redonda especial no Archtrends Summit 2022 — uma espécie de "Saia Justa" da Arquitetura.   

Na mesa Construindo Comunidades, Gab de Matos, Nina Talks e Patricia Pomerantzeff vão conversar sobre diversidade e representatividade entre mulheres de destaque na arquitetura e no design.  

Diversidade e representatividade são temas importantes nessa edição do Archtrends Summit, que falará sobre a importância do coletivo. Por isso a programação dá destaque a mulheres de diferentes origens, mas que são destaques em suas áreas e exercem grande influência sobre suas comunidades. 

"Saia Justa" da Arquitetura: conheça as participantes de Construindo Comunidades   

Nesta conversa, Gab, Nina e Patricia vão falar sobre como se sentem como mulheres em suas profissões e como construíram suas comunidades no mundo digital.   

A seguir, conheça as três profissionais que participarão da mesa-redonda totalmente feminina do Archtrends Summit 2022.  

Gab de Matos   

Saia Justa, arquitetura, Gabi de Matos
A arquiteta e urbanista Gabriela de Matos, uma das participantes do "Saia Justa" do Archtrends Summit 2022
(Foto: Divulgação)  

Gabriela de Matos é uma arquiteta e urbanista afro-brasileira. Ela nasceu no Vale do Rio Doce (MG). Seus projetos multidisciplinares destacam a cultura arquitetônica e urbanística do Brasil a partir das lentes de raça e gênero.   

Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, Gab é especialista em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído (UFMG), mestranda do Diversitas — Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e leciona na graduação de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade.   

Ela também é vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no departamento de São Paulo (IAB/SP), sendo a primeira mulher negra a ocupar este cargo. Foi premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB/RJ. Atualmente, é um das apresentadoras do reality Desapegue Se For Capaz, do canal GNT. 

Gab ainda é colunista do Archtrends! Você pode conferir as colunas dela aqui.  

Casa-Camanducaia   

Casa-Camanducaia, projeto de Gab de Matos para a Mostra UNLTD Dreams (Projeto: Gabi de Matos)  

Na Mostra UNLTD Dreams 2022, Gabi de Matos apresentou sua Casa-Camanducaia. O projeto em 3D que virou uma maquete realista utilizou Lastras em todos os seus detalhes, reproduzindo matérias-primas naturais e se mesclando ao meio orgânico no qual está inserido.   

Localizada na Serra da Mantiqueira, sul do estado de Minas Gerais, a casa foi pensada para ser um estúdio de fotografia em um complexo espaço artístico, com galerias e moradias para artistas.    

A construção localiza-se no topo de um morro, sem edificações ao redor. A intenção foi que a arquitetura servisse como coadjuvante para que a natureza brilhasse. Além disso, que o visitante conseguisse mergulhar naquele universo e extrair arte dessa vivência.    

Em entrevista para o canal da Portobello no YouTube, Gabi falou sobre essa relação entre a Casa-Camanducaia e suas imediações:   

“A ideia é fazer ensaios fotográficos que utilizem essa arquitetura, mas também a natureza no entorno. Por isso, é um espaço que sugere alguns usos não convencionais. Num primeiro momento, você olha e fala: ‘Isso é uma residência? O que é essa tipologia?’. Mas a intenção é exatamente essa: para as pessoas que forem usar como estúdio de fotografia entenderem que ele pode ser utilizado de diversas formas”.     

Nina Talks   

Saia Justa, arquitetura, Nina Talks
Nina Talks, product designer e pentacampeã do Apple Scholarship Worldwide Developers Conference (WWDC)
(Foto: Divulgação) 

 

Gosta de UX? Então, provavelmente você conhece Nina Talks. Nina trabalha como designer de produto na Accenture.   

Com apenas 25 anos, a carioca Karina Tronkos acumula cinco prêmios Apple Scholarship WWDC (2017-2021), competição de desenvolvimento de aplicativos que a Big Tech promove anualmente para estudantes do mundo inteiro.    

Seu perfil no Instagram (@nina_talks), aliás, tem como objetivo incentivar pessoas, principalmente mulheres, a desenvolver uma carreira em design e tecnologia. Ela está no caminho certo: atualmente, conta com mais de 110 mil seguidores entusiastas dessas áreas.   

Saia Justa, arquitetura, Nina Talks
Nina será uma das participantes do Construindo Comunidades, o "Saia Justa" do Archtrends Summit 2022
(Foto: Divulgação)  

Patricia Pomerantzeff   

Saia Justa, arquitetura, Patricia Pomerantzeff
A arquiteta Patricia Pomerantzeff, do canal Doma Arquitetura (Foto: Divulgação)  

Patricia Pomerantzeff é arquiteta, artista plástica e youtuber. Mãe de dois filhos, concilia a maternidade e a profissão. Formada em Artes Plásticas e Arquitetura e Urbanismo, fundou o escritório DOMA em 2007 e realizou mais de 300 obras nos últimos 15 anos.  

No canal DOMA Arquitetura, criado em 2017, Patricia descobriu o amor por compartilhar sua experiência do dia a dia das obras. O resultado é que hoje o canal é reconhecido como o maior canal de Arquitetura do Brasil com mais de 1 milhão e cem mil inscritos no YouTube e outros 983 mil no Instagram.  

Projetos com a Portobello   

Saia Justa, arquitetura, Patricia Pomerantzeff
Patricia utiliza produtos da Portobello em diversos projetos e participou da Mostra Unlimited 2020 (Foto: Divulgação)

Patricia utiliza produtos da Portobello em seus projetos. Alguns até apareceram no YouTube da marca. Veja:    

  • apartamento de 100 m²: a arquiteta reformou este imóvel fazendo uma integração. Além disso, fez uma otimização, colocando uma sapateira na lavanderia. Outra técnica para dar a impressão de ambiente maior foi o uso de porcelanatos em tons próximos; 
  • banheiro em apartamento de 35 m²: para promover a sensação de amplitude em um espaço tão pequeno, Patricia utilizou o mesmo revestimento para a bancada da pia e a área do box. Também inverteu ambos para melhorar a ventilação; 
  • cozinha em apartamento de 35 m²: no mesmo imóvel, a arquiteta integrou a cozinha à sala. Para delimitar o cômodo, usou os diferentes tons de azul do porcelanato Casablanca Riviera; 
  • cozinha em apartamento curvo: para as curvas do apartamento da youtuber Karen Bachini, Patricia trabalhou com peças menores nas paredes utilizando a linha Biscuit.  

Mostra Unlimited 2020   

Além de reformas e construções, Patricia colaborou com a Portobello na Mostra Unlimited 2020, evento no qual a marca lançou suas Lastras no Brasil.   

Na ocasião, a arquiteta desenvolveu um lavabo, mostrando que esses produtos podem ser usados em ambientes pequenos, dando a sensação de amplitude.   

Sobre o Archtrends Summit 2022   

A Portobello tem um grande senso de comunidade, presente em tudo o que faz. Cocriações com nomes relevantes do mercado, o Coletivo Criativo e até mesmo as iniciativas sustentáveis mostram que, para a empresa, estamos todos conectados.    

Essa sensação de pertencimento também está no Archtrends Summit 2022, a quinta edição do fórum de conteúdo da marca. Por isso, o tema deste ano é Me is We: : Nossa natureza é coletiva — um jogo de letras que representa o humor, a criatividade e, claro, o trabalho feito a várias mãos.    

Quem vai participar  

O Archtrends Summit 2022 acontecerá em 8 de setembro, no Rosewood, hotel que faz parte do complexo do antigo Hospital Maternidade Matarazzo, localizado a 150 m da Avenida Paulista.   

Além de Gab, Nina e Patricia, também participarão do evento Vik Muniz, Alex Atala e os irmãos Campana.  

A edição terá a presença de 600 profissionais convidados pela Portobello Shop, mas qualquer pessoa pode participar online e gratuitamente da transmissão.  

Pronto para curtir a mesa de debates Construindo Comunidades? Se você quiser conferir o Archtrends Summit na íntegra, faça a sua inscrição agora mesmo!   

Foto de destaque: Gabriela de Matos é uma das participantes de Criando Comunidades, mesa-redonda que acontecerá no Archtrends Summit 2022 (Foto: Divulgação)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mulheres promovem "Saia Justa" da Arquitetura...

Mulheres promovem "Saia Justa" da Arquitetura no Archtrends Summit 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies