Fotografia para arquitetura: o que é preciso para encantar o consumidor?
A fotografia para arquitetura é uma ferramenta valiosa, que convida as pessoas a sentirem a atmosfera de monumentos, edifícios e ambientes.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Quando as imagens são captadas por fotógrafos criativos, não apenas valorizam o trabalho dos arquitetos, como também encantam os consumidores.
Para quem é da área, a fotografia para arquitetura pode ser um nicho cheio de potencial.
Se você tem vontade de entrar para esse mercado ou, até mesmo, registrar construções espetaculares pelo mundo, não deixe de conferir as dicas a seguir!
O que é fotografia para arquitetura?
A fotografia para arquitetura vai além de um simples registro de um espaço. Isso porque as imagens são capazes de transmitir a essência e despertar o desejo de entrar nas construções e em seus ambientes.
No caso da fotografia para arquitetura profissional, o intuito também é mostrar o olhar, as intenções e o perfil do arquiteto responsável pelo projeto.
Dessa forma, ela pode adquirir um papel artístico e, muitas vezes, poético.
Para arquitetos e designers de interiores, as fotos profissionais ajudam a construir um portfólio que chame a atenção de potenciais clientes.
Afinal, mais do que apenas revelar as características de um projeto, a fotografia de arquitetura provoca sensações, como se o espectador estivesse imerso no ambiente retratado.
Como fazer fotografia de arquitetura?
Se o seu objetivo é valorizar ambientes e encantar consumidores por meio das lentes de uma câmera, saiba que algumas orientações básicas podem fazer toda a diferença. Confira a seguir.
Tenha um equipamento adequado
Atualmente, qualquer pessoa pode fazer fotografias de arquitetura usando um smartphone.
No entanto, se você deseja fotografar profissionalmente, vale a pena investir em uma câmera adequada, com mais recursos.
Isso porque as câmeras profissionais permitem tirar fotos de qualidade superior.
Faça uma pesquisa das marcas e dos modelos disponíveis no mercado para encontrar aquele com o melhor custo-benefício para o seu trabalho.
Também pense em adquirir uma lente de grande angulação, que é muito usada em fotografia de arquitetura de edifícios e ambientes pequenos.
Elas ajudam a enquadrar espaços estreitos, além de oferecer um ponto de vista diferenciado, que faz com que as áreas parecerem maiores.
Um tripé com disparador de obturador remoto é uma boa pedida quando se precisa de uma exposição mais longa. Com isso, você pode captar imagens nítidas mesmo com pouca luz.
Busque inspirações
Cada pessoa tem um olhar sensível particular, o que faz com que as fotografias para arquitetura reflitam, de certa forma, a personalidade de quem está por trás da câmera.
Mesmo assim, vale a pena buscar inspirações no trabalho de outros fotógrafos para entender o seu estilo de fotografar.
Aqui no Archtrends, você pode navegar por inúmeras referências de projetos de arquitetura e design de interiores, cadastradas por profissionais de todo o Brasil.
Cada projeto conta com uma galeria de imagens, que revela as construções e os ambientes a partir de diversos ângulos.
Faça uma pesquisa prévia do que será fotografado
A fotografia de arquitetura busca capturar a essência das construções. Nesse sentido, a pesquisa é um recurso indispensável.
Sendo assim, antes mesmo de visitar o edifício ou ambiente que será fotografado, busque saber mais sobre a história e o contexto em que o projeto foi criado.
Para isso, uma conversa com o arquiteto responsável é fundamental.
Essas informações ajudam você a focar as suas lentes em detalhes que revelem aquilo que o projeto tem de mais valioso.
Encontre a iluminação ideal
O controle da luz é um aspecto de extrema importância quando se trata de fotografia de arquitetura.
Na maioria dos casos, o uso de flashes não ajuda muito no registro de boas imagens. Ou seja, a iluminação natural deve ser uma das grandes aliadas dos fotógrafos.
Mas isso exige estudo. Visite o local a ser registrado para entender como a luz incide sobre o edifício ou ambiente ao longo do dia.
Dependendo do efeito que se deseja criar, determinados períodos podem ser melhores ou piores para fotografar.
É preciso observar com atenção para encontrar as horas em que a luz está mais agradável, conforme a incidência dela nas áreas externas ou a quantidade que entra pelas janelas.
Outra dica é contar com luzes portáteis para realçar certos cantos ou elementos do ambiente, criando efeitos que ajudem a transmitir a sensação desejada.
Leia também:
- Impermanência: transcendendo os limites da arquitetura
- Presença digital para arquitetos e designers de interiores: 7 dicas para sua estratégia
Elimine as distrações
Na hora de fazer os seus registros, olhe com cuidado para a composição como um todo, evitando que outros elementos atrapalhem a fotografia de arquitetura.
Se estiver captando imagens externas de um edifício, por exemplo, lixeiras, cabos elétricos e carros podem afetar a foto de forma negativa.
Isso porque faz com que o olhar do espectador seja direcionado para esses elementos em vez de focar na construção.
Já em ambientes internos, converse com o arquiteto sobre a posição dos móveis e de objetos decorativos, pensando no resultado esperado.
Explore diferentes ângulos
Na fotografia de arquitetura, inúmeros efeitos visuais podem ser criados por meio de perspectivas diferentes.
A perspectiva é a sua visão do cenário. E o que você vê torna as suas fotos únicas. Portanto, procure se movimentar e explorar o espaço ao máximo a partir da variação de ângulos.
A fotografia arquitetônica tirada de baixo para cima, por exemplo, transmite a impressão de imponência.
Se o intuito é fazer o espectador se sentir presente, como se estivesse vendo toda a construção, inclua o espaço ao redor.
Ao reduzir o que está sendo revelado, focando em detalhes de um edifício ou ambiente, a fotografia permite às pessoas apreciarem mais o projeto.
Crie composições variadas
Um ambiente ou construção pode ser fotografado de inúmeras maneiras.
Além de variar o ângulo, é possível enquadrar diferentes partes de um projeto, por exemplo. Isso pensando na composição final da fotografia de arquitetura.
Ao explorar padrões, linhas e texturas, você consegue criar composições dinâmicas, que adicionam profundidade ao espaço ou direcionam o olhar do espectador para um ponto específico dele.
Tente também capturar os detalhes mais interessantes, explorando os planos e as camadas presentes no projeto.
A fotografia para arquitetura pode focar em um ambiente e, ao mesmo tempo, revelar outro ou até uma área externa. Isso ajuda a dar uma dimensão do todo de um espaço.
Inclua pessoas
Se você reparar, vai perceber que em muitas fotografias de arquitetura existem pessoas presentes no espaço.
Em primeiro lugar, quando há uma pessoa no ambiente fotografado, fica mais fácil ter uma noção da dimensão dele.
Mas, mais do que isso, as pessoas humanizam a arquitetura e tornam as fotos naturais, como se os espaços estivessem, de fato, em uso.
Portanto, não hesite em incluir pessoas nos seus registros.
Embora hoje esse entendimento seja disseminado, historicamente a tendência sempre foi excluir as pessoas das fotografias de arquitetura, em uma tentativa de manter a pureza dos projetos.
Trabalhe a pós-produção
A última etapa da fotografia para arquitetura é a edição ou pós-produção das imagens.
O objetivo é fazer ajustes de enquadramento, brilho, contraste, nitidez e temperatura, entre outros aspectos que ajudem a criar o resultado perfeito.
Dê preferência aos programas de edição profissionais, que oferecem funções avançadas.
Só tenha cuidado para não exagerar nas mudanças, dando um aspecto artificial às fotografias. O intuito é apenas aperfeiçoar, de acordo com a essência de cada projeto.
Cultive a paixão pela fotografia de arquitetura
Por fim, vale destacar que quando se faz algo com paixão, o resultado é sempre melhor!
Mais do que se concentrar nos aspectos técnicos da fotografia para arquitetura, é importante se conectar com o projeto que está sendo fotografado.
Ao sentir e captar a essência de um ambiente, você passa a ter facilidade de criar imagens visualmente atraentes, com composições que despertam o interesse do espectador.
Assim como em qualquer profissão, o olhar e a técnica do fotógrafo vão se aprimorando conforme as experiências se acumulam.
Como vimos aqui, a fotografia arquitetônica vai além do mero registro visual. Ela tem o poder de transmitir sensações que promovem uma conexão emocional com a arquitetura.
As fotos também ajudam a contar histórias. Conheça as histórias dos 10 projetos vencedores do quarto concurso de arquitetura do Archtrends!