Você provavelmente já viu uma Farm Sink, mas pode ser que não conheça essa cuba pelo nome. Com a frente sobressalente, que salta da bancada da cozinha, ela leva estilo para esse ambiente.
Quem quer adotar a peça conta com diferentes opções de materiais, tamanhos e cores à disposição. Ou seja, dá para usar em projetos que seguem praticamente qualquer tipo de decoração.
Deseja saber mais sobre a Farm Sink e conferir inspirações para a sua cozinha? Continue com a gente até o fim!
O que é a Farm Sink e como ela surgiu?
Em tradução literal, Farm Sink quer dizer “pia de fazenda”. Ela tem esse nome justamente porque começou a ser usada em casas de campo no interior dos Estados Unidos e da Europa.
No entanto, com o passar do tempo, o design foi ganhando espaço, chegando aos grandes centros urbanos e se tornando tendência, principalmente para quem quer dar um ar rústico à decoração.
Também conhecida como Farmhouse Sink e cuba avental, basicamente, essa é uma cuba de cozinha de semiencaixe.
Ou seja, a parte da frente se projeta além da bancada. Esse acabamento frontal de destaque é o que dá charme à Farm Sink, que é ideal para cozinhas planejadas.
Quais são as principais vantagens da Farm Sink?
Até aqui, você já deve ter percebido que a Farm Sink é um tipo de cuba que traz muitos benefícios para a decoração e para o uso.
Para tornar mais claras as suas vantagens, fizemos um resumo que você confere na sequência:
- Adiciona informação de decoração por meio de um item que costuma aparecer de forma discreta na cozinha;
- Pode surgir em diferentes materiais, tamanhos e cores, o que torna a sua aplicação versátil;
- É possível usar em cozinhas com diversos estilos de decoração, como já vimos;
- Dá para instalar em diferentes tipos e tamanhos de bancada;
- É mais fácil de limpar, pois tem cantos arredondados.
Farm Sink pode ser produzida em diferentes materiais
Originalmente, a Farm Sink é feita de ferro fundido esmaltado. Entretanto, como esse é um material caro, sobretudo no Brasil, começaram a surgir outras alternativas para quem não quer abrir mão do visual.
Portanto, para manter o orçamento da obra sob controle, uma opção é escolher uma cuba em Corian, um material que combina minerais naturais. Por se tratar da cozinha, ele é bem resistente, o que é uma grande vantagem por si só.
Além disso, pode aparecer em várias cores. O mais tradicional é o branco. No entanto, é possível contar com uma Farm Sink colorida, ganhando destaque ou compondo a decoração em diferentes tonalidades.
Também dá para ter uma cuba desse tipo em aço inox e até mesmo em cimento queimado, opções ideais para compor um décor em estilo industrial.
E muita gente não sabe, mas tanto bancadas quanto cubas, como Farm Sink, podem ser criadas a partir de porcelanato.
Por falar nisso, como há diversos materiais disponíveis para a Farm Sink, é possível usá-la nos mais variados tipos de decoração: rústico, minimalista, escandinavo e retrô.
Leia também:
- Autenticidade: essencial para projetos arquitetônicos únicos
- O que não pode faltar numa cozinha segundo Alex Atala
- Área gourmet pequena: saiba como projetar e confira inspirações
Conheça Domateca, a Farm Sink de porcelanato
A cozinha é um dos ambientes protagonistas na casa, e Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, sabe bem disso. Por essa razão, a linha criada em parceria com a Portobello traz opções para esse espaço.
Domateca é um sistema de design que permite a personalização das cozinhas de uma forma inteligente. Um desafio para a linha, já que a cozinha de cada um é única, e ainda precisa ser prática e funcional.
Da Officina Portobello, marca de mobiliário em porcelanato da Portobello Shop, leva ainda design para a área molhada.
São acessórios, cubas e bordas que democratizam a bancada da cozinha em porcelanato, tornando a área molhada a protagonista.
Essa lista de módulos permite a personalização de acordo com o projeto, seja ele de qualquer tamanho. O resultado é justamente um ambiente autêntico, cheio de personalidade.
No caso da cuba, é chamada de Doma Sink. Portanto, uma Farm Sink produzida em porcelanato para levar o estilo da fazenda para projetos modernos e práticos.
Robusta e elegante, a peça imprime a digital da coleção Domateca. Traz formas ousadas e inusitadas para compor uma solução que oferece funcionalidade como premissa.
Dessa maneira, é possível oferecer uma cozinha única, cheia de detalhes de alta-costura, e que está ao alcance de todos.
Vantagens da Farm Sink em porcelanato
Bancadas e cubas em porcelanato são cheias de vantagens. Para começar, é possível ter em diferentes padrões e formatos, incluindo Farm Sink. Confira os principais benefícios:
- Facilidade de limpeza, já que não precisa de produtos específicos. De maneira geral, basta passar um pano úmido e pronto! Caso seja necessário uma limpeza mais pesada, dá para fazer uma mistura de saponáceo cremoso com água, por exemplo.
- Baixa absorção de água, o que o torna mais resistente ao tempo e o que também quer dizer que a Farm Sink em porcelanato não mancha quando entra em contato com alimentos com corante ou outras substâncias que tendem a deixar manchas.
- Bacteriostático, ou seja, não deixa que micro-organismos proliferem na superfície, mantendo a limpeza e a higiene da bancada e da cuba.
- Resistência a altas temperaturas, permitindo apoiar travessas e panelas quentes sem que haja qualquer prejuízo à bancada ou à cuba de porcelanato.
- Alta durabilidade, por se tratar de um material bastante rígido e feito para aguentar atrito, mudanças de temperatura e peso, por exemplo.
Contudo, vale destacar que a instalação de bancadas e cubas de porcelanato requer mão de obra especializada, assim como acontece no caso de outros materiais.
Assim, você garante que tudo seja feito de acordo com as especificações do fabricante, evitando possíveis acidentes ou danos ao material.
Quais são os principais cuidados com a Farm Sink?
Apesar de ter vantagens que chamam a atenção, especialmente pelo visual, a Farm Sink requer alguns cuidados.
Se você está de olho nesse tipo de cuba para o seu projeto, considere o seguinte:
- Tende a ser pesada, de acordo com o material escolhido. Ou seja, exige atenção na instalação, para garantir que haverá o suporte necessário para o seu peso;
- Pode atrapalhar a circulação na cozinha se não houver um bom planejamento antes de instalar. Isso acontece por causa da parte que fica para fora do móvel;
- Sobretudo por conta dos tópicos acima, o ideal é contratar um profissional para a instalação;
- Valor elevado, a depender do material da Farm Sink, principalmente se for em metal.
Como usar essa cuba na decoração?
Agora que você já sabe mais sobre essa cuba, pode querer conferir ideias de cozinha com Farm Sink. Pensando nisso, selecionamos alguns projetos que servem de inspiração. Acompanhe.
Móveis coloridos dão destaque à cuba
Além de usar a Farm Sink para diferenciar a decoração da cozinha, outro elemento que traz personalidade é a cor.
Diversas tonalidades podem ser incorporadas nos revestimentos cerâmicos, na rodabanca ou mesmo nos móveis.
No projeto acima, a opção por armários azuis faz com que a Farm Sink ganhe destaque por conta do contraste.
Como o espaço é reduzido, a escolha por móveis planejados fez toda a diferença. O que também ajuda a dar sensação de amplitude são os revestimentos em tons claros e a entrada de luz natural.
Decoração rústica remete às origens da Farm Sink
Para quem gosta de elementos rústicos na decoração, que remetam a casas de campo, sítios ou fazendas, a Farm Sink certamente é uma boa opção.
Contudo, para compor um ambiente nesse estilo, mesmo em grandes cidades, é necessário incorporar também outros itens.
Para exemplificar, destacamos um projeto com piso em porcelanato amadeirado. Ou seja, que reproduz o material natural, mas com as vantagens da cerâmica, como a resistência. Um grande diferencial quando falamos na aplicação em cozinhas!
As prateleiras com utensílios à mostra, os pendentes trabalhados e as plantas da decoração ajudam a criar uma atmosfera rústica e aconchegante.
Farm Sink realça cozinha em estilo americano
Para fechar as nossas inspirações de cozinhas com Farm Sink, eis um ambiente em estilo americano, com uma cuba que ganha destaque.
Em metal, ela é higiênica e durável. Para combinar, ainda foram usados mármores cinza, tonalidade clássica e versátil.
Os eletros em aço inox também conversam com o restante da decoração, levando mais harmonia para o espaço.
Outras dicas para quem quer uma cozinha em estilo americano são os móveis com detalhes nas portas, as bancadas espaçosas e, claro, uma ilha para preparos e refeições.
Se você precisa de mais ideias e inspirações, conheça as linhas de cubas da Officina Portobello.