30.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
armazenamento
Espaço de armazenamento pode ser projetado com design e funcionalidade (Projeto: Amanda Miranda)

Espaço de armazenamento: soluções inteligentes para organizar a casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.01.2024
De acessórios organizadores a truques na marcenaria planejada, confira ideias para multiplicar o espaço de armazenamento e facilitar a rotina
minutos de leitura

Seja em uma casa espaçosa ou em um apartamento enxuto, é difícil encontrar moradores que não desejem ter mais espaço de armazenamento.

Além de manter a organização em dia para evitar o acúmulo de itens que não têm uso, há diversas soluções. E acredite: não são só armários.

Quer conferir ideias para multiplicar o seu espaço de armazenamento e começar o ano com a casa organizada? Ou busca insights para aquela reforma ou construção que está nos planos? 

Reunimos dicas para você otimizar o seu lar com inteligência e aproveitar cada centímetro. Siga a leitura para se inspirar!

Armários em todos os ambientes

Cozinha branca com armários em madeira, península em porcelato claro e prateleiras
Aproveite o espaço até o teto para ter armários aéreos na cozinha. Vale também aumentar a área de armazenamento com armários embutidos na península, como neste projeto (Projeto: Jessica Romanelli / Foto: Mari Orsi)

O primeiro passo para deixar a casa organizada é garantir armários que comportem os seus principais pertences.

E nem sempre eles precisam ser grandes: muitas vezes, o segredo é planejar o que cada um guardará para fazer a melhor escolha.

Um exemplo são os armários para ferramentas de limpeza, como vassoura e aspirador. Um móvel com poucos centímetros de largura, mas que seja alto, cumpre bem o papel. 

Varanda com armário que cobre a parede lateral, onde é guardada uma vassoura. Temos também uma mesa clara, cadeiras em madeira e um puff vermelho
A parede lateral desta varanda virou um armário alto, que possibilita guardar itens grandes como vassoura — e fica quase "invisível" na decoração quando está fechado (Projeto: Go Up Arquitetura)

Na cozinha, invista em armários aéreos que vão até o teto, para aproveitar cada centímetro. 

Também vale ficar de olho em outras possibilidades, como inserir espaço de armazenamento na área da península ou da ilha.

Além de armários maiores, como o roupeiro ou os gabinetes da cozinha ou do banheiro, não dispense o poder das cômodas e dos gaveteiros.

No quarto ou no escritório, eles podem ser úteis para guardar roupas e objetos pequenos, liberando espaço no seu armário principal.

Quer otimizar a área interna dos seus armários? Aposte em suportes que possam ser fixados ou pendurados nas portas. 

Recorra também a acessórios organizadores que deixem tudo no lugar e multipliquem o espaço de armazenamento, como mostraremos nos próximos tópicos.

Gavetas como espaço de armazenamento extra

Cozinha com armários e ilha em verde, com pedra clara e cadeiras em madeira
Ilha da cozinha reserva espaço extra para gavetas nas laterais (Projeto: Cardoso Chouza Arquitetos)

Por menores que sejam, elas são essenciais para armazenar de roupas a objetos, tornando a rotina mais prática. 

Na hora de escolher ou planejar o seu mobiliário, fique de olho em opções com gavetas acessíveis e de tamanhos adequados ao que você quer guardar em cada lugar.

Falando em móveis planejados, vale lembrar que são a oportunidade de pensar em como inseri-las em locais não óbvios na casa. 

Uma ideia é aproveitar o tampo da mesa para escondê-las - é possível armazenar talheres e outros utensílios para servir.

Sabia que também dá para guardar vassoura e aspirador de pó nelas? No caso, são os chamados gavetões, que podem ser instalados como um “rodapé falso” no armário da cozinha ou da lavanderia. Assim, você não precisa deixá-los à mostra e aproveita a área útil até o piso.

Mas de nada adianta escolher móveis com muitas gavetas se o espaço interno não for bem aproveitado. Por isso, vale a pena adotar alguns truques para multiplicar o espaço.

Organizadores

No mercado, você encontra opções de diferentes tamanhos. Monte como se fosse um quebra-cabeça em sua gaveta, pensando nos itens que cada caixinha pode armazenar. 

As versões brancas ou transparentes são as mais indicadas, já que não poluem visualmente e permitem localizar os objetos com facilidade.

Colmeias

Se a pedida é ter mais espaço nas gavetas do quarto, não dispense as colmeias organizadoras. Há modelos para roupas íntimas, meias e camisetas, que mantêm as peças organizadas e até ajudam a aumentar a vida útil delas.

Etiquetas

Quem começa a usar etiquetadoras sabe que é um caminho sem volta. Você pode utilizar tanto as eletrônicas quanto as adesivas comuns, que podem ser preenchidas com caneta. Cole nos organizadores internos das gavetas ou, em caso de móveis com portas, na própria gaveta.

Leia também:

Prateleiras para armazenar e decorar ao mesmo tempo

Montagem com duas fotos. À esquerda, temos uma sala de estar com mesa e prateleira alta com livros. Na foto à direita, a mesma prateleira segue na cozinha, que é em tons de azul
Neste apartamento, a prateleira começa na sala e se estende até a cozinha: ideia interessante para apartamentos com ambientes integrados (Projeto: Douglas Angeoletto, Vic Calil Arquitetura / Fotos: Maura Mello)

Versáteis e práticas, prateleiras espalhadas pela casa adicionam charme e dão aquela força extra na organização.

Em diferentes tamanhos e materiais, podem ser montadas no melhor estilo faça você mesmo. É possível utilizar madeiras que você já tem (inclusive, reaproveitadas) e alguns suportes ou mãos francesas.

Veja algumas ideias para aproveitar o espaço das prateleiras em cada ambiente.

Cozinha

Cozinha em tom de madeira com prateleira acima da bancada e acima da península, mesa redonda clara e cadeiras em madeira
Aproveite as prateleiras para deixar à mão itens usados com frequência. Nesta cozinha, ficam os potes com mantimentos (Projeto: Lívia Boechat Corrêa)

"Funcionalidade" é a palavra-chave quando se fala do coração da casa. Uma prateleira próxima ao fogão, por exemplo, ajuda a armazenar a sua coleção de temperos.

Outra ideia é deixar à mostra aqueles itens que você usa com frequência, como xícaras e pires, próximo ao cantinho do café. O mesmo vale para eletrodomésticos.

Banheiro ou lavabo

Não sabe onde colocar o cesto de toalhas? Ou quer um lugar extra para acomodar produtos de higiene e beleza? 

Prateleiras podem ser a saída. Você pode instalá-las logo abaixo do espelho, funcionando como apoio, ou acima do vaso sanitário. 

Área de serviço

Área de serviço em tons de cinza e preto, com armários ao lado da máquina de lavar e secar. Na parede, há duas prateleiras em cinza
Use o espaço livre acima do tanque na lavanderia para incluir prateleiras, que ajudam a armazenar e decorar (Projeto: Vanessa Pilatti Arquitetura e Interiores)

Se você quer deixar os produtos de limpeza próximos da máquina de lavar, uma ideia é instalar uma pequena prateleira perto do eletrodoméstico. Depois, escolha recipientes bonitos para armazená-los.

Curtiu a proposta? Essa alternativa está em alta na decoração da lavanderia e traz praticidade para a sua rotina.

Quarto

Do quarto das crianças à suíte do casal, vale incluir prateleiras para multiplicar o espaço de armazenamento.

A dica aqui é aproveitar cada cantinho vazio. E se você não tem área suficiente para uma mesa de cabeceira, uma prateleira pequena pode cumprir bem a função.

Estantes para organizar com personalidade

Sala de estar com estante baixa em madeira clara e tons de laranja, que serve também para dividir o espaço. Há uma televisão e o sofá ao fundo
Estante ganha dupla função: divide a sala de estar integrada e ainda acomoda objetos de decoração (Projeto: Daniele Carbonez)

Dizem que a estante sempre revela um pouco da personalidade de quem mora na casa. Então, que tal usá-las para tirar aqueles objetos afetivos dos armários e deixá-los à vista?

Lembranças de viagem, livros e antiguidades ficam lindos nas estantes. Mas, se você precisa de espaço de armazenamento, pode usar caixas bonitas para criar “gavetas” encaixadas no móvel.

Vale lembrar que as estantes nem sempre precisam ficar na sala. Falta lugar para guardar panelas e potes? Aposte em uma peça em metal ou madeira na cozinha. 

O seu banheiro é grande, mas necessita de mais um espaço para deixar as toalhas? Uma estante pequena pode ser a solução.

Nichos para decorar qualquer ambiente

Banheiro com revestimento cinza na área do box e um nicho na parede, com produtos de banho
No banheiro, nichos em porcelanato são uma solução prática e bonita para organizar produtos de banho (Projeto: Officina Portobello)

Falta espaço para uma estante? A solução pode ser um nicho — ou vários! 

Disponíveis em diversos materiais, tamanhos e cores, eles são uma alternativa customizável para decorar e organizar em diferentes ambientes da casa.

Em banheiros, são curingas. Os nichos de porcelanato, por exemplo, apoiam os seus produtos de higiene e beleza no box. Ainda são práticos de limpar.

Fora do chuveiro, eles também podem ser utilizados para armazenar toalhas ou papel higiênico, além de objetos de decoração.  

Na cozinha, funcionam como porta-temperos ou para colocar os seus potes de mantimentos. 

No quarto ou na sala, podem ser a morada dos seus livros. E, no quarto das crianças, guardam aquela coleção de bonecas ou super-heróis.

Versáteis, possibilitam múltiplas combinações: dá para brincar com dois ou três nichos de alturas diferentes, ou apostar em cores que combinem com o ambiente. Abuse da criatividade!

Móveis multifuncionais para otimizar espaço

Cozinha com armários pretos, cadeiras pretas e bancada de madeira. Há prateleiras na parede com utensílios. Abaixo da bancada, há cestos organizadores
Espaço na bancada da cozinha ganha cestos para facilitar a organização (Projeto: Okha Arquitetura e Design)

Com apartamentos cada vez mais enxutos, as marcas de mobiliário procuram apresentar alternativas multifuncionais. 

Não é difícil encontrar móveis cujo interior é adaptado para oferecer um novo espaço de armazenamento. Conheça algumas opções para usar na sua casa.

Móveis com "baú"

Não faltam ótimas opções para quem busca mobiliário com espaço extra para guardar de tudo, de cobertas volumosas a malas de viagem. 

Para o quarto, vale apostar na cama-baú, que reserva um excelente local para deixar as suas roupas de cama e banho. 

O baú ganhou tanta popularidade que aparece também em outras versões, como cabeceira e recamier para colocar aos pés da cama.

Há ainda os sofás-baú para a sala, com a mesma proposta.

Prefere gavetas para facilitar a organização? A dica é apostar em camas que vêm com gavetões na parte de baixo. E eles não ficam restritos ao quarto: há também modelos de sofás. 

Canto alemão

Canto alemão em tons de azul-marinho e madeira, com cadeiras e um banco estofado. A mesa é quadrada
Além de adicionar lugares à mesa, canto alemão ainda pode "esconder" um baú sob o assento para armazenar toalhas e outros itens (Projeto: Oficina de Morar)

Comum em estabelecimentos comerciais, o canto alemão ganha protagonismo em ambientes residenciais que demandam espaço de armazenamento. Você pode optar por um banco que vira baú, por exemplo.

Carrinhos

Como se fosse uma estante móvel com prateleiras, os carrinhos funcionam como barzinho na sala, como fruteira na cozinha e até como apoio no banheiro ou no quarto. Use caixinhas ou organizadores para deixar tudo ainda mais funcional.

Puffs

Precisa de lugar para guardar almofadas e cobertinhas na sala ou no quarto? Aposte em um puff-baú, que tem o assento removível ou com abertura para você usar como espaço de armazenamento.

Araras e cabideiros

Roupa espalhada pela casa dá um ar desorganizado, não é? Fica mais fácil organizá-las ao chegar da rua quando há um cabideiro no hall de entrada. 

Se você tiver espaço, uma arara no quarto também ajuda a deixar as peças arejadas e prontas para um próximo uso.

Organizadores multiplicam o espaço de armazenamento

Lavanderia com armários em azul-marinho, bancada clara e prateleiras em madeira. Há cestos de vime nas prateleiras
Cestos são uma opção charmosa para organizar itens e funcionam em qualquer ambiente da casa (Projeto: Doma Arquitetura)

Garantiu o seu armário extra? E a prateleira foi instalada? Pois agora é hora de convocar os organizadores, que vão multiplicar o espaço e deixar tudo no lugar por muito mais tempo.

O mercado de organização está repleto de novidades para facilitar a vida. Algumas opções que vale a pena conhecer são:

  • caixas acrílicas, perfeitas para organizar gavetas;
  • caixas organizadoras com tampa, que mantêm tudo guardado sem pó;
  • colmeias, para manter a ordem dentro das gavetas;
  • cestos, para armazenar pequenos e grandes itens em armários;
  • divisórias, para melhorar a organização nas gavetas;
  • embalagens a vácuo, para guardar cobertores e casacos volumosos;
  • organizador de sapatos, para deixar os seus pares no lugar;
  • ganchos, que são úteis em qualquer ambiente;
  • potes, que funcionam para armazenar mantimentos na cozinha e organizar os itens de higiene no banheiro;
  • suportes organizadores, que podem ser acoplados à porta (do banheiro, do quarto etc);
  • suportes para usar nos armários e armazenar xícaras, pratos, tampas de panela etc.
Apartamento em tons claros, com uma bancada com cestos embaixo, Há a mesa de jantar com cadeiras e, ao fundo, a área de estar
Espaço abaixo da bancada foi aproveitado para inserir cestos, que podem funcionar como uma fruteira (Projeto: Studio 5ZERO3 / Foto: Everton Lopes)

Viu como manter a organizada não é uma missão tão complicada? Com um pouco de espaço extra e soluções inteligentes, você garante o armazenamento sem tanto esforço. 

E se quiser mais ideias para renovar a casa, confira este artigo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Espaço de armazenamento: soluções intelige...

Espaço de armazenamento: soluções inteligentes para organizar a casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies