22.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
lavanderia simples com marcenaria cinza e armário com cabides
Lavanderias demandam funcionalidade e organização (Projeto: Circular Design de Interiores)

Lavanderia simples: saiba como montar a sua 

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.05.2023
Espaços voltados para limpeza e armazenamento de roupas necessitam de móveis funcionais e muita organização. Confira dicas e aprenda a deixar a área de serviço da casa mais bonita
minutos de leitura

Quando falamos de decoração, a lavanderia não é o primeiro ambiente que nos vem à mente. Inclusive, esse é um espaço muito negligenciado em reformas. No entanto, ter uma lavanderia simples, funcional e bela pode ser a chave para uma rotina mais produtiva. 

Para isso, é preciso refletir sobre a possibilidade de móveis planejados ou nichos de organização. Assim como pensar sobre tipos de estendedores, armários e a possível instalação de uma tábua de passar, por exemplo. 

lavanderia simples com marcenaria clara e cabideiro
Lavanderia tem marcenaria planejada e espaço para posicionar máquina de lavar (Projeto: Deisy Rigotto)

São muitas escolhas envolvidas nesse processo e, se você busca simplicidade, confira nossas dicas a seguir:

Lavanderia simples em espaços pequenos: como decorar e organizar?

Comumente instalada em ambientes pequenos, uma lavanderia simples requer planejamento de organização e decoração funcional.

lavanderia simples com mobiliário cinza e máquina lava e seca
Lavanderia simples tem bancada e armário de pouca profundidade para guardar produtos (Projeto: Victor Romansini)

Para isso, meça o ambiente e busque um projeto que contemple esse espaço da melhor forma possível. Esse cuidado te ajuda a entender quais são as melhores decisões para a área de serviço, desde a escolha do revestimento até o método de organização mais eficiente, que atenda às suas demandas.

Dicas de decoração lavanderia simples

Apesar de ser frequentado apenas pelos moradores, esse espaço da casa não precisa ser sem graça, completamente branco, sem nenhum toque de personalidade. 

lavanderia simples com marcenaria azul e cestos de palha de organização
Lavanderia tem marcenaria azul e cestos em palha (Projeto: Doma Arquitetura)

Uma forma prática de incrementar a decoração do ambiente, é acrescentar pontos de cor na lavanderia, seja por meio de revestimentos, objetos ou na escolha de móveis

lavanderia simples com marcenaria cinza e revestimento colorido na parede
Lavanderia tem paginação de revestimentos em diferentes tons de azul como incremento (Projeto: Circular Design de Interiores)

Já pensou em colocar plantinhas na área de serviço? Seja em vasos de barro ou cachepots, as plantas podem embelezar a lavanderia sem muito esforço. Para isso, escolha espécies que se adaptem à luz disponível no ambiente. Se preferir, também aposte em plantas com aromas marcantes como eucalipto, alecrim ou manjericão. 

lavanderia simples com marcenaria clara e plantas no piso e sobre a bancada
Plantas ajudam a enfeitar lavanderia simples facilmente (Projeto: Letícia Garin)

Como esconder a lavanderia?

Caso você não possua um ambiente reservado para lavanderia e precise que ela fique em um espaço de uso misto, como cozinha, área gourmet ou varanda, aposte em artifícios para que a presença da máquina de lavar e outros acessórios seja a mais discreta possível. Algumas soluções nesses casos são portas e divisórias. 

lavanderia simples com marcenaria cinza e bancada branca e piso azul
Porta de correr isola lavanderia do restante da casa (Projeto: Nathalia Loureiro)

Portas de correr ou sanfonadas podem ajudar a camuflar a lavanderia quando necessário. Além disso, diferentemente do modelo tradicional, elas ajudam a economizar espaço.

Há ainda a opção de painéis de madeira, que podem fazer a vez de divisórias e eliminam a necessidade de erguer uma parede. 

Em alguns casos, vale desenvolver uma marcenaria que abrigue discretamente uma máquina de lavar, com abertura frontal. É possível incluir portas e “escondê-la”. 

5 ideias para te ajudar na organização da lavanderia

Além de pensar em uma bela decoração, é preciso ter em mente que a organização é essencial para quem quer uma lavanderia simples. Para isso, separamos cinco dicas que irão te ajudar:

  • Invista em prateleiras e armários: com eles, você terá um bom espaço de armazenamento no ambiente;
  • Tenha ganchos: uma dica para quem quer ter uma lavanderia simples é ter ganchos para pendurar os utensílios de limpeza, como vassouras e rodos. Eles também pode ser usados para roupas recém lavadas;
  • Opte por um varal de teto ou retrátil: com essas opções de varal, você consegue otimizar sua área de serviço. Com o retrátil, há a praticidade de abri-lo apenas quando necessário. Já o de teto ajuda a economizar espaço;
  • Use cestos e organizadores: itens de armazenamento, como cestos de roupas e caixas com divisórias, podem ajudar a manter suas roupas e produtos de limpeza sempre organizados;
  • Tenha espaços delimitados: separar uma prateleira para colocar roupas limpas, assim como ter um espaço próprio para produtos e utensílios de limpeza ajuda na organização.

Além dessas dicas, vale ressaltar a importância em manter uma rotina de organização para manter seu ambiente funcional e ordenado. Portanto, tente manter seus produtos de limpeza sempre no mesmo lugar. Isso ajuda a otimizar o seu tempo. 

Vale ainda separar dias específicos para lavar roupas, assim como dias para tirá-las do varal. Essa regra é fundamental principalmente para quem divide a casa com outras pessoas e precisa revezar o uso da máquina de lavar. 

Modelos de lavanderia simples

Há uma grande variedade de modelos de lavanderia simples e, para escolher o ideal para sua casa, é preciso considerar alguns fatores.

O primeiro deles é o espaço disponível e sua localização. É uma lavanderia de apartamento? Fica na varanda? Divide espaço com a cozinha? Ou a sua lavanderia fica no quintal, em área aberta? 

Todas essas questões podem influenciar na estética da sua área de serviço.

lavanderia simples com plantas em vasos e revestimento branco
Lavanderia divide espaço com plantas e cestos de frutas e vegetais (Projeto: Letícia Garin)

Confira alguns modelos, a seguir:

  • Lavanderia pequena e simples: para os espaços pequenos, a ordem é essencial, por isso, invista em móveis funcionais e organizadores;
lavanderia simples com bancada branca e armário branco e cesto de palha
Lavanderia conta com armário grande para armazenar roupas e produtos de limpeza (Projeto: Helena Marcon)
  • Cozinha com lavanderia simples: nesse caso, o ideal é pensar em mecanismos para evitar o fluxo de odores dos alimentos e produtos de limpeza. Também vale investir em máquinas que lavam e secam, para que não haja necessidade de estender roupas;
lavanderia simples e bancada bege e marcenaria azul
Cozinha abriga também máquina lava e seca (Projeto: Jeniffer Souto)
  • Lavanderia simples na varanda: a varanda de apartamento também pode comportar uma lavanderia simples e pequena. A área ainda aproveita a incidência de sol para secagem de roupas.
lavanderia simples na varanda
Varanda abriga lavanderia simples, com armário pequeno e espaço para máquina de lavar (Projeto: Zark Studio Lab)
  • Área gourmet simples com lavanderia: é possível mesclar lavanderia em ambientes com diferentes usos, como no caso da área gourmet. No projeto abaixo, a máquina de lavar aparece entre bancadas e fornos, discretamente.
lavanderia simples em área gourmet com maquina de lavar a mesa de jantar ampla em madeira
Área gourmet divide espaço com lavanderia simples em varanda (Projeto: Paula)

Com essas dicas e escolhendo o modelo de lavanderia ideal para sua casa, você terá um espaço com beleza e funcionalidade. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Lavanderia simples: saiba como montar a sua ...

Lavanderia simples: saiba como montar a sua 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2023- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies