24.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Armários, compartimentos e nichos ajudam na organização dos cômodos (Projeto: Gabriella Gochinski / Foto: Rafael Ribeiro)

Como organizar a casa: as melhores dicas para todos os ambientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.10.2022
Descubra como organizar a casa com algumas dicas práticas e de que maneira hábitos diários ajudam a manter os ambientes em ordem
minutos de leitura

Precisando de dicas de como organizar a casa? Com a correria do dia a dia, nem sempre é fácil garantir a organização.

Mas algumas práticas podem fazer toda a diferença. E é sobre elas que vamos falar ao longo deste artigo!

Mais do que tornar os ambientes agradáveis, manter a casa em ordem traz outros benefícios: valoriza o espaço, deixa a rotina prática e aumenta a sensação de bem-estar.

O desafio é saber por onde começar, não é mesmo? Então, vamos lá conferir dicas valiosas para deixar o seu lar organizado!

Como se preparar para a organizar a casa?

Parar um momento para dar uma atenção especial a cada cantinho do lar e tudo o que tem por lá é um excelente ponto de partida.

Não sabe como organizar a casa ou por onde começar? Então, confira as nossas sugestões nos tópicos a seguir.

Otimizar os espaços

Já parou para pensar se os cômodos poderiam ser melhor aproveitados? Sobretudo em casas e apartamentos pequenos, buscar estratégias para otimizar os espaços é fundamental.

Entre elas estão, por exemplo, a integração de ambientes, o aproveitamento do espaço embaixo da escada, a troca de portas comuns pelas de correr, o uso de móveis planejados etc.

Fazer um desapego

A maioria das pessoas costuma acumular muita coisa. Por isso, uma das dicas principais de como organizar a casa é praticar o desapego.

Veja tudo o que você tem dentro de armários, prateleiras e gavetas. Dê um destino ao que não usa mais: é possível consertar, vender, doar ou reciclar.

Determinar um lugar para cada coisa

como organizar a casa, roupas
Quando os objetos estão no lugar certo, a rotina fica mais prática (Foto: CHUTTERSNAP)

Definir locais específicos para cada coisa facilita bastante a organização da casa, desde que eles sejam respeitados.

Isso também evita que a gente perca tempo procurando um objeto quando mais precisamos dele.

Adquirir organizadores

Compartimentar prateleiras e gavetas com a ajuda de divisores, organizadores e caixinhas contribui tanto na hora de guardar as coisas quanto para encontrá-las.

Além disso, você consegue aproveitar melhor os espaços que já tem em casa, sem precisar de mais móveis.

Como organizar a casa por ambiente?

Além de colocar dicas gerais em prática, é importante se lembrar de que cada ambiente requer cuidados específicos. Veja os principais.

Quarto

como organizar a casa, quarto
A organização do quarto favorece os momentos de relaxamento e descanso
(Projeto: Alessandra Gandolfi Arquitetura & Interiores / Foto: Fabio Junior Severo)

Um hábito que ajuda bastante a organizar o quarto é arrumar a cama todos os dias logo após acordar e abrir as janelas para arejar o ambiente.

Tratam-se de tarefas simples, que podem se tornar automáticas e, assim, contribuir para a organização diária.

Na mesa de cabeceira, deixe apenas os objetos que você realmente usa, como um abajur e o livro que está lendo. Dessa maneira, sobra espaço para colocar celular, óculos e outros itens úteis.

Dê atenção também para a organização de roupas, sapatos e acessórios. Em ver de jogá-los, coloque para lavar as peças que estão sujas e guarde aquelas que não estão em uso.

Sala de estar

como organizar a casa, sala de estar
A sensação de bem-estar na sala é ainda maior quando não há bagunça (Projeto: Bruna Balestieri Arquitetura e Interiores)

Nos ambientes de convivência, como a sala de estar, menos é mais. Mantenha por lá apenas o que é essencial e será usado.

Para isso, aproveite os espaços de armazenamento de racks, estantes, armários e prateleiras, deixando tudo no seu devido lugar.

Também é importante ressaltar que itens pessoais devem ser guardados nos quartos.

Outra coisa que dá uma impressão de desorganização são os fios soltos pelo chão, acumulando poeira e atrapalhando a circulação. Soluções simples são usar prendedores ou fixá-los nos móveis.

Curtiu uma sessão cinema com direito a pipoca e cobertor em um dia frio? Depois de assistir ao filme, não se esqueça de guardar as cobertas, levar as louças usadas de volta para a cozinha e organizar as almofadas.

Cozinha

como organizar a casa, cozinha
Uma cozinha organizada deixa os momentos das refeições ainda mais gostosos (Projeto: Kelly Leite / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Para quem cozinha todos os dias, manter o ambiente organizado é mais difícil, mas não impossível. Assim como nos demais cômodos, a estratégia é criar hábitos.

Um deles é adotar o “sujou, lavou” para evitar o acúmulo de louças na pia. Além da desordem, isso atrapalha muito na hora de preparar uma refeição.

Guardar tudo que estiver seco também é um bom hábito.

Se quiser ter à mão o que você precisa, aproveite os espaços, como gavetas e divisórias, dos armários. Por exemplo, separar uma gaveta para facas, garfos e colheres e outra para os talheres maiores usados para cozinhar.

Reserve um espaço para os demais utensílios, como panelas, travessas, potes etc. Também procure armazenar os mantimentos de forma adequada, com a ajuda de recipientes de vidro e organizadores.

Na cozinha, o cuidado com a limpeza deve ser uma das prioridades. Limpar o fogão sempre que alguma coisa derramar ou depois de fazer fritura, por exemplo, facilita a remoção da sujeira.

Banheiro

como organizar a casa, banheiro
Deixar os itens de higiene e beleza dentro de armários, com fácil acesso, faz toda a diferença (Projeto: Nicole Finkel)

Por ficarem continuamente expostos à umidade, os itens do banheiro devem ser guardados de forma adequada. Se possível, dentro de armários.

Contar com um porta-papel higiênico vale a pena para ninguém passar apuros quando o rolo em uso acabar. E, além de ajudar na organização, esse item pode agregar à decoração.

Outro ponto importante é deixar os produtos de higiene separados dos de beleza. No box, mantenha apenas sabonetes, shampoos, condicionadores e cremes usados durante o banho.

Para proteger as cerdas das escovas de dente e evitar a contaminação, procure colocar capinhas de proteção. Assim, elas não ficam expostas aos micro-organismos.

Também vale a pena criar o hábito de trocar as toalhas de rosto, de banho e os tapetes uma vez por semana.

Ao mesmo tempo em que garante a higiene desses itens, essa prática colabora para a rotina de lavar roupas.

Lavanderia

como organizar a casa, lavanderia
Lavanderia não é lugar de "esconder" a bagunça. Então, arrume um espaço certo para cada coisa (Projeto: ELu Arquitetura & Urbanismo)

Já que estamos falando de lavar roupas, vamos tratar da organização da lavanderia.

Ainda que o espaço fique geralmente “escondido” do restante da casa, mantê-lo em ordem ajuda bastante no dia a dia.

Em vez de deixar os produtos de limpeza espalhados, coloque-os dentro de um armário, bem como os panos limpos.

Uma prática útil é ter espaços reservados para panos, toalhas e roupas sujas. Isso evita o acúmulo de coisas para lavar no tanque, deixando-o livre para ser usado.

Caso a sua lavanderia seja pequena, pendurar vassouras, rodos e outros itens na parede ajuda a economizar espaço.

Escritório

como organizar a casa, escritório
A organização do home office torna o dia de trabalho mais produtivo (Projeto: Haus Arquitetos)

No ambiente dedicado ao home office, a organização contribui não apenas para o bem-estar, mas também para a produtividade, sabia?

Sendo assim, deixe em cima da mesa somente o essencial, como o computador, porta-canetas, luminária e bloco de anotações.

Crie o hábito de jogar fora os papéis que não vai mais usar para não ficar acumulando lixo. Guarde nas gavetas apenas o que for importante, como documentos e recibos.

Se ainda não tiver, invista em móveis ergonômicos e funcionais, sobretudo se você passa muitas horas por dia trabalhando em frente ao computador.

Como manter a organização da casa no dia a dia?

Só saber como organizar a casa não basta. Você também precisa adotar práticas diárias que ajudam a manter tudo no lugar, como as que veremos em seguida.

Guardar as coisas logo após o uso

Com uma dose de disciplina, você consegue criar o hábito de guardar as coisas no seu devido lugar. Assim, a bagunça não se acumula.

Em geral, quanto mais objetos espalhados pela casa, maior o esforço e o tempo gastos para organizá-los.

Organizar um pouquinho todo dia

Da mesma forma, procure organizar os ambientes diariamente. O copo que deveria estar na cozinha está na mesa de centro da sala? Ou a toalha ficou jogada na cama?

Em vez de deixar para depois, coloque-os nos lugares onde deveriam ficar. Isso ajuda a manter a casa em ordem sem você precisar parar um dia inteiro só para arrumar tudo.

Não deixe a sujeira acumular

como organizar a casa, limpeza
Limpar um pouco por dia é o segredo (Foto: JESHOOTS.COM)

A sujeita também se acumula. Se você não quer ter mais trabalho no dia da faxina, dilua as tarefas ao longo da semana.

Tirar o pó dos móveis, varrer os cômodos e passar um pano no fogão, por exemplo, são atividades que não tomam tanto tempo e ajudam a manter a casa com aspecto organizado.

Envolver a família

Todos os moradores da casa devem participar da organização e da limpeza. Mesmo as crianças podem ser estimuladas desde cedo a organizar o quarto e fazer algumas tarefas simples.

Quando mais pessoas participam, ninguém fica sobrecarregado e todo mundo aprende a cuidar do local onde vive.

Resistir ao consumismo

Por fim, para evitar o acúmulo de coisas em casa, é essencial resistir aos impulsos consumistas sempre que possível.

No calor do momento, corremos o risco de comprar itens desnecessários. Sendo assim, tente deixar os desejos de lado e adquira apenas o que é, de fato, necessário e útil.

Nossa ideia aqui foi reunir as melhores dicas para todos os ambientes. Além de mostrar como organizar a casa, essas práticas ajudam a fazer do seu lar um lugar gostoso de se estar.

Pensa em redecorar? Descubra como aproveitar o que você já tem em casa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como organizar a casa: as melhores dicas para...

Como organizar a casa: as melhores dicas para todos os ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amei as dicas , tem muito haver com o que eu tenho pesquisado, sobre desainer de interiores Gratidão.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies