20.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Aproveite as suas férias e reforme a casa para o verão com as soluções, dicas e tendências da Portobello (Projeto: Carla Bertuol)

Vai aproveitar as férias para reformar a casa? Veja dicas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.12.2023
Separamos tendências e dicas práticas para quem vai reformar a casa nas férias. Inspire-se e planeje sua obra com Archtrends
minutos de leitura

Existem pessoas que se organizam todo o ano para reformar a casa e outras que aproveitam as férias para fazer obras pontuais. 

O fato é que reformar a casa pode ser tão simples como aplicar uma nova textura nas paredes ou tão complexo quanto construir novos ambientes. 

Por isso, é fundamental pensar em alguns aspectos da sua reforma. É preciso considerar a sua disponibilidade de tempo, a possibilidade de contratar profissionais e os recursos disponíveis. 

O clima e o sossego dos vizinhos também precisam ser levados em consideração neste planejamento.

Se você tem planos de fazer uma reforma em casa no período de férias, seja com uma pintura ou com uma construção, este artigo é para você. Separamos algumas dicas e tendências que ajudarão na sua reforma.

Tendências de decoração para reformar a casa nas férias

Reformar é um investimento de tempo e dinheiro. Também é importante estar atento às tendências da construção e decoração e aproveitar ao máximo todas as referências. Nos últimos anos, algumas tendências se estabeleceram tornando-se indispensáveis.

Houve uma integração da natureza aos ambientes da casa. Seja no uso de plantas, criação de jardins internos, em torno da piscina, ou através de elementos construtivos e decorativos naturais como algodão, linho, bambu, palha e barro. 

A tecnologia também chegou para ficar e facilitar a vida dentro de casa. Dos novos eletrodomésticos e assistentes virtuais aos sistemas de automação integrados. A casa passa a respirar tecnologia e a integração parece um caminho definitivo.  

Detalhamos abaixo algumas tendências que irão te ajudar na hora de fazer escolhas para reformar a casa nas férias.

Conexão com a natureza

Sala de jantar com mesa em porcelanato, paredes com porcelanato com textura de madeira, dois pendentes, cortinas claras e vaso com planta próximo da parede
O verde das plantas e os tons de madeira tornam os ambientes internos mais aconchegantes (Projeto: Amanda Miranda)

Os benefícios desta tendência são inúmeros. Trazer a natureza para dentro de casa faz bem para todas as idades. Você pode espalhar plantas pela casa, criar uma pequena horta ou um jardim integrado. As opções são inúmeras.

A melhor parte de integrar a natureza é o convite constante ao cuidado. As plantas, principalmente, nos convidam a prestar mais atenção na casa.

Para as pessoas com pouca familiaridade com plantas, começar com uma planta jiboia pode ser uma excelente opção. Uma planta bonita, simples de cuidar e que gosta de ambientes internos. 

Para quem tem mais tempo para cuidar, um jardim é a opção ideal. Ter um jardim dá a possibilidade de criar um microclima, um espaço de estar conectado à natureza. Adapte o jardim ao seu espaço e disponibilidade.

Outra maneira de integrar a casa com a natureza é por meio de elementos como a água, a palha, o barro. Elementos que nos convidam a novas experiências sensoriais dentro de casa.

Automação residencial

O momento da reforma é ideal para repensar e melhorar alguns processos da casa. Uma tendência que veio para ficar é a automação residencial

Estas tecnologias podem ser aplicadas em um simples sistema de iluminação ou no mais completo controle de segurança, luz, som e temperatura da casa. 

Imagem de tela de celular ao lado de um assistente virtual, na tela do celular aplicativo de automação residencial
A integração da casa por meio da automação está ficando mais fácil e acessível; vale pensar sobre o assunto na hora de reformar a casa (Foto: Bence Boros/Unsplash)

Ter uma casa automatizada pode gerar grandes ganhos de tempo e, inclusive, economia de dinheiro. Inúmeros sensores e a disponibilidade de ter o gerenciamento da casa na palma da mão são garantia de tranquilidade para os moradores.

Na hora de reformar, considere inserir a automação no seu projeto.

Espaços de descompressão

Uma tendência que começou nos escritórios corporativos e vem ganhando corpo em projetos residenciais é a das áreas de descompressão

Criar áreas de relaxamento e lazer podem tornar o cotidiano mais agradável para os membros da sua família. Pode ser uma sala de TV, um cantinho de leitura, uma área de lazer ou uma piscina coberta.

Estes espaços são capazes de relaxar e criam momentos de tranquilidade dentro da rotina. Esta tendência casa bem com a introdução de elementos da natureza, por exemplo. 

É possível também, com automação, criar um cenário de luz relaxante para seu quarto ou sala de estar. 

Grandes e pequenos formatos

A combinação de diferentes formatos de porcelanato é uma tendência constante nas feiras de design. 

Os pequenos formatos, suas composições, paginações, texturas e cores aparecem em parceria com os grandes formatos, que vão dos maxiquadrados 160x160 às Lastras de 160x320.

Lavado revestido com porcelanato no piso, paredes e teto. Parede vazada revestida com pequenos formatos cerâmicos permite entrada de luz natural e ventilação
Brincar com a combinação de tamanhos, texturas e proporções de revestimentos é uma aposta interessante para renovar ambientes  (Projeto: Doma Arquitetura)

Leia também:

Dicas para planejar sua reforma nas férias

Depois de considerar as tendências de arquitetura e construção para a sua reforma nas férias, é hora de colocá-la em prática. 

Separamos a seguir dicas para te auxiliar nesse processo. Alguns procedimentos são fundamentais para o sucesso da sua obra. Confira:

Faça um orçamento e planejamento

Antes de começar uma reforma é importante encarar uma planilha de custos e elaborar um cronograma de execução. 

Definir um orçamento e o prazo da obra é fundamental, principalmente pensando no prazo limitado das férias. Estes passos vão garantir que o processo de reformar a casa seja mais tranquilo.

Sempre que possível, conte com ajuda profissional. É possível que a reforma se torne mais eficiente, e consequentemente, mais econômica, quando um arquiteto ou designer de interiores fazem parte do processo. 

Defina com o profissional escolhido em quais etapas ele estará presente. Um profissional qualificado te apresentará um projeto arquitetônico e garantirá o cumprimento dos prazos e controle dos custos de obra. 

Você também pode contar com este profissional na contratação de mão de obra, na especificação de materiais e no acompanhamento da obra.

Em resumo, definir um orçamento e um cronograma te ajudará a entender e gerenciar melhor a sua obra. 

Defina a área a ser reformada

Para garantir que sua obra seja entregue dentro do prazo é preciso ter foco nas áreas e intervenções escolhidas no planejamento. 

Mudanças de planos podem ocorrer, afinal de contas, um problema ou outro vai aparecer durante o processo. Apesar disso, é preciso ter foco sobre as mudanças que serão feitas.

Se surgir a vontade de outras reformas, elabore outros planejamentos. Algumas mudanças parecem simples, mas podem tomar um tempo e gastos que não estavam previstos. 

É preciso manter o foco nas mudanças que planejou para evitar grandes problemas na obra. Está com medo de começar uma reforma? Comece com algumas soluções práticas e vá, aos poucos, fazendo intervenções maiores.

Recorra a soluções práticas

Sala de estar integrada com sala de jantar em tons de bege, offwhite, terracota e painel ripado de madeira
Mudar a disposição dos móveis e inserir elementos como tapetes e cortinas transforma completamente os ambientes (Projeto: Duo Studio Arquitetura)

Se você tem medo de grandes reformas e mesmo assim quer transformar sua casa, você pode utilizar soluções práticas. Com muito pouco é possível mudar completamente sua casa. 

Um bom ponto de partida são as paredes da casa. Elas têm um potencial enorme de transformar os ambientes.

A escolha de uma nova cor, a aplicação de revestimentos ou a disposição de quadros são soluções simples que vão transformar completamente seu ambiente. 

Os mais aventureiros podem aproveitar para se divertir pintando as paredes de casa com a família. Vale ressaltar que a mão de obra especializada vai te garantir a qualidade da entrega. 

Para a decoração, teste e invista tempo em repensar a posição dos móveis e o uso dos ambientes. Traga sua família para pensar junto com você, encontre novas possibilidades com o que vocês já têm.

Se for uma opção comprar novos itens, as cortinas, divisórias de ambientes, poltronas, tapetes e quadros são elementos com grande potencial de transformar ambientes. 

Inspire-se com referências

Busque sempre referências. Inclusive, o Archtrends é o lugar ideal para você encontrá-las e se inspirar.

O Archtrends reúne os melhores conteúdos e projetos de arquitetura. Você pode utilizar a plataforma para conhecer mais sobre tendências, materiais e dicas sobre diversos assuntos. 

Pesquisando por palavras-chave na barra de pesquisa do site é possível filtrar conteúdos de reforma. Ou mesmo ver projetos de área externa, cozinhas, piscinas ou o ambiente que será reformado, além de diversos revestimentos que você pode usar na sua reforma em todos os espaços da casa.

Pontos de atenção

Para reformar a casa durante as férias você vai precisar se planejar, como falamos. Para ajudar o seu planejamento, elencamos alguns pontos que merecem a sua atenção.

  • Escadas e elevadores: durante o planejamento da obra é importante pensar nas dimensões e peso das escolhas feitas. Grandes dimensões podem inviabilizar o transporte por elevador. Grandes pesos podem impedir o transporte por escada e o içamento de produtos pode ser necessário. 
  • Morar e reformar: a realidade, para a maioria das pessoas que reforma, é morar no espaço que está sendo reformado. É preciso lembrar que durante a obra as coisas ficarão fora do lugar; muitas vezes, a poeira e odores podem causar alergias e irritações. 
  • Vizinhos: é gentil avisar os vizinhos sobre seu plano de realizar uma obra e o período (data e horários) que a obra acontecerá. Esta atitude pode evitar reclamações e discussões por conta de barulhos e movimentação de materiais e mão de obra.
  • Clima: durante as férias de final de ano, em algumas regiões do Brasil, o clima é bastante chuvoso. É preciso levar as chuvas em consideração, principalmente para obras em área externa.
  • Prazo: férias têm data de início e fim, leve em consideração estas datas na elaboração do cronograma de obra.

4 referências para a sua reforma

Separamos 4 projetos que podem te inspirar na hora de reformar a casa. 

Lavabo

Lavabo em tons de cinza e off white com bancada em porcelanato, espelho com formato irregular e piso cinza.
Os lavabos podem ser um espaço de ousadia para a mistura de materiais, formas e texturas (Projeto: Nadia Dassi)

Uma composição com espelhos com formato orgânico contrasta com as linhas retas da bancada e do revestimento. Na parede oposta, quadros que trazem novas referências de cores e formatos para o ambiente.

Cozinha

Cozinha em tons de verde, branco e madeira. Bancada branca e rodabanca com brick. Cozinha com prateleiras e utensílios pendurados
Elementos como prateleiras e organizadores de utensílios trazem um novo ar para a cozinha na hora de reformar a casa (Projeto: Paola Dallarosa Arquitetura e Interiores)

Reformar a cozinha não precisa ser complicado. Uma nova pintura no mobiliário ou uma atualização no revestimento da rodabanca já garantem outro aspecto para sua cozinha.

Trocar os eletrodomésticos e metais e inserir elementos decorativos e de organização também são soluções práticas e criativas para transformar sua cozinha.

Quartos

Quarto em tons madeira, bege e offwhite, cortinas fluidas e mesas de cabeceira em madeira, pendentes metálicos sobre cabeceira em madeira
Esta reforma teve como mote a reconexão do espaço com a natureza. A definição deste conceito auxilia na escolha de materiais, cores, texturas, móveis e objetos de decoração (Projeto: Badara Arquitetura e Paisagismo /Foto: Flávia Dummer)

No quarto, opte por soluções que acrescentem conforto ao seu momento de descanso. Renovar a cabeceira, mesas de apoio e iluminação indireta podem ser soluções fáceis e transformadoras. 

Cortinas, revestimentos e quadros dão vida nova às paredes e podem transformar seu quarto de um quadrado branco em um ninho de conforto. 

Área externa

Área externa com piscina e jardim com ombrelone  eespreguiçadeiras. Porcelanato cinza na piscina e bordas sobreposto por porcelanato terracotta na área das espreguiçadeiras
As áreas externas e os espaços de lazer merecem toda atenção, principalmente nas férias (Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores/Foto: Edgard Cesar)

Uma revitalização no seu jardim tem potencial de elevar sua área externa ao status de local mais bonito da casa. Escolher as plantas adequadas para sua localização e garantir a correta irrigação pode transformar seu jardim.

Outra possibilidade para mudar sua área externa é o uso de elementos como ombrelones e espreguiçadeiras de praia na beira da piscina. Um pequeno oásis para curtir as férias e a família.

Você também pode se interessar pelo artigo Reforma de apartamento: como organizar e executar sem dor de cabeça.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vai aproveitar as férias para reformar a cas...

Vai aproveitar as férias para reformar a casa? Veja dicas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies