02.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Escrivaninha na decoração
Destaque no home office, escrivaninha pode ajudar a compor a decoração e proporcionar praticidade (Projeto: Andrea Eiras)

4 dicas para escolher uma escrivaninha que garanta beleza e produtividade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.06.2022
Conheça os principais modelos de escrivaninha, saiba o que considerar na hora da compra e acompanhe as dicas para manter a organização
minutos de leitura

A escrivaninha é o espaço ideal para trabalhar, estudar e realizar outras tarefas que exigem concentração.

Ela ganhou mais notoriedade nos lares de todo o mundo após o período de isolamento social, que fez com que grande parte das empresas e escolas aderissem ao trabalho/ensino a distância.

E mesmo agora, quando podemos nos reunir presencialmente de novo, diversas organizações mantiveram o home office ou o chamado trabalho híbrido.

Afinal, 81% das pessoas dizem que a produtividade é maior no home office, de acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Entretanto, o estudo também revelou que muitos trabalham mais horas por dia quando estão em regime remoto.

Nesse cenário, ter um ambiente adequado e decorado pode fazer toda a diferença para o bem-estar. E, claro, para manter a produtividade lá em cima!

Pensando nisso, contamos tudo o que você precisa saber antes de investir no principal móvel do home office: a escrivaninha. Confira quais são os modelos, o que considerar e como organizar.

Quais são os principais modelos de escrivaninha?

A escrivaninha é o principal móvel do home office e, por isso, merece atenção. Mas você sabe quais são os modelos disponíveis?

Listamos os principais para inspirar. E, claro, não se esqueça de que eles podem aparecer em diferentes materiais, como madeira maciça, MDF, vidro e até ferro.

Escrivaninha pequena

Escrivaninha pequena
Móvel em tamanho reduzido pode ser encaixado em diferentes cantinhos da casa (Projeto: Bianca D’Angelo)

Esse é um modelo interessante para quem não usa muito ou não tem tanto espaço em casa. Ela pode ficar em qualquer cantinho. Tudo vai depender do local disponível para a instalação.

Inclusive, é possível ter uma escrivaninha dois em um. 

Por exemplo: ela pode ficar ao lado da cama e servir como mesa de cabeceira. Ou ainda em frente à cama, servindo tanto como penteadeira quanto como escrivaninha. 

O mesmo pode acontecer na sala, com a televisão na parede, acima do móvel. Assim, dá para usá-lo como rack também.

Suspensa

É aquele modelo fixado diretamente na parede. Ela é boa para quando há pouco espaço, já que elimina a necessidade de pés. Geralmente tem tamanho menor.

É possível encontrar até escrivaninhas dobráveis. Ótima opção para quando o móvel precisa ficar em um local de passagem, como o corredor.

Para duas cadeiras

Escrivaninha para duas cadeiras
Um pouco maior, escrivaninha pode acomodar duas cadeiras de forma confortável (Projeto: Patricia Nunes)

Com a adesão das atividades em casa por muitas empresas, escolas e faculdades, hoje em dia é comum encontrar famílias inteiras que fazem suas tarefas sem precisar sair.

Nessas situações, a escrivaninha para duas cadeiras pode ser interessante. Afinal, ela tende a ocupar menos espaço do que ter dois móveis.

De canto

Sabe aquele cantinho da casa inutilizado? Ele pode ser ideal para você colocar uma escrivaninha e aproveitar essa área.

Se ficar pequeno, dá para incluir prateleiras acima do móvel. Elas são ótimas para acomodar livros, cadernos e até objetos decorativos.

Escrivaninha em “L”

Escrivaninha em "L"
Para quem precisa de mais espaço, escrivaninha em “L” pode ser ideal (Projeto: Nathália Montans / Foto: Fábio Pietrez)

O bom da escrivaninha em “L” é que ela costuma proporcionar muito espaço. Pode ser com o intuito de acomodar mais uma cadeira ou contar com uma superfície maior, que permita ter duas telas e uma impressora, por exemplo.

Com gaveta

Ter onde guardar aquelas miudezas que ficam espalhadas é ótimo. Nesse sentido, uma escrivaninha com gaveta oferece um espaço a mais de armazenamento e, claro, ajuda na organização.

Ela é boa principalmente quando o móvel fica em ambientes de uso comum, como o corredor ou a sala. Assim, é fácil não deixar seus pertences à mostra.

Com prateleira

Escrivaninha com prateleira
Prateleiras são práticas e ajudam na organização da escrivaninha (Projeto: Stilo Arquitetura / Foto: Flavia Palazzo)

Você sabia que tem escrivaninha que vem com prateleira? Além de contar com mais um espaço para armazenar seus objetos, há a vantagem de já vir tudo combinando.

Sem falar que não é preciso se preocupar em encontrar escrivaninha e prateleira no mesmo tamanho. Além disso, instala as duas de uma vez só.

Sob medida

Geralmente é planejada e vem acoplada a algum outro móvel, como cama ou guarda-roupa. A solução é interessante para otimizar o espaço e manter a unidade visual.

Com cavalete

Um modelo de escrivaninha que se tornou bastante popular. Os suportes são fáceis de encontrar. Depois, é só colocar um tampo por cima e pronto!

Para quem quer personalizar o móvel, dá para envernizar ou pintar da cor que quiser. Além disso, é possível fixar revestimentos, Lastras, diretamente no cavalete.

Como escolher a escrivaninha ideal?

Agora que você já conhece os principais modelos, é hora de entender o que precisa levar em consideração quando comprar a sua escrivaninha. Acompanhe!

1. Defina local e tamanho

Escrivaninha pode ser instalada em qualquer ambiente da casa, considernado o espaço disponível
(Projeto: Ana Carolina Medeiros / Foto: Fotografias Bárbara Burello)

O primeiro passo antes de comprar uma escrivaninha é saber quanto espaço você tem disponível para esse móvel novo.

Basicamente, a instalação pode ser em qualquer lugar: no corredor, embaixo de uma escada, no quarto, na varanda, na sala ou no escritório.

Mas lembre-se de que você provavelmente vai realizar atividades que requerem concentração. Por isso, é importante que o local seja tranquilo e silencioso.

A boa circulação de ar, o conforto térmico e a iluminação natural são outros pontos importantes a considerar.

Nesse quesito, entra também a necessidade do usuário da mesa. Afinal, quem vai utilizar a escrivaninha só para apoiar o notebook não precisa contar com um móvel tão grande.

Já para desenhar, abrir mapas e plantas ou fazer maquetes, por exemplo, o mobiliário deve ter o tamanho adequado.

Por fim, considere o que vai ficar sobre a escrivaninha de forma definitiva, como computador, monitor e impressora.

2. Priorize a praticidade

Escrivaninha grande
Além do tamanho, é importante ficar de olho nos compartimentos da escrivaninha para ganhar praticidade
(Projeto: Carmen Maria Zenni)

Principalmente para quem tem pouco espaço, uma escrivaninha com diferentes compartimentos ajuda a manter o ambiente organizado.

Se no tópico anterior você chegou à conclusão de que dispõe de muitos itens para acomodar, agora pode procurar por modelos adequados.

Afinal, o móvel precisa ser prático e ajudar a realizar as tarefas do dia a dia. Sendo assim, fica mais fácil quando se tem tudo a mão e em ordem, certo?

Portanto, dê preferência a modelos que tenham compartimentos para os seus equipamentos e acessórios. 

Há escrivaninhas com espaços para encaixar a CPU do computador, com suporte para o teclado ou mesmo com gavetas.

3. Pense no estilo

Escrivaninha moderna
Estilo, tamanho e material da escrivaninha podem variar e se adequar à decoração do ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

É muito comum que a escrivaninha seja aquele móvel meio “nada a ver” nos ambientes. Afinal, nem sempre ela é pensada em conjunto com o restante. 

Mas se você quer investir em uma peça nova, considere seguir o mesmo estilo. Não é difícil encontrar uma modelo que combine com uma decoração rústica, minimalista ou industrial, por exemplo. 

Basta se aprofundar nas características do décor escolhido e, claro, observar outros materiais e objetos que compõem o espaço.

Uma escrivaninha de madeira maciça tende a ficar superbem em uma sala rústica. No entanto, prefira que ela tenha linhas retas e cores claras, como branco, se você adotou o estilo de vida minimalista.

Já para quem gosta da decoração industrial, uma peça de madeira ou vidro com pés de metal pode ser ideal.

Agora, se você está bem no início de um projeto, uma ideia a considerar é fazer uma escrivaninha planejada.

Assim, ela segue o mesmo padrão e materiais do restante dos móveis do ambiente. Além disso, pode vir embutida em uma estante, na cama ou no guarda-roupa, por exemplo.

Isso ajuda não só a criar uma unidade visual, como é uma ótima alternativa para otimizar o espaço de quem mora em casa ou apartamento pequeno.

4. Lembre-se da cadeira

Cadeira para escrivaninha
Pesquise por escrivaninha e cadeira ao mesmo tempo, pois são complementares (Projeto: Rico Mendonça)

Quando você for comprar sua escrivaninha, não pode deixar de lado a escolha da cadeira. Ambas precisam combinar. Sem falar que o assento tem que ter altura compatível e encaixar.

Para quem não passa muito tempo em casa, um banco tende a ser o suficiente, além de não ocupar tanto espaço. No entanto, há outras opções mais confortáveis, como uma cadeira gamer ou presidente.

Aliás, para os adeptos do home office, prezar pelo conforto e pela ergonomia é fundamental. Afinal, são várias horas seguidas de trabalho no mesmo lugar.

Como organizar sua escrivaninha de um jeito bonito e prático?

Escrivaninha organizada
Ter só o necessário em cima da escrivaninha ajuda a manter o aspecto organizado (Projeto: Danielle Albuquerque Vilar)

Escolher a escrivaninha ideal é o principal passo para ter um home office cheio de estilo. No entanto, você vai precisar organizar o espaço para manter a funcionalidade. Confira algumas dicas:

  • tenha onde guardar ou armazenar seus objetos. Nesse sentido, uma caixa organizadora e um porta lápis tendem a ajudar. Considere também um revisteiro para colocar livros e cadernos de um jeito organizado;
  • inclua itens de decoração que deixem seu dia mais alegre. Podem ser porta-retratos, flores, troféus ou algo com significado especial. Eles não necessariamente precisam estar em cima da escrivaninha;
  • invista em um mural ou quadro para instalar acima da escrivaninha, caso queira uma solução visual para as tarefas do dia a dia. Uma ideia em alta é o painel aramado;
  • pense na iluminação, pois isso vai ajudar a manter você longe do sono. É possível colocar uma luminária ou um pendente sobre o móvel ou usar um abajur;
  • potencialize a organização da escrivaninha com nichos e prateleiras. Considere esses acessórios para ela não ficar com muita informação;
  • reserve um espaço para apoiar garrafinhas, copos d’água ou xícaras. É importante manter a hidratação durante o expediente;
  • deixe sobre a mesa apenas o necessário. Isso evita distrações e mantém o visual arrumado.

Além dos elementos específicos do home office, os revestimentos ajudam a compor a decoração e a criar o clima que você deseja para as horas de trabalho e estudo. 

Que tal descobrir como ter uma parede colorida para levantar o astral?

Foto de destaque: Destaque no home office, escrivaninha pode ajudar a compor a decoração e proporcionar praticidade (Projeto: Andrea Eiras)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

4 dicas para escolher uma escrivaninha que ga...

4 dicas para escolher uma escrivaninha que garanta beleza e produtividade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria de mais opções para uma parede de 2,60 por 2,60 , para usar com escrivaninha e painel pra tv , pós só tenho essa parede disponível… muito bonito o trabalho de vcs…

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies