5 dicas para redes sociais de arquitetos e designers
As irmãs Mariane e Marilda Baptista encontraram no Instagram uma forma de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo escritório de arquitetura que ambas comandam, com base em Londrina, no Paraná. Hoje, elas possuem mais de 550 mil seguidores no Instagram, que é abastecido com fotos e vídeos com detalhes de projetos, além de dicas de decoração.
Essa parceria começou após Marilda se formar em arquitetura e se unir a irmã, que já tinha um escritório. “Depois, com o passar dos anos, montamos o Instagram, que tem um público muito assíduo, está crescendo e conseguimos mostrar o trabalho para o Brasil”, disse Mariane. A dupla especifica na Portobello Shop Arapongas.
Ela conta que essa foi uma forma de apresentar o trabalho para clientes e ajuda a tornar essa relação mais assertiva. “Seguimos uma linha clássica e contemporânea que agrada bastante um determinado público”, disse.
Leia também:
- 3 dicas para escolher revestimentos pelo arquiteto André Soares
- 4 dicas de decoração para a sala de estar pelo arquiteto Alexandre Marques
- Conexão com a natureza na arquitetura de Leonardo Maia
A pedido do Archtrends, Mariane listou dicas para quem quer usar redes sociais para compartilhar o seu trabalho como arquiteto ou designer de interiores. Entre as suas recomendações, destaca a importância da constância nas publicações e uso de fotos profissionais, bem produzidas.
1. Novas mídias e divulgação
“Eu acho que as pessoas têm que seguir o dia a dia de cada época”, disse Mariane. “O Instagram está aí, depois pode surgir outra forma de divulgação, é preciso ficar atento".
Ela, como mais de 2.600 profissionais de arquitetura brasileiros, faz parte também do Archtrends, uma rede social dedicada à arquitetura, na qual profissionais da área podem divulgar seus projetos com grande visibilidade.
Além disso, vale frequentar eventos especializados, buscar publicações em livros. “Não ficar preso a um só tipo de divulgação”, pontua.
Leia também:
- Arquiteta Hilla Portela descreve as casas pós-pandemia
- Cozinha do futuro: 5 novidades segundo a designer Fabíola Constantino
- Praia X campo: o que muda na decoração segundo escritório Espaço do Traço
2. Constância e transparência
“Rede social é constância.” Segundo Mariane, para conseguir alcance em redes sociais, é preciso criar conteúdos e publicá-los em uma rotina certa.
Ela ressalta também que publica apenas conteúdos que realmente fazem sentido, com transparência, seja um produto que ela gosta e aprova, ou evento. “Nosso dia a dia é mostrado de maneira natural. Isso é muito importante, pela prática de mídia social”, disse.
3. Tendências
Além de frequentar eventos de lançamento, é preciso estar antenado nas tendências, não apenas para o desenvolvimento de projetos, mas para compartilhar nas redes sociais.
“Sempre procuramos lugares para visitar onde tem concentração de produtos de decoração”, disse. “Pelas viagens e roteiros, conseguimos anteceder o que vai acontecer na arquitetura e mostramos isso no Instagram”.
4. Fotos profissionais
Mariane recomenda sempre que os projetos sejam fotografados com especialistas, independentemente se forem para redes sociais, pois é uma forma de montar um portfólio para futuros clientes. “Sempre fotografamos com profissionais”, disse. “Ele é da área, sabe como mostrar, conduzir uma iluminação”.
Para o Instagram, recomenda imagens sem interferências visuais que possam comprometer o ambiente, que chamem a atenção além da decoração.
5. Interação com os seguidores
“Nós conversamos todos os dias com seguidores do Instagram, temos amigos no mundo todo e respondemos todas as perguntas”, disse. “Só quando tem um evento, uma montagem, aí podem passar muitas mensagens, mas pedimos para repetir a pergunta”.