09.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha branca com piso escuro e geladeira inox
Cozinha tem variedade de revestimentos e paleta de cor neutra (Projeto: Fabíola Constantino / Foto: Gustavo Xavier)

Cozinha do futuro: 5 novidades para o ambiente

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.01.2023
Ferramentas cheias de tecnologia, iluminação especial e bancadas para rápidos preparos matinais aparecem em lista da designer Fabíola Constantino
minutos de leitura

Logo no início de sua carreira, a designer de interiores mineira Fabíola Constantino fez um curso de especialização em cozinhas e restaurantes na Parsons School of Design em Nova York. Ela tinha 22 anos e queria aprender como a cozinha industrial poderia ser instalada em uma residência. A sua dedicação, ainda jovem, surtiu efeito. De retorno ao Brasil, após abrir seu escritório, ganhou reconhecimento pela sua habilidade em lidar com esse ambiente.

“Venho de uma família que gosta de cozinhar. Tenho projeto de escola de culinária, fiz cozinhas de chefs, acabo me envolvendo muito com pessoas da gastronomia. Não é só isso que eu faço, mas sou muito conhecida pelas cozinhas”, disse. 

designer de interiores mineira Fabíola Constantino
Designer de interiores Fabíola Constantino elenca novidades e mudanças nas cozinhas nos últimos anos (Foto: Leonardo Lobato)

A pedido do Archtrends, a profissional listou o que mais tem visto em cozinhas residenciais, além de projeções para os próximos anos. Confira:

1. Cozinha tecnológica 

Um dos ambientes mais movimentados da casa, a cozinha é constantemente abastecida também com aparatos tecnológicos. A designer lista, como exemplo, uma nova geração de fogões com exaustores acoplados. “Com ele, você não precisa daquela coifa, naquele sistema que, se não for bacana, prejudica o projeto”, disse. 

Um item que ela tem visto com frequência é a gaveta aquecida, um mecanismo emprestado das cozinhas de restaurantes, que ajuda a manter refeições quentes. “Isso faz diferença, você industrializa o processo, mas com charme residencial”, conta. Outro acessório é a chapa quente (para teppan) instalada na mesa de jantar ou bancada. 

Por outro lado, o que começou a sumir em projetos, segundo a designer, é o espaço reservado para microondas, pois, com novas opções de fornos, o uso do eletrodoméstico vem caindo. 

2. Revestimentos para cozinha

“Não é o eletrodoméstico que faz a cozinha ser clássica, moderna ou vintage. É, principalmente, o revestimento”, pontua. “A Portobello oferece uma gama de produtos com os quais eu consigo aplicar o estilo do morador sem mexer nos eletros”, disse. 

A designer, que é cliente da Portobello Shop Savassi, em Belo Horizonte, cita o interesse em Lastras para a cozinha, pois o seu tamanho amplo reduz a necessidade de rejuntes, o que facilita a limpeza e colabora para o acabamento. 

Ainda assim, confirma a busca alta por azulejos de metrô, como os da Linha Liverpool, da Portobello. “Ele não polui visualmente”, disse. 

 azulejos de metrô branco na cozinha
Lastras e azulejos de metrô têm feito sucesso em cozinhas (Projeto: Fabíola Constantino / Foto: Gustavo Xavier)

3. Marcenaria super personalizada 

“A marcenaria tem que ser pensada para deixar tudo à mão. Ninguém quer se agachar para pegar coisa no fundo do armário”, disse. Esse cuidado faz com que os projetos sejam cada vez mais personalizados, de forma que atendam às necessidades individuais de seus clientes.

4. Tela tensionada 

Uma ferramenta que vem ganhando força em projetos de cozinha é a tela tensionada. O mecanismo de iluminação, segundo a designer, ajuda a refletir tanto o acabamento de bancada e paredes, quanto o alimento. “Quanto mais tela tensionada eu usar, melhor a reprodução de cor. É uma tecnologia cara ainda, mas está entrando com força total”.

5. Bancada de matinais (ou cantinho do café)

“Toda cozinha que eu faço, gosto de bancada para matinais (ou cantinho do café), que é a que tem a cafeteira, torradeira, sanduicheira, tudo relacionado ao café da manhã rápido e prático”, disse. “Tem sido um pedido enorme, até com chaleira elétrica para fazer café, chá e para ajudar no cozimento de massas”. 

bancada de cozinha preta de granito
Bancada da cozinha é reservada para rápidos preparos (Projeto: Fabíola Constantino / Foto: Gustavo Xavier)

Em 28 anos de Fabíola Constantino – Arquitetura e Interiores, a designer acompanha de perto as mudanças de comportamento e consumo de seus clientes, que modificam as características de suas casas. “Não gosto de falar de tendências porque cada um gosta de uma coisa”, disse. “Quem investe nos eletrodomésticos de cozinha muito tecnológicos investe para que as coisas funcionem”. 

azulejo de metrô na sala de jantar
Detalhe de cozinha residencial com revestimentos inspirados em azulejos de metrô (Projeto: Fabíola Constantino / Foto: Gustavo Xavier)

Formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais em Design de Interiores, Fabíola produz, junto a arquitetos, projetos residenciais, em sua maioria, e comerciais. “Gostamos de fazer o interior, especificação de acabamento, fazer um bom design, uma boa curadoria de toda marcenaria – o que me levou para a Portobello Shop”, disse. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cozinha do futuro: 5 novidades para o ambient...

Cozinha do futuro: 5 novidades para o ambiente

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies