18.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Como fazer parede de tijolinho: charme e estilo na sua casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.05.2020
Saiba como instalar revestimento tijolinho na parede e dar uma nova cara para o seu lar!
minutos de leitura

A parede de tijolinho é extremamente versátil: reproduzindo os tijolos maciços, ela pode dar um ar rústico ou industrial ao ambiente. Já com cores neutras, como branco, traz a delicadeza para um espaço clean, clássico ou romântico.

Além disso, o revestimento de parede tijolinho está aí para provar que não é preciso optar pelo papel de parede tijolinho para ter uma instalação simples, prática e rápida. Confira!

parede de tijolinho
O revestimento de tijolinho proporciona uma decoração diferenciada a qualquer ambiente (Projeto: Gabriella Gochinski)

Decoração com revestimento tijolinho

Além de ser muito versátil em relação aos estilos de decoração, o tijolinho para parede pode ser aplicado em diversos cômodos. Na prática, pode utilizada tanto em ambientes externos quanto internos.

O revestimento cerâmico que reproduz tijolinho é ideal para quem procura praticidade, já que demanda menos trabalho na instalação e na manutenção da parede, em relação aos tijolos convencionais.

Esses revestimentos são fáceis de instalar, especialmente porque já vêm enfileirados da forma correta, sem a necessidade de instalar um por um. 

Além disso, a aplicação é simples: basta preparar a parede, aplicar a argamassa e instalar os revestimentos adequadamente.

Os revestimentos que reproduzem tijolinho ainda ajudam a economizar espaço, já que são menos espessos do que tijolos maciços comuns, e não demandam a aplicação de verniz.

Ao fim da aplicação, você terá uma parede de tijolinho que pode harmonizar com o estilo que desejar. A parede de tijolinho rústico, por exemplo, é ideal para quem quer um ambiente mais campestre e fica ótima se combinada com móveis e elementos em madeira.

Também é possível usar os tijolinhos para dar um ar industrial, principalmente quando em harmonia com outros elementos nesse mesmo estilo, como o revestimento que reproduz concreto e móveis que combinam metal e madeira.

parede de tijolinho
A combinação entre elementos de madeira e metal é valorizada pela parede de tijolinho (projeto: Fragmento Arquitetura)

Também é possível usar a parede com tijolos para dar um toque moderno ao ambiente, ainda mais se o revestimento tiver cores mais escuras e for usado com móveis com linhas retas, que harmonizem com esse estilo de decoração.

Já se você quer usar a parede de tijolinho na sala e dar um ar mais clean a esse cômodo, uma opção é apostar na parede de tijolinho branco ou de outras cores claras e neutras, como bege e marrom, além das tradicionais cores escuras.

Como fazer parede de tijolinho

Fazer uma parede de tijolinho, usando revestimentos que reproduzem esse material é uma tarefa mais fácil do que parece. No vídeo sobre como fazer parede de tijolinho, você pode conferir o passo a passo para instalar o revestimento tijolinho da Portobello.

O primeiro passo é preparar a parede para receber os revestimentos: para isso, use uma pá de pedreiro ou outra ferramenta para picotá-la. Isso é importante para que se crie uma aderência maior entre a parede e a argamassa.

Depois, utilize um prumo tradicional ou um nível a laser para verificar o alinhamento da parede. Com o alinhamento correto, o próximo passo é preparar a argamassa, conforme as instruções presentes na embalagem. Em seguida, use a desempenadeira para aplicar a argamassa na parede, fazendo ranhuras verticais nos locais em que os revestimentos serão colocados.

Para que o revestimento fique bem grudado à parede, você pode usar um martelo de borracha e dar leves batidas, a fim de fixar melhor. Com a primeira peça encaixada, basta continuar o trabalho, encaixando as demais até cobrir toda a parede. Lembre-se de usar os espaçadores para garantir a distância correta entre as peças.

Depois que a argamassa estiver seca, o próximo passo é o rejunte. Enquanto você faz a aplicação, use um pano úmido para tirar o excesso e impedir que o rejunte seque sobre o revestimento, o que acaba dando mais trabalho para limpar depois.

Com tudo isso feito, a sua parede de tijolinho está pronta!

Ambientes com parede tijolinho

A parede de tijolinho é versátil e fica bem em vários cômodos. Na sala, você pode combinar uma parede com tijolos claros e um painel de TV, rack ou sofá em cores escuras ou vice-versa, gerando um contraste entre os móveis e a parede. Harmonizar o tom dos tijolos com peças como cortinas, tapetes e almofadas é outra boa ideia.

parede de tijolinho
Nesta sala, o tom da parede de tijolinho harmoniza com elementos, como a estrutura e o estofado da poltrona, além da mesa (Projeto: Carolina Lira)

Já no quarto, a parede de tijolinho pode harmonizar com vários modelos de cama, guarda-roupa, cabeceiras e móveis espelhados, por exemplo. Além disso, esse tipo de parede contribui para uma maior sensação de conforto nos quartos, principalmente quando combinada a uma boa iluminação.

No banheiro, também há espaço para paredes com tijolos, que podem ser usadas dentro ou fora do box. Essas paredes harmonizam bem tanto com gabinetes e cubas claras, quanto escuras e também com outros móveis de banheiro, objetos, como espelhos e acessórios. Nestes cômodos, revestimentos que reproduzem mármore ou concreto costumam combinar com o tijolinho para parede.

lavabo
Neste lavabo, a parede de tijolinho rústica é combinada com o revestimento que reproduz mármore, tanto na parede quanto no piso (Projeto: Marla Bravim)

A cozinha é outro ambiente em que a parede com tijolos ganha destaque. Seja qual for o tom do tijolo, é importante harmonizá-lo com os eletrodomésticos, como geladeira e fogão, que podem ser brancos, pretos ou em inox. Vale usar os revestimentos em uma parede toda ou apenas na área da pia, por exemplo.

Por fim, as áreas externas, como churrasqueira e área da piscina, também ganham um charme a mais com a parede de tijolinho. Esse modelo é muito usado ao redor das churrasqueiras e nas bancadas, podendo ser facilmente combinado com outros revestimentos, como os porcelanatos e os que reproduzem mármore, concreto, pedras naturais e até mesmo os que reproduzem madeira.

varanda gourmet
Nesta varanda gourmet, a parede de tijolinhos é combinada com outros tipos de revestimentos e a parede em concreto, criando uma decoração moderna (Projeto: Portobello Shop Palmas)

Agora que você já conhece as vantagens da parede de tijolinho e sabe como instalar esse material, mãos à obra! Para isso, conte com os revestimentos da Portobello!

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como fazer parede de tijolinho: charme e esti...

Como fazer parede de tijolinho: charme e estilo na sua casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies