02.02.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A decoração colorida confere personalidade, estilo e sofisticação aos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Linha Gouache: projetos são telas em branco para criar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.02.2021
Veja dicas de decoração colorida e conheça o Preview da Coleção Portobello 2021, a linha Gouache. Para deixar a sua casa do seu jeito!
minutos de leitura

A decoração colorida é excelente para transformar os ambientes. Afinal, ela é capaz de trazer calor, identidade e aconchego.

Mas para isso, é fundamental se atentar a algumas dicas, deixando o espaço e a decoração bem equilibrados.

Ouça a matéria clicando no player:

Se você quer transformar a sua casa com um toque de cor e texturas envolventes, siga a leitura inspirando-se também com o lançamento da Portobello 2021, a linha Gouache, que trará mais criatividade e conexão entre você e sua casa, por meio de composições únicas!

Decoração colorida: confira as principais dicas

Para uma decoração colorida equilibrada, é preciso ter atenção redobrada na hora de compor o espaço e, principalmente, de escolher as cores que serão usadas.

O mais interessante é que esse tipo de décor pode ser aplicado em praticamente qualquer ambiente. Funciona muito bem para pessoas criativas e descoladas, que adoram criar impacto com espaços únicos.

Crie uma base neutra

Você sonha com uma decoração colorida, mas a sua casa é pequena? Ou está com receio de ousar demais e acabar com um espaço pesado? A melhor solução é trabalhar com uma base neutra.

Ela ajudará a equilibrar o espaço, que receberá doses pontuais de cor em móveis, têxteis, objetos decorativos e outros detalhes.

Para isso, você poderá usar paredes e pisos em tons claros e neutros, como as diferentes tonalidades de branco, cinza e bege.

Deixe os mobiliários e os acessórios como destaque, incluindo cores e estampas em sofás, poltronas, mesas, cadeiras, cortinas, tapetes, almofadas, molduras etc.

Dessa forma, você não perderá amplitude e conquistará uma decoração colorida, porém equilibrada.

A decoração colorida deixa qualquer espaço mais descontraído e irreverente, como esse exemplo com a linha Gouache (Projeto: Portobello S.A.)

Decore com tom sobre tom

Outra maneira de não perder o equilíbrio é investir no tom sobre tom. A ideia é usar diferentes tonalidades de uma mesma cor. Assim, você terá um visual em uma mesma escala, porém com uma gradação que vai da mais clara à mais escura.

Por exemplo, vamos supor que você queira utilizar o vermelho como cor base. A partir daí, poderá usar tonalidades como o rosa (o vermelho com adição de branco) e o bordô (o vermelho com adição do preto).

Como essa é uma decoração de baixo contraste, você conseguirá ter um ambiente bastante sofisticado e reduzirá as chances de erros, pois é mais fácil combinar dentro da mesma tonalidade.

Para quebrar a monotonia, você poderá usar alguns tons neutros e objetos com detalhes em madeira e metal.

A decoração colorida traz um toque charmoso a qualquer ambiente. Você pode usar o Flamant, da linha Gouache, para conseguir esse efeito (Projeto: Portobello S.A.)

Use cores análogas ou complementares

As cores análogas ou complementares também fazem sucesso na hora de definir as tonalidades que serão a base da decoração colorida.

Para isso, você terá que usar o círculo cromático. Ele é uma representação simplificada das cores que o olho humano consegue enxergar.

Geralmente, ele é demonstrado por um círculo dividido em 12 partes, sendo cada uma representada por uma cor. Ele é composto pelas cores:

  • primárias: amarelo, vermelho e azul;
  • secundárias: a mistura de duas cores primárias;
  • terciárias: a mistura de cores primárias e secundárias.
decoração colorida
Tonalidades próximas criam uma sensação de continuidade e dão unidade ao espaço, como a combinação de Bleu Marine, da linha Gouache, e o detalhe em cinza na parede (Projeto: Portobello S.A.)

Cores análogas

São as que estão lado a lado no círculo. Por exemplo: laranja, amarelo e verde. A combinação delas na decoração ajuda a criar uma unidade.

Você poderá optar entre os tons frios, deixando o ambiente sofisticado e formal, ou quentes, trazendo mais descontração e informalidade.

Então, comece escolhendo um tom como base. Depois, será preciso usar as duas cores que ficam do lado dele no círculo cromático para complementar a sua decoração.

Por exemplo, entre o azul e o verde está o azul-esverdeado. As três cores juntas formam uma combinação análoga.

A decoração tom sobre tom com a linha Gouache é mais fácil de combinar e traz um toque criativo ao ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Cores complementares

São aquelas que apresentam maior contraste entre si e, por isso, estão em posições opostas no círculo cromático. Por exemplo, o vermelho e o verde. Essas cores funcionam quando a intenção é criar um ambiente vivo, com muita energia e personalidade.

A dica, contudo, é evitar tons muito vibrantes, porque eles podem pesar a sua decoração.

Nesse caso, você poderá optar entre duas a quatro cores contrárias no círculo cromático. Assim, embora não tenham nenhuma ligação óbvia, elas trabalharão juntas para dar destaque à decoração. Alguns exemplos interessantes são amarelo e roxo; azul e laranja; e vermelho e verde.

Outras combinações possíveis

Embora o uso das cores análogas ou complementares seja mais usual, você poderá fazer outras combinações no círculo cromático. Por exemplo, a tríade, que consiste no uso de três cores equidistantes que formam o desenho de um triângulo.

Com essa combinação, você terá um efeito de alto contraste, mas sem perder a harmonia. A dica é apostar em uma tonalidade dominante e em outros dois tons que podem ser distribuídos em móveis e objetos de maneira equilibrada.

Alguns exemplos de cores são: verde, roxo e laranja; rosa, verde e azul; e vermelho, azul e verde.

decoração colorida
A decoração colorida e geométrica da linha Gouache pode ser usada em qualquer ambiente, trazendo criatividade e irreverência (Projeto: Portobello S.A.)

Tome cuidado com as cores fortes

As tonalidades mais fortes são excelentes para dar mais personalidade à sua decoração colorida. Contudo, devem ser pensadas com bastante cuidado e usadas de forma equilibrada.

Trabalhar com duas ou mais cores fortes pode acabar criando um espaço desconexo, com uma atmosfera pesada e cansativa.

Por isso, a dica é escolher uma cor mais forte e trabalhar com tonalidades complementares ou análogas em versões mais suaves, como os tons pastel.

Avalie os estilos que combinam com a decoração colorida

Existem alguns estilos decorativos que combinam melhor com o uso das cores — e que até pedem por isso.

Candy Colors

Candy Colors pode ser traduzido literalmente como "cores doces". A ideia é usar tons claros e delicados (pastel), trazendo um toque divertido ao ambiente, o deixando charmoso e romântico, mas sem pesar.

Você poderá aplicar essas cores de várias formas: nos revestimentos de paredes internas, em alguns móveis, como sofás, poltronas e puffs, ou nos objetos decorativos, como cortinas, quadros e almofadas.

Como a base é de cores claras e delicadas, elas não sobrecarregam e são fáceis de combinar entre si. Se você tem receio de ficar excessivo ou infantilizado, poderá usar uma cor que traga equilíbrio, como os tons de cinza, que são mais sóbrios.

Algumas tonalidades pastel que podem ser usadas são: rosa-bebê, verde-claro (neo mint), azul-claro e amarelo-claro.

decoração colorida
Mesclar cores e estampas ajuda a deixar os seus ambientes ainda mais exclusivos e divertidos, como esse lindo detalhe da linha Gouache (Projeto: Portobello S.A.)

Neon

Por outro lado, se você não tem medo de ousar, que tal uma decoração neon para a sua casa? Não é preciso exagerar, trazendo letreiros de Las Vegas para dentro dos seus ambientes, mas é possível pincelar alguns detalhes, gerando animação e vivacidade.

Use letreiros luminosos grandes ou pequenos, com imagens ou frases para personalizar algum espaço de casa. Como o neon se destaca bastante, o ideal é usá-lo em um espaço com um décor que seja mais neutro ou crie contraste.

Por exemplo, se você tem uma parede preta, poderá usar um objeto neon em vermelho, laranja ou amarelo. Já para uma parede clean, é possível usar as cores quentes para chamar atenção.

Os tons pastel Ciel, da linha Gouache, são excelentes para criar ambientes suaves e românticos (Projeto: Portobello S.A.)

Boho Chic

O Boho Chic é um dos estilos que mais dão personalidade aos ambientes.

Ele utiliza um mix de estilos, com uma paleta de cores que varia dos tons neutros aos coloridos, além de estampas, artesanato e plantas.

Boho deriva do termo "boêmio". E é justamente essa a ideia: criar um ambiente livre que mescle diferentes estilos, como vintage, rústico e folk, usando estampas étnicas, móveis românticos e enfeites artesanais.

A paleta de cores pode ser bem ousada, porque não há muitas regras para esse estilo. Portanto, crie um ambiente harmonioso, que mescle tons neutros e outros mais fortes.

Considere o objetivo do uso do ambiente

Por fim, não perca de vista qual será o objetivo de uso do ambiente, já que as cores devem estar em sintonia com ele.

Você deve considerar as sensações que as cores transmitem, buscando aquelas que melhor se adaptem aos diferentes cômodos.

Prefira cores mais alegres e criativas para os ambientes de trabalho e outras mais neutras e relaxantes para os espaços de descanso.

Por exemplo, um quarto infantil permite ousar mais nas tonalidades, mas não deve deixar de ser aconchegante, evitando cores muito fortes que possam perturbar o sono dos pequenos.

A decoração monocromática é uma forma criativa de usar as cores e deixar os ambientes sofisticados (Projeto: Portobello S.A.)

Linha Gouache: um toque de personalidade à sua decoração colorida

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil pensar na sua decoração colorida? A sugestão é investir na nova linha Gouache, da Portobello, que conta com tons de diferentes profundidades, para possibilidades ilimitadas de personalizar a sua casa. Entre eles, estão:

  • Bleu Marine;
  • Mandarine;
  • Charbon;
  • Brugnon;
  • Flamant;
  • Graine;
  • Fumee;
  • Nuage;
  • Brume;
  • Sauge;
  • Foret;
  • Ciel;
  • Mer.
decoração colorida
Diferentes tonalidades para transformar os seus projetos com a linha Gouache (Imagem: Portobello S.A.)
Gouache também se apresenta como decorados geométricos Mix Matisse (Imagem PortobelloS.A.)

Gouache é um sistema de cores para todos os ambientes internos, que visa recriar os movimentos do pincel, revelando nuances surpreendentes. Para isso, as superfícies com relevo suave trabalham intensificando as cores e evidenciando a beleza da técnica que dá nome à linha.

Ela traz à tona todo o charme da pintura gouache, permitindo criar composições monocromáticas, mix de formatos e superfícies e produções elaboradas com acessórios decorados.

As diferentes tonalidades estão disponíveis nos formatos 15,5×15,5 cm e 7,5×15,5 cm, e podem ser usadas nas paredes internas.

Gostou das nossas dicas de decoração colorida? Aproveite para conhecer as cores do ano de 2021 e conferir ideias para usar essas tonalidades na sua casa ou nos seus projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Linha Gouache: projetos são telas em branco ...

Linha Gouache: projetos são telas em branco para criar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies