26.03.2013
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Candy Colors: deixe um pouco de doçura entrar na sua casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.03.2013
Quer transformar a sua casa usando Candy Colors, mas não sabe como fazer isso? Veja as principais dicas para ambientes aconchegantes e personalizados! Atualizado em 11/02/2021
minutos de leitura

Sabe aquelas cores que, quando não encontramos o tom correto para conceituar, chamamos pelo diminutivo? Amarelinho, verdinho, azulzinho... Seja qual for, não há quem não abra um sorriso ao ver uma decoração em tons de sorvetes, balas e cupcakes. Estamos falando das Candy Colors.

As cores clarinhas, que prometem fazer sucesso nos próximos tempos, são chamadas por um montão de nomes. Você pode escolher aquele que mais gostar. O importante é saber que esses tons já dominaram as passarelas, as unhas e agora a decoração.

Continue a leitura deste artigo para descobrir como usar as Candy Colors nos seus projetos e conhecer alguns produtos da Portobello que seguem esse conceito!

O que são as Candy Colors?

As Candy Colors, termo do inglês que pode ser traduzido para o português como "cores de doces", são as tonalidades mais claras, também conhecidas por tons pastel. São aquelas que remetem à doçura, possuindo, basicamente, alta luminosidade e baixa saturação.

Muitas vezes, também nos referimos a elas com o termo "bebê", como rosa-bebê, azul-bebê, verde-bebê etc.

Apesar desses nomes, as Candy Colors não precisam ser usadas apenas em cômodos infantis. Pelo contrário: quando bem empregadas, elas conseguem transformar qualquer ambiente da casa, imprimindo muita personalidade.

A grande vantagem é que as Candy Colors trazem leveza aos espaços, uma sensação muito procurada atualmente por quem precisa começar a relaxar no dia a dia, mas não dispensa o uso de cores.

Uma característica das Candy Colors é a versatilidade, pois essas tonalidades podem ser combinadas com outras, criando combinações totalmente exclusivas. Outra possibilidade é criar um ambiente monocromático, usando uma escala de cores.

Enfim, são inúmeras as combinações que você pode fazer. Por isso que as Candy Colors fazem tanto sucesso!

As Candy Colors podem ser combinadas com tons mais sóbrios, como o cinza e o branco, criando detalhes únicos. Por exemplo, essa parede composta com a linha Color Market, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)
As Candy Colors podem ser combinadas com tons mais sóbrios, como o cinza e o branco, criando detalhes únicos. Por exemplo, essa parede composta com a linha Color Market, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Quais são as principais Candy Colors?

As Candy Colors apareceram com destaque na decoração nas décadas de 1950 e 60. Hoje elas estão de volta, trazendo irreverência aos espaços. As principais são:

  • rosa pastel: nunca sai de moda. Romântico e feminino, pode ser mesclado com outros tons, criando uma decoração vintage e delicada, ou ainda pode ser usado sozinho, em uma composição monocromática;
  • lilás: é um roxo bem clarinho, que traz leveza aos espaços e pode ser usado combinado com o amarelo e o laranja;
  • amarelo pastel: uma versão clara e delicada do vibrante amarelo, trazendo um tom inovador às decorações;
  • verde pastel ou menta: é uma cor que remete à natureza e é bem fácil de combinar;
  • azul pastel: bem próximo do azul-bebê, é uma cor que transmite tranquilidade.

Embora essas sejam as mais usuais, nada impede que você use outras tonalidades pastel, como camomila, marshmallow, lavanda etc.

Uma decoração monocromática ajuda a deixar os ambientes com cores doces mais suaves e adultos, como essa parede em diferentes tons da linha Casablanca (Projeto: Portobello S.A.)
Uma decoração monocromática ajuda a deixar os ambientes com cores doces mais suaves e adultos, como essa parede em diferentes tons da linha Casablanca (Projeto: Portobello S.A.)

Com quais estilos decorativos elas combinam?

Versáteis e democráticas, as Candy Colors podem ser usadas em qualquer estilo decorativo. Por exemplo, elas ficam excelentes em decorações clássicas, românticas ou provençais.

Porém, é no estilo retrô ou vintage que elas ganham destaque. Nesse caso, vale até mesmo apostar em eletrodomésticos e eletroportáteis que tenham essas cores, além, é claro, de revestimentos e móveis com essas tonalidades.

Outro estilo que combina muito bem com as Candy Colors é o escandinavo. Você pode combinar essas cores claras com madeira em pátina, peles, lãs e outros materiais que tragam aconchego. Até mesmo com metais em tons rosé.

As Candy Colors também podem ser usadas em uma decoração moderna e ousada. Por exemplo, combinadas com detalhes geométricos, como na coleção Futura, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)
As Candy Colors também podem ser usadas em uma decoração moderna e ousada. Por exemplo, combinadas com detalhes geométricos, como na coleção Futura, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Quais ambientes ficam bem com as Candy Colors?

Da mesma forma que as Candy Colors combinam com todos os estilos, elas também podem ser usadas em praticamente toda a casa e até mesmo em ambientes comerciais, dependendo da proposta da marca.

Como elas são cores fáceis de combinar, podem ser usadas em ambientes externos, como as varandas, e também em banheiros e lavabos, além de quartos e salas. Aliás, as cozinhas em Candy Colors ganham um ar retrô superinteressante.

As Candy Colors são muito indicadas para ambientes pequenos. Como são tonalidades claras, elas ajudam a dar mais amplitude visual, fazendo com que o ambiente pareça iluminado e maior.

Banheiros e lavabos

Banheiros e lavabos são ótimos para as Candy Colors, porque, como são tonalidades claras, elas ajudam a ampliar visualmente. Outra vantagem é que essas cores facilitam o relaxamento, o que é importante para esses ambientes.

Você pode usar apenas alguns detalhes nos revestimentos, por exemplo, em uma parede do box ou em outro ponto de destaque.

O azul e o verde são os mais usados nesses espaços, mas nada impede que você crie, por exemplo, um banheiro superfeminino em tons de rosa ou muito divertido combinando várias tonalidades.

As Candy Colors também funcionam muito bem para os banheiros infantis.

Os banheiros ficam muito aconchegantes com as Candy Colors, como nesse com detalhe na parede com a linha Casablanca, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)
Os banheiros ficam muito aconchegantes com as Candy Colors, como nesse com detalhe na parede com a linha Casablanca, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Quarto de bebê e infantil

Certamente, o quartinho de bebê é um dos ambientes da casa que mais combinam com as Candy Colors. Afinal, essas cores tornam qualquer espaço acolhedor, favorecendo o relaxamento e as boas noites de sono, fundamentais para as crianças.

Nesse cômodo, você poderá usar as Candy Colors de diferentes maneiras. Por exemplo, nos móveis, nos revestimentos e em diferentes detalhes. Se você deseja um espaço tranquilo, porém cheio de personalidade, abuse das inúmeras combinações possíveis.

É claro que você poderá optar por uma decoração mais tradicional ou fugir do óbvio. Além de usar o rosa-bebê para as meninas e o azul-bebê para os meninos, é possível pensar em uma decoração que misture várias tonalidades, criando um quartinho personalizado, porém sem perder a neutralidade e o aconchego.

Quarto de casal

Embora as Candy Colors ajudem a deixar esse ambiente mais aconchegante, muitas pessoas têm medo de usar essas cores porque acreditam que o espaço ficará infantilizado.

Para evitar isso, é só misturar essas tonalidades neutras com outras mais fortes e adultas.

Ainda é possível deixar as Candy Colors para alguns detalhes, como uma parede de destaque, a cabeceira ou até a roupa de cama.

Outra boa ideia é combinar as Candy Colors com objetos e detalhes modernos, como estampas geométricas e móveis arrojados.

As Candy Colors podem ser usadas em praticamente qualquer ambiente da casa e em detalhes, como essa parede com a linha Bonbon (Projeto: Portobello S.A.)
As Candy Colors podem ser usadas em praticamente qualquer ambiente da casa e em detalhes, como essa parede com a linha Bonbon (Projeto: Portobello S.A.)

Sala

A sala Candy Color pode ficar extremamente aconchegante. Aliás, essa é uma alternativa muito bacana para cômodos pequenos, como os de apartamento, pois os deixa iluminados e amplos.

Para decorar esse ambiente com essas cores, comece escolhendo qual vai ser o estilo predominante. Se deseja algo mais moderno, crie uma base neutra, como tons de branco e cinza, e componha o espaço com detalhes em Candy Colors, como os móveis e o painel para TV.

Você ainda pode ousar nas combinações. Por exemplo, as Candy Colors com uma parede de cimento queimado, o que funciona para as decorações industriais e urbanas.

Para um estilo mais escandinavo, crie uma base branca e use as Candy Colors em detalhes. Não se esqueça de trazer aconchego, com a presença de peles, lã, madeira e outros itens naturais.

Cozinha

A cozinha fica muito mais divertida com as Candy Colors. Se você deseja fugir do tradicional branco, essa é uma ótima alternativa para continuar deixando o ambiente claro e iluminado, porém com personalidade.

Você poderá criar uma cozinha totalmente neutra e deixar as Candy Colors apenas para alguns detalhes, como a rodabanca, a marcenaria ou os eletrodomésticos.

Mas se você adora criar uma decoração cheia de impacto, poderá usar as Candy Colors em praticamente toda a cozinha, criando diferentes combinações, usando várias dessas tonalidades, ou deixando o ambiente monocromático, escolhendo uma dessas cores para ser a principal.

Os revestimentos ajudam a trazer as Candy Colors de uma maneira mais equilibrada. Também é possível produzir móveis planejados com essas cores, deixando a sua cozinha com um ar retrô.

Uma cozinha moderna pode ser composta com uma base neutra e detalhes em Candy Colors, como nessa parede em Casablanca (Projeto: Silvia Miranda)
Uma cozinha moderna pode ser composta com uma base neutra e detalhes em Candy Colors, como nessa parede em Casablanca (Projeto: Silvia Miranda)

Quais são as linhas da Portobello que contam com Candy Colors?

Já deu para notar que as Candy Colors ficam excelentes em qualquer espaço da casa, não é mesmo? Justamente por isso, a Portobello oferece uma grande variedade de linhas de revestimentos para transformar os seus projetos. Veja algumas possibilidades.

Casablanca

A linha Casablanca traduz a cultura milenar do Marrocos e a sua técnica de azulejaria conhecida como Zellige. Transforme a sua casa com uma coleção com brilho iridescente e bordas sutilmente irregulares, em diferentes tons de cores primárias e pastel.

Bonbon

Os doces são a inspiração da linha Bonbon. Por isso, você encontrará formas irregulares em diferentes tons pastel, capazes de criar um mosaico único.

Clássica, sofisticada e, ao mesmo tempo, arrojada, a linha Bonbon é a reinterpretação dos atemporais revestimentos de parede da designer Paola Navone.

O mosaico está disponível em quatro cores para projetos despojados e elegantes.

Color Block

O Color Block é uma tendência que veio do universo da moda, criando looks cheios de estilo e personalidade com blocos de cor.

Na decoração de ambientes, essa mesma essência pode ser alcançada com a linha Color Block, composta por revestimentos que compartilham a mesma essência cromática.

A linha Color Block é perfeita para você trazer um pouco de cor e alegria a diferentes ambientes, com detalhes em alto relevo (Projeto: Portobello S.A.)
A linha Color Block é perfeita para você trazer um pouco de cor e alegria a diferentes ambientes, com detalhes em alto relevo (Projeto: Portobello S.A.)

Gouache

Pintar com gouache é a nova forma de redecorar a sua casa. A linha da Portobello foi inspirada no movimento dos pincéis, capaz de revelar nuances e camadas de cores surpreendentes. A superfície com relevo evidencia a beleza da técnica.

A linha está disponível em 13 diferentes tons, que unem a profundidade e o charme da pintura em gouache e convidam às composições cromáticas, ao mix de formatos e superfícies e às produções elaboradas com acessórios decorados.

Gouache é um sistema de cores para todos os ambientes; pura matéria-prima para espíritos criativos.

A linha Gouache é charmosa, divertida e criativa, ou seja, ideal até mesmo para ambientes comerciais (Projeto: Portobello S.A.)
A linha Gouache é charmosa, divertida e criativa, ou seja, ideal até mesmo para ambientes comerciais (Projeto: Portobello S.A.)

Krea

Krea é versátil, permitindo combinações ousadas para diferentes ambientes. As suas peças no formato 10×40 cm trazem a sutileza das cores dessaturadas e os iluminados tons tropicais de verde e azul.

Esse é um revestimento que combina com diferentes materiais e propostas, com superfícies lisas e opções de relevos, para colorir e decorar todas as paredes da sua casa.

Futura

Futura é a evolução de múltiplos conceitos. Uma coleção com forte impacto visual, adaptável, com formas básicas que se prestam a várias interpretações formais e de estilo.

A linha foi inspirada nas principais correntes artísticas e arquitetônicas da primeira metade do século XX e de fortes dinâmicas e situações contemporâneas, da Bauhaus a Pierre Chareau, até uma geração de batidas e estilo cibernético.

A linha Futura agrega a delicadeza das Candy Colors com a modernidade de grafismos e estampas geométricas (Projeto: Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design)
A linha Futura agrega a delicadeza das Candy Colors com a modernidade de grafismos e estampas geométricas (Projeto: Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design)

Color Market

O conceito de Color Market é criar um pantone de inspirações: cores com essência, significado e história, desenvolvidas sob medida para o design de interiores.

O clássico English Brick é a base da cor. A cartela Color Market é resultado de um processo coletivo entre a Pantone, maior especialista de cores do mundo, e profissionais de arquitetura e design da Portobello.

O resultado é emocionante, com cores que se transformam ao longo do processo criativo e inspirações incríveis para qualquer projeto.

Depois de todas essas dicas, ficou fácil transformar a sua casa com as Candy Colors? Esperamos que sim! Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre os ladrilhos hidráulicos, que trazem ainda mais personalidade aos ambientes.

Foto de destaque: As Candy Colors trazem suavidade e personalidade aos ambientes, como nesse detalhe com a linha Krea, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Candy Colors: deixe um pouco de doçura entra...

Candy Colors: deixe um pouco de doçura entrar na sua casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom Dia, pessoal!
    Estou com uma dificuldade enorme em inserir nos meus projetos suas peças. Trabalho com o promob e ficaria mais fácil se vocês tivessem as imagens dos modelos que vocês dispõem para que possamos incluir no promob e assim facilitar o entendimento do nosso cliente.

    Att.

    Anderson Fonseca.

  2. Olá, Anderson!
    Muito obrigado pelo comentário.
    Vamos encaminhar suas considerações para o setor responsável.
    Grande abraço,
    Equipe PB

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies