16.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar ampla com escritório atras.
Os elementos decorativos personalizam os ambientes deste apartamento em estilo contemporâneo ( Projeto: Fabricio Porto)

Decoração afetiva: veja como decorar sua casa valorizando memórias 

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.05.2023
O conceito de decoração afetiva propõe valorizar móveis e objetos cheios de significados para compor um ambiente autêntico
minutos de leitura

O conceito de decoração afetiva propõe valorizar móveis e objetos cheios de significados para compor um ambiente autêntico e aconchegante. Esse estilo de decoração tornou-se uma forte tendência que promete ganhar ainda mais espaço nos lares. 

A ideia de decorar os espaços com itens pessoais tem sido cada vez mais valorizada, especialmente por quem passa boa parte do tempo em casa ou para aqueles que gostam de promover confraternizações em família.

Com objetivo de criar ambientes bonitos, agradáveis e que reflitam a personalidade de seus moradores, os elementos que integram a decoração dos cômodos não devem ser  escolhidos baseados somente na funcionalidade e na estética deles, mas sim na história que contam. 

Utilizando objetos e elementos decorativos, bem como escolhendo sua disposição nos ambientes, ajudam a criar um espaço íntimo decorado de forma afetiva, fazendo com que as pessoas sintam-se mais conectadas com a sua casa, tornando-a um refúgio confortável e acolhedor.

A escolha por esse estilo de decoração traz um sentimento de pertencimento que impacta positivamente na qualidade de vida das pessoas. Afinal, o lar deve ser um refúgio, por isso, é importante que esse ambiente seja agradável e transmita sensações positivas. Nada melhor do que se sentir feliz em casa. 

Como usar a decoração afetiva na sua casa?

Para criar uma decoração afetiva, é preciso escolher elementos que remetem às histórias pessoais de seus moradores, incluindo objetos de família, souvenirs de viagem, fotografias, lembranças de infância, entre outros. Esses elementos devem estar distribuídos pelo espaço de forma harmônica e equilibrada, evitando uma sobrecarga visual.

Além disso, é importante escolher elementos que transmitam emoções positivas, como cores alegres e vibrantes, plantas, velas perfumadas, almofadas macias, entre outros. Esses elementos podem ajudar a criar um ambiente acolhedor e agradável.

A escolha por esse estilo de decoração não requer muito investimento, basta usar a criatividade e equilibrar os elementos para evitar cometer exageros e não poluir visualmente os ambientes. Já pensou em decorar a sua casa seguindo esse estilo? Inspire-se com dicas de como usar a decoração afetiva no seu lar para seguir essa tendência em alta. 

Escritório descontraído com pontos de cor espalhados pelo ambiente.
Studio com decoração estilo industrial está repleto de objetos vintage que dão um toque retrô ao visual (Projeto: Isadora Bayer Foresti)

Garimpe móveis antigos

Mobiliários retrô, especialmente aqueles herdados de algum parente, como a cristaleira da avó ou a penteadeira da mãe são indicados para compor uma decoração afetiva, resgatando memórias que estão ligadas aos objetos. Peças vintage combinam muito bem com o estilo de decoração afetiva e podem ser garimpados em antiquários ou em feiras de antiguidade, como louças.

Parede em madeira clara com estante decorada com elementos referentes a música.
Cantinho especial deste apartamento ganha vida com peças cheias de significados (Projeto: Bruna Balestieri Arquitetura e Interiores)

Leia também: 

Colecione souvenires de viagens

Cada experiência vivenciada em uma viagem tornam-se memórias afetivas que estão  associadas a lugares, sons e cheiros, sendo eternizados em peças decorativas que compõem de forma afetiva os ambientes.  

Sala de estar com painel de tv em madeira combinando com mesinha de centro e retratos de família na parede
A sala de estar do apartamento foi decorada com retratos em família, valorizando o afeto e resgatando memórias (Projeto: Eliane Ventura)

Eternize momentos com fotografias

Incluir fotografias de família, registros de viagens e celebrações de momentos especiais é uma maneira de criar memórias afetivas na decoração do lar. Tendência na decoração, a proposta de usar fotografias além de porta-retratos, optando por molduras criativas na parede ou em móveis torna o ambiente ainda mais acolhedor, valorizando a história de quem vive ali e remete a boas recordações. 

Sala em cores neutras deixando o destaque de cor para as obras nas paredes
As cores neutras nas paredes deste apartamento de um casal formado por uma pintora e um fotógrafo evidenciam o colorido das obras de arte expostas (Projeto: Nicole Finkel)

Escolha uma paleta de cores vivas

Tonalidades de cores alegres e vibrantes são boas opções para criar um ambiente agradável e acolhedor que transmite afetividade. Harmonizando bem, as cores dão um charme a mais para a casa e podem destacar um cantinho especial do lar, podendo estar tanto nas paredes como nos mobiliários e itens decorativos. 

Invista em peças artesanais

Incluir peças artesanais dá um toque especial na casa. Afinal, itens feitos à mão costumam carregar memórias e significados e, ainda, valorizar diferentes ambientes, podendo ser tanto decorativos como também funcionais. 

Sala de estar com estante em mármore branco e elementos em madeira
A estante em porcelanato branco marmorizado com prateleiras amadeiradas iluminadas com LED embutido expõe os itens de decoração (Projeto: TODDO Arquitetura e Interiores)

Aposte nos revestimentos

Presentes nas paredes, pisos e até no mobiliário, os revestimentos trazem mais vida e personalidade à decoração afetiva. Cores, estampas e texturas que, aplicadas em paredes ou bancadas, transformam qualquer ambiente e tornam os espaços mais acolhedores. 

Ambiente com parede cinza e elementos que remetem a um design industrial
A vitrola traz charme e elegância à decoração minimalista mas cheia de personalidade deste loft (Projeto: Debaixo do Bloco Arquitetura)

Atente-se aos detalhes

Inclua objetos que tenham um significado especial como louças, livros, pinturas ou discos antigos, entre outros elementos que reflitam suas memórias e história pessoal. Velas aromáticas, plantas e outros elementos que transmitem sensações positivas e agradáveis também ajudam a deixar o espaço mais intimista e afetuoso.

Sala de estar com elementos de designer diferenciado
Os acabamentos do apartamento Ybirá foram pensados para trazer uma base neutra e coesa para todos os ambientes para dar destaque às peças de design do mobiliário e da decoração que reflete o perfil da moradora, uma jovem designer (Projeto: TAU Arquitetos) 

Personalize um cantinho especial 

Transforme um espaço especial da casa através da decoração afetiva, incluindo de maneira harmônica objetos que remetem boas lembranças, seja no quarto, na sala de estar ou jantar e varanda. Mais uma forma de renovar os ambientes com elementos afetivos que fazem parte da história e das recordações de vida do morador. 

Gostou das dicas? Continue navegando pelo blog da Archtrends para se inspirar com os projetos e arrasar na decoração da sua casa. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração afetiva: veja como decorar sua ca...

Decoração afetiva: veja como decorar sua casa valorizando memórias 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies