26.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
banheiro verde coleção Be.You.Ty
Sala de banho assinada por Stefan Gallasch com paredes revestidas em Artematica Basilico

Coleção Be.You.Ty inspira arquitetos em projetos cheios de personalidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.10.2022
Artematica, Loom e On Fire, lançamentos da Portobello, brilham em ambientes desenhados pelos arquitetos José Basiches, Stefan Gallasch e Leonardo Zanatta
minutos de leitura

Uma coleção na qual o fazer manual encontra tecnologia e arte, Be.You.Ty chegou às lojas Portobello Shop com as linhas Artematica, Loom, On Fire -  todas com diversas opções de cores. 

Artematica se manifesta nas lindas cores Mirtilo, Cotone, Litchi, Basilico, Mostarda e Corda. O revestimento exalta a arte da geometria e sua beleza exata, com a forma piramidal sobre a sua superfície. São dois tamanhos de pirâmide, o padrão e o mini, que abrem o leque de opções. 

O revestimento Loom evoca processos manuais ao combinar listras e bordados, e conta com as tonalidades Dust, Madder, Carbon e Cotton. Também foram lançados os cobogós On Fire, que representam a união entre matéria-prima ancestral e paleta de cores naturais. São elas: Glacier, Terracota, Aurora, Carbon, Canyon e Peppermint.

Para celebrar as novidades, a Portobello convidou três nomes fortes da arquitetura nacional para desenvolverem projetos exclusivos com os novos revestimentos, em diferentes ambientes da casa. O paulistano José Basiches desenhou uma área externa, cheia de luz e frescor. O catarinense Stefan Gallasch projetou uma sala de banho minimalista e elegante, cercada de  natureza. E o gaúcho Leonardo Zanatta criou um living iluminado, com transparência e paleta sóbria. 

Saiba mais sobre os profissionais e seus processos criativos a seguir: 

Forma e substância, por Leonardo Zanatta (@_leonardozanatta)

Arquiteto gaúcho Leonardo Zanatta desenhou living com cobogós On Fire Aurora
Cobogó On Fire Aurora cerca ambiente e dá permeabilidade (Projeto: Leonardo Zanatta)

A aparência rústica dos cobogós On Fire foi a inspiração central para o projeto do arquiteto e urbanista Leonardo Zanatta. Neste ambiente amplo e permeável, ele trabalhou com contraste de texturas e cores, como a do mobiliário em azul anil e da parede em revestimento acinzentado. O living conta ainda com claraboia, que fortalece a entrada de luz.

“Meu ambiente foi criado para oferecer espaço e contraste com uma cartela de cores sóbrias nos revestimentos. As texturas têm destaque, sendo que procurei utilizar os cobogós como elemento de revestimento, mas também de fechamento, sombreamento e iluminação”, disse. “Fiquei feliz quando a Portobello me convidou para apresentar este produto em especial, porque sou um grande fã da porosidade e de paredes que oferecem a passagem da ventilação e iluminação de maneira controlada”.

Cobogós On Fire Aurora aparecem como portas giratórias e em paredes (Projeto: Leonardo Zanatta)

Nesta composição, Zanatta optou pelo cobogó On Fire Aurora, que cerca a sala, como em forma de portas giratórias, além de revestimento para a parede.

“O cobogó é um elemento genuinamente nacional, ter ele em um formato mais regular, como é o caso da linha On Fire, acrescenta uma layer de sobriedade, permitindo composições e repetições que dão racionalidade à composição”. 

No piso, entraram os revestimentos Oh!Take Moutain e, na parede, Oh!Take Heaven, ambos da linha desenvolvida pela Ohtake, estúdio do qual Zanatta faz parte.

On Fire Aurora, Oh!Take Mountain e Oh!Take Heaven no ambiente desenhado por Zanatta (Projeto: Leonardo Zanatta)

No mobiliário, usou peças de sua assinatura, como a poltrona e mesa lateral Hypernova, cadeira Naga e sofá Doma, todos para o Estúdio Latino de Design. A outra mesa lateral, Pangea, é de Jeferson Branco; as luminárias, de Waldir Junior; e as ilustrações são de Manoel Doria.

“Gosto de dizer que às vezes o projeto nasce de maneira independente e cria a própria história, como é muito comum de alguns escritores relatarem sobre suas obras. O personagem nasce da imaginação, mas ganha vida própria no decorrer da narrativa. Como arquiteto, também é meu papel escrever narrativas”, disse.

Em ambiente, cobogós On Fire Aurora promovem entrada de luz e frescor (Projeto: Leonardo Zanatta)

Zanatta diz que, em seus projetos, gosta de se inspirar na natureza, paisagens naturais e na arte. O jovem gaúcho é considerado um dos profissionais mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos, segundo a lista da Forbes Under 30. Foi laureado por três vezes no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura e tem cerca de 20 premiações e menções nacionais e internacionais em arquitetura e design industrial.

Ao falar sobre a escolha pela profissão, lembra de sua avó, que pintava, e como sempre gostou de desenhar. “O design e arquitetura se tornaram opção para mim quando percebi que me auxiliariam a materializar as coisas que existiam na minha cabeça”. 

Luz natural e conforto, por José Basiches (@basiches)

Arquiteto José Basiches desenvolveu uma área externa com Loom Carbon, da Portobello
Projeto conta com Nordik Wood na fachada, Loom Carbon na parede e Oh!Take Mountain no piso (Projeto: José Basiches)

A área externa de uma casa teve suas paredes cobertas com o novo revestimento Loom Carbon, da Portobello, em um projeto de traços retos do arquiteto paulistano José Basiches. Neste espaço - abastecido com espaço gourmet -,  o profissional optou pelo minimalismo e transparência para fortalecer a iluminação.

“O revestimento é peça fundamental no desempenho por ‘vestir’ nosso projeto”, disse. “Ele dá o tom, seja claro, escuro, com texturas, contrastes, e em tudo que envolve mais adiante o projeto, juntamente com iluminação e paisagismo”.

Além do lançamento Loom, Basiches usou Nordik Wood na fachada e Oh!Take Mountain no piso – todos produtos Portobello. Ele incluiu ainda os recém lançados cobogós On Fire para criar a permeabilidade da área externa.

Área gourmet tem paredes revestidas com Loom Carbon e piso Oh!Take Mountain (Projeto: José Basiches)

“Gosto muito do desenho simples dessa peça. Particularmente dos elementos vazados, que trazem e proporcionam a entrada de luz natural”, disse. “Cada revestimento escolhido neste projeto tem sua função. Às vezes, valorizar uma parede, ganhar luminosidade com transparência”. 

Revestimento Loom Carbon entrega textura e personalidade em área gourmet (Projeto: José Basiches)

Em escritório que leva o seu nome, Basiches integra um seleto grupo de profissionais que tem como compromisso o desenvolvimento de uma nova arquitetura, para uma nova sociedade. Lá, desenvolve projetos comerciais, residenciais e institucionais, como condomínios, lofts, lojas, escritórios, casas noturnas e academias, que buscam uma linguagem contemporânea, fora do lugar comum.

“O traço é o ponto de partida de sempre para meus projetos”, disse. “Gosto de caos urbano, tenho inspirações das mais diferentes possíveis porque, no caos, detalhes, insights podem virar uma ideia ou o início de um projeto. Eu sinto no fundo que todo processo criativo está ligado ao sentir”.

Revestimento Loom Carbon em parede de projeto do arquiteto José Basiches (Projeto: José Basiches)

Ele conta que sua paixão pela arquitetura começou quando era ainda pequeno, e sua criatividade o levava a criar espaços, imaginar pessoas os habitando. “Até o dia em que, numa viagem, visitei um bairro tradicional em Buenos Aires e ali me despertou o encanto de projetar”, recorda. “Como sempre tive facilidade em desenhar, comecei a aprender e ensaiar, com ajuda da minha mãe, os primeiros rabiscos”. 

Sala de banho e natureza, por Stefan Gallasch (@gallasch_studio)

Arquiteto e artista plástico catarinense Stefan Gallasch projetou banheiro todo revestido em Artematica Basilico 
Banheiro contou com revestimento Artematica Basilico com diferentes tamanhos (Projeto: Stefan Gallasch) 

Um banheiro minimalista e elegante, todo revestido por Artematica Basilico, é o resultado do projeto do arquiteto e artista plástico catarinense Stefan Gallasch. O outro destaque desse espaço, batizado de Jângal, é a parede inteira em vidro, que revela a natureza do entorno.

“O ambiente Jângal traz uma sala de banho inspirada numa cidade perdida completamente integrada à natureza circundante e parte do mundo”, explica. “Inteiramente revestida em Artematica Basilico, que tão precisamente traduz as formas puras das pirâmides, o ambiente Jângal transporta o usuário para um lugar cheio de segredos, que o permite se perder no mistério e mergulhar num mundo de questionamentos sobre passado, presente e futuro”.

Nas paredes, é possível ver intercalados dois tamanhos dos revestimentos Artematica, com pirâmides maiores e mini. O arquiteto optou por criar formas livres com esses dois tipos de produtos, fortalecendo a exclusividade e personalidade do projeto.

“Busquei trazer um ambiente minimalista e que valoriza as formas puras. Usei ele em dois formatos, trazendo um movimento para a sala de banho e impactando visualmente o observador”, disse. “Imediatamente assemelhei o formato do revestimento à simbologia e história por trás das pirâmides. A partir desse contexto, pude buscar referências que me levaram a criar um ambiente que, além de funcional, seja contemplativo”.

No piso, Gallasch utilizou o porcelanato Oh!Take Forest, que funcionou em extrema harmonia com a paleta de cores acinzentada e sóbria.

Piso foi coberto com porcelanato Oh!Take Forest, também Portobello (Projeto: Stefan Gallasch) 

“Meu processo projetual começa na pesquisa de referências, acredito que essa é uma parte importantíssima para qualquer arquiteto. E é um processo que acontece todo o tempo, quando vivenciamos as cidades, quando viajamos, quando vamos à mostras e quando buscamos na internet ou nas redes sociais. A partir das referências, começo os estudos em 3D, um processo vai e volta de testes, erros e acertos, até atingir o objetivo final”.

Nome à frente do Gallasch Studio, o arquiteto venceu o prêmio Compasso de Ouro em 2016, especializado em projetos residenciais e corporativos, com destaque para obras no litoral. Seus projetos dialogam com o universo da arte e contam histórias em detalhes visuais traduzidos através da arquitetura contemporânea. “O estilo arquitetônico que mais me encanta é o modernismo. Desde as formas puras até a racionalidade de tudo”, disse. 

>>>> Faça aqui o download do Dreambook Ed.5 para se inspirar com os lançamentos da Portobello.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Coleção Be.You.Ty inspira arquitetos em pro...

Coleção Be.You.Ty inspira arquitetos em projetos cheios de personalidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies