Decoração afetiva: veja como decorar sua casa valorizando memórias
O conceito de decoração afetiva propõe valorizar móveis e objetos cheios de significados para compor um ambiente autêntico e aconchegante. Esse estilo de decoração tornou-se uma forte tendência que promete ganhar ainda mais espaço nos lares.
A ideia de decorar os espaços com itens pessoais tem sido cada vez mais valorizada, especialmente por quem passa boa parte do tempo em casa ou para aqueles que gostam de promover confraternizações em família.
Com objetivo de criar ambientes bonitos, agradáveis e que reflitam a personalidade de seus moradores, os elementos que integram a decoração dos cômodos não devem ser escolhidos baseados somente na funcionalidade e na estética deles, mas sim na história que contam.
Utilizando objetos e elementos decorativos, bem como escolhendo sua disposição nos ambientes, ajudam a criar um espaço íntimo decorado de forma afetiva, fazendo com que as pessoas sintam-se mais conectadas com a sua casa, tornando-a um refúgio confortável e acolhedor.
A escolha por esse estilo de decoração traz um sentimento de pertencimento que impacta positivamente na qualidade de vida das pessoas. Afinal, o lar deve ser um refúgio, por isso, é importante que esse ambiente seja agradável e transmita sensações positivas. Nada melhor do que se sentir feliz em casa.
Como usar a decoração afetiva na sua casa?
Para criar uma decoração afetiva, é preciso escolher elementos que remetem às histórias pessoais de seus moradores, incluindo objetos de família, souvenirs de viagem, fotografias, lembranças de infância, entre outros. Esses elementos devem estar distribuídos pelo espaço de forma harmônica e equilibrada, evitando uma sobrecarga visual.
Além disso, é importante escolher elementos que transmitam emoções positivas, como cores alegres e vibrantes, plantas, velas perfumadas, almofadas macias, entre outros. Esses elementos podem ajudar a criar um ambiente acolhedor e agradável.
A escolha por esse estilo de decoração não requer muito investimento, basta usar a criatividade e equilibrar os elementos para evitar cometer exageros e não poluir visualmente os ambientes. Já pensou em decorar a sua casa seguindo esse estilo? Inspire-se com dicas de como usar a decoração afetiva no seu lar para seguir essa tendência em alta.
Garimpe móveis antigos
Mobiliários retrô, especialmente aqueles herdados de algum parente, como a cristaleira da avó ou a penteadeira da mãe são indicados para compor uma decoração afetiva, resgatando memórias que estão ligadas aos objetos. Peças vintage combinam muito bem com o estilo de decoração afetiva e podem ser garimpados em antiquários ou em feiras de antiguidade, como louças.
Leia também:
- Coleção Be.You.Ty inspira arquitetos em projetos cheios de personalidade
- Decoração de apartamento pequeno: confira 7 dicas valiosas
- Parede de quadros: como chegar à composição perfeita?
Colecione souvenires de viagens
Cada experiência vivenciada em uma viagem tornam-se memórias afetivas que estão associadas a lugares, sons e cheiros, sendo eternizados em peças decorativas que compõem de forma afetiva os ambientes.
Eternize momentos com fotografias
Incluir fotografias de família, registros de viagens e celebrações de momentos especiais é uma maneira de criar memórias afetivas na decoração do lar. Tendência na decoração, a proposta de usar fotografias além de porta-retratos, optando por molduras criativas na parede ou em móveis torna o ambiente ainda mais acolhedor, valorizando a história de quem vive ali e remete a boas recordações.
Escolha uma paleta de cores vivas
Tonalidades de cores alegres e vibrantes são boas opções para criar um ambiente agradável e acolhedor que transmite afetividade. Harmonizando bem, as cores dão um charme a mais para a casa e podem destacar um cantinho especial do lar, podendo estar tanto nas paredes como nos mobiliários e itens decorativos.
Invista em peças artesanais
Incluir peças artesanais dá um toque especial na casa. Afinal, itens feitos à mão costumam carregar memórias e significados e, ainda, valorizar diferentes ambientes, podendo ser tanto decorativos como também funcionais.
Aposte nos revestimentos
Presentes nas paredes, pisos e até no mobiliário, os revestimentos trazem mais vida e personalidade à decoração afetiva. Cores, estampas e texturas que, aplicadas em paredes ou bancadas, transformam qualquer ambiente e tornam os espaços mais acolhedores.
Atente-se aos detalhes
Inclua objetos que tenham um significado especial como louças, livros, pinturas ou discos antigos, entre outros elementos que reflitam suas memórias e história pessoal. Velas aromáticas, plantas e outros elementos que transmitem sensações positivas e agradáveis também ajudam a deixar o espaço mais intimista e afetuoso.
Personalize um cantinho especial
Transforme um espaço especial da casa através da decoração afetiva, incluindo de maneira harmônica objetos que remetem boas lembranças, seja no quarto, na sala de estar ou jantar e varanda. Mais uma forma de renovar os ambientes com elementos afetivos que fazem parte da história e das recordações de vida do morador.
Gostou das dicas? Continue navegando pelo blog da Archtrends para se inspirar com os projetos e arrasar na decoração da sua casa.