29.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cuba para cozinha portobello
Cuba para cozinha pode ter diferentes formatos, estilos e ser em diversos materiais (Projeto: Portobello)

Cuba para cozinha: saiba como escolher o melhor tipo

calendar-blank-line
29.01.2024
Você sabe qual é a melhor cuba para cozinha para o seu projeto? Conheça os diferentes modelos e materiais e escolha a sua
minutos de leitura

A cuba para cozinha é um item indispensável nesse ambiente. Mas ela não precisa ser simples e sem graça.

Hoje em dia, há diversos modelos de cuba para cozinha, em materiais, formatos e tamanhos distintos. Assim, cumprem seu papel principal, mas também conseguem fazer parte da decoração da cozinha.

Se você está na dúvida sobre qual cuba para cozinha escolher, chegou ao lugar certo! Acompanhe a leitura para conferir tudo sobre o assunto, incluindo modelos e materiais mais usados.

cuba para cozinha
Cuba para cozinha é opção mais sofisticada e elegante (Projeto: Talita Nogueira)

Qual a diferença entre cuba e pia?

Uma das principais questões quando o assunto é cuba para cozinha, é a diferença desse produto para a pia.

Na verdade, não tem mistério. A cuba é só a parte em que se lava a louça. Portanto, ela deve ser acoplada a uma bancada. A não ser que ela já seja esculpida.

No caso da pia, trata-se da cuba acoplada à bancada da cozinha. Há modelos bastante acessíveis, apesar de serem simples.

Ou seja, quem busca por sofisticação e elegância no projeto, a melhor opção pode ser investir em uma cuba para cozinha separada da bancada ou esculpida.

Leia também:

Qual o melhor tipo de cuba para cozinha?

Agora, falando especificamente sobre cuba para cozinha, você precisa entender que há diversos tipos para escolher.

Além disso, a cuba para cozinha ainda pode ser de diferentes materiais, como veremos mais à frente.

Cuba de sobrepor

Essa cuba para cozinha também é conhecida como cuba com coletor de montagem superior.

Nesse caso, ela deve ser encaixada na bancada, que precisa prever o espaço exato para a instalação da cuba.

O modelo vem ganhando cada vez mais adeptos, sobretudo porque pode vir com acessórios inclusos, como porta-detergente, escorredor de louça ou suporte para tábua de corte, por exemplo.

Isso é ótimo, principalmente para quem tem uma cozinha pequena e precisa aproveitar todos os espaços.

Além disso, também pode tornar a cuba para cozinha mais funcional, facilitando o trabalho no dia a dia.

Na hora da instalação, é preciso ter bastante atenção. Afinal, caso haja algum espaço entre a cuba para cozinha e bancada, pode haver acúmulo de água, gerando inconvenientes como lodo.

cuba para cozinha acoplada
Cuba acoplada é opção elegante para ilhas (Projeto: Bethania Spies Campos / Foto: Suedy Lorenna)

Cuba acoplada ou de embutir

Já esse é um dos tipos mais comuns de cuba para cozinha. Basicamente, ela fica acoplada à bancada.

Ao contrário do modelo anterior, ela fica encaixada em um buraco na bancada. Esse é o modelo que tende a ter preço mais acessível. Também por isso é um dos mais procurados e usados.

É ainda um tipo de cuba para cozinha mais discreto. Ou seja, se você quer dar destaque à bancada ou a outro elemento do ambiente, pode ser uma boa alternativa.

Geralmente, ela tem formato retangular com as quinas do fundo arredondadas. Entretanto, se você quiser um design diferenciado, há opções quadradas ou com as quinas retas.

cuba para cozinha esculpida
Portobello tem linha exclusiva de cubas esculpidas (Projeto: Portobello)

Cuba esculpida

Também conhecida como cuba escavada, esse é um dos tipos de cuba para cozinha que vem ganhando popularidade por trazer um ar de sofisticação ao projeto.

Geralmente, não é possível ver o ralo, já que o material esculpido esconde o escoamento da água. E é esse um dos principais diferenciais da cuba esculpida.

Além disso, permite personalizar a cuba do jeito que os moradores quiserem. Sem falar que, nesse caso, a cuba não precisa ser de alumínio ou inox. Ela pode ser de pedra ou porcelanato, por exemplo.

Isso amplia as possibilidades de cores e texturas, por exemplo. O resultado é um ambiente único, com uma aparência integrada e elegante.

Aliás, se você quer encontrar modelos de cuba esculpida, precisa conhecer os produtos da Officina Portobello.

Eles têm toda a qualidade do porcelanato Portobello e já vêm prontos para a instalação na bancada.

cuba estilo farm sink
Cuba do tipo farm sink é tendência em cozinhas contemporâneas (Projeto: Portobello)

Farm sink

Sabe aquela aparência de cuba de fazenda? É o que chamamos de farm sink. É um modelo de semiencaixe, mas que tem aparência diferente.

Nesse caso, a cuba tem a parte frontal que fica à mostra, para fora da bancada. Ela pode ser feita de diferentes materiais como cimento queimado, louça ou aço inox, por exemplo.

A cuba farm sink é ideal para uma decoração mais aconchegante, com cara de casa da vó, ou ainda para casas de campo, na fazenda ou com estilo rústico.

cuba dupla
Cuba dupla, e com acessórios, torna o dia a dia mais prático (Projeto: Portobello)

Cuba dupla

Para quem tem mais espaço na cozinha, a cuba dupla pode ser uma boa escolha, sobretudo para quem preza pela organização na hora de trabalhar.

Afinal, ela permite a separação da louça ou mesmo de alimentos ao cozinhar. Também facilita a vida de quem cozinha com mais de uma pessoa, permitindo que cada um realize uma atividade diferente sem se esbarrar sempre.

Contudo, você também pode encontrar por aí a chamada cuba e meia. Nesse caso, as duas cubas não têm o mesmo tamanho.

A menor costuma ser ideal para lavar alimentos, separar algum item enquanto cozinha, ou ainda para ir colocando a louça suja ou ensaboada, por exemplo.

Cuba tripla

Além da cuba para cozinha dupla, há ainda a possibilidade dela ser tripla. A praticidade, certamente, é um dos pontos altos desse modelo.

Contudo, é importante ressaltar que é necessário ter mais espaço para comportar o item sobre a bancada.

Agora, engana-se quem pensa que as cubas precisam ser todas do mesmo tamanho e no mesmo formato, cada uma com uma torneira, por exemplo.

Na verdade, há diversos modelos, inclusive aqueles que oferecem a terceira cuba para a lavagem de legumes, frutas e verduras, ou ainda que sirva para escorrer a louça limpa.

Cuba com acessórios acoplados

E que tal uma cuba que venha com algumas facilidades? É o caso da cuba com dispenser de detergente ou com suporte para escorredor de louça.

Algumas ainda podem vir com compartimento para encaixar tábua para preparar os alimentos e até acompanhar uma lixeira de embutir para combinar.

Ela ainda pode ter calha úmida e até um triturador, ideal para projetos de cozinha de alto padrão.

Principais materiais para a cuba da cozinha

Tal como os diferentes tipos, também há materiais distintos que podem ser usados na cuba para cozinha. Confira os principais na sequência.

Cuba de porcelanato

A cuba de porcelanato é um dos modelos em alta quando o assunto é decoração de cozinha. Além de ser bonita, esse ainda é um material que não é poroso e não absorve líquido.

Portanto, é ideal para a cuba para cozinha, já que não estraga com facilidade, não requer manutenção e nem mancha.

Sem falar que pode reproduzir diferentes materiais, como os que veremos em seguida. Entre eles, pedra e os mais diversos tipos de mármore.

Outro ponto interessante do porcelanato é que permite a criação de uma bancada inteira esculpida, moderna e bastante sofisticada. Nesse caso, o ideal é contar com o olhar de um bom projetista.

Doma Sink é cuba de porcelanato criada pela Portobello e Doma Arquitetura

cuba esculpida de porcelanato
Cuba em porcelanato pode ser esculpida usando mesmo material do revestimento de parede (Projeto: Portobello)

Se você gosta da ideia de ter uma cuba de porcelanato, saiba que está ainda mais fácil ter a sua. Afinal, a Officina Portobello, em cocriação com a Doma Arquitetura, trouxe ao mercado um verdadeiro sistema para tornar a cozinha mais funcional.

Com design de farm sink, a coleção DOMATECA conta não só com cubas, como também com bordas e acessórios para democratizar o porcelanato na área molhada.

Além de mais praticidade, a cuba de porcelanato para cozinha ainda leva mais personalidade ao projeto. Isso porque a coleção tem como essência o design, que preza não só pela forma, como também pela função.

Como são diferentes módulos para compor a cozinha ideal, é possível escolher os itens que se encaixam melhor no projeto e no dia a dia de quem vai usar o espaço.

Aço inox

Esse é um material clássico quando o assunto é cuba de cozinha. É fácil de limpar e combina com diversos estilos de decoração.

Você ainda pode escolher entre os acabamentos. Entre eles, o polido, o escovado e o acetinado, por exemplo.

Mármore

O mármore é mais uma opção para quem quer uma cuba esculpida. Entretanto, é preciso ter muita atenção na hora de escolher o material.

Algumas pedras podem ser porosas, facilitando o surgimento de manchas ou o acúmulo de micro-organismos.

O material natural também costuma ser mais caro do que o porcelanato, sem falar que é menos sustentável.

Louça

cuba para cozinha
Apesar de menos comum, cuba para cozinha também pode ser de louça (Projeto: Ygor Barros)

Menos comum, a cuba para cozinha em louça é mais frágil, e por isso a escolha costuma ser por materiais mais resistentes.

Entretanto, é possível encontrar cubas em louça. Entre os exemplos estão modelos de farm sink.

Cimento queimado

Outra opção para a cuba para cozinha é o cimento queimado. Ele fica ótimo, principalmente, em decorações no estilo industrial ou rústico.

Dependendo da aplicação, ainda pode dar um ar contemporâneo ou moderno à cozinha. Fica boa tanto com móveis claros quanto escuros.

cuba para cozinha
Tamanho da cuba para cozinha varia de acordo com espaço disponível e gosto pessoal (Projeto: Daniele Mais)

Qual tamanho padrão de cuba para cozinha?

Há alguns padrões de tamanho de cuba para cozinha que podemos encontrar nas principais lojas brasileiras.

O mais comum é a cuba retangular, que pode ter 56x34 cm ou 40x34 cm, dependendo do espaço disponível. Contudo, pode haver variação na profundidade, que pode ir de 10 cm a 20 cm, por exemplo.

Entretanto, você não precisa seguir um padrão exato da cuba para cozinha. Afinal, isso vai depender muito do espaço disponível, além do estilo de cuba que você escolheu.

Sem falar em questões como gosto pessoal. Há quem prefira lavar a louça em uma cuba funda. Já há outras pessoas que preferem as mais rasas.

Seja qual for o tamanho de cuba para cozinha que você escolher, é necessário ficar de olho em alguns pontos:

  • Considere não só a cuba para cozinha, mas também a torneira e a pia, para que tudo combine;
  • Em caso de torneira fixada na bancada, é necessário reservar ao menos 10 cm para ela;
  • Deixe um espaço de aproximadamente 5 cm entre a cuba e a borda da bancada.

Agora que você já sabe tudo sobre as cubas, que tal conferir 50 ideias de cozinha para se inspirar?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cuba para cozinha: saiba como escolher o melh...

Cuba para cozinha: saiba como escolher o melhor tipo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies